Jeremias: Alma Jefferson Costa

Resenhas - Jeremias: Alma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Vitor.Castel 02/10/2021

Jeremias: Alma
A HQ 'Jeremias: Alma' traz toda a questão da importância de contar a história dos antepassados, principalmente dos povos negros, que foi bastante apagada

Bem legal

Toni Bernardes 13/12/2021

Jeremias ainda mais profundo e emocionante!
Mais uma vez Jeremias nos leva a refletir não apenas sobre toda a origem e estrutura social do nosso país, como também sobre nós mesmos, sobre nossas origens, nossos antepassados, nossa história!

Eu já tinha alguma vontade de saber mais sobre os meus avós, bisavós e assim por diante, até onde as histórias da minha família alcançassem. Agora, sinto que conhecer e saber mais do meu passado é o mínimo que devo fazer para honrar a memória de todos que vieram antes de mim.

Raquel 12/03/2021

Sensacional
Nesse segundo volume da Graphic novel do Jeremias, ele se encontra questionando a sua ancestralidade. Numa história que traz fatos tão cruéis como a escravidão e o racismo, os autores a permeiam com momentos tão doces e emocionantes.

Barbara 10/04/2022

Perfeito e chorável
De uma sensibilidade e verdade que não tinha sentido ainda lendo um quadrinho... Pensar a história que foi roubada, o passado que foi roubado e como isso torna difícil seguir em frente. Mas é sempre possível reescrever a história, ressignificar o que insistem em dizer que não é possível.

Steph.Mostav 16/01/2022

"Porque as histórias são a alma do mundo."
Os autores não só repetiram a dose de maestria que apresentaram em Pele como, para mim, superaram a primeira história. Desta vez, o tema são as raízes e as histórias contidas nesse fluxo de passado, presente e futuro que carrega as dores da opressão e do racismo, mas também o movimento constante de resgate cultural, luta e conquista.

Bah 26/01/2022

Mais uma leitura necessária
Essa edição 2 de Jeremias mantém toda a beleza de texto e ilustrações da primeira edição, mensagens lindíssimas para refletirmos e absorvermos, e principalmente, aprendermos. Acho incrível como esses quadrinhos, de forma simples, nos ensinam história e empatia.

Thai.Campos 13/11/2023

Emocionante
Mais uma vez a Turma da Monica surpreende. Jeremias - Alma é uma história linda, comovente e histórico. Fazendo um levantamento representativo e um debate visual, os quadrinhos se tornam especiais e inesquecíveis para os leitores.

Midov 27/04/2024

As histórias são a alma do mundo
Alma retrata muito bem o sentimento mútuo que muitos brasileiros, principalmente a comunidade preta, passam quando se questionam sobre ancestralidade. É um assunto que sempre me tocou muito, como sempre tive interesse de entender a origem de tudo. Dói saber que diversas histórias foram simplesmente apagadas, e que as nossas origens talvez nunca sejam descobertas. Eu passei a acreditar muito no discurso de que "Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai.", e parte disso se torna verdade. Se você não conhece sua origem você não sabe o seu propósito e o que você significa. Mas lendo "Alma", minha visão se clareou. Você não precisa saber a sua exata origem para criar um significado para ela, para reconhecer que os seus antepassados lutaram por você. E como enfatiza a HQ, resta a nós criarmos novas histórias a serem lembradas.

Bel 313 10/09/2022

Emocionante
Alma é a segunda história do Jeremias no selo Graphic MSP e fala, sobretudo, de ancestralidade. As artes são lindas e fluídas, recheadas de referências. E o texto? Maravilhoso!

Eu diria que essa HQ é mais que recomendável: obrigatória ??

Te desafio a finalizar a leitura sem estar, no mínimo, com os olhos marejados...

Edgar.Egawa 24/01/2022

Um show dos autores
A obra começa com os preparativos para a mudança de Jeremias e sua família para o Bairro do Limoeiro e a apresentação aos novos amigos, cujos meninos são conhecidos como a ?turma do bermudão? - além do protagonista e de Franjinha, que ele conheceu em Pele, Titi e Zé Luiz, e Aninha.
A viagem de Franjinha à Itália faz com que ele a princípio fique chateado por não ter companhia nas férias, mas o motiva a ir em busca de suas origens. De seus ancestrais.
Essa busca o levará a se conhecer melhor e a ajudar a preencher as lacunas da história de sua família para ela e para milhões de leitores cujos ancestrais foram trazidos da África para cá.

Carol 25/03/2023

História linda, arte maravilhosa! O enaixe entre a históeria e o título me deixou encantada. Vale muito a pena a leitura!

Rafa569 09/08/2022

Jeremias: Alma
A dupla Rafael Calça e Jefferson Costa retornam com mais um volume de Jeremias, dessa vez mais focado em tratar da ancestralidade, e é dolorido quando Jeremias pergunta se os negros fizeram algo de importante no passado. Há história é uma busca de Jeremias por referenciais para compor sua própria história.

Gabi 03/01/2021

Que presente!
Jeremias Alma é um presente, um acalento e uma lembrança do nosso dever histórico de resgatar histórias propositadamente apagadas. Arte linda, literatura que toca. Mais que recomendado, é uma obra necessária!

Beta 05/06/2023

Para mim é o melhor da duologia, mais intenso e bem escrito. Como minha personagem fav é a mãe do Jere, amei ver a história dela.

1 | 2 | 3 | 4 | 5