Jeremias: Alma

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Alma

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Beta 05/06/2023

Para mim é o melhor da duologia, mais intenso e bem escrito. Como minha personagem fav é a mãe do Jere, amei ver a história dela.

Carol 25/03/2023

História linda, arte maravilhosa! O enaixe entre a históeria e o título me deixou encantada. Vale muito a pena a leitura!

Bel 313 10/09/2022

Emocionante
Alma é a segunda história do Jeremias no selo Graphic MSP e fala, sobretudo, de ancestralidade. As artes são lindas e fluídas, recheadas de referências. E o texto? Maravilhoso!

Eu diria que essa HQ é mais que recomendável: obrigatória ??

Te desafio a finalizar a leitura sem estar, no mínimo, com os olhos marejados...

Allan.Escarlate 13/02/2021

Sim, eles fizeram de novo.
Sidão, editor da MSP, e o Maurício de Souza já haviam concordado e é isso mesmo, Rafael Calça e Jefferson Costa fizeram de novo. Com o sucesso de Jeremias: Pele, que ganhou o prêmio Jabuti, não tinha como não criar expectativas para essa nova HQ da dupla. E valeu a pena.

A perda de identidade do povo africano que veio ser escravo no Brasil é a temática principal e passa a ser brilhantemente desenvolvida pelos autores à medida que Jeremais percebe que precisa saber mais sobre a história de seus antepassados.

As questões sociais envolvendo situações difíceis de discriminação racial, tão bem exploradas em Pele, continuam presentes, mas Jeremias parece mais firme agora, principalmente pelo apoio dos amigos.

Mas o que dá o tom mesmo é a busca de Jeremias por conhecer a história de sua família, e, guiado por sua vó, faz isso...contando história.

Há uma enxurrada de referências e homenagens à cultura africana, à personagens reais e ao mundo da Turma da Mônica, tudo colocado perfeitamente.

Jeremias: Alma, assim como Pele, deveria estar nas escolas. É outra HQ indispensável.

Rafa569 09/08/2022

Jeremias: Alma
A dupla Rafael Calça e Jefferson Costa retornam com mais um volume de Jeremias, dessa vez mais focado em tratar da ancestralidade, e é dolorido quando Jeremias pergunta se os negros fizeram algo de importante no passado. Há história é uma busca de Jeremias por referenciais para compor sua própria história.

Flavio - @geekcorp303 31/03/2022

Rafael e Jefferson acertam em cheio mais uma vez, contando uma história forte e necessária, e com a leveza do olhar infantil, Jeremias: Alma é divertido, cativante e necessário!

Tico Menezes 20/03/2022

Maior, mais intenso e mais necessário!
Rafael Calça e Jefferson Costa fizeram de novo! Após o estrondoso sucesso do emocionante "Jeremias - Pele", ter uma sequência como "Alma" soa quase um milagre no mundo literário. Mas não é um milagre, é talento e consciência.

A responsabilidade de escrever o Jeremias pesaria nos ombros de qualquer artista, mas Calça e Costa o fazem com leveza e muita inteligência.
Aqui temos uma belíssima história sobre ancestralidade, sonhos, talento e resistência. Os olhos pueris de Jeremias resgatam verdades em perguntas inesperadas, sua voz nos puxa para perto de sua família e sua curiosidade nos causa a identificação que quase todo brasileiro periférico tem ao ouvir a história um do outro.
Passado e presente se entrelaçam na história, nas referências artísticas e metalinguísticas, na sensibilidade do olhar dos personagens e na urgência de virar o holofote para onde poucos estão olhando.

Que força, quanto amor, quanta vida e quanta alma nesse livro!

Edgar.Egawa 24/01/2022

Um show dos autores
A obra começa com os preparativos para a mudança de Jeremias e sua família para o Bairro do Limoeiro e a apresentação aos novos amigos, cujos meninos são conhecidos como a ?turma do bermudão? - além do protagonista e de Franjinha, que ele conheceu em Pele, Titi e Zé Luiz, e Aninha.
A viagem de Franjinha à Itália faz com que ele a princípio fique chateado por não ter companhia nas férias, mas o motiva a ir em busca de suas origens. De seus ancestrais.
Essa busca o levará a se conhecer melhor e a ajudar a preencher as lacunas da história de sua família para ela e para milhões de leitores cujos ancestrais foram trazidos da África para cá.

Alexia201 09/01/2022

Eles realmente conseguiram mais uma vez
Rafael Calça e Jefferson Costa me deram mais uma vez um presente, a história de Jeremias - Alma, fala direto com a nossa, é sobre ancestralidade, sobre a potência por trás de nossa história que foi apagada pelo racismo, é sobre recuperá-la, sobre construir novas histórias, valorizando sempre o que nos trouxe até aqui.
Terminei a HQ da mesma forma que terminei Pele, emocionada demais e recomendando pra todo mundo a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5