O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Milena300 21/03/2021

Ainda continua estranho mas, lendo umas outras resenhas, eu vi que era essa a intenção mesmo de mostrar como é "estranho" a fase e tudo pelo que Aglaia passou. Mesmo que ela tenha feito coisas cruéis demais.

Antes eu nunca tinha notado nenhum romance que possa ter sido tão poético quanto 'O pássaro secreto'. Fiquei tocada como a Marília Aurnaud tem o dom de: mesmo que a história te desperte um sentimento esquisito seja tão bonito se ler.
Acredito que eu possa compreender sua grandiosidade numa nem futura releitura.
Eu recomendaria a leitura com calma, ir reconhecer como cada personagem é bem construído, com o desenrolar da história, passar por tudo que a protagonista passou...

'O pássaro secreto' não merece menos que 4?. É mesmo muito bom, principalmente para ser discutido em um clube de leitura.

Valeu o prêmio kindle de leitura pra autora ?
Milena300 21/03/2021minha estante
numa futura releitura*

Ana Flávia 03/06/2021

Uma tragédia poética
Adiei a leitura por receio de gatilhos emocionais. Felizmente, confirmei com leitores que não havia um em específico e decidi ler.
Uma escrita muito bonita, poética, pra uma história tão triste. Gostaria de saber o nome da doença que aflige a Aglaia. Mesmo com as maldades que ela fez, não consigo deixar de ter empatia por ela e sua condição.
Meu critério de avaliação é simples: basta gostar do livro que dou cinco estrelas. Descontei meio ponto neste caso devido ao final abrupto da história. Justamente a técnica de falar do futuro nos capítulos ímpares meio que nos obriga a reler esses capítulos após acabar a leitura. Mas já foi uma história muito sofrida, não quero reviver a leitura, não. Quem sabe num futuro distante.
Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 04/06/2021minha estante
Ana, concordo muito com a sua resenha! E queria acrescentar que, não sou profissional (rsrs), mas minha teoria eh de que talvez seja esquizofrenia. Ela parece se sentir perseguida e como ela diz mais pro final, parece ter tido um surto psicótico.

Fernanda Sleiman 12/06/2021

Livro forte
Livro forte, impactante, nos angustia ao mesmo tempo nos alivia... Perdi o fôlego muitas vezes junta com Aglalia.
Sarah 12/06/2021minha estante
Eu amei o livro!

Lopscarol 06/08/2021

Vi que muita gente se identificou e gostou do livro, eu não desgostei, mas não consegui me conectar com a personagem, irei relê-lo no futuro pra ver se minha opinião muda!
Pan 10/08/2021minha estante
Livros são assim mesmo, uns vão super amar, outros vão odiar, outros vão sentir algo entre esse 8/80 e assim gira o carrossel. ?????

B.norte 21/05/2021minha estante
Quando a gente passa muito tempo escrevendo uma resenha, comentário ou histórico, o aplicativo "apagar" a mensagem, esse é o motivo. Sugiro copiar antes de publicar, caso aconteça de novo é só colar e dar ok.

Amanda Ciarlo 08/05/2021

Espetacular
Impactante, espetacular, profundo! Melhor livro que recebi da tag curadoria até o momento. Comecei a ler sem expectativas e a escrita da autora me prendeu desde o primeiro parágrafo. Escrita maravilhosa, personagem profunda, livro intimista potente e perturbador. Senti que estava lendo rápido demais, mas não conseguia parar até terminar. Livro realmente contém muitos gatilhos. Durante a leitura, é impossível não ter um misto de sentimentos. Certamente vou reler, porque é sensacional! Já comprei outro livro da autora para conhecer também, porque essa obra me arrebatou. Se tivesse como dar nota maior a que 5, eu daria sem pestanejar.

Edit: passaram-se meses da minha leitura e fica cada vez mais claro que foi um dos melhores livros que li na minha vida, tamanho foi o seu impacto pra mim! Espetacular!

Aline 10/05/2021

Impactante
Uma leitura poderosa com um misto de vários sentimentos. Gostei muito da leitura.

Paulo 09/05/2021

O livro é incrível.
Te traz a história e o conflito interno da mente e sentimentos de Aglaia Negromonte.
A protagonista vive com sentimentos de angústia e rejeição o tempo todo, e quando a irmã, filha de seu pai fora do casamento, aparece em sua vida, tudo desmorona e fica ainda mais confuso em sua cabeça.
Como pode todos a aprender a amar aquela estranha, e como ela pode ser mais amada do que ela, que vive ali a muitos anos e principalmente, também ser amada por sua avó, a pessoa que sempre foi mais afetuosa com Aglaia?
Todo esse conflito leva ao ?pássaro? que vive dentro de Aglaia, fazê-la afundar ainda mais em sua depressão.
O livro e a escrita retratam muito bem os sentimentos de uma pessoa. A leitura te leva a ter uma empatia enorme por Aglaia, mesmo quando ela tem atitudes condenáveis.
A Tag não decepcionou com essa leitura nacional, que nos mostra muito o valor dos escritores brasileiros.

Aline | @42.books 09/05/2021

Um turbilhão
Não sei explicar muito bem o que senti lendo esse livro, só sei afirmar com certeza que foram muitos os sentimentos que me encontraram.
Me senti consternada boa parte da leitura, fruto do meu sentimento de antipatia construído ao redor da protagonista. Senti angústia, remorso, raiva, nojo... É intrigante olhar a vida pela perspectiva descrente e mesquinha de uma pessoa que carrega em si algo tão desconhecido à mim mesma. É um exercício de empatia frustrante, penso assim.
Esse livro é uma experiência! Singular, direto, é mais um ótimo exemplar da potência da nova remessa de escritoras nacionais. A escrita dele é belíssima, dá gosto de ler cada parágrafo, mesmo que ao mesmo tempo essas palavras machuquem tanto.

Ilmar 09/05/2021

Lírico
Citando a revista. Um mergulho franco num transtorno mental tão delicado de se retratar.

Lu Tibiriçá 08/05/2021

O outro lado
O que fazer quando alguém definitivamente invade sua vida? Alguns saberão levar. Outros reagirão. Outros, surtarão.
Essa leitura te leva para o outro lado, o de quem recebe "o invasor". Para seguir sem spoiler paro por aqui. Mas não curti a leitura. As digressões me incomodaram.

Nat 29/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
O Pássaro Secreto conta a história de uma adolescente que passa por uma situação traumática (o surgimento de uma filha de seu pai fora do casamento – uma irmã francesa) e não consegue lidar com isso, daí ela se fecha dentro de si – ela sente algo que chama de “A Coisa” que a faz agir de forma estranha. Aglaia passa por médicos, fica no sítio de sua avó, mas parece fazer efeito. Me senti incomodada muitas vezes ao ler a história, principalmente o final, mas acredito que seja essa mesma a intenção da autora, já que estamos lendo sobre uma mente obsessiva.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Ana Paula 23/04/2021

É um livro de uma autora nacional, nordestina(PB)e contemporânea.Prepare-se pra uma leitura pesada, tensa, pois é um livro escrito numa narrativa não linear, sob a ótica de uma protagonista adolescente que está passando por uma doença psíquica não definida no livro. E gera muitos sentimentos de ódio, vingança, crueldade e com o uso do pano de fundo dos dramas skaspereanos, pois a mesma é uma aficionado leitora de tragédia e dramas. Se você tem problemas com gatilhos, esse livro tem vários: depressão em adolescente, bulimia, ritos de crueldade em animais, atitudes autodestrutiva e estupro. Então vá preparado! Eu gostei da leitura em partes, mas fiquei bastante incomodada em vários pontos, pois gostaria de ter sido avisada que teria alguns trechos bem tensos. No mais dou nota 3,5 e recomendo a leitura com essas ressalvas.

Aninha 18/04/2021

Angustiante
O livro é narrado em primeira pessoa e as angústias sentidas pela protagonista Aglaia me deixaram muito aflita. Fiquei desejando que algum personagem aparecesse para lhe acolher e conseguir amenizar suas dores. A leitura causou em mim uma mistura de sentimentos desconfortáveis, choque e tristeza pela Aglaia, ao passo que conhecer a avó Sarita foi como um carinho dentro da alma.
A autora conseguiu imprimir os sentimentos dos transtornos psicológicos e psiquiátricos sofridos por Aglaia e, simultaneamente inseriu o passado no presente sem que o enredo fosse perdido. Além disso, as referências e citações literárias ao longo do livro enriqueceram completamente o conteúdo.

28/02/2021

Sem palavras
Que livro foda. Acabei o livro e fiquei encarando a parede por um bom tempo, sem saber como processar o que tinha acabo de ler. Nem me lembro quando foi a ultima vez que um livro tinha de me deixado tão angustiada, lendo cada página com o coração apertado. Aglaia me conquistou de um jeito q nem sei como explicar, suas falhas e erros quase a tornaram palpável. Eu só queria poder pegá-la num abraço e oferecer conforto. Livro dramático, triste mesmo e que vc precisa urgentemente ler.