O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Ana 30/06/2021

O Pássaro Secreto
Amei esse livro, um verdadeiro drama o que Aglaia passa e como a autora descreve todo seu sofrimento, seus ciúmes, inveja, ansiedades e como ela faz coisas terríveis que deixam até os que a amam com medo, até o extremo de pôr sua própria vida em risco.
Everton.Tolfo 03/07/2021minha estante
A verdade é que esse sentimento da Aglaia é tão comum dentro de nós. Talvez não com esse intensidade.

Lopscarol 06/08/2021

Vi que muita gente se identificou e gostou do livro, eu não desgostei, mas não consegui me conectar com a personagem, irei relê-lo no futuro pra ver se minha opinião muda!
Pan 10/08/2021minha estante
Livros são assim mesmo, uns vão super amar, outros vão odiar, outros vão sentir algo entre esse 8/80 e assim gira o carrossel. ?????

Mari Pereira 12/05/2021

O inferno não era um lugar. O inferno era eu.
Que livro maravilhoso. Muito bem escrito, muito belo. E ao mesmo tempo muito dolorido.
O livro conta a história de Aglaia, e o adoecimento mental é narrado de forma profunda, visceral e bastante lírica.
Acredito que todo mundo há de reconhecer um pouco de si na história.
Afinal, qual é a Coisa que te habita?
Claudia.Paula 07/06/2023minha estante
Olá, Mari Pereira, eu concordo piamente com você, pois O pássaro secreto é profundo e doloroso, é uma leitura inquietante. A propósito, seu comentário soa bastante lírico, parabéns!

May 15/06/2021minha estante
Ela menciona que mesmo mais velha dando aula ainda tinha que se afastar por causa da coisa. Pra mim, foi que mesmo o pior que pudesse acontecer não destruiu ela, e ela como sempre deu um jeito de se levantar novamente e seguir a caminhada.

letAcia550 29/05/2021minha estante
uma pena esse esteriótipo de "pessoa louca" ainda existir e ser retratado em mídias até hoje :(

Fernanda Duarte 26/05/2021

Aglaia não me faz sentir empatia
A escrita do livro é muito boa e somente por isso eu fui capaz de chegar até o final. É poética, é fluida.. é erudita (passa um pouco do ponto até).
A autora é MUITO boa em prender você na leitura.

No entanto, esse livro me incomodou bastante porque eu simplesmente detestei a protagonista.

Mesmo com a narrativa sendo em primeira pessoa, em momento nenhum, fui capaz de ter qualquer empatia por ela. Todos os seus problemas são muito superficiais e infantis.

Acho que teria sido uma história melhor se o problema central fosse a relação problemática dela com os pais - ia amar entender melhor as consequências o narcisismo do pai dela em oposto à apatia da mãe.

Francamente, 2021 e ainda temos histórias sobre a garota bonita x a garota feia? E em um "triângulo amoroso" ainda? Muito óbvio e previsível. Bom, eu pelo menos não estou interessada em mais uma história sobre a rivalidade entre garotas.

Se fosse pra ler um livro visceral sobre os nossos mais profundos desejos, pensamentos e loucuras, preferia que fosse em um campo narrativo mais criativo.

Também acho que existem outras formas de falar sobre problemas mentais, porque pra mim ficou muito estereotipado e negativo.

Na verdade, eu queria ter conhecido a história através de outros dois pontos de vista: o da vovó Sarita (amei essa personagem) e da Thalie. Com certeza teria sido mais interessante do que visto por esse olhar amargurado e bobo da Aglalia.

Não recomendaria a leitura a um amigo, não me despertou sentimentos bons e também não foi surpreendente o suficiente pra eu ficar refletindo sobre a história após a leitura. Simplesmente não rolou.
Sophia.Dabbah 28/05/2021minha estante
Concordo 100%!!!!!

Mari 20/06/2021minha estante
Tinha pensado em escrever uma resenha, mas você definiu tudo! Hahaha tive o mesmo ódio da protagonista, transformado em pena no final.
A lição que fica: Façamos todos terapia.

João Pedro 07/12/2021

Aglaia do céu...
Leitura profunda, com uma personagem completamente humana e complexa. A Coisa dentro da gente é cruel e precisamos aprender a lidar com ela...
Bianca 07/12/2021minha estante
Ah amei demai

B.norte 21/05/2021minha estante
Quando a gente passa muito tempo escrevendo uma resenha, comentário ou histórico, o aplicativo "apagar" a mensagem, esse é o motivo. Sugiro copiar antes de publicar, caso aconteça de novo é só colar e dar ok.

Ana Flávia 03/06/2021

Uma tragédia poética
Adiei a leitura por receio de gatilhos emocionais. Felizmente, confirmei com leitores que não havia um em específico e decidi ler.
Uma escrita muito bonita, poética, pra uma história tão triste. Gostaria de saber o nome da doença que aflige a Aglaia. Mesmo com as maldades que ela fez, não consigo deixar de ter empatia por ela e sua condição.
Meu critério de avaliação é simples: basta gostar do livro que dou cinco estrelas. Descontei meio ponto neste caso devido ao final abrupto da história. Justamente a técnica de falar do futuro nos capítulos ímpares meio que nos obriga a reler esses capítulos após acabar a leitura. Mas já foi uma história muito sofrida, não quero reviver a leitura, não. Quem sabe num futuro distante.
Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 04/06/2021minha estante
Ana, concordo muito com a sua resenha! E queria acrescentar que, não sou profissional (rsrs), mas minha teoria eh de que talvez seja esquizofrenia. Ela parece se sentir perseguida e como ela diz mais pro final, parece ter tido um surto psicótico.

Fernanda Sleiman 12/06/2021

Livro forte
Livro forte, impactante, nos angustia ao mesmo tempo nos alivia... Perdi o fôlego muitas vezes junta com Aglalia.
Sarah 12/06/2021minha estante
Eu amei o livro!

Milena300 21/03/2021

Ainda continua estranho mas, lendo umas outras resenhas, eu vi que era essa a intenção mesmo de mostrar como é "estranho" a fase e tudo pelo que Aglaia passou. Mesmo que ela tenha feito coisas cruéis demais.

Antes eu nunca tinha notado nenhum romance que possa ter sido tão poético quanto 'O pássaro secreto'. Fiquei tocada como a Marília Aurnaud tem o dom de: mesmo que a história te desperte um sentimento esquisito seja tão bonito se ler.
Acredito que eu possa compreender sua grandiosidade numa nem futura releitura.
Eu recomendaria a leitura com calma, ir reconhecer como cada personagem é bem construído, com o desenrolar da história, passar por tudo que a protagonista passou...

'O pássaro secreto' não merece menos que 4?. É mesmo muito bom, principalmente para ser discutido em um clube de leitura.

Valeu o prêmio kindle de leitura pra autora ?
Milena300 21/03/2021minha estante
numa futura releitura*

@lerpracrer 21/05/2021

Um mergulho em uma mente obsessiva
É isto. Adentrar uma mente completamente obcecada e uma riqueza de linguagem absurda. No objetivo de prestigiar a autora brasileira comecei o livro sem muitas expectativas, mas o achei bem profundo. É uma leitura que conversa com o que a gente tem de mais humano, nossas falhas, medos e nosso lado obscuro. Vi uma leitora comentando que se parece um pouco com a escrita de Elena Ferrante, e concordo!

Uma oportunidade pra quem quer descobrir um pouco mais das obras primas nacionais. Recomendo.
@lerpracrer 21/05/2021minha estante
OBS: entretanto, o livro tem muitos gatilhos para quem sofre de transtornos psiquiatricos, principalmente alimentares

Robert125 25/05/2021

Fui morto aos poucos, para ser exato, em 26 atos
Eu senti cada página queimando dentro de mim. Ao decorrer das linhas eu emergi em sensações que pensava que não existiam, lembranças que não acessava há anos... Feridas cicatrizadas foram abertas. Senti o sabor do sangue.

Eu fui Aglaia. Sou Aglaia. Constantemente cometo insanidades sem entender o movimento da "Coisa". Quem sou para julgar a protagonista? Ainda mais quando penso em viver outra vida, habitar outro corpo, lidar com outros problemas.

Não me importa os erros cometidos por uma adolescente consumida pelo ódio e a inveja, a reflexão mais importante da obra é a inconstância do ser humano. A vida não é linear!

É incrível ler um livro nacional tão rico, com uma proposta tão bem executada e um ritmo narrativo de tirar o fôlego. Obrigado, Marília. Obrigado, TAG.
Mari Pereira 25/05/2021minha estante
??

Queila - Meu vício literário 12/06/2021minha estante
Aglaia só precisava de um abraço, de ouvir do seu pai " hey, tenho uma filha da sua idade, ela vem morar aqui, mas vc continua minha filha, todos com a mesma importância". Nossa, terminei a leitura agora, sei nem oque dizer mais.