O pássaro secreto

O pássaro secreto Marilia Arnaud

Resenhas - O pássaro secreto

Lu Tibiriçá 08/05/2021

O outro lado
O que fazer quando alguém definitivamente invade sua vida? Alguns saberão levar. Outros reagirão. Outros, surtarão.
Essa leitura te leva para o outro lado, o de quem recebe "o invasor". Para seguir sem spoiler paro por aqui. Mas não curti a leitura. As digressões me incomodaram.

Amanda Ciarlo 08/05/2021

Espetacular
Impactante, espetacular, profundo! Melhor livro que recebi da tag curadoria até o momento. Comecei a ler sem expectativas e a escrita da autora me prendeu desde o primeiro parágrafo. Escrita maravilhosa, personagem profunda, livro intimista potente e perturbador. Senti que estava lendo rápido demais, mas não conseguia parar até terminar. Livro realmente contém muitos gatilhos. Durante a leitura, é impossível não ter um misto de sentimentos. Certamente vou reler, porque é sensacional! Já comprei outro livro da autora para conhecer também, porque essa obra me arrebatou. Se tivesse como dar nota maior a que 5, eu daria sem pestanejar.

Edit: passaram-se meses da minha leitura e fica cada vez mais claro que foi um dos melhores livros que li na minha vida, tamanho foi o seu impacto pra mim! Espetacular!

Daniella 18/05/2021

a tragédia da família tradicional brasileira
definitivamente não tem como acabar este livro e sentir apatia, marília arnaud com o seu lirismo consegue te sensibilizar de alguma maneira, seja para a empatia ou a aversão à personagem e narradora aglaia. o livro é todo uma reflexão em primeira pessoa da aglaia do presente sobre a sua infância e adolescência conturbarda, ela tem transtornos mentais que se agravam com a chegada da sua meia irmã francesa. aglaia tem um vasto conhecimento da literatura fruto da sua relação com o pai narcisista que vai somando à sua desgraça, ancorada nas tragédias shakesperianas ela vai construindo sua própria tragédia pessoal e familiar, mesmo conhecendo o que tem por trás das suas ações, os seus significados, não consigo deixar de pensar em como aglaia é mimada e cruel, transformando thalie em um bode expiatório para toda a sua raiva, angústia. afinal, ter transtornos mentais nem sempre é sinônimo de ser cruel ou diabólico, aglaia tem transtornos mentais e também é cruel. e o pior de tudo é que, se ela está olhando para o seu passado com a mesma com a mesma reflexão, aglaia permanece cristalizada na mesma aglaia com 14 anos, problemática, cruel, mimada, vingativa e que não faz o mínimo de esforço para os que estão a sua volta. eu adoro romances familiares e as desgraças oriundas dessas relações, ainda mais quando é brasileiro, muito bem escrito e belo mesmo quando o assunto abordado é repulsivo.

Ilmar 09/05/2021

Lírico
Citando a revista. Um mergulho franco num transtorno mental tão delicado de se retratar.

Aline | @42.books 09/05/2021

Um turbilhão
Não sei explicar muito bem o que senti lendo esse livro, só sei afirmar com certeza que foram muitos os sentimentos que me encontraram.
Me senti consternada boa parte da leitura, fruto do meu sentimento de antipatia construído ao redor da protagonista. Senti angústia, remorso, raiva, nojo... É intrigante olhar a vida pela perspectiva descrente e mesquinha de uma pessoa que carrega em si algo tão desconhecido à mim mesma. É um exercício de empatia frustrante, penso assim.
Esse livro é uma experiência! Singular, direto, é mais um ótimo exemplar da potência da nova remessa de escritoras nacionais. A escrita dele é belíssima, dá gosto de ler cada parágrafo, mesmo que ao mesmo tempo essas palavras machuquem tanto.

Paulo 09/05/2021

O livro é incrível.
Te traz a história e o conflito interno da mente e sentimentos de Aglaia Negromonte.
A protagonista vive com sentimentos de angústia e rejeição o tempo todo, e quando a irmã, filha de seu pai fora do casamento, aparece em sua vida, tudo desmorona e fica ainda mais confuso em sua cabeça.
Como pode todos a aprender a amar aquela estranha, e como ela pode ser mais amada do que ela, que vive ali a muitos anos e principalmente, também ser amada por sua avó, a pessoa que sempre foi mais afetuosa com Aglaia?
Todo esse conflito leva ao ?pássaro? que vive dentro de Aglaia, fazê-la afundar ainda mais em sua depressão.
O livro e a escrita retratam muito bem os sentimentos de uma pessoa. A leitura te leva a ter uma empatia enorme por Aglaia, mesmo quando ela tem atitudes condenáveis.
A Tag não decepcionou com essa leitura nacional, que nos mostra muito o valor dos escritores brasileiros.

Aline 10/05/2021

Impactante
Uma leitura poderosa com um misto de vários sentimentos. Gostei muito da leitura.

Milena.Zeni 11/05/2021

Excelente e impactante
É um livro que mostra de forma crua e primitiva os sentimentos humanos. Em alguns momentos entendi perfeitamente os sentimentos da protagonista e confesso que na adolescência muitas vezes era exatamente o que eu tinha dentro de mim.
Contém muitos gatilhos mas fico feliz em ter lido essa obra.

Flavia.Borges 11/05/2021

"Talvez deva existir um lugar de onde não se pode mais retornar, onde a vida não pode ser restituída. Talvez esse lugar seja aqui, onde estou agora, submersa na essência do silêncio a entoar uma canção sem melodia nem palavras, livre do peso do meu próprio corpo, livre de mim mesma. "

Nazrat 16/05/2021

Sofrível
Um livro com personagens cheios de clichês e estereótipos. Achei exagerada a quantidade de referências literárias, musicais e cinematográficas no decorrer do livro. Houve apenas dois momentos que me prenderam atenção. É triste, porque temas importantes eram tratados na história, relacionados a psicopatologias.

Rodrigo 17/05/2021

O Pássaro Secreto
À primeira vista, "O Pássaro Secreto" é um livro de fácil leitura por conta do estilo de escrita, que é bastante fluída. Entretanto, a narrativa baseada no ponto de vista exclusivo de uma protagonista que carrega muitos fardos acaba por eliminar a leveza da obra.

Aglaia é extremamente carente, individualista, egoísta, ciumenta. Ela possui sérios problemas psicológicos, possivelmente advindos de sua falta de autoconfiança e de autoestima. Talvez se ela mudasse a forma de encarar a vida, isso poderia modificar a relação dela com os outros e consigo. Por que não ver a chegada de uma meia-irmã como a possibilidade de construção de uma nova amizade? É claro que é mais fácil falar de fora, mas nunca houve uma tentativa neste sentido por parte de Aglaia. Provavelmente se ela estivesse aberta às mudanças e ao mundo exterior (neste sentido, é interessante como a narrativa introspectiva não concede abertura ao mundo "vivo" exterior, como acontecimentos banais do cotidiano, amizades, etc.), ela conseguiria lidar melhor com a Coisa, seu repugnante pássaro poderia se livrar de alguns fardos, e com isso se despedir e voar para longe.

Na minha opinião, as metáforas e as referências a escritores e músicos foram um dos pontos fortes da obra. Não apenas pela mera citação, mas pela forma com que essas referências culturais ganharam corpo na construção da personalidade dos personagens (o que inclui também os pais da protagonista).

Outro destaque vai para a estrutura da obra, que intercala dois tempos principais, com curtos capítulos ímpares se passando em um futuro não muito distante. Essa estrutura concedeu um bom ritmo ao livro, e permitiu antecipar o destino de Aglaia.

Essa foi uma obra que me deu poucos prazeres (o que inclui as referências culturais, e principalmente a relação de Aglaia com sua avó, que pra mim foi muito gostoso de se ler, um oásis de sabedoria no deserto de sentimentos afetivos de todos outros personagens), mas é uma leitura que eu indicaria, ainda que apenas a um público mais ou menos restrito.

Egberto Vital 17/05/2021

"O Pássaro Secreto", um primoroso thriller psicológico
Vencedor da 5ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, "O Pássaro Secreto", obra da paraibana e campinense, @mariliaarnaud, é um primoroso trhiller psicológico contemporâneo.
Aglaia Negromonte é a protagonista desta narrativa, uma personagem complexa e perturbadora (como bem descrevem as "orelhas" do livro). Quando se encontra às voltas com a chegada de uma irmã desconhecida e fruto de uma traição do pai, a garota de 14 anos se depara com a Coisa, e tem de aprender a lidar com sua sombra e tudo o que vem no escopo de um longo processo autodestrutivo e perigosamente letal para suas relações interpessoais.
O que chama atenção na obra de Arnaud é a escrita proficiente e arrojada, a autora tem todo um cuidado com o trato estético de seu romance, que flerta o lirismo poético e se enriquece dos competentes intertextos que costuram a jornada de Aglaia em seu autoconhecimento, que trazem para a obra referências da cultura popular em diálogo com o erudito.
Outro pronto positivo é a forma como Marília conseguiu fazer com que a obra seja surpreendente para o leitor, em momento algum, as ações das personagens são previsíveis, pelo contrário, você não espera que a narrativa vá seguir determinados caminhos em determinadas partes do texto, ele é repleto de reviravoltas muito bem construídas e que predem a nossa atenção a todo momento.
Como li a versão da Amazon, que concorreu ao prêmio, e que ainda não tem as alterações feitas pela autora para a edição de mercado (isso é avisado ao leitor no site), senti que algumas passagens foram um pouco prolixas, mas não chegaria a dizer que isso seja um ponto negativo, porém, se eu fosse seguir a minha régua, faria alguns cortes, no entanto, isso não atrapalha a experiência de leitura.
Por fim, só posso dizer que este livro me surpreendeu positivamente, muito positivamente, eu realmente não esperava que a narrativa fosse tomar os rumos que tomou e fiquei de boca aberta com o desfecho da história, que foi totalmente imprevisível e assustador.
Recomendo demais a leitura de "O Pássaro Secreto" e irei buscar por outras obras de Marília Arnaud.

Renata 17/05/2021

A mais pura dor em forma de livro...
Não é só o mundo que a rejeita - ela rejeita a si mesma.
Não é somente falta de amor do próximo - o que mais falta é amor próprio.

E é interessante que Aglaia se questiona desde o início: ?A vida me empurrou para a escuridão ou eu nasci com a escuridão dentro de mim??

O que faz uma pessoa tomar certos caminhos errados na vida: a própria vida? Alguma doença psicossomática? Genética? Índole?

Não serei eu a julgá-la.