Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Leticia 08/05/2022

Trouxe uma proposta muito interessante, mas em certos momentos eu percebia que o autor fantasiava algo muito fora do normal, era muito "inocente" em suas palavras. Pois, as situações são mais "pesadas" do que ele transparecia.
Mas mesmo assim, achei um livro bastante interessante.

Annaplima 06/05/2022

O livro reúne relatos de profissionais do sexo da Cidade do Rio de Janeiro.
A leitura é, na verdade, um bate papo entre o autor e os entrevistados.
Esperava mais do livro.

Bibi 02/05/2022

perfeito perfeito
(* segue la no @bibstanumlivro posto resenhas no insta :) )

Bom, em ?Sou Puta Doutor?, nós acompanhamos o Yuri em diversas entrevistas com Profissionais do sexo - fazendo um adendo aqui, eu nunca tinha ouvido esse termo, e devo dizer que era bem ignorante sobre esse tema (no sentido de não saber muito sobre) antes de ler esse livro ? que trabalham no Rio de Janeiro. O autor começou a fazer essas entrevistas para realizar um trabalho para a faculdade de direito, e a principal dúvida que ele queria sanear com isso era ?O que é exploração sexual??, pergunta que era realizada ao final de cada entrevista.

Cada capítulo desse livro é com a entrevista de cada profissional e, particularmente, achei essa dinâmica muito boa, porque não deixava o livro cansativo. Além disso, o livro possui diversos gatilhos, retratando temas como homofobia e violência, então por mais que a forma de escrita seja bem envolvente, as vezes se faz necessário uma pausa, o fato de ser cada capítulo uma história faz com que possamos fazer essas pausas quando necessário sem ?interferir? de forma direta na leitura, tudo bem retomar um pouquinho depois.

Por se tratar de um tema que eu nunca tinha lido muito a fundo, foi um verdadeiro choque, mas de EXTREMA importância, me fez questionar muito como de fato ? as vezes até indiretamente ? nós estereotipamos prostitutas e nem damos a devida voz! Além disso, a narrativa de Yuri deixou tudo 10x melhor, eu perdi a conta de quantas marcações eu fiz, eu me identifiquei com ele 99% do livro e ri de momentos descontraídos, além de ficar chocada com sua coragem de se aventurar nas ruas do RJ para encontrar entrevistadas.

Outro ponto que me fez refletir foi os profissionais que eram LGBT?s, foi um verdadeiro soco no estomago ouvir todas aquelas verdades! E, me fez pensar mais ainda como a sociedade precisa evoluir.

Falando um pouco sobre os ?personagens?, eu devo dizer que por mais que a maioria viva em realidades totalmente diferentes entre si e comigo, todos aqueles depoimentos foram tão envolventes que era impossível não pegar as dores para si e se colocar no lugar. Enquanto eu lia era como se todos se completassem, o livro conseguiu trazer a vivência de pessoas do mesmo ofício de formas diferentes, isso foi ótimo para nós, leitores, criarmos nossa própria opinião sobre o assunto. As entrevistas foram totalmente perfeitas ? por mais que dolorosas ? e verdadeiras.

Dito tudo isso, eu devo dizer que adorei esse livro (mereceu muito minhas 5 estrelas), e por mais que seja um tema bem diferente do que eu estou acostumada a ler, foi de suma importância para eu repensar minhas opiniões. Uma salva de palmas para o Yuri, realmente acho que todos deveríamos ler pelo menos 1 relato desses na nossa vida!

Sara 26/04/2022

Uma aula sincera com os melhores professores
Esse livro é um ENSINAMENTO, eu amei muito ter descoberto ele e ter me emaranhado nas histórias das profissionais do sexo. Me pensei logo no começo, com histórias que vão me deixando cada vez mais surpresas.
O assunto da prostituição no Brasil é, além de extremamente hostilizado e marginalizado, um tabu, e Yuri Marques Peçanha fez um trabalho incrível de trazer visibilidade e fazer as pessoas que trabalham nesse ramo serem ouvidas.
Gostei que ele teve o cuidado de, no livro, selecionar profissionais que tiveram diferentes vivências com a prostituição: uma mãe favelada; um homem sugar baby; uma ex cafetina; uma mulher trans e uma travesti; uma atriz de filmes adultos e uma única que realmente teve a escolha de se prostituir. Todas são pessoas com relatos chocantes para quem não conhece muito desse mundo, e são, muitas vezes, histórias que imediatamente nos emocionam.
Acho que esse livro foi muito respeitável e sensível no que se propôs. Não é um artigo acadêmico, então tem um tom mais descontraído das entrevistas, como se estivéssemos lá presentes, e ainda temos o parlamento dos pensamentos do autor. Foi uma leitura incrível, acho que marquei o livro inteiro, e vou recomendar para todos os meus amigos que tem interesse em entender mais a respeito do universo de prostituição no Brasil.

Bruna Ermida 25/04/2022

Pensante
Sabe um livro que te coloca pra pensar? Então, é esse. Sabemos dos porquês, do que passam, das dificuldades que uma prostituta encontra para garantir o mínimo de dignidade na vida, porém, por muitas vezes, deixamos pra lá, fingimos que não existe, que não há uma falha enorme no sistema que destrói a vida de milhares de pessoas, principalmente dessas pessoas. Ao ler sobre o tema conseguimos parar para refletir, nem que seja por alguns minutos, mas paramos. Porém, ao mesmo tempo, vem a sensação de impotência. Como mudar a realidade se essa mudança não depende somente de mim? Infelizmente só veremos mudanças (se é que veremos) daqui a muitos anos. Talvez nem vivos estaremos mais. Por isso, pesquise, aprenda, se informe sobre política, infelizmente é através do voto que, quem sabe, mudaremos algo.

Myy 23/04/2022

Que histórias de vida.
Uma visão completamente diferente de mundo, assim como realidades completamente diferentes também. Admiro a força.

Natanael.Manstefield 22/04/2022

Incríveis relatos sobre a prostituição
O autor aborda vários mundos diferentes que fizeram os personagens chegarem ao mundo da prostituição, cada um com suas dores e suas lutas, um ótimo livro para um ótimo aprendizado e a pensar um pouco mais fora da curva.

gabs pina 11/04/2022

esse livro precisa de mais reconhecimento
eu sinto que li esse livro no momento certo, foi bem importante toda a leitura. foi muito bom ter lido algo sobre pessoas (profissionais do sexo) que são bastante marginalizadas e invisibilizadas. me senti extremamente próxima à cada uma e ao autor também.

"O pior preconceito é aquilo que a gente sofre por algo que a gente não escolhe, Doutor. Preconceito porque eu sou puta eu até aguento, acho errado, mas eu aguento. Mas preconceito porque eu vim da favela eu num admito, não. Eu não nasci pobre porque quis, eu nasci pobre porque o mundo é uma merda"

Anna Beatriz 11/04/2022

Um retrato social
Uma pergunta na sala de aula do curso de direito que virou uma pesquisa de campo e, assim, surgiu esse livro. Um livro ótimo, rápido e gostoso de ler. Pra quem quer uma visão "sincerona" e nada impessoal rs sobre a realidade da vida dos garotos e garotas de programa.
Vale a pena ler!

Caa 11/04/2022

Uma obra que te abre os olhos nem que seja a força. E não é nada bonito ver uma realidade tão triste quanto a dessas pessoas entrevistadas. Yuri conseguiu com que nos sentimos tão próximos de cada entrevistado que despertou em mim uma grande empatia por prostitutas, nem tudo é o que a gente ouve e imagine, aliás, não é nada do que ouvimos e imaginamos. Em alguns momentos as situações narradas foram tão chocantes pra mim que parecia coisa de novela, surreal, mas infelizmente muito real. Enfim, uma pesquisa muito bem feita, todo mundo deveria ler antes de falar qualquer coisinha sobre prostituição no Brasil, e apesar de retratar só de cariocas não fica muito difícil imaginar como são as prostitutas de outras regiões do país. Muito bom.

BIARP 28/03/2022

A voz das putas!
Não sei nem por onde começar, para explicar o quão necessário é esse livro. Trata dos diversos lados da prostituição e da melhor forma, com a voz da experiência. O autor entende a necessidade de dar voz para poder falar, se o Yuri como estudante de direto quer argumentar sobre a explorar sexual, nada mais justo do que ouvir o que os profissionais do sexo tem a dizer.
Muitos dos relatos são fortes e evidenciam o resultado da invisibilidade e marginalização de um povo, o resultado é a desumanização, quem trabalha com a prostituição muito provavelmente vai ser tratado pior que um animal, pois esses tem seus direitos garantidos por lei, diferente das putas.
Ouvi-los é o primeiro passo para respeitar e respeitar é o primero passo para cuidar. Devemos dar a devida atenção e amparo para os profissionais do sexo para que tenham uma vida digna dentro e fora da prostituição.

Anaju 23/03/2022

Importantíssimo
Esse livro é essencial, acho que todos deveriam ler para tirar a raíz do preconceito que se tem em relação à essas pessoas. A escrita do autor é gostosa e da pra ler rapidinho, gostei mto.