Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Sunny 09/01/2022

O título me atraiu
Foi a primeira leitura marcante do ano. Aprecio sobremaneira obras que saiam do lugar-comum e me mostrem um mundo completamente diferente do meu. Embora seja em essência polêmico porque as entrevistas salientam ainda o tabu da sociedade em discutir esse assunto, para quem se permite, a leitura faz com que você fique reflexivo (a/e) e pensando em casa pessoa, cada história de vida e também sobre as feridas escancaradas pela desigualdade social. O material pode ser o convite para fazer um aprofundamento em muitas questões propostas, sendo o ponto de partida para uma discussão mais complexa.

luizin 07/01/2022

doutor, ótima pesquisa!
leituras como essa merecem todos os aplausos possíveis, "sou puta, doutor" consegue tirar o fôlego quando você, leitor, lê algo chocante, consegue arrancar boas risadas em alguns diálogos, yuri, transforma cadeira de botequim em poltrona de sala de terapeuta, você transita pelas noites frias do rio de janeiro.
assuntos como exploração sexual, abuso sexual, pobreza, economia, governo, problemas familiares, alcoolismo parental, orientação sexual, identidade de gênero, indústria pornografica, drogas, são relatados pelas palavras das prostitutas, uma imersão neste mundo frio e quente, menos morno.

Isa 06/01/2022

Simplesmente perfeito,entender sobre esse mundo tão comum e tão distante ao mesmo tempo nos trás certo asco em relação ao governo,concordo com a ideia da lei,mas ainda há muito o que rever para dar suporte às profissionais do sexo!
O livro é muito bom,leitura dinâmica e fácil de entender,indico a todos os brasileiros!!!

Linny 06/01/2022

Um choque de realidade
Esse livro é muito bom, ele fala sobre as coisas que acontecem de uma maneira tão realista e com uma enorme veracidade, por se tratar de conversas que foram registradas (fez eu sentir que eu quem estava entrevistando as pessoas) faz com que você se imagine naquelas situações e compreenda de fato, os motivos e a vida de cada uma das pessoas que dão seus depoimentos, e sobre os registros, as notas que o autor faz e algumas coisas que ele pontua tornaram a leitura do livro mais envolvente. O final do livro, é uma conclusão perfeita, fez com que eu sentisse vontade de mudar tudo e me deixou realmente brava com nosso sistema de leis e com a maneira que as coisas funcionam em nosso país. Antes de ler, preste atenção nos gatilhos que o livro pode causar.

Marcus Menezes 29/12/2021

Temática necessária
Confesso que fiquei interessado pela leitura por ser um livro com os resultados de uma pesquisa, ou seja, me interessei pelo caráter científico. Entretanto, acontece mais descrição dos relatos do que mais análise (não sei se foi isso que Yuri fez no texto original da graduação).

A temática é necessária? Sim! Mas a reprodução da pesquisa no livro não é das melhores. Dar voz às 8 pessoas entrevistadas com narrativas de vidas diferentes é a qualidade e, ao mesmo tempo, o problema do livro. Como dar conta de 8 narrativas de vidas? Sendo apenas uma provavelmente já daria um livro com muita discussão. Bem, os relatos são muito bons. Conhecer cada história foi importante para entender, de alguma forma, questões estruturais do Brasil.

Enfim, confesso que concordo com os demais comentários que precisava de ?menos Yuri? e mais discussão/análise. O ?eu? do autor no texto é algo que realmente incomoda. Discordo do Yuri do início do livro que quer ser imparcial na entrevista. Não há como ouvir tais relatos e não mostrar sensibilidade. Mas no texto? Não era preciso se mostrar tanto. Me incomoda como ele fala de si num momento que não é sobre as dores dele. Como é um livro publicado por uma editora, vou colocar alguns problemas na conta da edição, pois parece que foi apenas uma tentativa de tornar a pesquisa um livro de não-ficção do mercado editorial.
Gyovanna 29/12/2021minha estante
Tava querendo saber sua opinião sobre!!

Jil 26/12/2021

Surpresa boa
Eu quando decidi ler o livro achei que seria algo diferente. Não sei dizer como, mas achei que seria algo mais para romantização da situação e meio que conversar as pessoas. Mas a narrativa através da entrevista foi muito boa. Nos trouxe histórias que nós faz refletir e prestar atenção nessas mulheres que vemos nas esquinas a noite. Ao ver elas na rua agora não vi mais ver uma garota se programa é um mulheres que te história que tem vida que tem voz.

gcpina 22/12/2021

Perspectiva inusitada
Fui traído pelo título, pois iniciei o livro achando a narradora seria uma profissional do sexo? mas a proposta do Doutor Iury me intrigou é continuei a leitura, sendo apresentado a uma perspectiva inusitada sobre um universo tão obscuro!

Paiva 22/12/2021

Joga pedra na Geni!
Q leitura fascinante, adoro sair da minha zona de conforto e me deparar com um mundo tão alheio ao meu cotidiano.
O autor, Yuri, redigiu sobre um tabu de forma tão simplista q me senti ao lado dele e da entrevistada, ali comendo uma tapioca...
Não tinha uma opinião formada a respeito da prostituição, porém nunca tive pré conceitos a respeito do assunto. Porém, me afirmei ser contra a exploração sexual, aliás contra a exploração de qualquer tipo, é inadmissível. Agora, se a mulher adulta quer ganhar dinheiro através do sexo, qual o problema?????
Vms abrir a mente, se informar antes de formular qualquer opinião.
Só para fechar, sempre achei a Geni de Buarque uma mulher maravilhosa, após esse livro ela se tornou minha heroína.

Simone de Cássia 21/12/2021

Gosto de livros de cunho jornalístico/entrevista porque me levam a entender mais um universo que não é o meu. Achei interessante a temática desse livro, principalmente porque o autor definiu como foco as prostitutas "raiz" e não as garotas de programa que se escondem atrás do título de  modelos, blogueiras etc etc. De hipocrisia já chega. Queria ver a verdadeira face dessa vida "deprimível".Quis conhecer a história dessas mulheres que, para mim, enfrentam situações brutais físico e psicologicamente. Mas o livro, apesar de trazer essas histórias, vem permeado com a "intrusão" do autor que deixou de ser entrevistador e fez questão de entrar em cena também.. Ele dá opiniões, conta também sua história, se posiciona politicamente e chega ao [*****]mulo de expressar, no bate-papo com algumas entrevistadas, que ficou excitado com a conversa e complementa dizendo quanto tempo tem que não faz sexo...  Oiiii? rs rs  Eu preciso mesmo saber disso??  Faltou profissionalismo.Faltou postura. E apesar das narrativas de vida, não consegui gostar.
Riva 21/12/2021minha estante
Falta de postura é pouco!

Paulo 17/12/2021

Eu não esperava um final mas achei o ultimo capitulo fraco, gostei do livro e recomendo, porém em alguns momentos parecia que tinha mais a ser dito e o autor não conseguiu puxar isso da entrevistada. Recomendo a leitura.

a.lida 16/12/2021

Vertentes da profissão
O livro é bem construído e permeia diversas vertentes da prostituição no Brasil. No entanto, majoritariamente, são exploradas sexualmente seja por abuso físico do corpo ou pagamento injusto ou proteção legal. São pessoas à margem da sociedade, que não tem suas vidas ouvidas e preservadas. O livro de Yuri propõe dar voz a essas histórias que são esquecidas.

Jeff80 05/12/2021

Muito bom.
Às vezes gosto de livros que me fazem pensar fora da casinha. Sair um pouco da zona de conforto. Imaginei que seria um livro com histórias bem tensas, mas foi dosado no ponto para não ficar morno e nem muito pesado. O autor é bem carismático e conduz as entrevistas muito bem. Os entrevistados são ótimos também. Uma entrevista melhor que a outra. Apesar de esperar mais do livro, ele atingiu minha expectativa. Leitura de qualidade. Recomendo.

ROSA 03/12/2021

Sou puta doutor
Nesse livro encontramos histórias nada ortodoxas sobre o mundo da prostituição. Apesar da linguagem sem filtros as abordagens são extremamente bem elaboradas ? pretendo ler novamente em breve.

Dani 30/11/2021

Relatos importantes
A história é muito importante, o livro é fluido e os relatos impactantes. O submundo da prostituição, tão evidente nas ruas de todo o Brasil, é completamente ignorado pela justiça, pela população e pelo governo.
A discussão a respeito do tema prostituição e sua legalidade é muito importante, visto que até hoje a profissão mais antiga do mundo ainda é clandestina.
A crítica que tenho ao livro é que a escrita do livro, apesar de fluida, me pareceu "amadora" demais. Não que eu tenha algum mérito para julgar a escrita do outro, mas para ser sincera, ela me incomodou um pouco.

ana ju 26/11/2021

Livro marcante e forte. Cada história você fica mais tocado e não consegue parar de ler. Acredito que todos deveriam dar uma chance pra esse livro.