Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Bellesbooks 10/07/2021

Ok
Livro é meio fora do que estou abtuada a ler mas achei interessante, foi uma leitura ok ter o ponto de vista de quem realmente está dentro dessa profissão, dar voz para quem não é ouvido e ver os caminhos diferentes que levaram a praticar-la.

Lissa 09/07/2021

Surpreendentemente bom
O resumo do livro me chamou atenção, mas nunca imaginei o quão bom seria e o quão envolvida ficaria com os relatos apresentados. Um choque de realidade atrás do outro, questionamentos necessários e dúvidas que provavelmente morrerei sem respostas. Mas com toda a certeza do mundo, esse foi um livro mais do que necessário e indico com todas as letras.

Karolina 05/07/2021

O livro aborda de forma muito clara várias situações desse mundo que pouco conheço!
Mas todas as histórias com grandes ensinamentos , um relato muito importante é forte !

Lina.Mady 02/07/2021

um tapa forte de realidade
eu comecei sem nenhuma expectativa, agora estou eu chorando em posição fetal.
Yuri, você fez um trabalho incrível nesse livro.
As histórias foram um tapa de realidade que todo mundo precisava.

Eu recomendo para todos

mar__ 02/07/2021

O livro tem uma proposta muito legal, adorei conhecer um pouco dos entrevistados e o modo como o autor reflete sobre as falas de cada um.
Desde o inicio, Yuri fala que não tem o objetivo de permanecer como o tipo pesquisador dentro das normas, se mantendo apenas como observador e não interferindo com pensamentos diretos e pessoais, o que achei ótimo para a dinâmica! Ele coloca muitas reflexões a cada entrevista e o livro não seria tão bom se as regras de pesquisa tivessem sido mantidas

Carol1984 02/07/2021

a proposta do livro é interessantíssima, visibilizando profissionais do sexo através de um ótimo trabalho de campo e uma série de entrevistas fortíssimas que me fizeram refletir, questionar, rir, chorar. é impossível não parar algumas vezes e ficar imerso nos próprios pensamentos e até memórias que a leitura e os relatos trazem, assim como é impossível não querer conhecer as pessoas da história, trocar uma ideia, dar um abraço.

no entanto, em alguns momentos senti que o autor colocava-se mais como centro da proposta do que seu objeto - a pessoa entrevistada. por exemplo, quando procurava deixar claro no livro que tentava acalmar ou explicar algo ao entrevistado e para isso abordava sua própria vida pessoal ou quando se estendia demasiado em suas opiniões e pensamentos, desviava do tema central etc. uma parcialidade e certa distância entre objeto e pesquisador é fundamental, ou pelo menos a "pessoalidade" de uma forma distinta e talvez mais formal do que colocada na obra.

Rafael.Tadeu 01/07/2021

Peguei o ebook aleatoriamente de graça na Amazon,o nome me chamou a atenção,e por ser escrito por um gay, resolvi encaixar na tbr do mês do Orgulho ????

Um livro reportagem sobre exploração sexual e prostituição feito da forma mais informal possível (o que vez ou outra me incomodou,mas relevemos)

Achei importante falar sobre o assunto e dar voz para quem realmente está na situação,pois a pior coisa é escrever sobre um tema a qual você não pertence e trabalhar encima dele somente pelo que leu.Nada como ir direto a fonte para tratar de um tema tão sensível.

Leitura interessante e enriquecedora.

Layla 29/06/2021

sou puta, doutor
esse livro me fez refletir muito sobre tudo, principalmente sobre a prostituição já q traz 'relatos' de pessoas q precisaram se prostituir para sobreviver. fiquei tocada com a forma q o autor escreveu. é um livro de leitura rápida (acho q li em 3h), mas é uma leitura pesada também, pesada no sentido q em algumas partes chega a dar um negócio no estômago. mas é mt interessante ler e aprender sobre.

Camis 24/06/2021

24/06/2021
A obra de Yuri sobre o universo da prostituição no Brasil é um trabalho muito bem estruturado e assertivo, no intuito de dar voz a está classe de seres humanos teoricamente providos de direitos assim como todos nós, que são marginalizadas e excluídas da sociedade. Os depoimentos das profissionais do sexo, me fazem refletir sobre a eficácia dos direitos humanos. Mulheres que muitas vezes por falta de escolha entraram em uma atividade vista como indigna porque precisam sobreviver, mulheres que são agredidas física e psicologicamente e precisam prosseguir, mulheres sem voz, direitos, é excluidas por uma livre escolha de vida...

Nathy215 23/06/2021

Uma leitura que vale a pena!
Aprendi e absorvi muitas coisas, não tinha conhecimento sobre a lei Gabriela Leite e foi muito interessante entender e aprender um pouco sobre.

Precisa de revisão e algumas palavras parecem não existir, até cheguei a pesquisar umas palavras estranhas e simplesmente não existiam nas buscas, como "úlria"

Não imaginava concordar com tantas coisas nesse livro, mas concordei e até repensei alguns dos meus pocisionamentos.Muitas falas inteligente e muito triste saber que tantas mulheres fortes são silenciadas por exercer uma profissão.

"Mas crianças não deveriam aprender sobre uma religião em específico, ou não aprendem sobre nenhuma ou aprendem sobre todas. Isso seria o mais correto e democrático para o bem da criança"
pg 176

Esse trecho parece tão "solto" mas eu amei ouvir essas opiniões fortes e inteligentes, poderia ter 100 entrevistas e eu prestaria atenção em cada uma, com muito prazer.

Parabéns ao autor Yuri Marques, por fazer uma pesquisa em um campo não muito explorado, por ouvir quem a sociedade tem ignorado tanto. (é desse tipo de estudante de Direito que nós precisamos, que se tornem profissionais comprometidos, que realmente se importam com as pessoas)
Liara.Brem 23/06/2021minha estante
Esse livro é incrível, nos faz reaver nossos estigmas e pensamentos e nos dá outra perspectiva sobre esse assunto.

itzkaliy 22/06/2021

um livro que todos deveriam ler algum dia
"Negligência é eu sair de casa toda noite e voltar chorando de alegria apenas porque eu voltei, VIVA."

O livro conta com entrevistas reais feitas com garotas (e um garoto) de programa, ou como já é dito no título, putas. É triste, pesado, angustiante e real. É o tipo de livro que tem que ser lido em partes para ter tempo de digerir todas as dores descritas ali.

É uma leitura sofrida, onde todas as palavras são muito bem expressadas e sentidas. É impossível não se tocar e/ou chorar com os relatos tidos ali.

Tem muitas percepções, muitos pontos de vista. Algumas pessoas que têm a profissão como última opção, enquanto outras tratam como escolha própria. De uma forma ou de outra, é tudo muito injusto e desumano.

Mostra um outro lado da moeda que, muitas vezes, não nos importamos em ver. Estamos acostumados a julgar e criar pré-conceitos, sem nos importar com o fato de que, assim como nós, elas são pessoas e também possuem necessidades, dificuldades e sonhos.

"Sou [*****], Doutor" é um livro que todos deveriam ler, pois serve como uma enorme aula de empatia e cuidado ao próximo. Tenho muita esperança por todas as pessoas entrevistadas e por todos os outros milhares de profissionais do sexo acampados em esquinas ou presos em prostíbulos, para que um dia possam ter o direito de uma vida.

Renata.Pessanha 20/12/2020

Livro interessante e de fácil leitura
Li tudo em dois dias. Sempre tive interesse em assuntos relacionados ao submundo da prostuição. E o autor, Yuri Peçanha, faz um ótimo trabalho neste livro. Além da coragem, é nítido o talento com a escrita. Parabéns pela conquista!
Carlos.Erik 20/12/2020minha estante
Onde tem esse livro? Ebook ou físico?

Renata.Pessanha 21/12/2020minha estante
É ebook. Eu adquiri pela kindle da Amazon, na época por uns 11 reais.