Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

josue.santt 20/12/2023

Vivências
Saber que, eu cai de paraquedas nesse livro, mas a saber que ele me trouxe informações super importantes sobre a vida de profissionais do sexo, a saber que, muitas delas passam por coisas escabrosas e está bem aí na sua esquina me fez amar ainda mais essa história.

Isadora.Valerim 16/12/2023

Tapa na cara
Um livro rápido de ler e gratuito no Kindle.

Recomendo para todos que queiram abrir seus horizontes na questão das/dos trabalho das/trabalhadores do sexo no Brasil e suas visões quanto a vida, ofício, razões e explorações.

Renata Rocha 09/12/2023

Esse livro é muito bom, primeiramente pq aborda um assunto importante e fora da minha realidade, foi muito bom sair da bolha e ler sobre vivencias bem diferentes da minha, a escrita do autor é leve, ele consegue trazer um tema pesado e falar sobre de maneira possível de digerir, mesmo em cada depoimento pesado contado pelos entrevistados, recomendo bastante este livro, mas um alerta que o livro tem vários possíveis gatilhos para quem for ler

Tianna0 09/12/2023

A obra escancara alguns aspectos de uma parcela marginalizada da população. Mostra que existem diversos motivos para algumas escolhas e caminhos que a vida pode te levar.

É um ótimo livro para refletir sobre estereótipos e preconceitos que criamos sem nem conhecer a história pessoal das pessoas.

Gabriella.itoh 02/12/2023

"Quando dizem que ser prostituta tudo bem, afinal é uma escolha da pessoa e opções precisam ser respeitadas. Opção? Você acha que abrir a perna para homem casado é uma opção? É falta de escolha, meu filho, é falta de opção, não a sobra dela." ?

Mah 29/11/2023

"Sou puta, Doutor" é mais do que um livro; é uma jornada corajosa através de vozes muitas vezes silenciadas. Escrito por um estudante de direito, o autor se propõe a entender, respeitar e compartilhar as experiências daqueles que comercializam sexo, proporcionando uma visão íntima e humana sobre um tema frequentemente estigmatizado.

O livro é um mosaico de depoimentos, cada um carregando consigo uma história única e complexa. Ao mergulhar nas vidas desses profissionais do sexo, somos levados por um turbilhão de emoções. Há tristeza ao confrontar as dificuldades enfrentadas por esses indivíduos, mas também momentos de felicidade ao descobrir suas forças resilientes.

A abordagem do autor mistura tristeza, humor, tragédia e alegria, criando uma narrativa que reflete a riqueza e a diversidade das experiências humanas. Ao dar voz aos que vivem à margem da sociedade, "Sou puta, Doutor" se torna um poderoso estudo social. A obra desafia estigmas, preconceitos e oferece uma oportunidade única para compreendermos a complexidade das vidas desses profissionais do sexo.

É mais do que um relato; é um convite à empatia, à compreensão e à reflexão sobre questões sociais importantes. "Sou puta, Doutor" é uma contribuição significativa para a conversa sobre exploração sexual, proporcionando uma visão mais humana e inclusiva sobre o tema.

----- Citações -----

?É uma puta, doutor. Só que é mãe também, e filha, e sustenta a casa e sofre, e vive de sexo. Sou puta, Doutor.?

"Ser puta é ter que sobreviver, meu amor, mesmo que para isso você se odeie um pouco mais a cada dia que se passa.?

?A gente que é pobre de favela, morre pobre de favela, Seu Yuri. Não tem essa de lutar para ser melhor, porque num tem nada de melhor para gente. Eu não queria ser caixa de supermercado como ela. Eu sabia que se eu fizesse tudo direitinho esse era o melhor que ia dar pra mim. Aí eu preferi fazer tudo de errado. Porque é melhor ter dor de cabeça do que dor de fome.?

"Eu não carrego as suas dores, mas eu carrego as minhas; e creia em mim quando eu digo que são muitas. Não são maiores que as suas, nem menores, são minhas."

"A questão talvez não seja sobre quantas vezes você morreu num dia, e sim sobre quantas vezes você se sentiu viva.?

?O pior preconceito é aquilo que a gente sofre por algo que a gente não escolhe, Doutor. Preconceito porque eu sou puta eu até aguento, acho errado, mas eu aguento. Mas preconceito porque eu vim da favela eu num admito, não. Eu não nasci pobre porque quis, eu nasci pobre porque o mundo é uma merda.?

"Existe uma invisibilidade quase que estrutural da classe das putas. Muitas pessoas cultivam a ideia de que a puta não merece o direito da fala, porque faz um trabalho dito de caráter duvidoso. Mas, ninguém tem proibido o nosso presidente de falar e ele vem fazendo um trabalho igualmente questionável, não é mesmo?"

"Digo a elas que se armem da voz, pois não há nada mais desesperador do que ter o dom da fala e estar fadado à mudez."

Ingrid Lúcia 23/11/2023

Várias sensações dentro de um livro
Ao término da leitura de "Sou Puta, Doutor", a sensação que fica na nossa boca é agridoce. Esse talvez seja o livro que mais mostrou como você pode ter uma série de opções para entrar no mundo da prostituição, contudo, para sair as opções são mais limitadas. Ao mesmo tempo que ri em muitas falas, chorei e fiquei triste por outras. Foi uma leitura extremamente agradável e recomendo a todos que tem alguma curiosidade sobre esse mundo tão conhecido, mas pouco falado.

Ana Cecilia 01/11/2023

É um livro curto mas com um peso enorme. Escolher falar sobre o mercado da prostituição é estar pronto para as críticas, afinal é um grande tabu na nossa sociedade.
A escolha do Yuri em dar voz à esses profissionais, majoritáriamente mulheres, foi a melhor possível. Quem melhor pra falar sobre o assunto que quem trabalha com isso?
Fiquei muito emocionada com algumas partes e enjoada com outras, é impressionante a facilidade de nunca se questionar de algo que não faz parte da sua realidade.
Tiveram alguns momentos em que o Yuri foi meio insensível e ignorante, o que acho super compreensivo já que foi um projeto sem muito planejamento e ele ainda era um estudante de direito. Inclusive eu provavelmente seria como ele.
Achei um ótimo primeiro contato com o tema, aprendi bastante coisa e ampliei mais a minha percepção do mundo.

Rayssa.Lopes 30/10/2023

Esse livro conseguiu em palavras descrever tudo que eu penso a respeito da profissão e dessa parte tão marginalizada e "invisivel" da nossa sociedade , merecia muitoo mais reconhecimento simplesmente leiam! ( favoritei)

Carolina.Noriega 21/10/2023

Graduando de direito faz trabalho/livro entrevistando pessoas e conhecendo suas histórias no mundo do profissional do sexo

Guiigas 06/10/2023

Um dos melhores livros que já li
Nunca tinha lido um livro como este, que mostra a realidade de pessoas e a verdade nua e crua sobre a prostituição. como começou, como é e como são tratadas dentro e fora do trabalho. É um livro que ensina muito sobre o respeito ao próximo. Independentemente do trabalho, elas merecem ser respeitadas e tratadas bem. Eu super recomendo a leitura deste livro para todos.

Wivy.Lima 01/10/2023

"[...] ter o dom da fala e estar fadado à mudez."
Primeiro - acredito eu - contato com um livro não-ficção e gostei bastante. Nunca pensei que poderia testemunhar alguém dando espaço às prostitutas do Brasil, e que fosse ficar um pouco emocionado com alguns casos. Em certos pontos, achei o "protagonista" um tanto imaturo para a situação, mas como foi ele que tomou a coragem de dar voz a essas "Genis", relevei.

Robson 24/09/2023

Resultado de um trabalho de conclusão de curso de Direito, o livro surge ainda durante o inicio da faculdade, quando o professor de Direito Penal afirma em sala de aula que, por força de Lei, casas de prostituição no Brasil são vedadas em casos de "exploração sexual"

Apesar de ser parte de um estudo acadêmico o vocabulário não é recheado de termos técnicos o que torna a leitura bastante objetiva e fluída, inclusive para quem não é da área, na qual o autor busca entender o que é de fato exploração sexual do ponto de vista de quem vive da prostituição e não narrar o dia a dia do público alvo.

Uma abordagem diferente e deveras interessante que faz valer a leitura que desperta curiosas e importantes reflexões que surgem ao longo do livro a partir das entrevistas realizadas.

Luis Lima 16/09/2023

Sou put@, Doutor
Quando li o título do livro pela primeira vez logo de cara me chamou a atenção. Com o passar da leitura, fui gostando muito de conhecer a vida de todos esses profissionais. Achei muito interessante dar voz a essas pessoas que são sempre marginalizadas.

No entanto, em algumas partes, senti que o autor fazia uns comentários um tanto quanto desnecessários sobre os corpos dos entrevistados. Além disso, senti que em algumas partes ele tentou suavizar o tema e dar um ar um tanto quanto cômico, o que acabou me incomodando.

Porém, o livro no geral é bom sim e acho que é uma leitura necessária e que vale a pena. Acredito que é preciso, às vezes, sair da nossa bolha de conforto e conhecer outras histórias e outros mundos

mylena97 12/09/2023

"ela diria que gostou, mas não é mais dessas de dar amor."
Bom, uma olhada rápida no meu perfil denuncia minha predileção a assuntos considerados tabus, e mais ainda quando há espaço para discussões. "Sou Puta, Doutor" é um livro muito útil para quem quer ser inserido nessa discussão necessária sobre prostituição, mas sem fazer conclusões nenhuma, uma vez que, ao contrário das atitudes do Estado e sociedade, nunca podemos concluir nada se tratando de psssoas, a não ser que todas merecem respeito e amor. Nesse livro somos informados e estapeados a respeito da vida de pessoas (rico em diversidade; mulheres, homens, trans, travesti...) cujo essa realidade suportam, seja por necessidade ou falta de escolha. É um trabalho muito curto e amplo ao mesmo tempo, que nos apresenta ideias e desconstrói outras.