Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

Mfarits 06/11/2022

Assaz importante.
Me identifico com Yuri no interesse pela problemática. Também senti a mesma revolta e o mesmo desejo se saber mais sobre esse mundo quando eu assisti a 'Bruna Surfistinha'. Me revolta muito que as profissionais do sexo ainda não tenham voz em questões de cunho legal mesmo. É inegável que o autor faz um trabalho muito importante e pertinente na obra de não ficção de aproximadamente 200 páginas. É importante que essas problemáticas, situações e questões trazidas sejam reconhecidas e que o fato de o livro abordar tudo isso seja respeitado e de mesma forma reconhecido.
Contudo, não posso deixar de pontuar algumas questões: ainda que seja louvável a atitude desse livro, não creio que tenha sido feito de um jeito muito apropriado (pessoalmente falando aqui). A forma de narrar os fatos algumas vezes, expressões, e a mistura de diferentes fatores indevidamente durante a prosa me incomodaram bastante.
Também achei alguns relatos meio rasos às vezes. Não sei explicar. Pode ser pelo fato de ser a primeira vez do entrevistador em fazer um trabalho assim. Mas foi bastante interessante o fato de mostrar de uma maneira tão real o problema, para que o inaceitável não pareça comum.
Muito bom.
João Rosa 06/11/2022minha estante
???

Ayumi.kimura 03/11/2022

Bem real
Com a proposta de dar vozes à pessoas que vivem em uma das mais antigas profissões do mundo, a prostituição e como ela ainda é hostilizada e descriminada e toda a sociedade tenta esconder ou fingir que ela não existe, e assim relata algumas entrevistas de prostitutas, michê e cafetinas. O livro tem como foco principal a exploração sexual e serve de pesquisa feita por um jovem estudante de Direito.

Valeviama 28/10/2022

Perfeitoooo
Esse livro é uma perfeição sem igual, me fez perceber que as vezes o que está por traz do outro lado nem sempre é escolha do outro, são várias entrevistas tão verdadeiras e algumas com histórias surreais.
Siimm, julguei o livro pela capa, só baxei na amazon porque ele estava de graça, mas não me arrependo o conteúdo é perfeito.

Inayra.Bezerra 18/10/2022

A ideia é perfeita, mas o autor se perdeu.
Acredito que a ideia do autor era dar abertura para profissionais do sexo relatar suas experiências, o que despertou meu interesse. O problema é, infelizmente, o autor acaba misturando um pouco de suas experiências e sem intenção, acaba invalidando os relatos. Fora isso, uma boa reflexão!

anisios 25/09/2022

Uma leitura rápida e interessante
O livro foi uma surpresa. Apresenta o universo da exploração sexual e narra várias histórias, pesadas, os motivos que levaram homens, mulheres e trans à vida arriscada e violenta de prostituição.

Thais Takeuchi 20/09/2022

O tema é interessante e por tratar-se do "submundo" social, é essencial dar voz à essas pessoas. Sendo um estudo de caso para trabalho de conclusão de curso, é aceitável. Porém, para um livro, achei que o autor nadou no raso, não houve aprofundamento da vida das mulheres no que tange à prostituição. Achei que as entrevistas poderiam ter se estendido e serem mais exploradas.

Falando em entrevistas, achei que o autor quis passar uma imagem de terapeuta das entrevistadas, o que achei bem patético. Sem contar a insistência no chamamento de "Doutor", que vamos combinar...totalmente desnecessário.

Felipe 20/09/2022

Uma realidade conhecida por pouco sobre as ?putas?
O livro é interessante porque o autor trás diversos relatos sem filtro sobre as ?putas?. Ele literalmente deu voz a uma parcela da população que não tem oportunidade de falar, apenas aguenta a violência física e moral que sofrem enquanto apenas precisam fazer algo para pagar as contas.

Vale a leitura para ter conhecimento sobre um (sub)mundo diferente que poucos falam, que poucos escutam mas que muitos criticam.

Sabrina370 12/09/2022

Realismo
O livro retrata um lado que muitos não conhecem sobre a prostituição, ele traz a história das profissionais por uma outra ótica.

Rosiene5 10/09/2022

Resenha

Sou puta, doutor não é um livro de ficção, mas uma pesquisa empírica feita por Yuri Peçanha, um estudante de Direito, com os profissionais do sexo. É interessante ver que cada entrevista é um desabafo, um retrato de alma, de vida, uma ferida exposta de uma realidade que não vivemos, mas sabemos que existe e está bem ali marginalizada por um país tão hipócrita como nosso Esse é um livro para nosso aprendizado, para desconstruir nossas generalizações e construir novos pontos de vida sobre as escolhas de vida de outras pessoas. Através de cada relato podemos perceber que as pessoas são únicas, com diferentes histórias e objetivos, há diferentes camadas e diferentes histórias. No decorrer da leitura vamos perceber que o livro não fala somente da prostituição em si, mas também de grandes problemas sociais, tal como alcoolismo, violência doméstica, pobreza, drogas, racismo, aborto, etarismo e outros, porque é a assim que a vida é complexa, difícil, dolorida e que não há espaço para generalizações.

Viviane @resenhasdaviviane 09/09/2022

Sou Puta, Doutor
Yuri é um jovem estudante da Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, que resolve entrevistar prostitutas para o seu trabalho de conclusão de curso, com uma escrita fluída e perguntas emocionantes, esse livro de não-ficção está ganhando cada dia mais espaço nas minhas leituras.

Todas as entrevistas desse livro foram escritas com muito respeito pelo Yuri, fazendo perguntas que com certeza eu também faria se tivesse coragem de escrever um trabalho como o dele. Eu baixei esse e-book de graça na amazon muitos meses atrás, resolvi lê-lo agora por causa da quantidade páginas e eu queria um livro sobre a realidade da vida, fiquei chocada e chorei em alguns momentos. Amei o livro e espero ler outras obras do autor.

Duda 02/09/2022

que tapa na cara, comecei esse livro com um pé atrás e quando vi estava sentindo, chorando, querendo ajudar. Um livro que mexe com o emocional e nos faz pensar e problematizar uma coisa muito comum no Brasil, a prostituição, mas não como estamos acostumados a ver, gente engravatada falando sobre sem nunca ter vivido isso, quem fala é que passa na pele todos os perrengues, todos os problemas disso.

um ótimo livro para você abrir a mente, recomendo.

Pechi 28/08/2022

Triste, tocante, engraçado e fantástico.
Achei os relatos muito bons. Diversas partes, sem dúvida, são muito tristes e pesadas, mas vale a pena continuar pra conhecer as entranhas desse mundo. E há partes engraçadas e divertidas tbm!

Sem dúvida, uma das melhores coisas do livro, é a capacidade do autor, Yuri, nos transportar para seu lado nas entrevistas. A forma como os relatos foram dispostos fez com que eu me sentisse alí no buteco, conversando com ele e cada uma de suas putas.

Há diversos pequenos erros de grafia na versão do Kindle, espero que corrijam.

LucAlio.CAmara 21/08/2022

Ser prostituta tem que ter coragem
O que pude perceber das entrevistas que nem todas são "mulheres", têm variados gêneros como mulher, trans, homossexual, travesti... E, a maioria em geral teve confritos familiares que não aceitaram seus gêneros e nem suas profissões, e essas pessoas a cabaram se refugiando aos prostíbulos, e ambas juntaram o útil ao agradável, ou em outras palavras, todas gostavam muito de fazer sexo, mas no meu ponto de vista não era motivo de se prostituirem ( claro que em alguns casos cai na tentação da necessidade e de dinheiro rápido). No entanto, elas fizeram as escolhas que fosse melhores para elas. Achei ambas corajosas para encarar essa profissão do sexo. E uma coisa que me chamou atenção, foi que ambas se sentiam exploradas de alguma forma ao se prostituirem, cada qual a sua maneira, sendo nos prostíbulos ou nas ruas. E outro ponto relevante a essa profissão é o uso acessível de drogas, seja também no prostíbulos ou nas ruas. E em ambos relatos foi mencionado muito sobre a insegurança de quem atua nas ruas.

Por fim, achei um livro bom pra alertar as jovens e jovens que querem entrar nesse mundo achando que seja algo depois fácil de sair quando quiser da prostituição, pois não é.
DANILÃO1505 21/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Maria :) 19/08/2022

Partindo de uma pessoa que faz sociologia, eu não podia deixar de escrever uma resenha sobre o que achei do livro. Tudo que Yuri apresentou sobre a hipocrisia e a relutância da academia em falar sobre sexo e principalmente, sobre profissionais do sexo, é a mais pura realidade. É impossível pensar nossa sociedade e questões sociais/gênero sem tocar no ponto da prostituição, mas esta por sua vez escapa das discussões e é tratada como o pior crime moral ja existente. Yuri traz uma realidade que nem ele mesmo conhecia, e apesar de alguns diálogos serem muito impessoais e comparativos com a própria vida do autor, ainda mostrou uma dureza e um descaso na vida dessas pessoas. Onde está o Estado? Onde se encaixa a lei? O que essas pessoas são para a sociedade? Nada mais do que prostitutes? Cabe a reflexão e o nojo perante tanta humilhação e sofrimento.

Gaby 05/08/2022

Eu fiquei tão triste quando terminei de ler que precisei procurar outros livros sobre o mesmo assunto. No caso comecei a ler esse por causa do título que me chamou muita atenção, e nossa que decisão boa. O início livro que eu tinha lido sobre o assunto da protituiçao foi o sobre a elize matsunaga, é muito interessante ler sobre esse assunto pq é algo que não é muito falado, as pessoas simplesmente ignoram o assunto e as pessoas que estão no poder que deveriam criar leis e projetos para poder proteger essas mulheres não ligam e agem como se elas não existissem.