Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

juliana 17/01/2023

5.0/5.0 + favoritado.

nao sei nem o que escrever nessa resenha mas com certeza esse é um dos livros mais tocantes e pesados que eu já li. essa devia ser uma leitura obrigatória para todos. estou destruída & capenga. apenas leiam. isso sim é reflexão.

Bruna 17/01/2023

Muito Bom
Um livro de não ficção muito bom, bem escrito, fluído, ótimo para ler. O Conteúdo do Livro é bem sensível para algumas pessoas então fica alerta disso.
Gostei muito de como o Yuri escreveu e contou as histórias das mulheres e homens desse livro, são histórias muito triste porém é a realidade de muitas pessoas no Brasil. Sou Puta, Doutor me mostrou a pr0st1tuiç@o de uma forma q eu nunca havia imaginado, me trouxe conhecimento e mais empatia, pois mostrou q, sim tem pessoas q gostam dessa vida de pr0st1tuic@0, mas q a maioria n tem escolha, pois elas e eles tem q colocar comida na mesa, pagar as contas de água e luz e etc.
Para quem n é sensível com temas de 3str*p0, s3x0, viol3nc1@ e pr0stituic@o eu recomendo o Livro demais.

AnaPAssis 13/01/2023

O livro contém relatos de alguns profissionais do sexo... Achei importante ler sobre como essas pessoas começaram no ramo... Eles precisam ter voz e ser ouvidos... Precisam ter seus direitos reconhecidos.
Boa parte da sociedade vê essas pessoas como parte de um submundo, marcado por crime e delinquência... Acham que eles não merecem ser valorizados, pelo ofício que desempenham.
É hipócrita imaginar que as mesmas pessoas que condenam esses profissionais, o procuram às escondidas para obter prazer.
Eles merecem ter a profissão reconhecida... Eles merecem ser ouvidos, para apontar o que é necessário para que tenham segurança para exercer sua função.
Parabéns ao autor pela iniciativa.

nalu 10/01/2023

Li este livro em novembro de 2022, peguei na lista de ebooks gratuitos da Amazon, me surpreendi com a leitura.
O livro traz relatos profundos de dor e principalmente sobrevivência daqueles que possuem como sustento a prostituição. Foi uma leitura esclarecedora e emocionante! ?

Ka Cruz 10/01/2023

Gostei bastante da leitura e da escrita. São histórias que nunca nos perguntamos ?o porque chegou ali? pq sempre julgamos antes. Mas amei conhecer o livro e a escrita do autor

annaviker 09/01/2023

Só não dou 5 estrelas por culpa de algumas pontuações desnecessárias da vida pessoal do autor e alguns comentários que pareceram bem "passivo-agressivos"

Algumas das citações que eu marquei no livro e achei de extrema importância ou me impactaram de alguma forma:

-"Ser puta é ter que sobreviver, meu amor, mesmo que para isso você se odeie um pouco mais a cada dia que se
passa”

-"Eu havia sido tocado pela humildade; ela, eu suponho, pela empatia."

-"Opção? Você acha que abrir a perna para homem casado é uma opção? É falta de escolha, meu filho, é a falta de
opção, não a sobra dela, eu queria te falar isso quando você usou a palavra “opção” hoje mais cedo, sei que não
fez por maldade”

-"Na autópsia, esse governo de merda deveria colocar: ‘causa da morte: negligência social e prostituição ao
extremo’”.

-"Negligência é eu sair de casa toda noite e voltar chorando de alegria apenas porque eu voltei, VIVA."

-“Exploração sexual, para mim, é quando a prostituição deixa de ser uma escolha e se torna a sua única saída. A partir do momento em que aquilo não te diverte, não te arranca uns risos ou vira um bom assunto na mesa do boteco, você está sendo explorada”.

-"O problema é que todo mundo entra em um puteiro, Yuri: entra policial fardado, entra agente sanitário, jovem, velho, homem, mulher e até menor de idade. Mas não entra ética, bom senso e nem a moral."

Maria 08/01/2023

Excelente! Ótimo para quem gostaria de ler mais sobre o tema.
Me apaixonei por todas as personagens e aprendi muito com cada história.

Bia 04/01/2023

Verdades que precisam ser lidas!
Esse livro me tirou de uma zona de conforto. Ele dói, dói ver o quão nosso país pode ser preconceituoso, não haver políticas públicas para esse tipo de profissão, pq sim, prostituição é a profissão mais antiga do mundo.

É uma leitura necessária, mas veja bem, não é confortável ler as dificuldades que essas pessoas passam e passaram.

Maria, Fernanda ( in memória), Dante, Renata, Monique, Andreia, Marjorie e Raquel, espero que vocês possam voltar a sonhar algum dia e que Fernanda tenha um descanso que tanto mereceu ??.

safrida 22/12/2022

Simplesmente sem palavras. Um livro bom, bem escrito e encantador. Todas as histórias que o autor trouxe, toda a reflexão e empatia com essas pessoas que são profissionais do sexo ou como se chamaram "putas". Ter esse contato com essas vivências me trouxe conhecimento, foi enriquecedor e mostrou outras perspectivas. As considerações do Yuri no final foi o que me fez gostar ainda mais desse livro. Entretanto, me incomodou bastante algumas passagens que autor fez, como alguns comentários, que poderiam trazer um humor/leve, só que eu achei desnecessários.

Vanessa 02/12/2022

A gente não sabe nada sobre exploração sexual
Quem nunca conversou com uma puta, não pode tentar explicar o que é exploração sexual.

Essa é a mensagem mais forte que esse livro deixa, a de não subestimar os perigos e dificuldades que essa classe enfrenta, a falta de proteção, suporte e cuidados. A falta de empatia de uma população hipócrita que vive cometendo erros, abusos, crimes e barbaridades e se acha no direito de julgar alguém de quem jamais vai conhecer a verdade sobre a vida e o que a levou até ali, porque se acham superiores na sua mesquinha vida de superficialidades e de fachada.

Ninguém quer viver sem sexo, mas todo mundo julga alguém que quer dar.

Você, que está lendo esse comentário, quer dar pra alguém ou comer alguém, mas já parou pra pensar que quem trabalha também tem desejos e vontades e, por motivos que você nem imagina, teve os direitos, as vontades e desejos negados por falta de amor, compaixão, aceitação e bom senso das pessoas que deveriam amá-las? Que você, estando em situações parecidas, poderia estar igual ou pior?

Se não parou pra pensar, pare e leia este livro. É 1% da vida de mulheres e homens que estão em um mundo mais real que o da maioria das pessoas e que não são respeitadas por isso.

Poderia ser mais profundo, muito mais, mas nos dá um lampejo da realidade das profissionais do sexo no Brasil.

Elas têm voz e precisam ser ouvidas.
Lucas1028 02/12/2022minha estante
Sua resenha foi poderosa! Vou colocar na minha lista de leitura, com certeza.

Vanessa 14/12/2022minha estante
Vale a pena, Lucas. Te aviso que não é nenhuma obra prima, mas o fato de dar voz e nos mostrar essa minúscula parte da vida dessas pessoas, nos faz entender melhor e continuar defendendo o direito delas de respeito e dignidade.

Lucas1028 14/12/2022minha estante
Me dei conta agora que sei muito pouco sobre esse mundo e fiquei interessado nessa obra. Talvez seja a porta de entrada pra mais textos sobre prostituição.

Vanessa 15/12/2022minha estante
Sim. É um bom começo. Também vi dessa forma.

Sarah.Diane 20/11/2022

É um bom livro.
Gostei da escrita, gostei muito do humor e da sensibilidade do escritor... O livro em si nos mostra pontos de vista diferentes da profissão, nos ensina a ser menos quadradas e menos preconceituosos. Vale a pena ler, com certeza.

luke - among the living. 19/11/2022

Apesar de bem intencionado, foi difícil terminar de ler. Entre outras coisas, o que mais me incomodou em "Sou Puta, Doutor" foi o humor sem graça e fora de hora, as descrições tremendamente genéricas e a ausência de naturalidade nas situações e diálogos.

Mas o que mais me incomodou foi chamarem o tempo inteiro o cara de "Doutor". Nem se a intenção fosse ser irônico.

Fraquíssimo, o mais interessante são as considerações finais ? que ainda assim não escapam do humor fora de hora.

esparramalho 17/11/2022

Essa leitura me gerou muito incômodo, o autor faltou com profissionalismo e isso é fato. Quando vc está ali pra humanizar pessoas que vivem do sexo, não é muito coerente falar do "corpo saboroso" de uma delas, muito menos eu precisaria saber de detalhes íntimos totalmente desnecessários do autor. Ele toca em temas importantes sim, mas faz uma dicotomia desequilibrada entre um assunto bem pautado e comentários descartáveis que por muitas vezes parecia querer jogar ele no holofote. Um livro que quer dar voz a uma classe não precisa do autor dando conselho motivacional barato pra uma mulher que tem dores jamais captadas por ele. Há pontos no livros que têm potencial sim, mas o Yuri se perde! Se perde na insistência do vocativo "Doutor", se perde ao fazer ligações incabíveis com a sua própria vida, se perde ao ter uma mudança de narrativa e linguagem que por muitas vezes dá a impressão que todos os diálogos saíram da sua própria cabeça. Enfim, é um tema com muitos pontos a trabalhar, mas que não foram bem explorados por um aparente egocentrismo do autor.

Patrick41 10/11/2022

Brabo
Esse é o meu verdadeiro objetivo quando falo que meu curso é Ciências Sociais e quero ser antropólogo, para realizar trabalhos fenômenos como esse.

Belinha 06/11/2022

Onde o conservadorismo infarta.
Esse livro definitivamente mostra a verdade nua e crua, literalmente e metaforicamente, sobre aspectos de uma população brasileira completamente marginalizada.
Quando eu escolhi esse livro para ler eu estava no início de um dos semestres mais conturbados do meu curso até então. Escolhi por ser curtinho, mas eu não imaginava a dimensão desse livro. O título que já afasta qualquer homem conservador, é incrível e nada que eu fale aqui vai fazer jus ao tamanho desse trabalho. O livro fala de amor, de humanidade, de exploração e de mais uma dezena de problemas presentes na sociedade brasileira.
Falando da minha análise enquanto futura terapeuta ocupacional (não pude deixar passar), o livro traz vários aspectos da forma de trabalho e do dia a dia desse grupo, além de mostrar de que forma a profissão é um agente limitador ocupacional.
Por fim, com relação a escrita, é fluida e a forma como é entregue nos prende na leitura. Eu particularmente demorei mais a ler por fatores externos que não me permitiram ter tempo mas assim que tive não demorei muito para acabá-lo.
Aconselho muito a leitura!
Ps. Conservadores, engulam o preconceito, pois a leitura vale muito a pena.