Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

larah38 27/08/2021

necessário.
o livro ja pelo titulo e proposta me chamou atenção. mas só lendo eu descobri o quanto é necessário! tá longe de ser um livro perfeito, mas sinceramente as histórias relatadas por todas essas mulheres e pelo Dante se sobressaem pra mim...

e a necessidade desse livro é imensa pois, assim como deixou claro o autor do livro, quem mais apto pra falar sobre exploração sexual do que quem vive isso diariamente?

nada muito pra falar ou pontuar nesse livro além de indicar fortemente a leitura e dizer que foi um dos melhores - se não o melhor - de 2021 até aqui.

LeonardoGS89 26/08/2021

A proposta do livro é muito importante e interessante.
Fiquei muito envolvido com as histórias da vida de cada entrevistado, e me deixou triste saber o desfecho que a Fernanda teve (sem querer dar spoiler), o livro é muito bom, aborda de forma muito clara várias situações, todas as histórias com grandes ensinamentos, não me importaria em ler se tivesse mais uns dez, vinte entrevistados, a única coisa que me incomodou um pouco foi que em alguns momentos o autor colocava-se mais como centro da proposta do que os entrevistados, saindo um pouco do foco, não que isso seja ruim, mas em certos momentos não havia necessidade, no geral, gostei bastante e recomendo.

Larissa Tabosa 25/08/2021

De início fui conquistada pelo título. Depois li a sinopse e tive certeza de que devia ler esse livro e, olha, ainda bem que o li. O tema é relevante, pois traz notoriedade para uma classe tão silenciada e a narrativa é fluída, embora em alguns momentos sejamos bombardeados por frases de efeito que nos causam uma vergonha alheia medonha.

Explico: Yuri escreve muito bem, isso é notório no último capítulo, que traz o nome dele, as conclusões a que ele chega e a forma como concatena as ideia ali é magistral. É até um pouco confuso comparar esse último capítulo, excelente, com o restante do livro em que ele abusa de tantas frases clichês e que mais parecem ter sido retiradas daqueles livros policiais de péssimo tom, que estão ali para serem engraçadinhos, mas, ao menos para mim, foram enfadonhos e causavam constrangimento.

Gostei da "seleção" dos entrevistados, pois mostrou as diversas faces da prostituição, temos da puta por necessidade, ao gigolô de luxo e por aí vai. Excelente essa escolha de personagens da vida real, ponto super positivo do livro.

Enfim, adorei a ideia do livro e acho que é uma leitura super necessária. Está de graça na Amazon, então aproveita, porque vale a pena, nos faz refletir e, com sorte, destrói alguns preconceitos que você eventualmente carregue.

"Muitas pessoas cultivam a ideia de que a puta não merece o direito da fala, porque faz um trabalho dito de caráter duvidoso. Mas, ninguém tem proibido o nosso presidente de falar e ele vem fazendo um trabalho igualmente questionável, não é mesmo?" Gritei aqui!

Bruna 24/08/2021

Livro impactante
Não leia se você tiver estômago fraco ou gatilhos. Esse livro é extremamente pesado, mas é MUITO NECESSÁRIO.
Aqui o autor é um jovem estudante de direito que entrevista várias garotas de programa. Através das entrevistas vamos conhecendo um pouco dessas moças, das suas vidas, alegrias e dores.
Tem algumas passagens fortes demais, e uns tapas na cara. Um choque de realidade.
Eu gostei muito que o autor, Yuri, usou de humor em alguns momentos do livro para que se tornasse mais leve, e assim mais fácil de digerir tudo isso.
Se eu tenho uma crítica, é apenas algumas passagens em que o autor comparou a história de vida dele com a das moças.
Enfim, recomendo fortemente!

Rony 23/08/2021

Sou Puta, Doutor! (O título do livro é perfeito demais)
Comecei esse livro por conta das questões sociais, e terminei com um livro maravilhoso como favorito. É muito doloroso olhar para a realidade brasileira nua e crua e em especial, para uma profissão marginalizada como a prostituição. Acho o título maravilhoso, consegue chamar a atenção e expor o tema tratado no livro. A escrita de Yuri é muito cativante e os relatos das "putas" é sensacional. Em muitos momentos, triste, mas tão verdadeiro que fascina. Recomendo o livro para as pessoas interessadas em compreender melhor as desigualdades sociais, sobre uma dificuldade enfrentada pelas mulheres e por muitas pessoas LGBT.

Karina 23/08/2021

O livro nos traz a história de 8 profissionais do sexo, entre elas, mulheres, homens, trans e travestis.
Ao entrevistar essas profissionais, Yuri - o autor - percorre desde a infância até o momento atual em que elas vivem, mostrando quem nem todo mundo que é prostituta está lá por necessidade.

Cada história, cada jeito, nos mostra que a mudança nunca é fácil, seja para entrar ou para sair, e todos tem um sonho de não mais trabalhar com isso, porém como todas falam, a sociedade não deixa.

Um livro para se pensar e refletir sobre aquelas pessoas que ninguém olha, mas todo mundo sabe e existe.

Jão.Silver 20/08/2021

Sou puta, doutor
"A dedicatória deste livro foi feita pensando, em essência, em Raquel. Que nossos corpos possam ser somente, e tão somente, nossos. De nosso controle e gerência. Aleluia, arrepiei!"

Uma experiência incrível com não-ficção. É maravilhoso ver um livro nacional tratar sobre esse tema, sobre uma classe tão marginalizada, levantando debates e dando voz. No geral, adorei a escrita, os depoimentos, você sentia em todas as declarações as emoções. Recomendo demaisss.

Gustavo Rafhael 20/08/2021

Todos deveriam ler esse livro
Histórias reais, fortes e tristes.
Essa obra é algo que eu nunca esperaria de um estudante de direito, parecem mundos tão distantes, mas Yuri Marques instigado por uma lacuna encontrada no artigo duzentos e vinte e nove do Código Penal foi para campo entrevistar prostitutas para ouvir suas opiniões sobre o que é exploração sexual.
Mas o livro não é apenas isso, ele é um meio de dar voz a essas pessoas que são tão marginalizadas e vítimas de preconceito e violência diariamente. São histórias contadas quase sem filtros, bem pesadas, bem dolorosas, cheias de traumas.
A leitura é fácil, é meio que acompanhar um bate papo do autor com as entrevistadas, porém não é tão rápida porque você precisará de um intervalo para dar uma respirada entre uma história e outra.
Leiam!

Maria 18/08/2021

Doutor?, levei um soco
Foi exatamente assim que eu me senti quando cheguei na última página, como se tivesse levado um soco. As histórias cutucam feridas abertas e pedaços intactos de pele, sem deixar nada como era antes. Eu senti que precisava gritar sobre esse livro e foi o que fiz, mandei mensagem escrita ?a quem interessar possa pra todos que pude?. Eu queria ter condições de falar sobre as histórias mas simplesmente não consigo. São? essenciais?

samiemo 14/08/2021

leitura extremamente necessária
Nesses relatos eu aprendi mais sobre meu país, sobre a realidade que vivemos, que muitas vezes são esquecidas e não ouvidas pelos demais

ana 13/08/2021

"sua luta está em acordar, encarar as marcas físicas e internas que consigo carrega e continuar a viver."

o livro toca em assuntos muito pesados e mexe com você de formas bem diferentes. a leitura foi extremamente enriquecedora para mim, abrindo um leque de reflexões que jamais passariam pela minha cabeça.

gan_nathalia 11/08/2021

Livro extremamente necessário
O autor fez um excelente trabalho, mostrando a realidade do mercado sexual. Cada um com realidades e historias diferentes e como esses profissionais devem ter certos direitos para evitar exploração. Infelizmente ainda é uma profissão vista com más olhos e com tabus, porém cada vende sua força de trabalho naquilo que sabe fazer.

Nicolli.Alves 04/08/2021

O livro aborda questões extremamente relevantes sobre a prostituição no Brasil, tanto pela ótica legislativa, quanto pelo lado pessoal, baseado nos relatos íntimos fornecidos pelas profissionais do sexo.

Byannca.VerAssimo 03/08/2021

Aqui temos 7 relatos sobre como as pessoas chegaram a Prostituição. Muito forte, marcante e chocante.