Sou Puta, Doutor

Sou Puta, Doutor Yuri Marques Peçanha

Resenhas -

triz 26/07/2021

Proposta boa, execução nem tanto
Minhas espectativas estavam bem altas com esse livro, a proposta em si é muito interessante. Entretanto, conforme o livro avançava foram aparecendo muitas coisas que me incomodaram, sendo principalmente a escrita e como o autor se coloca em foco.

De início não é tão evidente, mas lá do meio pro final é uma derrocada de expressões que fazem parecer que você tá lendo um livro jovem adulto de comédia. Você está preste a ler sobre violência e abuso e do nada uma frase como "se eu fosse um entrevistador à altura da deusa soberana Oprah Winfrey". Corta completamente o clima e a seriedade do tema. Não acho que esses "alívios cômicos" combinem com o contexto e proposta do livro. Pensei que seria um livro mais sério, dado o tema.

O autor também começa a falar sobre si mesmo e a própria vida do nada. Sinceramente, eu não queria ler sobre como ele não conseguia "arranjar um namoradinho", ou que a primeira vez dele foi dolorosa porque o cara tinha pau grande tipo ¿??¿¿
É muito "eu, eu, eu, eu, eu".

Gostei muito da proposta, acho que poderia ter sido melhor executada.
Larissa Tabosa 25/08/2021minha estante
Eu senti exatamente a mesma coisa sobre essas tentativas de alívio cômico. Isso me fez baixar a nota do livro. E é perceptível o quanto ele não precisava "apelar" para isso naquele último capítulo, super coeso e bem escrito.

thelondonriver 21/09/2021minha estante
Siiiim pensei a mesma coisa

Luriam 25/10/2021minha estante
O narrador me incomodou, pensei em desistir do livro várias vezes.

Otto2 15/08/2023

Uma Puta pode mexer com você
Mesmo sendo a segunda vez que eu leio esse livro, ele não deixa de me surpreender a forma com que Yuri e os(as) Profissionais do sexo mexem com os seus pensamentos.
Se me perguntarem se foi melhor do que a primeira vez responderei sim, e que, mesmo não tendo algumas emoções que nem da primeira vez ainda me fez sentir novas e algumas velhas emoções.
Digo caro leitor que ler isso agora esse livro, essas cafetinas, putas, profissionais do sexo, ou como você desejar falar mexem e muito com você.

Marcus Menezes 29/12/2021

Temática necessária
Confesso que fiquei interessado pela leitura por ser um livro com os resultados de uma pesquisa, ou seja, me interessei pelo caráter científico. Entretanto, acontece mais descrição dos relatos do que mais análise (não sei se foi isso que Yuri fez no texto original da graduação).

A temática é necessária? Sim! Mas a reprodução da pesquisa no livro não é das melhores. Dar voz às 8 pessoas entrevistadas com narrativas de vidas diferentes é a qualidade e, ao mesmo tempo, o problema do livro. Como dar conta de 8 narrativas de vidas? Sendo apenas uma provavelmente já daria um livro com muita discussão. Bem, os relatos são muito bons. Conhecer cada história foi importante para entender, de alguma forma, questões estruturais do Brasil.

Enfim, confesso que concordo com os demais comentários que precisava de ?menos Yuri? e mais discussão/análise. O ?eu? do autor no texto é algo que realmente incomoda. Discordo do Yuri do início do livro que quer ser imparcial na entrevista. Não há como ouvir tais relatos e não mostrar sensibilidade. Mas no texto? Não era preciso se mostrar tanto. Me incomoda como ele fala de si num momento que não é sobre as dores dele. Como é um livro publicado por uma editora, vou colocar alguns problemas na conta da edição, pois parece que foi apenas uma tentativa de tornar a pesquisa um livro de não-ficção do mercado editorial.
Gyovanna 29/12/2021minha estante
Tava querendo saber sua opinião sobre!!

Ketlyn Stefhane 03/09/2021

Assunto delicado tratado com negligência
O livro tem ótima premissa, começou e encaminhou (até certo ponto) de boa forma, é bem escritório de maneira geral. A importância de se dar voz aos profissionais do sexo é inegável e a leveza como as entrevistas foram trazidas mostrou-se positiva visto que, se tratado de forma mais rígida, o pública mais sensível (incluso eu) não conseguiria terminar o livro. Entretanto, o último capítulo me deixou demasiadamente incomodada talvez por eu ser o que o autor chama de "feminista abolicionista". Li, recentemente, dois livros que tratam da discussão sobre regulamentação x abolição da prostituição (São eles O terrível flagelo da humanidade - Rafael Nóbrega e Meretrizes e doutores - Magali Engel) em séculos passados. O autor em algum momento diz que o discurso abolicionista não pensa a longo prazo mas fato é que medidas de regulamentação são tomadas há séculos e ainda assim, num resultado a longo prazo, tem-se esse cenário catastrófico atual da prostituição, logo, não funciona.
Senti que em alguns momentos o autor que naturalizar e até romantizar a prostituição, chegando a dizer que, se o homem que contratou o serviço for solteiro, não faz mal a ninguém. Isso vai contra toda a questão levantada sobe exploração sexual. Não existe forma certa e saudável de se prostituir. Toda forma de prostituição é uma exploração. Todo serviço sexual contratado, não passa de um estupro pago e, independente do quão "saudável" possa parecer a ação do cliente, ainda fará mal a mulher prostituída. Corpos não são objetos para serem vendidos e atos sexuais não são serviços a serem comercializados.

Morais__ 05/11/2021

Da a voz que elas precisam
Esse livro nada mais é do que o próprio autor fazendo uma entrevista com 8 profissionais dos sexos, e no meio dessas entrevistas, a gente vai conhecendo cada um dos entrevistados, o que aconteceu pra que eles entrassem nessa vida da prostituição, o seu passados, como é o dia dia de uma puta num país conservador e a dificuldade em que esses profissionais do sexo enfrentam.

Nisso, conhecemos um mãe se prostituindo pra sustentar a sua filha, uma transexual que precisou sair de sua casa pra se ver livre de ameças e abusos, a dificuldade de uma travesti de conseguir uma oportunidade de trabalhando sendo quem é, um depoimento de uma cafetina sobre os bastidores das casas de prostituição e de uma atriz porno dizendo o bastidores dos filmes pornográficos. Foi um livro tão diversificado, com várias pessoas diferentes mas que estão no mesmo universo da prostituição e foi isso que deixou o livro rico e interessante. Foi um livro que me tirou algumas risadas ( e isso é super raro acontecer) e me deixou emocionado em certos pontos.

Apesar da minha ignorância sobre determinados assustos e leís, isso não estragou a experiência de leitura que estava tento com o livro. Queria saber o que eles tinham a dizer sobre a prostituição, como era sua vida antes e depois de entrar nesse mundo. Foi um livro que me despertou mais empatia pra esses profissionais, principalmente aqueles que por consequências da vida acabou optando por entrar na prostituição, por que era a única forma de sobrevivir. Aprendí com algumas da entrevista a importância do amor e da empatia. Um livro pra se aprender e se emocionar :)

LeonardoGS89 26/08/2021

A proposta do livro é muito importante e interessante.
Fiquei muito envolvido com as histórias da vida de cada entrevistado, e me deixou triste saber o desfecho que a Fernanda teve (sem querer dar spoiler), o livro é muito bom, aborda de forma muito clara várias situações, todas as histórias com grandes ensinamentos, não me importaria em ler se tivesse mais uns dez, vinte entrevistados, a única coisa que me incomodou um pouco foi que em alguns momentos o autor colocava-se mais como centro da proposta do que os entrevistados, saindo um pouco do foco, não que isso seja ruim, mas em certos momentos não havia necessidade, no geral, gostei bastante e recomendo.

Rayliterando 08/04/2024

Serei rápida, simples e direta. Nesse livro aprendi muito sobre valores... aprendi que não devemos constatar nada sem antes consultar aqueles que estão na raiz do "problema".
Aqui tive uma visão muito ampla do que seria a prostituição no sentido real. A obra literária de Yuri não mostra apenas um ou dois lados do que é ser puta. Aqui aprendi que a prostituição não é e jamais será uma coisa só, ela tem vários lados, até porque seria errado dizer que todas as pessoas entram na prostituição pela mesma causa. Confesso que antes de ler esse livro eu fui uma pessoa extremamente preconceituosa, confesso também que não dei nada pelo livro, mas logo nas primeiras páginas me senti presa na narração simples de Yuri e nos depoimentos de modo geral. Adquiri muitos conhecimentos a partir dessa obra, e semana passada usei uma das frases de Fernanda Monteiro em uma redação, cujo tema era "Transexualidade no mercado da prostituição no Brasil em questão".
Quero terminar essa resenha agradecendo ao renomado Yuri Marques Peçanha. Agradeço por ter dado certa visibilidade ao depoimento de prostitutas e profissionais do sexo, por fim, agradeço também por mudar minha concepção a respeito da prostituição.

Renata.Pessanha 20/12/2020

Livro interessante e de fácil leitura
Li tudo em dois dias. Sempre tive interesse em assuntos relacionados ao submundo da prostuição. E o autor, Yuri Peçanha, faz um ótimo trabalho neste livro. Além da coragem, é nítido o talento com a escrita. Parabéns pela conquista!
Carlos.Erik 20/12/2020minha estante
Onde tem esse livro? Ebook ou físico?

Renata.Pessanha 21/12/2020minha estante
É ebook. Eu adquiri pela kindle da Amazon, na época por uns 11 reais.

Rayane469 31/05/2022

Arrepiei!
Que leitura maravilhosa! Me envolvi por completo com a história de cada um (que foi brevemente contada neste livro).
Pude observar a "prostituição" em várias perspectivas, pontos de vista, falas e sentimentos.
Algumas histórias doeram demais e me causaram arrepios (estes, infelizmente, não foram arrepios no bom sentido da palavra).
A forma como as entrevistas são escritas, as falas dos personagens... tudo foi esplêndido e me tocou demais! Assim que comecei, não consegui mais parar.

A prostituição foi mostrada através de várias "óticas" e por quem verdadeiramente conhece o assunto e vive esta realidade na pele. Pude sentir a dor de alguns; sorrir com algumas outras frases; despertar a "empatia" ...
Enfim, minhas emoções gritaram durante TODA a leitura.

Recomendo!

mar__ 02/07/2021

O livro tem uma proposta muito legal, adorei conhecer um pouco dos entrevistados e o modo como o autor reflete sobre as falas de cada um.
Desde o inicio, Yuri fala que não tem o objetivo de permanecer como o tipo pesquisador dentro das normas, se mantendo apenas como observador e não interferindo com pensamentos diretos e pessoais, o que achei ótimo para a dinâmica! Ele coloca muitas reflexões a cada entrevista e o livro não seria tão bom se as regras de pesquisa tivessem sido mantidas

Vilamarc 12/06/2022

PL Gabriela Leite sobre art. 229 do Código Civil
Pesquisa acadêmica sobre o artigo 229 do Código Civil brasileiro que define Exploração Sexual, sob a ótica de Prostitutas entrevistadas tendo em vista o PL que traz novas definições, regulamentações e competências. O que na visão do pesquisador não leva em conta a diversidade apontada nas entrevistas e que talvez aprofundem a exploração ao mesmo tempo em que pode impor dificuldades ainda maiores para as profissionais.
Creio que para uma pesquisa científica conclui com muitos sensos comuns e opiniões pessoais, além de que, a maioria das personagens escolhidas para o recorte, priorizando a diversidade, acabam glamourizando o ofício.

Davidmulder 04/03/2023

Ser Puta no Brasil
E um livro de entrevistas das profissionais do Sexo, que mesmo sendo um profissão ja reconhecida no Brasil ainta tem muitos taboos.
São apenas 10 capítulos com um leitura tranquila e pra mim divertida pois e facil nota na narrativa o cuidado que autor teve escolher bem as palavras para retrata cada entrevista

Lhyz 31/07/2021

"Ser puta é ter que sobreviver, meu amor, mesmo que para...
(...) isso você se odeie um pouco mais a cada dia que se passa." P. 17

Eu nunca tinha parado para pensar sobre prostituição do jeito que foi apresentado nesse livro. O autor conseguiu fazer um processo de humanização com esses trabalhadores do sexo através do ato de sentar e escutar sobre as suas realidades e PUTZ que trabalho incrível.

Me senti muito supresa com meus conflitos em conseguir construir uma opinião sobre tudo isso e, sinceramente, não acredito que eu precise ter uma opinião pedrada sobre as profissionais do sexo e sobre a prostituição em si. Porém, sei por fato que respeitar as suas realidades, histórias e necessidades é ESSENCIAL e sei também que é obrigação do estado prover meios de evitar a exploração sexual tão vigente nessa profissão.

Há muita complexidade nessa temática e o livro passa bem esse sentimento. E apesar do tema que muitas vezes ruma por caminhos tristes, você se vê rindo e se emocionando.

Sabrina370 12/09/2022

Realismo
O livro retrata um lado que muitos não conhecem sobre a prostituição, ele traz a história das profissionais por uma outra ótica.

Nathy215 23/06/2021

Uma leitura que vale a pena!
Aprendi e absorvi muitas coisas, não tinha conhecimento sobre a lei Gabriela Leite e foi muito interessante entender e aprender um pouco sobre.

Precisa de revisão e algumas palavras parecem não existir, até cheguei a pesquisar umas palavras estranhas e simplesmente não existiam nas buscas, como "úlria"

Não imaginava concordar com tantas coisas nesse livro, mas concordei e até repensei alguns dos meus pocisionamentos.Muitas falas inteligente e muito triste saber que tantas mulheres fortes são silenciadas por exercer uma profissão.

"Mas crianças não deveriam aprender sobre uma religião em específico, ou não aprendem sobre nenhuma ou aprendem sobre todas. Isso seria o mais correto e democrático para o bem da criança"
pg 176

Esse trecho parece tão "solto" mas eu amei ouvir essas opiniões fortes e inteligentes, poderia ter 100 entrevistas e eu prestaria atenção em cada uma, com muito prazer.

Parabéns ao autor Yuri Marques, por fazer uma pesquisa em um campo não muito explorado, por ouvir quem a sociedade tem ignorado tanto. (é desse tipo de estudante de Direito que nós precisamos, que se tornem profissionais comprometidos, que realmente se importam com as pessoas)
Liara.Brem 23/06/2021minha estante
Esse livro é incrível, nos faz reaver nossos estigmas e pensamentos e nos dá outra perspectiva sobre esse assunto.