Ace of Spades

Ace of Spades Faridah Abike-Iyimide

Resenhas - Ace of Spades

Carol B. 11/01/2022

Um thriller YA sensacional.
O plot é interessante, o mistério te prende demais na história, os protagonistas são muito bem desenvolvidos e livro aborda temas importantíssimos como racismo, homofobia, bullying, gaslight, (inclusive, cuidado com esses gatilhos).
A forma como o livro retrata o racismo, principalmente institucional, é escancarada e necessária. Pra refletir, nunca mais esquecer e sempre combater.

deadpoetz 10/01/2022

virou meu thriller YA favorito.

a escrita é perfeita, a autora consegue construir uma tensão tão grande que vc sente o desespero dos personagens em cada cena.

o desenvolvimento da dinâmica entre os dois protagonistas é muito interessante e eu amei a complexidade dos personagens.

nem sei explicar exatamente o que eu senti quando comecei a entender o quão elaborado era tudo isso sobre ases.

é um livro cheio de representatividade e críticas sociais, abordando assuntos como racismo e homofobia.

só não dei 5 estrelas pq achei algumas coisas bem previsíveis e esperava um pouco mais do final.

(PESQUISEM OS GATILHOS ANTES DE LER, TEM VÁRIOS)

Vivs | vivsbookshelf 02/09/2021

Uma alegoria para representar o racismo estrutural
Quando eu li a sinopse deste livro, me interessei demais! Uma junção da série americana ?Gossip Girl? com o suspense de terror psicológico do filme ?Corra? de Jordan Peele. ~ A própria autora inclui citações desses trabalhos no livro.

Um livro que pretende ser uma alegoria do racismo estrutural, trazendo os protagonistas Chiamaka e Devon para representarem parte da população que sofre o racismo, mas que nem sempre se materializam nas relações e interações interpessoais.

Um suspense escolar envolvente e dramático, e que dá a voz a dois protagonistas fortes e que também representam a comunidade LGBTQIA+. Não esperava algumas reviravoltas, mas gostei como a autora finalizou tudo. Realmente gostaria de recomendar esse livro para todos, mas sei que pode não ser o estilo de alguns leitores. Por conta das inspirações, já até imagino um adaptação desta história também.
dudaisreading 02/09/2021minha estante
SIM SIM SIM!!!

Monique Cristine 03/09/2021minha estante
ele já tem previsão de publicação no Brasil?

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Monique ainda não vi nenhuma editora se pronunciando, mas o livro lançou este ano. Então quem sabe ?

Flá 03/09/2021minha estante
Ai mdsss vontade de comprar o ebook agora kkkkk (tá mto barato)

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Fla se você curti esse estilo, eu super recomendo ???

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
Ainda bem que comprei o e-book esses dias! Fiquei animada p ler logoo

mari | @marisbookshelf 03/09/2021minha estante
E parece que ele vai sair pela Plataforma21!

Vivs | vivsbookshelf 03/09/2021minha estante
@Mari tudooo! Quero mesmo que tenha tradução ??? já quero fisico kkk

leticomlivros 20/05/2022

QUE LIVROOOO
Muito mais do que um suspense adolescente, esse livro entrega temas super sensíveis, bem explorados, personagens marcantes, plots de explodir a cabeça e momentos muito emocionantes!!

**Possíveis spoilers abaixo**

Me peguei pensando na motivação da galera da Niveus e que era absurda demais para ser só pautada na questão racial, e então eu me lembro não só da escravidão ao redor do mundo e do naz1sm** e ai eu fico: CARAS, isso realmente aconteceu. Pessoas brancas realmente se acharam na posição de eliminar pessoas pretas (entre outras) e não, não tinha uma razão "melhor" que essa. E ai todo o livro fez sentido.

Que livro FORTE, PESADO, MAGNÍFICO, apenas! A realidade esmagadora do Devon e os comportamentos da Chiamaka construídos em cima de uma carga tão forte de quem eles deveriam ser, e ao mesmo tempo na luta de quebrar aquelas expectativas.

A minha ÚNICA questão com o livro talvez fique no momento do incêndio no baile que talvez tenha sido rápido demais oq deixou meio nebuloso aquela parte do acontecimento (e até um pouco conveniente demais)

Porém o epílogo e aquela cena final da Chiamaka = simplesmente ARREPIADA.

Muito bom, apenas um livro que não só te prende, como também te dá um socos no estômago e uma surra de realidade e frustração, mas também a esperança de que um sistema falho jamais deve vencer.

ana 19/08/2021

leiam ace of spades !!!
esse livro me surpreendeu tanto que eu não sei nem por onde começar.

todos os personagens foram muito bem escritos, cada um com sua storyline e TODOS tão ali pra fazer sentido a história.

confesso que na metade do livro eu já tinha descoberto quem aces era, mas sinceramente nem me importei por que o verdadeiro motivo pelo aces existir é o que mais vai te deixar surpreso.

todos os plottwists foram bem feitos e úteis na história, não achei forçado.

e de quebra eu ainda chorei e eu NUNCA choro com livro !!!!! eu não consigo nem entender como foi o primeiro livro que a autora escreveu por que de verdade, que obra prima.

clarys 13/07/2021

LEIAM POR FAVOR
um dos melhores livros que eu já li. o mistério, os personagens, tudo construído perfeito. E O PLOT PELO AMOR DE DEUS. uma mistura de gossip girl com elite com get out. MUITAS mensagens importantes e realmente é um livro que todo mundo tem que ler ele é NECESSÁRIO. além do mais o ingles é super tranquilo pra ler. tô em choque até agora vou precisar de 30 dias úteis pra digerir
Amanda Araujo 13/07/2021minha estante
Será que tem em português?

clarys 14/07/2021minha estante
aínda nao tem mas acho que daqui a pouco lança

luanssantos 02/10/2021

Aclamado e incrível Ace of Spades ??
Ace of Spades, Faridah Àbíké-Íyímídé - inglês (intermediário/ avançado)

Dois adolescentes. Pretos. Um rapaz e uma moça. Um de família humilde, outra rica. Mais opostos do que similares, certo? Isso até Devon e Chiamaka se verem ameaçados pelo mesmo inimigo.

Ambos estudam na Academia Privada Niveus, uma escola para alunos de elite nos EUA e são os únicos estudantes pretos da escola. Embora seja animador e excitante estar em um ambiente da alta sociedade, nossos personagens se veem expostos por um stalker chamado Aces, que desenterra vários segredos de ambos adolescentes.

Ao longo da trama, a autora traz diversas problemáticas sociais atuais como bullying, classismo, racismo e homofobia, as quais são vividas pelas duas personagens. Nesse sentido, em meio a tantas incertezas, exposições, difamações, angústias e medos, nossos personagens terão de colocar suas diferenças de lado e se unirem com um propósito comum: Descobrir quem é Aces e derrotá-lo.

Por ser ambientado majoritariamente na academia, o suspense criado pela autora é bem diferente da maioria dos livros desse gênero. Primeiramente, não é policial e por isso me surpreendeu muito! Embora goste muito desse tipo de suspense, curti bastante experimentar outros tipos.

Ademais, devo destacar a fluidez da escrita da autora, bem como os ganchos entre capítulos - que mostram as perspectivas de Devon e Chiamaka - ao longo da história.

Por fim, gostaria de dizer que se você que me lê for negro (a), LGBTQIA+ e mulher esse livro vai lhe fazer refletir muito sobre a sociedade em que estamos inseridos e te lembrará sempre de não desistir dos seus sonhos. Assim como pessoas brancas, cis e héteros devem ler também!

Espero que gostem da resenha e que leiam esse livro! Já está disponível pela Plataforma 21 aqui no BR! ????

AliIsGay 23/11/2021

get out meets gossip girl but it gets creepy real quick
In this book we follow Chamaka and Devon, the only two black students in a private high school called Niveus academy. In the beginning of their senior year they start receiving anonymous messages that expose their secrets, threaten their academic future and most importantly: put their lives in danger.

->overall opinions: I have no words to describe the viceral uncomfortable feelings this book made me feel, I was on the edge the entire time and even then I was shocked with everything that happened.
As a white person, I won't comment on the black representation, because it's not my place (more about this on the end) but as a LGBTQ person, I can say, that this book made me cry multiples times with it's messages and it's simply the perfect type of representation: it changes the characters perspective and lives but not in a way that feels patronizing.

The Characters:
-> Devon Richards: I'll admit, Devon was my favorite character because he's the one I related to the most, he's kind and suspicious and a music lover and I absolutely LOVE the way his background and home-lige affects him without stopping the plot. He's the one I wanted to keep inside a box and keep safe.
-> Chiamaka Adebayo: while she was harder to relate to she's also the one I knew was going to make shit happen, and she did, and it was awesome, I love her aspirations and ambition and I love her commentary on her origins, she's interesting and mysterious and simply one of the best female characters I've seen in a YA(NA?) Story.

The plot: It. made. My. Head. Explode.
Throughout this story I was deeply uncomfortable and incredibly interested, it's been a while since a book griped my neck and basically forced me to read it. Sorry for the image, in simpler words, I couldn't stop myself from reading this and the more I did the more I wanted to know and on the end it didn't disappoint, I was gaping my mouth like a dumb fish from the 60% mark forward.

Final thoughts: everyone should read this book, but especially white people, because it's hard for us to understand how lucky we got in life, and it makes us realize how fucked up the world is. This book is a masterpiece that talks about racism, elitism, white supremacy homophobia and much more, I can't wait to read more from this author.

juni 28/12/2022

mais uma razão pra ter medo de adolescente
vou precisar de umas boas sessões de terapia pra me recuperar e digerir esse livro completamente. acho que nunca tinha ficado tão angustiada, tão nervosa, gritando e me revirando na cama por canta de um livro antes.
o plot em si não é algo inovador e surpreendente mas a construção dos personagens secundarios, eles são tão ruins, tão crueis e é inacreditávelmente real que apesar de eu saber que o plot twist tava vindo eu não queria acreditar que era isso mesmo.
gostei muito do final, especialmente o epílogo, mas queria que tivessem dado um pouquinho mais de atenção pro pessoal que ajudou eles. queria também que a história da chimaka com a menina não fosse tão triste, é muito difícil ver alguém se descobrindo safica e tentando que passar por uma situação ruim assim logo de cara com a primeira menina que ela foi afim :(
esse é, com certeza, o melhor livro que eu li esse ano e um dos meus favoritos da vida. (não vejo a hora de comprar pra reler e colocar na minha estante junto com os meus outros livrinhos que eu amo muito muito)

(SPOILER: o tanto que eu xinguei aquele desgraçado do amigo do devon, eu não tenho nem mais palavrões o suficiente. um bando de riquinho branquelo mimado sendo racista é compreensível pois veja bem riquinhos branquelos e mimados mas o cara cresceu passando pelos mesmos perrengues que o devon sabe? tudo que eu queria era que alguém do bairro dele descobrisse e descesse o cacete nele só pra ele ficar esperto)

ana.clofa 12/11/2021

Se Pânico encontrasse Corra!
Eu não sei o que escrever aqui pra convencer todos os leitores do mundo a lerem esse livro. Mas acreditem em mim quando eu digo que esse livro é a mistura perfeita entre os filmes de Scream e Get Out!

Acho que o que mais surpreende nessa leitura não é nem a revelação de quem é Ace, ou todo o mistério criado, porque à medida que você lê dá para saber, mas você acha que seria absurdo a autora escrever aquilo. Então o problema aqui, é que a autora segue SIM com o que é "absurdo" e o que te aterroriza é a percepção de que isso é uma coisa totalmente plausível de acontecer na vida real. Assustador.

A construção do suspense da história é sensacional. É como ver um filme de terror: enquanto lia certas cenas eu tinha a impressão de estar ouvindo aquelas músicas de tensão logo antes do assassino atacar. Teve momentos que precisei pausar um pouco a leitura por estar com o coração acelerado! Mas é impossível de largar esse livro depois de uns 60%.

Tirando toda a questão do suspense, também gostei muito do desenvolvimento dos protagonistas. São personagens com falhas, muito reais, mas com os quais você simpatiza. Gostei da representatividade que eles trouxeram. Apesar de não ser um livro de romance, acho que a autora trabalhou bem os relacionamentos que eventualmente acontecem.

Realmente, minha única crítica é o encerramento do livro. Houve muita construção para chegar até o final, que se "resolveu" em 10 páginas. A autora deixou muitos finais de personagens em aberto e depois pulou para um epílogo no futuro, que sinceramente, não me explicou muita coisa. Então isso foi um pouco decepcionante.

Eu tiraria 0,5 estrela da nota por conta disso, mas acabei deixando em 5 pela experiência de leitura maravilhosa que eu tive com ele. Um dos melhores do ano com certeza. Vou acompanhar a autora a partir de agora, que nesse debut já me maravilhou tanto.

Por favor, leiam todos! Já saiu tradução em português também!

Duda 06/03/2022

Esse livro não te dá um minuto de paz, ele é tenso, cheio de suspense e te deixa desconfiado de todos. A intensidade da história força o leitor a refletir sobre os paralelos com o mundo real.

A escrita é de ótima qualidade, tendo uma fluidez que deixa aquele sentimento de sempre querer ler mais um capítulo.

As personagens são muito bem escritas e a narrativa é bem desenvolvida. Amei o livro e recomendo a todos.

Luli 05/08/2021

Ace of spades
esse livro virou um favoritado meu,serio que livro perfeito,trata muito sobre assuntos atuais,se você leu gossip girl e gostou leia esse livro,é tipo a serie so que abordando o racismo também.
E provavelmente é um dos livros com mais representatividade que eu ja li.

Bialourenco 09/06/2022

Ponderei bastante antes de avaliar esse livro, no inicio parece apenas um trote infeliz contra os únicos pretos da escola, mas logo levamos um baque de realidade,a dura vida de Devon, o bullying, o racismo, a perseguição, a maneira nojenta que os racistas de Niveus tratam os protagonistas, tudo isso se junta numa atmosfera tão pesada que em alguns momentos me senti sufocada, um mal estar real.
Esse livro não é nada igual a qualquer outro que li antes, não por ter um desfecho inesperado ou por ter um baita plot twist, mas por mostrar a realidade, pela riqueza na escrita, nas descrições das sensações que os personagens tem nos momentos difíceis, tudo isso só poderia ser escrito por uma autora preta. É triste saber que existem pessoas como os estudantes de Niveus na vida real, mas é reconfortante saber que também existem pretos que mesmo sofrendo tanto conseguiram vencer como Devon e Chiamaka, gostei da obra e provavelmente consumirei futuros lançamentos da autora.