O palácio de inverno

O palácio de inverno John Boyne

Resenhas - O Palácio de Inverno

Kety 03/09/2011

O Palácio de Inverno lembra muito Amor em São Petersburgo, do Konsalik, lembra muito mesmo. A queda do regime czarista e a Revolução Russa apesar de serem temas já explorados ao máximo, ainda exercem um grande fascínio nos leitores, acho que o mérito do John Boyne foi não só colocar os personagens diretamente ligados ao centro do poder e participando ativamente dos acontecimentos, mas principalmente deter-se em algo que precede tempo e lugar, o amor e seus obstáculos, e não apenas obstáculos externos, mas focando nas agruras e nas venturas da convivência, de como as pessoas têm de abnegar-se, perdoar, ceder, reconstruir, auxiliar... para viver um grande amor. Tanto O Palácio de Inverbno como Amor em São Petersburgo são ótimos livros.

Kriss 29/01/2012minha estante
Adorei a leitura deste livro por apresentar linguagem de fácil entendimento e retratar todo esse período de Revolução Russa. A história é linda e intrigante. REcomendo

Duda 29/08/2012

O Palácio de Inverno - John Boyne
Se tornou um dos meus livros favoritos. Confesso que no começo achei um pouco chato, confuso talvez, mas logo me prendeu, não conseguia parar de ler, e li até bem rápido pra um livro de quase 500 páginas. Recomendo acompanhar tantos mistérios, numa história mais complexa do que "O Menino do Pijama Listrado", e com um final que pode-se dizer, me surpreendeu. Vale a pena.

CRIS 27/03/2012

Romance delicado e envolvente. A história de amor se inicia no período da Revolução Russa. A partir deste ponto o autor vai contando a história junto com os acontecimentos políticos da Europa entre a 1ª guerra, a 2ª guerra até os anos de 1980.
Além da linda história de amor o autor descreve as belezas das paisagens da Rússia e dos palácios onde viveu a família Romanov.
Adorei!!!!!!

Edilene 02/02/2012

O PALÁCIO DE INVERNO
Acho que todos já falaram o quanto é emocionante este livro.
É impressionante a maneira com que o autor narra o romance,misturando personagens históricos com fictícios.Gostei do livro desde as primeiras páginas principalmente do modo aleatório que John Boyne narra e mistura diferentes épocas,mostrando minuciosamente detalhes históricos.
Se o leitor pesquisar sobre a família Romanov,verá que os acontecimentos que o autor narra,misturados com a ficção se encaixam perfeitamente.
O final é muito,mas muito lindo!John consegue emocionar o leitor relembrando acontecimentos que foram mostrados no inicio do romance,e tudo se encaixa,e tudo é emoção!!!

Olgashion 03/12/2012

A história do Georgui e da Zoia é emocionante! Cheguei ao fim do livro às lágrimas :)

E esse livro tem um que a mais porque foi presente de uma pessoa especialíssima!

Psychobooks 22/01/2011

Resenha Feita pela Rafa- naruchan, no Psychobooks Convida.
Não vou negar, sempre gostei da estória russa. Por algum motivo, desde muitos anos me sinto atraída por este país e, principalmente, o período conhecido como “Revolução Russa”. Acima de tudo, um dos grandes mistérios e um dos meus maiores interesses sempre foi à família Romanov, mais especificamente, a família do último Czar da Rússia, Nicolau II. Por isso, quando li a sinopse de Palácio de Inverno, imediatamente me interessei. Aliás, o interesse cresceu ainda mais quando descobri que o autor, era o mesmo do Best Seller, O menino do pijama listrado.

Passado algum tempo, então, adquiri o livro e em uma noite terminei a leitura. E o que dizer? Bom, minha impressão foi tão grande que pedi licença pras gurias do blog pra poder vir aqui, contar pra vocês.

A história é uma mistura de fantasia e realidade, combinado com um grande ‘e se...’ no final. Contada em flashbacks, a juventude de Geórgui, o personagem principal do livro, traz uma mistura de diferentes sensações para quem lê. Nostalgia, pelos tempos de juventude do personagem, quando ele ainda tinha fôlego e sede de aventuras, saudade por um passado outrora glorioso e que, depois de tantas décadas, fora totalmente esquecido e acima de tudo uma certa aflição e tristeza, porque quem conhece a trágica estória da última família imperial da Rússia, sabe o triste fim que o interesse romântico da juventude de Geórgui, a Princesa Anastasia Romanov, terá.

A cada página, a cada capítulo, novas surpresas, novas expectativas, novas experiências. O romance tão impossível e proibido quanto delicado e puro, entre a Princesa e Geórgui nos faz torcer e esperar cada vez mais, muito embora o destino de ambos já esteja traçado, já que sabemos que o futuro não traz esperança para os dois. Geórgui está casado com Zoia, uma mulher que se encontra a beira da morte, vítima de um câncer, mas que mesmo assim é forte e extremamente decepcionada. Decepcionada com a vida, com o tempo, marcada pelo passado de guerras e perdas tão extremas que nem o mais forte ser humano é capaz de escapar totalmente ileso: a perda trágica e prematura de sua família, vítimas da revolução.

Mas não se enganem, o livro não é uma tragédia grega, muito menos um dramalhão sentimental. Não. Muito pelo contrário, ele é um retrato fiel e ao mesmo tempo fantasioso da vida de personagens históricos reais (exceto, óbvio, a personagem principal). Embora triste, nostálgico e por que não dizer, solitário, as lições que a leitura nos trás de vida, perseverança e especialmente amor estão marcadas a ferro em cada página.

E, quando surgem as lágrimas, eu penso ahh...
*Então é isso que significa estar sozinho.

Milla 20/10/2010

John Boyne com certeza vai ficar marcado na história como um ótimo escritor sobre guerras e os dramas vividos nas épocas.
O palacio de inverno consegue misturar a infancia, adolescencia e velhice de Georguie sem confundir o leitor, é claro que para um entendimento perfeito do livro reler seria muito bom e é o que pretendo ;uma vez que as historias só se desenvolvem realmente no final traçando um enredo com gosto 'quero mais'
O livro também é muito útil para se compreender um pouco mais o que se passou na Rússia entre 1915 - 1980, desde que voce ja tenha uma base escolar formada e compreenda o que foi coisas como domingo sangrento , segunda guerra mundial, Lenin etc.

O final NÃO é daqueles tipicos : sofreram - choraram - viram pessoas morrerem - faltando 10 pags para acabar o livro algo acontece e todo mundo fica feliz-
o final já é esperado, desde o começo , mas o que realmente vale é o desenrolar da coisa o que só acontece faltando menos de 30 paginas :B

leitura bem agradavel , linguagem facil, historia envolvente enfim,
com certeza se tornou um dos meus preferidos, indico demais :)

Vivi 07/05/2024

Geórgui impediu um atentado contra a vida do grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do Czar Nicolau II, que ficou grato e o nomeou como guarda-costas oficial de seu filho Alexei, que seria o próximo czar. Entretanto, com a revolução de 1917, ele acabou fugindo com a caçula do Czar, Zoia para salvá-la dos Bolcheviques.
Uma narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, na Inglaterra e na época dos czares russos.

Raquel T Moura 28/11/2010

Gostei da narrativa mais do que qualquer outra coisa nesse livro.

Adoro livros em que a narrativa flui natural e rapidamente, quando o autor consegue cativar e entreter com a história.

E como romance histórico, John Boyne acertou nesse.

Um livro leve, interessante e bonito.

Bruninha 25/05/2012

Perfeição!
Nossa, mas um romance perfeito do John Boyne. O palácio de inverno é o terceiro livro que leio dele e realmente não sei como ele consegue desenvolver histórias totalmente diferentes mas ao mesmo tempo tão maravilhosas. Histórias estas que prendem o leitor do começo ao fim cheias de muita emoção... Simplesmente o recomendo muito, Boa leitura!

Sophia Rosnovsk 01/05/2012

Simplesmente LINDO.
Não deixem de ler.

CooltureNews 02/06/2012

Publicada no www.CooltureNews.com.br
Estou de volta para falar de mais um livro de um de meus autores favoritos, John Boyne, desde que tive o privilégio de ler O Menino do Pijama Listrado, virei fã incondicional do autor, entretanto após ler O Palácio de Inverno temo dizer que acabei me tornando um daqueles fãs de carteirinha que a partir deste momento não conseguirei encontrar mais nenhum defeito em suas obras, ou simplesmente irei ignorar os mesmos. Este livro acabou de entrar para o meu disputado Top 5, e se não tivesse muitos outros para ler posso garantir que iria embarcar novamente nesta história.

Neste livro somos transportados para as terras frias da Rússia nas vésperas da queda do último czar russo, Nicolau II, através dos olhos de Geórgui, um simples campones que teve toda sua vida alterada ao tentar impedir que seu melhor amigo desse um tiro no primo do czar. Após esse ato de bravura, Geórgui é levado para São Petersburgo e se torna o segurança pessoal de Alexei, o Czarevich, próximo na sucessão do império Romanov.

Em contra partida, somos apresentados a Geórgui, um senhor de idade que está prestes a perder a mulher amada. Neste momento díficil de sua vida, começa a relembrar seu passado e toda a trajetória vivida até aquele ponto. Essa forma de narrativa, onde o passado e o futuro são narrados de forma intercalada até que eventualmente se encontram tornou toda a leitura dinâmica e rápida, afinal era praticamente impossível parar a leitura.

A história sobre a queda do czar sempre me fascinou, apesar de não a conhecer muito bem, quando soube que esse livro retratava justamente esse ponto da história, com um pouco de ficção, minha vontade de ler só aumentou. Encontrar em suas linhas alguns personagens já conhecidos do grande público (em grande parte devido a Disney, rs) como Anastácia e Rasputin tornou a leitura mais interessante. Como grande fça de livros fantásticos e devido a toda mitologia que circunda esse personagem, confesso que esperava um pouco mais de sua participação, mesmo sabendo que o livro não se tratava disso, afinal o livro não tem foco na guerra nem em questões políticas, é um romance, mas não um qualquer. Quem me dera que toda a história contada fosse real.