O sol na cabeça

O sol na cabeça Geovani Martins

Resenhas -

understars 18/04/2024

Papo cabeça te coloca pra pensar
A situação do oprimido, como a roda gira sem parecer nunca girar. essa merda de sistema que oprime, mata, favorece aqueles que nunca chegaram nem perto de serem desfavorecidos. injustiça. ódio. revolta.

Luache 18/04/2024

Sol na Cabeça
Um mundo tão diferente, experiências que que me fogem, me chocam, me revoltam, me entristecem. Nunca tinha ouvido a voz desse homem negro, pobre e favelado, que não está fazendo uma crítica social direta. Está apenas contando sobre a sua vida, a vida como ela é, praticamente um novo Nelson Rodrigues do morro.

RayLima 15/04/2024

Um choque de realidade
Na contracapa há o comentário que Chico Buarque fez sobre esse livro: ?Fiquei chapado.?. E foi exatamente o que senti na maioria dos contos. O Sol na Cabeça é uma uma coletânea de contos do escritor carioca Geovani Martins. São 13 contos que retratam o cotidiano de meninos (crianças, adolescentes e jovens adultos) moradores de comunidades do Rio de Janeiro.

O autor traz uma linguagem nova para a literatura brasileira, apesar de trazer sim um certo olhar poético sobre a vida cotidiana, ele não romantiza nada, é simples, direto, efetivo e acessível. Ele consegue passar a mensagem e dar voz a essa parcela da população que vive a margem da sociedade. É difícil pensar que pessoas reais vivam diariamente em meio a tanta violência. Que aquilo que chega a ser natural e até mesmo banal pra elas, pra mim seja tão chocante. Apesar de eu não me considerar uma pessoa privilegiada, me senti assim.

Além de retratar a situação das comunidades periféricas do RJ, Geovani traz também em seus contos as dificuldades pessoais de cada personagem, questões que todo mundo passa na infância e na adolescência, seja o medo pela mudança de escola, a expectativa de passar um feriado na praia com os amigos, ou a sensação de conquistar o primeiro emprego. Essa mescla entre o ordinário e o absurdo é o mérito do livro.

Ronie 10/04/2024

O sol na cabeça
A rotina de vários jovens moradores de comunidades do RJ retrata de forma clara e sem rodeios. As batalhas, os calotes no ônibus, o perrengue por não ter dinheiro, os namoros, o envolvimento com a trafico. Livro fluido e envolvente. Escrita boa todas as narrativas te prendem. Gostei muito ???

Iza Santos 08/04/2024

Gostei da leitura, textos dinâmicos e com a linguagem da quebrada.
Não conhecia o autor mas achei bem interessante.

Emanuele.Matiola 07/04/2024

Tapa na cara
Comecei a ler o livro por estar em uma lista para o vestibular e não sabia o que esperar até ver a sinopse, ali já percebi que choque de realidade seria pouco pra o que eu iria ver no decorrer do livro. Não sou muito de contos mas eu me vi tão presa nas histórias como se fosse realmente uma conversa, alguém me contando várias histórias da sua forma e me fazendo vivenciar aquilo. Ver o mundo aos olhos dos outros nem sempre é bonito ou fácil mas esse livro trouxe uma realidade sem ficar ocultando detalhes que não queremos ver, mostrou aquilo que muitos preferem só fingir que estão vendo.

Daniel Andrade 04/04/2024

Superestimado.
Não sei se o livro é ruim mesmo ou se só não funcionou pra mim. Achei muito chato, muito repetitivo; em todos os contos os personagens são drogados e estão flertando com o crime, o que passa uma imagem estranha do morro. Se a intenção era essa, de repetir estereótipos, deu certo; se era retratar a realidade, não sei se foi a melhor escolha. Li por obrigação de vestibular, se não não teria concluído.

Tiago 01/04/2024

Fotografias da vida no Morro
Em 13 contos, o autor Geovani Martins nos oferece registros sobre a vida na favela, seus personagens e lutas diárias. Tem a periferia do Rio de Janeiro como cenário principal, embora as histórias. pudessem se passar em outras grandes cidades, como São Paulo.

Destaque para os contos O caso da borboleta e O mistério da vila pela singeleza que traz consigo tanta memória bonita. Já em Rabisco, Sextou e Travessia acompanhamos os dilemas dos personagens no processo de amadurecimento e "virar gente" na favela.

Contos curtos e com linguagem que flutua entre as gírias da periferia, nos oferecem verdadeiros registros fotográficos daquilo que parece estar tão distante e, os mesmo tempo, tão perto de você, dependendo de onde você se encontra na cidade.

Parkinho 27/03/2024

Todo brasileiro deveria ler
O livro é uma coletânea de contos sobre a realidade das comunidades do rio de janeiro. Contos curtos.

É de uma escrita envolvente, o autor deu aula nisso. Em conseguir criar profundidade em personagens em situações tao complexas.

O autor escancara a realidade da desigualdade do RJ de uma forma tao real, que parece que tu ta conversando com os personagens e ouvindo suas histórias.

Embora, seja sobre especificamente o Rio, de uma forma ou de outra é a realidade do nosso Brasilzao de uma forma geral. Quem veio das quebradas, quem teve acesso que seja, vai se identificar. Quem não, vai ter choque de realidade.

Enfim, Fantástico.

O meu favorito dos contos é o do macaco e o periquito.

Madeirao. 24/03/2024

Sol na cabeça, só de uns
O sol na cabeça reúne 13 contos que retratam a realidade da periferia carioca. Tráfico de drogas, milícia, piche, macumba, tudo isso reunido explicando a favela, e a relação do povo que vive.
Em muitos momentos, Geovani Martins explicita a polícia que parece mais traficante, e a favela que protege mais que policia, explana o sistema em que vivemos.
Curti muito mesmo o livro, na moral, acho que apresenta uma visão nova, e necessária pra muitos. Além de ajudar em vestibulares e no ENEM.
Recomendo demais, e desejo uma boa leitura pra quem quiser :)

? Contos Favoritos:

- Roleta-Russa
- O caso da Borboleta
- Viagem
- O mistério da Vila

Livia755 20/03/2024

Estarrecedor
Fiquei viciada na escrita do autor, li tudo em uma sentada, um conto mais envolvente e surpreendente do que o outro. Escrita foda!!!
As histórias são pesadas, contam a realidade nua e crua das favelas do Rio de Janeiro, mostram sem eufemismos a desigualdade, o preconceito, a corrupção e hipocrisia da polícia, o sincretismo religioso do país, intolerância e revolta. Todos deveriam ler!!!!
Meus contos favoritos foram Rolézim, Espiral e O mistério da vila.

aelinella 17/03/2024

Na pista de madrugada sempre vai ser você contra o mundo.
O Sol na Cabeça é um livro de contos que descreve aa vivências de diversos moradores de comunidades no Rio de Janeiro. Os acontecimentos são narrados de maneira fluída, e a linguagem faz com que o sotaque carioca fique impregnado na sua cabeça ao ler, é tudo extremamente natural e de simples leitura.
As histórias narradas por cada pessoa são tão realistas que chegam a doer, contrastando a dor e a realidade dura de se viver nas periferias, o medo e a criminalidade, com a beleza e a inocência, o amor pelo morro e a vontade de viver uma vida boa e tranquila. Um livro muito bom e necessário para quem deseja compreender um pouco do que é a vida em algumas partes do Rio.

Eduarda.Wosch 17/03/2024

Um livro de contos muito bom, acredito que uns dos melhores da lista de obras da UFPR.
Escrito de maneira fácil de ler, porém com muitas frases pesadas. De maneira com que mostram a realidade de muitos moradores das comunidades do rio de janeiro. Um livro que trata da desigualdade(centro e periferia). Todo brasileiro deveria ler.
Partes da obra são de muita reflexão.

gabklan 15/03/2024

"E eles lá, panguando, achando que o bagulho é Disneylândia"
Fiquei desanimada de vir aqui fazer a resenha, pois escrevi uma no dia em que terminei e o skoob simplesmente decidiu sumir com ela.

Mas que seja, queria agradecer ao mano do tiktok que explica gírias das favelas cariocas que me salvou de ficar pesquisando cada uma que aparecia nesse livro! kkkkk

Não havia melhor jeito de encerrar que não fosse pelo conto "Travessia", facilmente o melhor de todo o livro que traz o final mais "impactante" que já li nos últimos tempos.

"A sentença era mesmo ter que meter o pé, e doía que nem bala. Amava e odiava aquele morro como ninguém vai conseguir entender, nem explicar"

pedromourr 06/03/2024

Daí que ouvi "O Sol Na Cabeça"
Eu confesso que não sou muito de ler livro de contos, porém esse é um dos que eu me interessei muito e consegui seguir até o final.

"O Sol na Cabeça" é sem dúvidas um livro muito real e bem escrito, alguns contos alí eu ADOREI de verdade, como ouvi em audiobook, a narração só melhorou a experiência em 100%.
O que por um lado foi incrível, por outro não ajudou muito, pois cometi o erro de ouvi-lo enquanto mechia no celular, o que acarretou em um desligamento da leitura, e eu acabei não entendendo algumas vezes.

Acho que de todos os contos, 30% eu não consegui compreender devido esse erro, mas isso não dificultou muito, olhando para trás consigo lembrar de diversos deles com carinho.

4 ??????????