O sol na cabeça

O sol na cabeça Geovani Martins

Resenhas -

renacentist 23/01/2024

Uma das melhores leituras do ano
?É foda sair do beco, dividindo com canoa e mais canos o espaço da escada, atravessar as valas abertas, encarar os olhares dos ratos, desviar a cabeça dos fios de energia elétrica, ver seus amigos de infância portando armas de guerra, pra depois de quinze minutos estar de frente pra um condomínio, com plantas ornamentais enfeitando o caminho das grades, e então assistir adolescentes fazendo aulas particulares de tênis. É tudo muito próximo e muito distante. E, quanto mais crescemos, maiores se tornam os muros.

Emerson Dylan 17/01/2024

Impressiona a capacidade de Geovani Martins transpor para o texto escrito a tradição oral. Na maior parte dos autores que tentam fazer essa transliteração, o resultado é fraco, soa artificial, quando não constrangedor mesmo. Aqui, não. O texto de Martins é natural, fluido, é impossível não ler com o sotaque carioca impregnando na mente. Gostei muito dos contos, alguns mais profundos, outros meramente interessantes, mas sempre com o pano de fundo a favela carioca, suas cores, suas gentes, seus sons e suas fumaças. Alguns temas aparecem repetidos à exaustão, mas não diminui a força do livro, afinal, Martins escreve sobre o cotidiano e o cotidiano é feito de repetições; seja de marola, seja de violência, seja de crença, seja de tesão. Cotidiano não é necessariamente realismo. Apesar da escrita do autor ser tão bem estruturada, fazendo com que o leitor creia naquilo descrito como se fosse documental, diminuir a obra a um realismo é diminuir a capacidade de criação de Martins, que além de ser um ótimo narrador, é extremamente criativo. Depois de conhecer O Sol na Cabeça, é impossível não ficar ansioso para ler Via Ápia.

P.s. primeiro livro que leio num kindle. 2024 d. C.

Ingrid Bays 14/01/2024

Papo reto
?A sensação que dava era de que a vida nunca deixa espaço pra planejar nada, as coisas vão todas acontecendo de um jeito ou de outro, sempre atropelando tudo o que é projetado? (p. 49)

Lílian 09/01/2024

Um passeio pelas comunidades do Rio
Pensa num livro que não dá vontade de parar? Esses contos nos levam pra dentro de comunidades e situações tão bem narradas que parece que você está ouvindo um amigo contar. Um presente!

Claricegg 06/01/2024

São contos muito bem escritos que nos transportam para uma realidade que muitas vezes não conhecemos. Muito fácil de ler, li todo em uma sentada só. Recomendo demais

sophia1514 05/01/2024

Pica
Achei mt massa a leitura dos contos de geovani martins me fez sair bem da minha bolha e ter contato com outras realidades através da leitura. gostei bastante!

Gabi.Maia 05/01/2024

Chegando perto da favela
Livro de contos. Fácil de ler. Cada conto nos trás a realidade da vida de homens ou meninos na favela, com suas dificuldades e principalmente seu olhar e sua forma de falar.

Livia790 21/12/2023

Contos sempre me deixam com gostinho de quero mais. Com esse não foi diferente mas foi o primeiro que terminei curtindo. Talvez a familiaridade com o Rio de Janeiro tenha me despertado mais interesse sobre essa realidade que desconhecemos da vida nos morros, do tràfico?

Isabela 13/12/2023

Foi uma experiência muito diferente para mim poder ler um livro que trouxesse gírias e uma linguagem tão informal. Saiu da minha zona de conforto e eu não estava preparada, até me perguntei se estava no livro certo por estar lendo pelo kindle.
Gostei de como trouxe tantos fatos do cotidiano, contados de uma maneira nua e crua mas sem deixar a ficção de lado.
Livros nacionais tem todo o meu coração

Amêndoa 10/12/2023

Genial
13 contos, cada um com sua particularidade, mas todos com duas coisas em comum: a favela como a personagem principal e os finais que te deixam encucados. Sou suspeita para dizer, pois sou completamente apaixonada por contos - como pode a contradição extensão vs profundidade ser algo que dê tão certo na literatura? Rsrs. Não sei se tenho um favorito, mas tiveram aqueles que me deixaram com um nó na garganta do início ao fim e aqueles que me arrancaram um sorrisinho torto de canto de boca. Espiral eleito o melhor por mim, por motivos de eu ser geógrafa. Recomendo fortemente a leitura, pois foge à lógica da literatura tradicional e elitista que rouba a cena da literatura nacional. Bora valorizar a literatura contemporânea, bora valorizar Geovani Martins.

oifrancisco 13/11/2023

Uma leitura sensacional, cada gíria em cada linha traz toda a vivência de qualquer subúrbio carioca e os personagens únicos de contos do dia a dia dos jovens e suas vivências nas favelas.

gabtxra 06/11/2023

Contos do Cotidiano
O livro aborda contos do cotidiano dos moradores do Rio de Janeiro, principalmente os meninos que vivem e se criaram nas favelas do Rio. É um ótimo livro para ter uma noção sobre essa realidade que pode estar muito distante de nós. Foi um livro rápido e facil de ler, apesar disso as histórias não me pegaram...

gil.amaral 03/11/2023

11. o mistério da vila - 5
12. sextou - 4
13. travessia - 3

Rafael1906 19/10/2023

O sol em todas as cabeças.
Este livro de contos retrata a vida e as correrias de várias personagens que transitam na cidade maravilhosa, do crime, das drogas, dos metrôs e das armas, do sol e da esperança. São contos que abordam a realidade crua de tentar existir debaixo do sol do Rio. A linguagem que o autor usa brinca em vários aspectos sociais, de turmas e gírias. Um livro acolhedor e que expõe um lado ainda ignorado por todos nós.

phaladeira 17/10/2023

Queria que alguns contos tivessem finais mais conclusivos, já que sou curiosa... mas o livro me prendeu e me emocionou, com uma linguagem capaz de gerar identificação sem deixar quem é pobre e preto como personagem caricato. eu amei conhecer o Geovani Martins!