O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

ritita 14/03/2021

Fofura total
Reza a lenda que é um livro infantil. Nada disto, é um livro para toda e qualquer idade.

Narrado por uma menininha de 9 anos e 9 meses (ela faz questão de deixar bem claro), conta como crianças bem criadas conseguem ser solidárias e empáticas, fazendo o impossível (sim, só conseguiram porque arriscaram muito), para que o garotinho refugiado possa encontrar a sua paz no novo país.

Uma forma fofa e delicadíssima de contar os perrengues que só os refugiados conhecem.

Enfim, uma fofura de livro para os momentos tão difíceis de hoje.

Books.da.Glau 15/03/2021

Perfeito e necessário
A leitura deste livro é tão necessária quanto de outros tantos clássicos que temos publicados, pois podemos notar o quão incrível seria o mundo se não houvesse influências negativas na formação do caráter de nossas crianças.
É um livro narrado por uma criança de 9 anos, e com a narrativa podemos ver que a criança tem um coração puro, honesto e incrível. Que não vê maldade e procura sempre ajudar aqueles que precisam.

?Toda a história começa em uma sala de aula onde havia uma cadeira vazia e que agora está ocupada por Ahmet, um garoto Sirio, refugiado da guerra civil que acontece por lá, e que se perdeu de sua família no percurso até a Inglaterra. Ao tomarem conhecimento de sua história de vida, seus quatro novos amigos resolvem bolar um plano para que as autoridades se conscientizem e ajudem a encontrar a família de Ahmet.

?Ahmet é um garoto quieto, porém muito corajoso! Já sofreu muito, mais continua a lutar por tudo o que aprendeu com seus pais. É uma criança de sorte por ter encontrados amigos tão leais e verdadeiros.

?Durante toda a narração, somos impactados por frases sábias, pensamentos inocentes, porém profundos de uma criança que perdeu o pai muito cedo e é criada por uma mãe extremante companheira. Podemos notas as divergências de ensinamentos familiares com base em alguns atos desses quatro amigos, vemos os preconceitos dos adultos e o rancor direcionados a uma criança inocente. Enfim, é uma lição para a vida inteira. Essas quatro crianças nos ensinam que empatia, amizade a amor incondicional transpassa qualquer preconceito humano.

??Amei a paixão da garotinha pelo Tintin (me identifiquei, eu amo ?As aventuras de Tintin? até hoje!!), as ações dela para com Ahmet são tocantes, profundas e me deixaram maravilhada.
Com certeza, este livro está entre as minhas melhores leituras da vida. E na minha humilde opinião, este livro que se compara em lições de amor, respeito e reciprocidade com o clássico ?O pequeno príncipe?!

??Leitura imprescindível??

Jess_ 18/03/2021

Necessário.
É um livro muito necessário para todos, nos faz repensar sobre nossas atitudes, e ver o quanto o mundo seria melhor com pessoas como estás crianças no mundo, tanto as crianças como os adultos, se importando tanto com alguém que arriscaram suas próprias vidas apenas pelo bem próprio de alguém, eu amei e espero conhecer pessoas tão gentis quanto as do livro.
No livro diz que se eu pudesse ficar famosa r estar nas notícias por um único dia, por qual atitude seria, e eu acho que seria por dar abrigo para a maior parte de mendigos da rua, sempre penso neles e o quanto eles sentem frio de noite e passam fome por estar ali, e as vezes nem mesmo casa eles tem para poder voltar quando sentirem a necessidade. Então eu tentaria pelo menos tirar metade dos mendigos da rua(pois são muitos, quem sabe um dia kkkk) dando alimento, lar, carinho, suporte médico e atenção. ??Espero um dia poder conseguir fazer metade disso.

Nadia 03/06/2024

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças"
Livro infanto-juvenil muito fofo, com personagens ainda que ingênuos ensina muito sobre amor, amizade e empatia.

Alessandra.Adams 10/04/2021

Que leitura mais tocante! Uma combinação perfeita de empatia, amizade e respeito.

?Que o mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também. E, por causa disso, possuem os corações mais especiais que qualquer um poderia ter.?

Ogando 19/03/2021

O Garoto do Fundo da Sala
O que aconteceria se um dia chegasse na sua sala de aula um garoto novo e que trouxesse com ele diversos enigmas e perguntas? É assim que Ahmet adentra as vidas de quatro crianças de Londres e trás com ele diversas perguntas, descobertas e lições.
A obra conta um pouco da dura e terrível realidade de milhares de pessoas ao redor do mundo que tiveram que abandonar suas casas, famílias e vidas para se refugiar em um novo lugar. Contado pelas visões puras e verdadeiras de quatro crianças do ensino fundamental, aprendemos um pouco mais como o nosso mundo pode ser ao mesmo tempo um lugar de esperanças, mas ainda repleto de gente má e cruel.

Mariana 19/03/2021

Leitura leve e NECESSÁRIAA!! "O garoto no fundo da sala", apesar de ser uma produção dedicada ao púplico infantil, é super bem vinda a leitura de outros públicos. É um livro que trata de um tema delicado, mas de forma tão linear, que nos cativamos pelos personagens e só queremos que tudo dê certo para eles. Mesmo sendo um livro leve e rápido, carrega uma reflexão e dados importantes que precisam ser falados.

Ayumi.kimura 19/03/2021

Notável.
Aquele livro que te faz rir, pensar e chorar. Um tanto meigo, um tanto infantil mas que nos dá a oportunidade de pensar que existam pessoas que são obrigadas a deixarem sua vida para trás em busca de viver com um pouquinho de paz, e é sempre maravilhoso saber que existam mais pessoas boas do que pessoas ruins.
Créditos para a autora pelo seu primeiro livro.

Cacau 23/03/2021

Maravilhoso
Eu costumo ler livros infantojuvenis esporadicamente. Este me chamou atenção e resolvi dar uma chance. Li aos poucos, degustando, até que não foi mais possível ler devagar, pois as emoções fazem você grudar no livro até o fim. A sensibilidade com que a história é contada me fez sentir tocada pela causa que eu sempre acompanhei de longe e sem muita opinião. Necessário não só para crianças, mas também para adultos.

Eder Ribeiro 24/03/2021

A história contada na visão de uma criança de 9 anos torna o livro fofo. A grande lição desse livro é fazer com que refletimos sobre a perda de nossa humanidade. Vale a leitura.

anne marie 28/03/2021

Necessario demais
Eu estava a procura de um livro com a leitura bem rapidinha e então achei esse. Não foi recomendação de ninguém mas li a sinopse e me interessei. Não me arrependo da escolha.
O livro é narrado por criança e é exclusivamente sobre a visão das crianças sobre o mundo. Com isso eu consigo ver cada vez mais o quanto as crianças não tem maldade ou preconceitos mas são ensinadas pelos adultos mais próximos a serem assim. A criança reproduz os pensamentos e ações que muitas vezes ela vivencia no convívio dela em casa.
Este livro é simplesmente lindo e extremamente necessario.

Diego VF 28/03/2021

Rápido e envolvente.
Um livro curto, bom, narrado por uma criança de 9 anos e que trata de assuntos sérios. Essa é uma combinação que quase sempre dá certo, amigo. E, aqui, deu certo.

O livro trata dos refugiados da Síria, porém de um jeito infantil e leve, que ao mesmo tempo é pesado e denso. E, eu poderia falar sobre a história do livro (que é boa) ou qualquer outra coisa, mas eu vou falar sobre nossa protagonista. Quem narra a história.

Nas primeiras páginas, a narração não deixa claro o gênero da personagem, mas depois é revelado que é uma menina. Certo. Mas, eu nenhum, NENHUM momento é falado o nome da protagonista. Só na última página... E a etnia dela também não é falada, então fiquei o livro inteiro imaginando ela como uma britânica normal, mas depois é revelado que ela é estrangeira. Não vou falar a etnia dela nem o nome pois isso estragaria bastante a experiência com o livro.

Eu achei o começo até a metade do livro melhor do que a metade pro final, pois perdeu um pouco da densidade e ficou bem mais infantil, e foi isso que fez eu dar a nota 3,5 ao invés de 4 pra ele. Só isso, mas ele continua incrível, beleza?

Recomendo pra todos!

Nota: 3,5/5 Bão :)

Lu 15/02/2021

Que livro gostoso de ler. Assuntos tristes mas colocados sob a visão de uma criança. Emocionante!!!!

Lívia Câmara 03/04/2021

Perfeito!
Um livro curto, mas de uma profundidade incrível! Foi muito gostoso reviver e relembrar momentos da época de escola através das aventuras dos personagens! A história toda é muito bem construída e o final... impossível não chorar de emoção! Leiam tudo, pois a motivação da autora em escrever esse livro o torna ainda mais perfeito e necessário! Super recomendo!

Adri 15/02/2021

O Garoto do Fundo da Sala - resenha para @starringbooks
Sinopse:
Tinha uma cadeira vazia no fundo da minha sala, mas agora um garoto chamado Ahmet está se sentando nela.
Ele tem nove anos de idade (assim como eu), mas é muito estranho. Ele nunca fala, nunca sorri e não gosta de doce - nem mesmo bala de limão, que é minha favorita!
Mas aí eu descobri a verdade: Ahmet não é tão estranho. Ele é um refugiado que escapou da guerra. Uma guerra de verdade. Com bombas, fogo e pessoas más que machucam os outros. E, quanto mais eu descubro sobre ele, mais quero ajudar.
É quando meus melhores amigos Josie, Michael e Tom entram na história. Porque, olha só, a gente fez um plano?

Livro: O garoto do fundo da sala
Autora: Onjali Q. Raúf
Editora: The Gift Box

? Primeiro de tudo, eu preciso agradecer à editora The Gift Box por trazer um livro tão incrível e NECESSÁRIO!!!
? Muito Obrigada!!

? Tudo começa com uma cadeira, e essa cadeira no ano passado era usada por uma menina que foi embora e desde então estava VAZIA, mas a partir daquele momento não estaria mais? Ahmet chega para nos mostrar o que é AMOR.

? Eu realmente não tenho como falar desse livro a não ser em primeira pessoa (eu - Adriana), porque esse livro vem com um sentimento tão forte de amizade, tão forte de amor, tão forte de família, tão forte de união que ele desestabiliza qualquer pessoa!!!

? São crianças de 09 (nove) anos falando, são crianças de 09 anos se unindo por uma bem maior!!!

? O livro todo é narrado por uma criança de 09 anos (e nove meses) e intriga qualquer ser humano, ele trás consigo cada frase de sabedoria, cada frase de incentivo que você fica meio sem saber de onde tudo isso vem, e eu te digo! Vem de um ensinamento de mãe solo, onde o pai faleceu há algum tempo e essa mãe faz tudo para criar a sua criança com a maior educação de ser humano do bem. E ela consegue.

? Ahmet é uma criança corajosa!! E apesar de tudo o que está passando e já passou é uma criança de muita sorte por ter todos ao seu redor querendo ajudar.

? Minha rosa ? vai para essa mãe maravilhosa que luta diariamente para ensinar sua criança a jamais desistir de tudo aquilo que está certo, e que por mais que você seja diferente e por vezes ser odiado por ser assim, você não deve ceder daquilo que é para o bem!
? Minhas 04 pedras  são esses amigos que Ahmet conseguiu simplesmente por ser quem ele é, um menino quieto (por suas razões) mas que enche de amor por onde passa, essas 04 crianças são preciosas ? e nos ensinam que amor incondicional vai além de algumas demonstrações..
(Foto amanhã no IG ?)

? Com certeza uma das minhas melhores leituras da VIDA, se não, a número 01.. Você realmente aprende a ser um humano COMPLETO.

? Encerrei esse livro com lágrimas nos olhos e peito bem apertado com todos os números que esse livro nos traz.. Mas não são lágrimas de tristeza, são lágrimas por saber que existem pessoas MARAVILHOSAS NESSE MUNDO!

? O livro está disponível para venda pela editora no valor aprox. de R$ 58,41, e já está disponível para quem tem Kindle Unlimited gratuitamente.

? Link na Bio do meu IG @starringbooks ?

? Então, está esperando o que para conferir agora essa história linda a ajudar espalhar amor por onde Ahmet passar...

Beijos da Adri ?