O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

Kananda 19/04/2021

Uma história que retrata de maneira leve, um assunto sério que precisa ser mais debatido.

Thais 17/04/2021

Para todas as idades!
Livro de leitura rápida e leve, apesar da seriedade do assunto que aborda. Vale super a pena!

mmonyeiro 14/04/2021

Lindo e necessário
Esse livro deveria se tornar uma leitura obrigatória nas escolas!

Foi como um abraço o jeito como a Alexa lida com toda a situação ao redor dela.?

davalentim 12/04/2021

Um livro necessário.
Uma história de uma criança refugiada.
Narrado por uma criança, fazendo com que o tema não se torne tão pesado.

Emi - Espider-Gil ;) 11/04/2021

? O Garoto do Fundo da Sala
Esse livro é tão fofo e necessário de todas as formas!

Ele irá contar a história de Ahmet (pela visão de sua nova amiga) um garoto refugiado de 9 anos que se perderá dos pais na fuga da guerra. Em seu novo lar, na Inglaterra, terá a sorte de conhecer os melhores amigos do universo que irão bolar vários planos para encontrar a sua família novamente.

Obs.: uma das coisas que amei no livro, foi de ele ser narrado por uma criança que irá nos mostrar de uma forma tão fofa e engraçada a sua visão referente a tudo que estará acontecendo.

???

Mel 16/05/2021

Um livro que recomendo para todos
Eu vi esse livro e li a sinopse e não imaginava o quão bom ele é,
Ele é um daqueles livros que deve ser recomendado para todo mundo ler, ele de uma forma simples, até porque é contado do ponto de vista de uma criança, fala sobre assuntos difíceis e te faz pensar e deixa o coração quente e me fez chorar muito.

Mari 08/04/2021

Eu tô chorando tanto q eu nem sei se sou capaz de escrever algo q preste

Q livro necessário!!!

Mesmo q eu descreva cada coisa que aconteceu nesse livro, porq ele é tão especial e único, ainda n vai ser suficiente p passar a emoção e o aperto no peito q ele me deu. Num momento em que a etnia, a região de nascimento, a religião e o credo tem se tornado tão em pauta e se mostrado itens de segregação, somos levados a pensar, será q isso REALMENTE importa??

Achei super fofo como a história é narrada do ponto de vista de uma criança, isso deu um toque ultra especial, amei como certas coisas são levantadas sobre a personagem principal são levantadas pelos outros somente em momentos chave, mostrando q aquilo não faz diferença frente aos olhos d uma criança, ou q ela n consegue entender o motivo de haver tal diferenciação

A metade final acabou comigo, no ponto de meu deixar chorando feio mesmo... nas últimas 20 págs eu tive q dar uma pausa na leitura pq estava tudo embaçado de tanto q eu tva chorando e oq doeu mais ainda, é saber que isso tudo é real, q há pessoas passando pela mesma situação de Ahmet e não tem a sorte de ter os melhores amigos do mundo, isso além de preocupante é triste.

Leiam... se permitam sentir cada emoção q esse livrou trouxer, qm sabe assim mais pessoas percebem q os refugiados são pessoas ultra especiais e merecem um lar e tanto amor quanto qlqr um de nós e assim, quanto mais pessoas ficarem conscientes disso, elas vão ser capazes de gritar p o mundo inteiro ouvir q n tem problema gostar de qm é diferente e q ser diferente n é um problema.

Lívia Câmara 03/04/2021

Perfeito!
Um livro curto, mas de uma profundidade incrível! Foi muito gostoso reviver e relembrar momentos da época de escola através das aventuras dos personagens! A história toda é muito bem construída e o final... impossível não chorar de emoção! Leiam tudo, pois a motivação da autora em escrever esse livro o torna ainda mais perfeito e necessário! Super recomendo!

Mari 31/03/2021

O livro é uma graça! A história é contada pela visão de uma criança (descobrimos o nome só no final do livro) e essa criança junto com seus amigos de classe tentam ajudar um menino refugiado que chega na escola. Foi ótimo ler sobre a empatia e a pureza das crianças.

Diego VF 28/03/2021

Rápido e envolvente.
Um livro curto, bom, narrado por uma criança de 9 anos e que trata de assuntos sérios. Essa é uma combinação que quase sempre dá certo, amigo. E, aqui, deu certo.

O livro trata dos refugiados da Síria, porém de um jeito infantil e leve, que ao mesmo tempo é pesado e denso. E, eu poderia falar sobre a história do livro (que é boa) ou qualquer outra coisa, mas eu vou falar sobre nossa protagonista. Quem narra a história.

Nas primeiras páginas, a narração não deixa claro o gênero da personagem, mas depois é revelado que é uma menina. Certo. Mas, eu nenhum, NENHUM momento é falado o nome da protagonista. Só na última página... E a etnia dela também não é falada, então fiquei o livro inteiro imaginando ela como uma britânica normal, mas depois é revelado que ela é estrangeira. Não vou falar a etnia dela nem o nome pois isso estragaria bastante a experiência com o livro.

Eu achei o começo até a metade do livro melhor do que a metade pro final, pois perdeu um pouco da densidade e ficou bem mais infantil, e foi isso que fez eu dar a nota 3,5 ao invés de 4 pra ele. Só isso, mas ele continua incrível, beleza?

Recomendo pra todos!

Nota: 3,5/5 Bão :)

anne marie 28/03/2021

Necessario demais
Eu estava a procura de um livro com a leitura bem rapidinha e então achei esse. Não foi recomendação de ninguém mas li a sinopse e me interessei. Não me arrependo da escolha.
O livro é narrado por criança e é exclusivamente sobre a visão das crianças sobre o mundo. Com isso eu consigo ver cada vez mais o quanto as crianças não tem maldade ou preconceitos mas são ensinadas pelos adultos mais próximos a serem assim. A criança reproduz os pensamentos e ações que muitas vezes ela vivencia no convívio dela em casa.
Este livro é simplesmente lindo e extremamente necessario.

Eder Ribeiro 24/03/2021

A história contada na visão de uma criança de 9 anos torna o livro fofo. A grande lição desse livro é fazer com que refletimos sobre a perda de nossa humanidade. Vale a leitura.

Cacau 23/03/2021

Maravilhoso
Eu costumo ler livros infantojuvenis esporadicamente. Este me chamou atenção e resolvi dar uma chance. Li aos poucos, degustando, até que não foi mais possível ler devagar, pois as emoções fazem você grudar no livro até o fim. A sensibilidade com que a história é contada me fez sentir tocada pela causa que eu sempre acompanhei de longe e sem muita opinião. Necessário não só para crianças, mas também para adultos.

Ayumi.kimura 19/03/2021

Notável.
Aquele livro que te faz rir, pensar e chorar. Um tanto meigo, um tanto infantil mas que nos dá a oportunidade de pensar que existam pessoas que são obrigadas a deixarem sua vida para trás em busca de viver com um pouquinho de paz, e é sempre maravilhoso saber que existam mais pessoas boas do que pessoas ruins.
Créditos para a autora pelo seu primeiro livro.