O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

Lilia.Camila 23/11/2021

Fofo
É um livro fofo e leve que mostra sobre a amizade,trabalho em grupo, preconceito e como ainda existem pessoas boas.

Demorei muito para ler mas acho que não estava na vibe do livro.

Tâmara Moya 28/11/2021

Neste livro tudo começa com uma cadeira vazia. Narrado por uma criança de 9 anos, a história traz as descobertas dessa criança doce e ingênua, que junto com seus três melhores amigos decidem virar amigos do novo colega de classe e ajudar esse amigo a ter de volta sua família. O novo amigo é Ahmet, um menino refugiado sírio, que esta em Londres abrigado por uma família temporária.

O garoto do fundo da sala tem o foco principal nos refugiados, mas aborda o valor da amizade, bullying, intolerância, preconceito, injustiça e a necessidade de vermos o mundo através dos olhos das nossas crianças. Esse livro me emocionou com uma história fictícia que poderia ser real, já que temos milhares de refugiados espalhados pelo mundo.
Super recomendo essa leitura fofa, pura e sensível que me deixou de coração quentinho e com a fé renovada.

Mah 12/12/2021

Emocionante
A história é contada pelo olhar de uma criança e achei uma leitura muito gostosa e emocionante, daquelas que lemos de uma vez e torcemos pelos personagens.

Ilana.aela-a 15/12/2021

Fofo e Necessário
É muito lindo ver como os amigos do Ahmet se importam com ele e estavam dispostos a tudo para ajudá-lo e ajudar a outras pessoas que passam pelo mesmo que ele. O livro fala sobre algo importante e delicado e a autora retratou de uma maneira doce e cativante. Achei muito bom e fofo.

Nadia 03/06/2024

"Eu fico com a pureza da resposta das crianças"
Livro infanto-juvenil muito fofo, com personagens ainda que ingênuos ensina muito sobre amor, amizade e empatia.

Renata 07/01/2022

Instigante
[...] "O mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também".

Sunny 09/01/2022

Calorzinho no coração
Para não dar spoiler a quem ainda não leu, resumo em poucas palavras: com um pano de fundo atual e pertinente, a obra emociona por mostrar o nascimento de uma amizade pura e incondicional na qual as diferenças, em vez de separar, aproximam.

Sami 12/01/2022

AMEI DEMAIS
So queria dizer que esse é o livro mais fofinho que eu já vi na minha vida, sendo narrado por uma criança torna tudo mais empolgante ainda. Recomendo a leitura para todas as idades pois é uma nova forma de ensinar sobre xenofobia para aqueles que são ignorantes nessas questões.

Rê_2021 13/01/2022

Fantástico
Diagnosticada com covid, não poderia ter escolhido leitura melhor e mais gostosa para me fazer companhia, apesar de ter devorado a história em 2 dias. Leitura leve, simples, daquelas que acalmam o coração e onde nos certificamos da pureza, sinceridade e verdade nas ações de crianças. A determinação é o que nos move a por nossas ideias em prática e ultrapassar barreiras jamais imaginadas em prol de amizade sincera onde a felicidade dessa pessoa está acima de qualquer obstáculo a ser enfrentado. Ótima temática abordar a questão de famílias refugiadas que lutam por uma vida digna num país totalmente diferente, a questão do bullying na escola e, acima de tudo, o valor da amizade verdadeira onde adultos aprendem muito com a ingênua, porém verdadeira, mente das crianças. Amei a leitura!! ??

Juliete 31/01/2022

Nota da autora
"Até setembro de 2015, nunca pensei realmente no que as palavras ?crise dos refugiados?significavam. Mesmo que isso fosse algo que estivesse sendo falado nas notícias todos os dias, parecia uma crise invisível ?algo que estava acontecendo em países bem, bem longe e para pessoas que eu não sabia praticamente nada a respeito. Mas, às 11h da manhã do dia 02 de setembro de 2015, tudo isso mudou. Não apenas para mim, mas, como descobri mais tarde, para milhares de pessoas ao redor do mundo. Porque foi naquela manhã que praticamente todos os jornais do mundo divulgaram a história de Alan Kurdi, um jovem garoto que morreu aos três anos tentando atravessar o Mar Egeu com a família dele. Ler aquela história me encheu com uma série de perguntas sem fim. Como isso foi permitido de acontecer? Por que não fiz nada antes? E o que eu poderia fazer agora? Porque sabia que tinha que fazer algo ?não importava quão pequena aquela coisa pudesse ser. Essas perguntas me fizeram agir. Fui atrás de agências que estavam trabalhando para salvar as vidas de refugiados e levantei o tanto de doações que eu podia para entregar a eles. Depois daquilo, decidi visitar os campos de refugiados mais próximos que podia encontrar e entregar ajuda diretamente. Comecei a me aventurar pelos campos em Calais sempre que eu podia. A força silenciosa do Ahmet é uma mostra das várias crianças que tive a honra de conhecer nas florestas, tendas destruídas, planícies lamacentas, cabanas e abrigos improvisados em Calais e Dunkirk, cidades da França. Mesmo depois de ter sobrevivido a horrores e crueldades, a capacidade de cada uma das crianças de ser atrevida, de rir, de encontrar alegria ou passar isso para os outros é um presente que permanecerei sempre maravilhada ao receber. Dentre os muitos rostos daquelas lindas crianças, decidi dedicar este livro para Raehan, ?o bebê de Calais?: um bebê de apenas algumas semanas de vida, que a mãe sobreviveu à destruição da vila onde morava e viajou milhares de quilômetros enquanto estava grávida. Depois da demolição do acampamento oficial de Calais, o bebê Raehan e a família dele desapareceram e não consigo parar de torcer todos os dias para que eles tenham chegado sãos e salvos à família que têm no Reino Unido. Até então, o legado de Alan Kurdi e do bebê Raehan seguem pelo trabalho de centenas de corações gentis que ajudam os refugiados não apenas a sobreviver, mas a encontrar segurança e um lar onde todos possam chamar de seu novamente."

thayna513 17/02/2022

sobre os corações mais especiais que qualquer um poderia ter
"(...) o mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também. E, por causa disso, possuem os corações mais especiais que qualquer um poderia ter."

Apesar de tratar de um tema tão sério e pesado, "o garoto do fundo da sala" tem uma narrativa extremamente sensível e fluida. A forma como a autora aborda o assunto através da visão de uma criança mostra a ingenuidade e a pureza que dificilmente vemos hoje em dia. É um livro tocante, do tipo que te faz refletir e se emocionar. Gostei bastante da leitura!

Apogeu Literário 02/03/2022

Apaixonada!
O garoto do fundo da sala é uma obra da autora Onjali Q. Raúf, onde nossa narradora é a protagonista de nove anos e nove meses, Alexa.

Alexa é uma criança inocente e que vive somente com a mãe em Londes, já que seu pai morreu quando ela ainda era pequena. Um dia na escola, junto com seus melhores amigos: Tom, Josie e Michael, Alexa repara que a antiga cadeira do fundo da sala que antes estava sempre vazia agora tem um garoto quieto, tímido e com olhos de leão.

Alexa está determina a se tornar amiga desse novo e curioso garoto, mas não seria uma jornada facil. Primeiro, ela teria que se aproximar dele, e durante várias saídas o esperou para entregar um doce ou uma fruta, e finalmente descobriu o porquê de seu quase amigo precisar ficar recluso.

Entre vários desafios que o grupo das crianças tiveram que encarar, o pior deles definitivamente havia sido o preconceito. Não somente um vizinho de terno, nem um valentão que fazia bullying com os mais fracos, ou até mesmo o professor cujo nariz fazia um barulho irritante, mas a decepção de perceberem que os adultos tinham medo daqueles diferentes de si, quando eles próprios achavam que se todos fossem iguais o mundo seria muito chato.

A leitura foi muito gostosinha, já que a narração foi do ponto de vista de uma criança, a autora se manteve fiel ao personagem inoencete e sonhador.

Foi uma temática muito bonita e que nunca tinha tentado antes, mas estou completamente apaixonada. O livro tem pouco mais de 180 páginas, li em uma noite e não me arrependo nem um pouco.

Danielle341 08/03/2022

P E R F E I T O
Acredito que o mundo seria, pelo menos, 1% melhor se esse livro fosse lido por TODOS os seres humanos.

Escrevo com os olhos cheios de água, porque esse livro é realmente muito emocionante. A escrita da autora é de uma delicadeza sem igual. Soube transmitir para o leitor toda a pureza das crianças e a dor dos refugiados sem que o livro se tornasse pesado.

Aparentemente, é um livro para crianças, mas digo, do fundo do meu coração, que deveria ser lido por todos os adultos também.

Maitê Kp 22/04/2022

Bem fofinho
Um livro contado por uma menina de 10 anos sobre refugiados da guerra. Bem infantil mas bem interessante de ler.

Leonardo Rasseli 30/04/2022

Um livro curto é muito bonito sobre empatia, e nada melhor que crianças para demonstrar isso, vale a pena a leitura e a reflexão.