O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

Natalia.Eiras 14/02/2021

Uma aula de empatia por uma criança de 9 anos e 9 meses
Este é o livro de estreia de Onjali Q. Raúf, e logo de cara ela conseguiu produzir uma história fofa, daquelas que você consegue imaginar um filme de sessão da tarde, mas que como toda boa história traz uma lição de moral no final e uma reflexão: Quando foi que nós perdemos a nossa humanidade?

Tudo começa com uma cadeira vazia...

Narrado por uma criança de 9 anos e 9 meses (sim, ela faz questão de contar os meses), a história traz as descobertas dessa doce e ingênua menina, que junto com seus três melhores amigos - Josie, Tom e Michael - decidem virar amigos do novo colega de classe, e posteriormente, ajudarem de qualquer forma seu amigo a ter de volta a família dele.

O novo colega é Ahmet, um jovem refugiado sírio, que esta em Londres abrigado por uma família temporária, sem falar inglês e ainda muito assustado por todos os terrores que presenciou na sua fuga da guerra.

A menina (que não sabemos o nome) começa a fazer amizade mesmo sem conseguirem trocar uma palavra; com o tempo, tímidos laços vão surgindo e ela começa a entender todo o sofrimento que o novo amigo passou e decide ajuda-lo a reencontrar a família. O que ela não poderia imaginar é que seu plano mirabolante traria muita confusão, mas também provocaria uma comoção nacional.

É o tipo de livro que você termina sentindo que a sua fé na humanidade foi renovada.

Pena que passados um ou dois minutos, você percebe que trata-se de um livro de ficção e que muito provavelmente a humanidade não tem mais como ser salva.

Porém, dá um ótimo filme de sessão da tarde, e faz a gente pensar em quantos Ahmet existem por aí.

Outra coisa muito interessante deste livro é que todos os leitores estão ajudando crianças refugiadas e as famílias delas a receberem presentes preciosos. Isso porque a autora irá doar uma parte de todos os royalties que ela receber para algumas pessoas maravilhosamente corajosas que passam todos os seus dias tentando salvar e reconstruir a vida de refugiados em todo o mundo.
Agora responda a seguinte pergunta:
Um dos questionamentos que a garota se faz e que é a realidade de todos os refugiados, dá um verdadeiro choque de realidade e um tapa na cara da sociedade. É um questionamento simples, mas a resposta dirá o que você dá valor e fará você se colocar no lugar de Ahmet.
Se tivesse que deixar sua casa e escola para trás para sempre, quais são as três coisas que você levaria junto?

Adri 15/02/2021

O Garoto do Fundo da Sala - resenha para @starringbooks
Sinopse:
Tinha uma cadeira vazia no fundo da minha sala, mas agora um garoto chamado Ahmet está se sentando nela.
Ele tem nove anos de idade (assim como eu), mas é muito estranho. Ele nunca fala, nunca sorri e não gosta de doce - nem mesmo bala de limão, que é minha favorita!
Mas aí eu descobri a verdade: Ahmet não é tão estranho. Ele é um refugiado que escapou da guerra. Uma guerra de verdade. Com bombas, fogo e pessoas más que machucam os outros. E, quanto mais eu descubro sobre ele, mais quero ajudar.
É quando meus melhores amigos Josie, Michael e Tom entram na história. Porque, olha só, a gente fez um plano?

Livro: O garoto do fundo da sala
Autora: Onjali Q. Raúf
Editora: The Gift Box

? Primeiro de tudo, eu preciso agradecer à editora The Gift Box por trazer um livro tão incrível e NECESSÁRIO!!!
? Muito Obrigada!!

? Tudo começa com uma cadeira, e essa cadeira no ano passado era usada por uma menina que foi embora e desde então estava VAZIA, mas a partir daquele momento não estaria mais? Ahmet chega para nos mostrar o que é AMOR.

? Eu realmente não tenho como falar desse livro a não ser em primeira pessoa (eu - Adriana), porque esse livro vem com um sentimento tão forte de amizade, tão forte de amor, tão forte de família, tão forte de união que ele desestabiliza qualquer pessoa!!!

? São crianças de 09 (nove) anos falando, são crianças de 09 anos se unindo por uma bem maior!!!

? O livro todo é narrado por uma criança de 09 anos (e nove meses) e intriga qualquer ser humano, ele trás consigo cada frase de sabedoria, cada frase de incentivo que você fica meio sem saber de onde tudo isso vem, e eu te digo! Vem de um ensinamento de mãe solo, onde o pai faleceu há algum tempo e essa mãe faz tudo para criar a sua criança com a maior educação de ser humano do bem. E ela consegue.

? Ahmet é uma criança corajosa!! E apesar de tudo o que está passando e já passou é uma criança de muita sorte por ter todos ao seu redor querendo ajudar.

? Minha rosa ? vai para essa mãe maravilhosa que luta diariamente para ensinar sua criança a jamais desistir de tudo aquilo que está certo, e que por mais que você seja diferente e por vezes ser odiado por ser assim, você não deve ceder daquilo que é para o bem!
? Minhas 04 pedras  são esses amigos que Ahmet conseguiu simplesmente por ser quem ele é, um menino quieto (por suas razões) mas que enche de amor por onde passa, essas 04 crianças são preciosas ? e nos ensinam que amor incondicional vai além de algumas demonstrações..
(Foto amanhã no IG ?)

? Com certeza uma das minhas melhores leituras da VIDA, se não, a número 01.. Você realmente aprende a ser um humano COMPLETO.

? Encerrei esse livro com lágrimas nos olhos e peito bem apertado com todos os números que esse livro nos traz.. Mas não são lágrimas de tristeza, são lágrimas por saber que existem pessoas MARAVILHOSAS NESSE MUNDO!

? O livro está disponível para venda pela editora no valor aprox. de R$ 58,41, e já está disponível para quem tem Kindle Unlimited gratuitamente.

? Link na Bio do meu IG @starringbooks ?

? Então, está esperando o que para conferir agora essa história linda a ajudar espalhar amor por onde Ahmet passar...

Beijos da Adri ?

Lu 15/02/2021

Que livro gostoso de ler. Assuntos tristes mas colocados sob a visão de uma criança. Emocionante!!!!

Luciene 19/02/2021

Maravilhoso!
Embora se trate de um asunto bastante delicado, a autora usou a inocência das crianças para abordar de forma magnífica a questão dos refugiados.
A autora toca em outros temas, como bullying, empatia, xenofobia de forma que os leitores mirins consigam entender.
Amei o livro! Super recomendo...

07_Maria 22/02/2021

Que livro INCRIVEL!
Por onde começar a falar desse livro? Esse livro te fala sobre empatia e amizade de uma forma tão tranquila e fofa. Chorei e ri lendo esse livro.

sabrinasbooks23 06/03/2021

Necessario
Esse livro trás uma lição de vida extremamente necessária, deveria ser lido por todo mundo.
Ver os acontecimentos pelo olhar de uma criança de 9 anos me ensinou a ter mais empatia pelas pessoas ao meu redor.
A amizade dessas crianças com a amiguinho refugiado que nem sabia falar a língua deles é linda, todos deveriam aprender a ver os outros como essas crianças.

Ayumi.kimura 19/03/2021

Notável.
Aquele livro que te faz rir, pensar e chorar. Um tanto meigo, um tanto infantil mas que nos dá a oportunidade de pensar que existam pessoas que são obrigadas a deixarem sua vida para trás em busca de viver com um pouquinho de paz, e é sempre maravilhoso saber que existam mais pessoas boas do que pessoas ruins.
Créditos para a autora pelo seu primeiro livro.

Gabriela.Moraes 07/03/2021

Vamos ser mais humanos
Falamos de guerras do passado e esquemos que há guerras nos tempos de hoje.
O livro conta a história de uma menina e seus amigos, que não tinha maldade no coração, e queriam ajudar seu novo amigo refugiado da guerra da Síria a encontrar seus pais..

Eu_Romanceando 10/03/2021

Ler O garoto do fundo da faz trouxe ensinamentos e lições que vou guardar em meu coração enquanto viver.

Ahmet está longe de seu país, de sua cultura e de sua família. Porem ao ingressar na nova escola vai ter o apoio de novos amigos que estão dispostos a fazê-lo se sentir aceito e amado.

As crianças vão protagonizar aventuras incríveis para ajudar seu mais novo melhor amigo a encontrar sua família. Uma aula de empatia, amizade, respeito, acolhimento... mesmo com assuntos tão sérios abordados como o preconceito com os refugiados, xenofobia e bulling, a leitura é leve e emocionante.

Uma leitura necessária para todas as idades e narrado pela visão inocente de uma criança de nove anos e nove meses.

Separei alguns trechinhos para vocês poderem perceber o quanto esse livro é lindo e emocionante:

?Acho que deve ser uma das piores coisas do mundo ser novo em um lugar e ter que se sentar com pessoas que não conhece. ?

?Queria que soubesse que não me importava que ele fosse uma criança refugiada. Ainda queria sua amizade. ?

?O Pensamento Profundo em que minha mente se encontrava envolvia perguntas de como alguém podia se assustar comigo só porque eu não me parecia com ele. ?

?Seria chato se todos fossem iguaizinhos. ?

?Papai sempre dizia que palavras podem doer mais do que socos, porque, quando você fica machucado ou com um hematoma depois, tudo desaparece após um tempo e você consegue esquecer. Mas palavras podem ficar com você por um longo tempo. E as palavras mais maldosas eram as que mais duravam. ?

?Que o mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também. E, por causa disso, possuem os corações mais especiais que qualquer um poderia ter.?

Larissa Tabosa 13/03/2021

LIVRO MARAVILHOSO!
Esse livro é maravilhoso demais e muito necessário. História linda e emocionante. Ri e chorei em diversos momentos.

Fala sobre temas tão importantes: crise imigratória, refugiados, empatia... Usando a visão infantil como pano fundo, o que confere a história uma sensibilidade e leveza encantadoras.

E fui enganada, não achava que Alexa era Alexa. Enfim, um ótimo livro e bem curtinho, dá de ler de uma sentada.

LEIAAAAAAM! ?

Roberta 14/03/2021

Todos deveriam ler
Que história incrível. Li sem parar. Terminei entre risos e lágrimas. Me trouxe lembranças de notícias tristes e do quanto precisamos fazer mais. Me sinto vazia. Inútil...

ritita 14/03/2021

Fofura total
Reza a lenda que é um livro infantil. Nada disto, é um livro para toda e qualquer idade.

Narrado por uma menininha de 9 anos e 9 meses (ela faz questão de deixar bem claro), conta como crianças bem criadas conseguem ser solidárias e empáticas, fazendo o impossível (sim, só conseguiram porque arriscaram muito), para que o garotinho refugiado possa encontrar a sua paz no novo país.

Uma forma fofa e delicadíssima de contar os perrengues que só os refugiados conhecem.

Enfim, uma fofura de livro para os momentos tão difíceis de hoje.

Books.da.Glau 15/03/2021

Perfeito e necessário
A leitura deste livro é tão necessária quanto de outros tantos clássicos que temos publicados, pois podemos notar o quão incrível seria o mundo se não houvesse influências negativas na formação do caráter de nossas crianças.
É um livro narrado por uma criança de 9 anos, e com a narrativa podemos ver que a criança tem um coração puro, honesto e incrível. Que não vê maldade e procura sempre ajudar aqueles que precisam.

?Toda a história começa em uma sala de aula onde havia uma cadeira vazia e que agora está ocupada por Ahmet, um garoto Sirio, refugiado da guerra civil que acontece por lá, e que se perdeu de sua família no percurso até a Inglaterra. Ao tomarem conhecimento de sua história de vida, seus quatro novos amigos resolvem bolar um plano para que as autoridades se conscientizem e ajudem a encontrar a família de Ahmet.

?Ahmet é um garoto quieto, porém muito corajoso! Já sofreu muito, mais continua a lutar por tudo o que aprendeu com seus pais. É uma criança de sorte por ter encontrados amigos tão leais e verdadeiros.

?Durante toda a narração, somos impactados por frases sábias, pensamentos inocentes, porém profundos de uma criança que perdeu o pai muito cedo e é criada por uma mãe extremante companheira. Podemos notas as divergências de ensinamentos familiares com base em alguns atos desses quatro amigos, vemos os preconceitos dos adultos e o rancor direcionados a uma criança inocente. Enfim, é uma lição para a vida inteira. Essas quatro crianças nos ensinam que empatia, amizade a amor incondicional transpassa qualquer preconceito humano.

??Amei a paixão da garotinha pelo Tintin (me identifiquei, eu amo ?As aventuras de Tintin? até hoje!!), as ações dela para com Ahmet são tocantes, profundas e me deixaram maravilhada.
Com certeza, este livro está entre as minhas melhores leituras da vida. E na minha humilde opinião, este livro que se compara em lições de amor, respeito e reciprocidade com o clássico ?O pequeno príncipe?!

??Leitura imprescindível??

Jess_ 18/03/2021

Necessário.
É um livro muito necessário para todos, nos faz repensar sobre nossas atitudes, e ver o quanto o mundo seria melhor com pessoas como estás crianças no mundo, tanto as crianças como os adultos, se importando tanto com alguém que arriscaram suas próprias vidas apenas pelo bem próprio de alguém, eu amei e espero conhecer pessoas tão gentis quanto as do livro.
No livro diz que se eu pudesse ficar famosa r estar nas notícias por um único dia, por qual atitude seria, e eu acho que seria por dar abrigo para a maior parte de mendigos da rua, sempre penso neles e o quanto eles sentem frio de noite e passam fome por estar ali, e as vezes nem mesmo casa eles tem para poder voltar quando sentirem a necessidade. Então eu tentaria pelo menos tirar metade dos mendigos da rua(pois são muitos, quem sabe um dia kkkk) dando alimento, lar, carinho, suporte médico e atenção. ??Espero um dia poder conseguir fazer metade disso.

Carolina165 18/03/2021

Lindinho
Uma leitura muito gostosa, leve e divertida com temas bastante relevantes.
Recomendo com certeza!
Vale muito a pena a leitura pra todas as idades.
Leia!