O Garoto do Fundo da Sala

O Garoto do Fundo da Sala Onjali Q. Raúf

Resenhas - O Garoto do Fundo da Sala

davalentim 12/04/2021

Um livro necessário.
Uma história de uma criança refugiada.
Narrado por uma criança, fazendo com que o tema não se torne tão pesado.

Emi - Espider-Gil ;) 11/04/2021

? O Garoto do Fundo da Sala
Esse livro é tão fofo e necessário de todas as formas!

Ele irá contar a história de Ahmet (pela visão de sua nova amiga) um garoto refugiado de 9 anos que se perderá dos pais na fuga da guerra. Em seu novo lar, na Inglaterra, terá a sorte de conhecer os melhores amigos do universo que irão bolar vários planos para encontrar a sua família novamente.

Obs.: uma das coisas que amei no livro, foi de ele ser narrado por uma criança que irá nos mostrar de uma forma tão fofa e engraçada a sua visão referente a tudo que estará acontecendo.

???

Alessandra.Adams 10/04/2021

Que leitura mais tocante! Uma combinação perfeita de empatia, amizade e respeito.

?Que o mundo inteiro é cheio de corações que procuram um lugar para chamar de lar. Mas que os refugiados são diferentes, porque eles não procuram apenas por um lar, eles buscam paz também. E, por causa disso, possuem os corações mais especiais que qualquer um poderia ter.?

Mari 08/04/2021

Eu tô chorando tanto q eu nem sei se sou capaz de escrever algo q preste

Q livro necessário!!!

Mesmo q eu descreva cada coisa que aconteceu nesse livro, porq ele é tão especial e único, ainda n vai ser suficiente p passar a emoção e o aperto no peito q ele me deu. Num momento em que a etnia, a região de nascimento, a religião e o credo tem se tornado tão em pauta e se mostrado itens de segregação, somos levados a pensar, será q isso REALMENTE importa??

Achei super fofo como a história é narrada do ponto de vista de uma criança, isso deu um toque ultra especial, amei como certas coisas são levantadas sobre a personagem principal são levantadas pelos outros somente em momentos chave, mostrando q aquilo não faz diferença frente aos olhos d uma criança, ou q ela n consegue entender o motivo de haver tal diferenciação

A metade final acabou comigo, no ponto de meu deixar chorando feio mesmo... nas últimas 20 págs eu tive q dar uma pausa na leitura pq estava tudo embaçado de tanto q eu tva chorando e oq doeu mais ainda, é saber que isso tudo é real, q há pessoas passando pela mesma situação de Ahmet e não tem a sorte de ter os melhores amigos do mundo, isso além de preocupante é triste.

Leiam... se permitam sentir cada emoção q esse livrou trouxer, qm sabe assim mais pessoas percebem q os refugiados são pessoas ultra especiais e merecem um lar e tanto amor quanto qlqr um de nós e assim, quanto mais pessoas ficarem conscientes disso, elas vão ser capazes de gritar p o mundo inteiro ouvir q n tem problema gostar de qm é diferente e q ser diferente n é um problema.

Lívia Câmara 03/04/2021

Perfeito!
Um livro curto, mas de uma profundidade incrível! Foi muito gostoso reviver e relembrar momentos da época de escola através das aventuras dos personagens! A história toda é muito bem construída e o final... impossível não chorar de emoção! Leiam tudo, pois a motivação da autora em escrever esse livro o torna ainda mais perfeito e necessário! Super recomendo!

Mari 31/03/2021

O livro é uma graça! A história é contada pela visão de uma criança (descobrimos o nome só no final do livro) e essa criança junto com seus amigos de classe tentam ajudar um menino refugiado que chega na escola. Foi ótimo ler sobre a empatia e a pureza das crianças.

Diego VF 28/03/2021

Rápido e envolvente.
Um livro curto, bom, narrado por uma criança de 9 anos e que trata de assuntos sérios. Essa é uma combinação que quase sempre dá certo, amigo. E, aqui, deu certo.

O livro trata dos refugiados da Síria, porém de um jeito infantil e leve, que ao mesmo tempo é pesado e denso. E, eu poderia falar sobre a história do livro (que é boa) ou qualquer outra coisa, mas eu vou falar sobre nossa protagonista. Quem narra a história.

Nas primeiras páginas, a narração não deixa claro o gênero da personagem, mas depois é revelado que é uma menina. Certo. Mas, eu nenhum, NENHUM momento é falado o nome da protagonista. Só na última página... E a etnia dela também não é falada, então fiquei o livro inteiro imaginando ela como uma britânica normal, mas depois é revelado que ela é estrangeira. Não vou falar a etnia dela nem o nome pois isso estragaria bastante a experiência com o livro.

Eu achei o começo até a metade do livro melhor do que a metade pro final, pois perdeu um pouco da densidade e ficou bem mais infantil, e foi isso que fez eu dar a nota 3,5 ao invés de 4 pra ele. Só isso, mas ele continua incrível, beleza?

Recomendo pra todos!

Nota: 3,5/5 Bão :)

Thais 17/04/2021

Para todas as idades!
Livro de leitura rápida e leve, apesar da seriedade do assunto que aborda. Vale super a pena!

Eder Ribeiro 24/03/2021

A história contada na visão de uma criança de 9 anos torna o livro fofo. A grande lição desse livro é fazer com que refletimos sobre a perda de nossa humanidade. Vale a leitura.

Cacau 23/03/2021

Maravilhoso
Eu costumo ler livros infantojuvenis esporadicamente. Este me chamou atenção e resolvi dar uma chance. Li aos poucos, degustando, até que não foi mais possível ler devagar, pois as emoções fazem você grudar no livro até o fim. A sensibilidade com que a história é contada me fez sentir tocada pela causa que eu sempre acompanhei de longe e sem muita opinião. Necessário não só para crianças, mas também para adultos.

Ayumi.kimura 19/03/2021

Notável.
Aquele livro que te faz rir, pensar e chorar. Um tanto meigo, um tanto infantil mas que nos dá a oportunidade de pensar que existam pessoas que são obrigadas a deixarem sua vida para trás em busca de viver com um pouquinho de paz, e é sempre maravilhoso saber que existam mais pessoas boas do que pessoas ruins.
Créditos para a autora pelo seu primeiro livro.

Mariana 19/03/2021

Leitura leve e NECESSÁRIAA!! "O garoto no fundo da sala", apesar de ser uma produção dedicada ao púplico infantil, é super bem vinda a leitura de outros públicos. É um livro que trata de um tema delicado, mas de forma tão linear, que nos cativamos pelos personagens e só queremos que tudo dê certo para eles. Mesmo sendo um livro leve e rápido, carrega uma reflexão e dados importantes que precisam ser falados.

Ogando 19/03/2021

O Garoto do Fundo da Sala
O que aconteceria se um dia chegasse na sua sala de aula um garoto novo e que trouxesse com ele diversos enigmas e perguntas? É assim que Ahmet adentra as vidas de quatro crianças de Londres e trás com ele diversas perguntas, descobertas e lições.
A obra conta um pouco da dura e terrível realidade de milhares de pessoas ao redor do mundo que tiveram que abandonar suas casas, famílias e vidas para se refugiar em um novo lugar. Contado pelas visões puras e verdadeiras de quatro crianças do ensino fundamental, aprendemos um pouco mais como o nosso mundo pode ser ao mesmo tempo um lugar de esperanças, mas ainda repleto de gente má e cruel.

Carolina165 18/03/2021

Lindinho
Uma leitura muito gostosa, leve e divertida com temas bastante relevantes.
Recomendo com certeza!
Vale muito a pena a leitura pra todas as idades.
Leia!

Amanda Mendonça 18/03/2021

O garoto Ahmet e seus Melhores Amigos.
Que livro INCRÍVEL!
Ahmet, um lindo garotinho que ao enfrentar tantas dificuldades e ter uma perda triste em sua vida, pôde fazer melhores amigos e mudar sua história de vida. Um livro que traz um tema relevante e de grande importância para nossos dias atuais (Fala sobre os refugiados).
Um livro lindo, com uma leitura muito prazerosa, cheio de emoção (não tem como não chorar) e de uma história encantadora. LEIAM! VALE APENA!