Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

Nêssa 24/08/2022

A medicina muito além dos comprimidos e da ciência
Comprei esse livro com o intuito de me dar um gás nos estudos do vestibular, e não foi isso que aconteceu. Comprei ele de repente na Amazon, e foi um investimento para a vida.

Quando as pessoas nos perguntam porque queremos fazer medicina ou o porque de passarmos por tantas coisas difíceis para entrar em uma faculdade, nos questionam do salário, da vida "boa de médico" e etc., mas eu creio na medicina feita por humanos, e pude contemplar isso através da vida da médica Julia Rocha e do seu livro. Em muitos pontos eu me identifiquei (a partir do prefácio) e fui me encontrando um pouco nas histórias contadas. Das mulheres que sofrem dentro de casa e pensam que não podem escapar dessa rede de agressão e medo, dos pais de família que adoecem com receio de não ter o que comer no outro dia, o racismo estrutural que atinge até mesmo na saúde de pessoas carentes que apenas querem um tratamento digno, entre outros. Um reflexo da saúde pública brasileira que vai muito além dos comprimidos, como havia dito, pois é intrínseco outras áreas da nossa sociedade na vida dos pacientes que trabalham tanto, e não recebem quase nada, a falta de cuidado de outros medicos que somente passam remédios sem examinar com carinho cada individuo, das mulheres que vivem tomando antidepressivos quando o sua maior doença são os maridos que as humilham diariamente, pais que sustentam seus filhos e não recebem o cuidado devido... enfim nosso Brasil, repleto de brasileiros com histórias incríveis de superação, luta e que no final apenas querem o básico para suas dignidades.

Leiam!
viva o sus!

Juliana.Mara 16/08/2022

Coração quentinho.
Pequenos relatos que restauram a fé nas pessoas.
Leitura de fácil compreensão onde fica mais do que claro a relevância e importância do SUS em um país tão desigual como o Brasil.

Daisy 14/08/2022

Uma leitura necessária
reciso começar dizendo que Pacientes que Curam – O cotidiano de uma médica do SUS da @cantorajuliarocha foi a minha melhor leitura desse ano até o momento, e duvido que outro livro venha tirá-lo desse posto.

Pacientes que curam traz diversos relatos curtos das vivências da médica Julia Rocha atendendo pacientes através do SUS – Sistema Único de Saúde. Julia traz relatos reais de várias de suas consultas, mostrando uma parte da realidade que muitos de nós não temos e talvez sequer chegaremos a ter.

Ainda que esse livro tenha me afetado enormemente como profissional de saúde, ele me afetou pessoalmente como cidadã, e abriu meus olhos de uma forma que não pude imaginar. Alguns desses relatos eu já tinha lido no Facebook da autora, mas, aqui compilados, trazem um peso que espaçados não tiveram.

Vivemos dentro de uma bolha e, mesmo como cidadãos ou como profissionais de saúde, não conseguimos enxergar a realidade do outro. É muito fácil prescrever ou dispensar um medicamento sem sequer pensar naquela pessoa na sua frente como um ser humano, não apenas como mais um número, seja de um cartão de saúde ou de uma estatística comum.

Pacientes que curam vem para dar esse soco na boca do estomago, acordar nossa sensibilidade e mostrar que existe uma realidade fora da nossa bolha que é muito mais difícil e complexa do que imaginamos, e que nós temos o poder de mudar a vida das pessoas com gestos simples, como um olhar mais atento, um minuto a mais de conversa, um sorriso no fim do dia.

Temos histórias felizes e temos histórias tristes, mas terminei Pacientes que curam com a certeza de que posso fazer bem mais do que um trabalho automático, posso levar muito mais alegria e qualidade de vida com pequenos gestos, mudando vidas.

Eu recomendo esse livro para todo mundo. Pacientes que curam é um livro precioso, necessário, para que nós, sendo da área da saúde ou não, possamos enxergar as dores e alegrias dos outros, e conhecer a realidade que parece ser tão distante de nós.

site: https://www.instagram.com/p/CgPM-RSLcyE/?hl=pt-br

Bruno.Defaveri 13/08/2022

Tratamento Humanizado
Através de sua experiência como médica do sus, a autora nos passa como um atendimento mais humanizado e não robótico pode ser a diferença na vida de muitos pacientes.

roberta589 09/08/2022

?pacientes que curam? ??????
eu tava querendo ler esse livro desde que o peguei em uma livraria e li sobre o que se tratava.

?pacientes que curam? relata ocorrências cotidianas de uma médica do s.u.s. e, inicialmente, eu não pensei que seria algo muito ?uau?, mas, ao começar a leitura, me dei conta que não levei o trabalho em hospitais e postinhos de saúde em pensamento por um bom tempo.

é de uma leitura fluída, seus capítulos são os relatos. mostra a realidade de um postinho de saúde na favela de BH, lugar que é muito diferente dos que eu conheço, graças aos meus privilégios que reconheço ter. mas, ao mesmo tempo que fluída, é trágica. é arrebatadora, é desesperadora. é triste. logo no terceiro relato, me peguei chorando descontrolada.

o pior que há nestes relatos é a incompletude, tal qual a vida é. o pior é saber que, alguns, são ?apenas? relatos. alguns não tem solução cabível, dadas as circunstâncias da sociedade e do país em que vivemos. certo, alguns são resolvidos. maravilha! mas nem todos. e os que não são me geraram um sentimento imediato de irritação e raiva.

recomendo essa leitura pra todas as pessoas que, assim como eu, não pararam pra pensar a fundo em tudo que envolve a medicina pública nas favelas do brasil. em todas as pessoas que estão ali, lutando pra sobreviver todos os dias, por inúmeras questões desumanas.

Miih.Ramos 22/07/2022

Para quem tem interesse na área de saúde pública, esse livro é um prato cheio.
Fácil linguagem combinado a breves casos clínicos tornam a leitura rápida e fluída e, mesmo não sendo da área da medicina, me vi envolvida pelos diagnósticos e questões que ultrapassam a clínica e trazem intrinsecamente o papel político do profissional.

Lenon, André Lenon 22/07/2022

Um livro que traz realidades que muitos de nós não conhecemos e que se faz necessário conhecer para que possamos repensar nossos preconceitos quantos às pessoas de classe pobre e nosso papel social no enfrentamento desta realidade.

Iara 21/07/2022

Pacientes que curam
Júlia Rocha faz nesse livro um relato lindo, sensível e ao mesmo tempo triste e angustiante de diversos casos que ela atendeu durante dez anos enquanto médica do SUS. A cada caso nós vamos compreendendo a importância que a medicina da família faz na vida de tantas pessoas nas comunidades não só de Belo Horizonte, mas de todo o Brasil. Que bom saber que existem Júlias que exercem uma medicina tão linda e humana, numa sociedade cada vez mais elitista e apática a dor do próximo. Leitura mais que necessária não só para quem quer trabalhar na área, como para todos entenderem o papel primordial do SUS e dos postos de atendimento nas comunidades. Acesso a saúde não é luxo, é direito constitucional e para todos.

kemi 20/07/2022

"Acha meu neto. Ele só tem 11 anos. Liga nesse número. É da banca onde a gente dorme. O nome dele é José. Pede pra avisar que a vovó volta logo."
É incontável tantas vezes que me senti tocada por esse livro. Ele carrega a tristeza de uma realidade dura e cruel, e nos traz a esperança de profissionais da saúde mais humanos, transformando vidas através do amor pelo próximo. É lindo.

Giovana Mocellin 14/07/2022

Para além de receitar remédios
Que livro, marcante e intenso. Mostra uma realidade que não tem voz no Brasil, que as vezes está ao nosso lado e não queremos ver. Os contos vão trazer a humanidade, muito mais do q um profissional, nós precisamos parar e escutar genuinamente aquele sujeito ali. Atualmente tb atuo no sus e isso me conectou com muitas histórias, vi algumas das pessoas q eu atendo ali com outros nomes, não é fácil o processo mas de uma coisa tenho certeza, com rede de apoio, equipe multi, escuta afinada e acolhimento a gente vai longe, move montanhas mas é um processo longo.
Seria bom se todos médicos tivessem um tantinho da Júlia dentro dos seus consultórios, seguimos por essa luta, pra mostrar que gente pobre tem sim direito, direito a uma saúde e qualidade de vida.

Marcelha.Leone 19/06/2022

Relatos de experiências vividas por uma médica da família no SUS. Emocionante e sensível, o retrato da sociedade pobre, preta e discriminada. Todo mundo deveria ter a oportunidade de entrar em contato com essa leitura. Me fez refletir e repensar diversas questões minhas como profissional da área da saúde. Indico

Ana Carolina 19/06/2022

O livro que me serviu de abraço.
Assim como Júlia, eu também presto atendimento aos pacientes dos SUS. Então, quando me deparei com este título, não sosseguei até tê-lo em mãos.
Já me emocionei nas primeiras páginas com o seguinte trecho:
?(?)O tempo passa e nós vamos nos acostumando, até que paramos de sentir. Cheiro de hospital. As narinas que cheiram aquilo todo dia acabam acostumadas. As minhas já são incapazes de perceber. Talvez elas tenham se cansado.(?)?
Depois de seis anos atuando, não poderia concordar mais com a frase anterior.
Cada relato me causou uma sensação diferente: esperança, raiva, compaixão, revolta, solidariedade e por aí vai.
Trabalhar com SUS é furar nossa bolha de (pre)conceitos. É entender que, na maioria das vezes, iremos nos deparar com realidades completamente diferentes do que estamos acostumados. É criar vínculos com pessoas que além do cuidado com a saúde, precisam também de carinho e alguns minutinhos da nossa atenção.

Deixo aqui minha gratidão à Júlia por compartilhar estes momentos de sua rotina (ainda que ela seja corrida e apertada, como observamos em algumas histórias contadas neste livro) e também a recomendação de leitura, em especial, aos profissionais da saúde.

Finalizo com mais um trecho tocante:
?(?) Eles me salvaram.
Tenho plena consciência de que faço pouco ou quase nada que mude efetivamente a vida de quem eu cuido. Saúde vai além do médico, de hospital e de consultório. Saúde é bem-estar social, é trabalhar dignamente, ter transporte público confortável e acessível, ter segurança, ter escola boa para os filhos, ter sossego.
Saudável é quem não apanha da polícia ou vai preso injustamente. Saudável é quem tem mais do que a cachaça para se divertir. Saudável é quem sabe que vai se aposentar um dia. Saudável é
quem vai à roda de samba, ao cinema, ao concerto ou ao teatro.(?)?

Martfulstay 16/06/2022

PERFEITO!!!
Que livro maravilhoso, ele te transporta pra uma realidade completamente diferente da que a gente vive, te traz uma perspectiva de coisas inimagináveis e também te mostra que ainda há seres humanos com um coração doce e bondoso. Indico horrores esse livro para qualquer leitor, ele é incrível e deveria ser mais reconhecido.

Livinha 30/05/2022

Devorei.
Me comovi muito com os relatos aqui descritos. O nosso sistema de saúde é falho, mas ainda existe esperança em médicos que se importam com o ser humano, que tentam entender as raizes do problema e prezam pelo cuidado integral do paciente.
Quanto as opiniões da autora, discordo de grande maioria. Não gosto e nem concordo com o argumento de que os ricos são culpados pelas amarguras sofridas pelos pobres, dentre outros.
De todo modo, é uma leitura de se emocionar e gera muita reflexão sobre como as vezes somos abençoados e não nos damos conta.

Luizacastrods 23/05/2022

Realista e bem escrito
O livro é bom demais, ele conta histórias realistas do dia a dia do SUS de uma forma bem escrita. A autora, e médica, mostra uma forma prática e simples de contornar situações do cotidiano, o que parece até ?fácil?, mas certamente não é.
Em relação a leitura, só não me prendeu tanto a ponto de ler de uma vez só, demorei muito, então não lembro mais das primeiras histórias.