Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha

Resenhas - Pacientes que curam

ovitormachado 16/10/2022

bom, mas
alguns casos muito bons que fazem a gente refletir questões latentes da sociedade em q a gente tá inserido, mas a riqueza de detalhes dos fatos e diálogos faz parecer que algumas das histórias são fic ?

biazamarco 14/10/2022

Tudo que eu precisava
Em 2020, entrei no curso de ciências sociais. Foi lá que me radicalizei, entrei na militância. Eu amava o curso. Mas acabei saindo, porque sentia que medicina ainda pulsava em meu peito.
Pouco depois de abandonar o curso, já me questionava se aquela tinha sido a coisa certa a se fazer, afinal, a militância e a luta anticapitalista eram minha vida.

Esse livro da Júlia, todos os relatos que ela faz de consultas e de situações da vida dos pacientes, foram o que eu precisava. Ela incluiu a militância e a luta anticapitalista dentro da vida dela como médica. E ela faz muito mais por essa luta do que eu jamais faria dentro das ciências sociais.
E é por isso que esse livro resgatou minha paixão pela medicina, pela luta, pelo protesto.

Quero protestar todos os dias dentro da medicina, cuidando e zelando pelos mais pobres, pelos trabalhadores e pessoas em situação de rua. Quero mudar um pouquinho mais o mundo a cada dia.
Obrigada Júlia!

Maria 30/09/2022

Pequenos contos emocionantes sobre o cotidiano de sua experiência médica. Lindo e emocionante!!!!!!!

Luiza1497 27/09/2022

?O que consideramos digno de ser chamado de humano??
Esse livro me atravessou. E talvez serão dias e dias que ele virá ao meu encontro, pois a admiração que sinto pela área me faz ter essa busca e querer fazer pela sociedade o que Rocha faz, com tanto zelo e cuidado. O respeito pelo outro e pela vivência do outro norteia o livro.
Ainda voltarei nele para me lembrar o porquê escolhi a profissão e voltarei nele para me lembrar de como ser uma profissional. É incrível, a narrativa de Rocha e em como é leve e necessária, para uma sociedade cheia de estigmas é necessário que se veja o ser humano acima do paciente.
Grata por esse encontro e imersão nesse livro, me despeço desse livro já saudosa e que eu carregue comigo a fala de Rocha ao dizer que a profissão médica tem o compromisso de ?tornar a vida do outro menos difícil, a dor menos aguda, a tristeza menos tristeza.?

Igor.Veras 23/09/2022

Pacientes que curam
Livro sensacional que me emocionou em vários capítulos. Traz uma visão de dentro do caos da caos da saúde nos bairros de periferia. Mostra a pobreza em seu estado puro e seu grande contraste com o restante do mundo.
Recomendaria a qualquer pessoa ler esse livro.

Fernanda309 21/09/2022

Gostei muito de ler esse livro. É incrível conhecer melhor essa médica que tenta fazer de tudo pra dar um tratamento digno pro seus pacientes. Umas das grandes virtudes dela é o quanto ela se importa.

Eu adorei o fato dela apresentar os casos e no meio meter uma constatação da nossa sociedade com maestria. É o que torna o livro mais pessoal e te deixa envolvida.

Por as histórias serem curtas, li num piscar de olhos. Acho que todo mundo devia dedicar um tempinho pra esses relatos tão pessoais sobre histórias reais, mas principalmente os trabalhadores da área da saúde, pra que muitos vejam o quanto a empatia pode ser um bom remédio.

(os livros do ônibus tão entregando tudoo)

Marianne Freire 21/09/2022

Júlia Rocha não faz medicina hermética nem ciência médica tecnicista. A sua humanização nas experiências nos plantões, consultórios e salas de hospital nos mostram as diversas realidades e camadas sociais de homens e mulheres comuns usuários do SUS, que tratam desde doenças simples a sintomas complexos. Precarização da vida com uma narrativa de humanização e esperança através dos relatos. Eu já conhecia algumas experiências de relatos de hospital e de plantão da Júlia mas lê-la assim, fazendo da clínica seu experimento social para entender as desigualdades é um privilégio de contato com o que há de mais sensível e vulnerável em nós, as dores do corpo, da mente e da alma. Cada paciente é um pedacinho particular-universal que recebe atendimento humanizado, e cada experiência nos ensina sobre a fragilidade cotidiana de milhares de brasileiros usuários do Sistema Único de Saúde.

Comovente, mostra um Brasil periférico com injustiças sociais e emergente na promoção em saúde pública. Qual nosso papel social no sofrimento do outro? Essa reflexão só pode ser feita através da experiência de mesma realidade. Cada história nos envolve em sentimentos de esperança e de alteridade com os pacientes que são mais que seus diagnósticos, mas pessoas simples que buscam na medicina da família e da comunidade respostas e soluções para problemas biopsicosociais. Júlia nos devolve a fé no acolhimento e no cuidado humanizado através do exercício médico. Um livro sensível que ultrapassa a clínica e mostra a relação médico-paciente de forma muito bonita.

Thamine 20/09/2022

Uma ótima experiência de leitura e de vida
Esse livro foi ótimo de várias formas, a realidade mostrada no livro é tocante, em algumas partes chaga a ser um soco no estômago, confesso que de 80% pra frente ficou meio difícil de ler e pulei grande parte da história por não me sentir presa, mas super indico para todos aqueles que querem conhecer a realidade do SUS.

mavidaribeiro 18/09/2022

Pacientes que curam!
Que livro! Cada relato me ensinou tantas coisas. Obrigada por ter compartilhado esses relatos e a experiência de ser médica, Júlia. Viva o SUS!!!!

Eduarda 13/09/2022

Resenha: Pacientes que curam
É um livro de uma sensibilidade enorme. É muito difícil e raro encontrar médicos humanos que ouvem seus pacientes e suas histórias. Na própria profissão, médicos são ensinados a não sentir. Eu acredito que o sentir é muito importante, é preciso se colocar no lugar do outro, tentar compreender sua dor e acolher para que assim a prática de cuidar seja efetiva.

ritinha 03/09/2022

"hospital tem cheiro de vazio"
Não acho legal avaliar relato. Admiro a autora e sua habilidade de transformar esse dia a dia tão conturbado em literatura.

Estava procurando um livro que envolvesse o cotidiano médico para entender melhor a área dos meus sonhos e gostei bastante! Como futura médica brasileira, é equivocado me basear apenas em Grey's Anatomy. O Sistema Único de Saúde é algo inovador e importante, mas cheio de falhas e injustiças. Esse relato me deu ânsia para enfrentar e fazer o meu melhor para ajudar nem que seja um pouquinho a medicina do nosso país.

Quero ser como a doutora Júlia e nunca deixar de me compadecer da dor alheia ?

Fabi.Filippo 27/08/2022

A verdadeira medicina
Neste livro Júlia Rocha compartilha conosco um pouco do seu cotidiano como médica de família numa clínica do SUS.
As histórias das pessoas que ela trouxe no livro mostram que a verdadeira Medicina vai muito além da prescrição de exames e medicamentos. Cuidar do outro também inclui ouvir , ter paciente, não julgar.

Nêssa 24/08/2022

A medicina muito além dos comprimidos e da ciência
Comprei esse livro com o intuito de me dar um gás nos estudos do vestibular, e não foi isso que aconteceu. Comprei ele de repente na Amazon, e foi um investimento para a vida.

Quando as pessoas nos perguntam porque queremos fazer medicina ou o porque de passarmos por tantas coisas difíceis para entrar em uma faculdade, nos questionam do salário, da vida "boa de médico" e etc., mas eu creio na medicina feita por humanos, e pude contemplar isso através da vida da médica Julia Rocha e do seu livro. Em muitos pontos eu me identifiquei (a partir do prefácio) e fui me encontrando um pouco nas histórias contadas. Das mulheres que sofrem dentro de casa e pensam que não podem escapar dessa rede de agressão e medo, dos pais de família que adoecem com receio de não ter o que comer no outro dia, o racismo estrutural que atinge até mesmo na saúde de pessoas carentes que apenas querem um tratamento digno, entre outros. Um reflexo da saúde pública brasileira que vai muito além dos comprimidos, como havia dito, pois é intrínseco outras áreas da nossa sociedade na vida dos pacientes que trabalham tanto, e não recebem quase nada, a falta de cuidado de outros medicos que somente passam remédios sem examinar com carinho cada individuo, das mulheres que vivem tomando antidepressivos quando o sua maior doença são os maridos que as humilham diariamente, pais que sustentam seus filhos e não recebem o cuidado devido... enfim nosso Brasil, repleto de brasileiros com histórias incríveis de superação, luta e que no final apenas querem o básico para suas dignidades.

Leiam!
viva o sus!

Juliana.Mara 16/08/2022

Coração quentinho.
Pequenos relatos que restauram a fé nas pessoas.
Leitura de fácil compreensão onde fica mais do que claro a relevância e importância do SUS em um país tão desigual como o Brasil.

Daisy 14/08/2022

Uma leitura necessária
reciso começar dizendo que Pacientes que Curam – O cotidiano de uma médica do SUS da @cantorajuliarocha foi a minha melhor leitura desse ano até o momento, e duvido que outro livro venha tirá-lo desse posto.

Pacientes que curam traz diversos relatos curtos das vivências da médica Julia Rocha atendendo pacientes através do SUS – Sistema Único de Saúde. Julia traz relatos reais de várias de suas consultas, mostrando uma parte da realidade que muitos de nós não temos e talvez sequer chegaremos a ter.

Ainda que esse livro tenha me afetado enormemente como profissional de saúde, ele me afetou pessoalmente como cidadã, e abriu meus olhos de uma forma que não pude imaginar. Alguns desses relatos eu já tinha lido no Facebook da autora, mas, aqui compilados, trazem um peso que espaçados não tiveram.

Vivemos dentro de uma bolha e, mesmo como cidadãos ou como profissionais de saúde, não conseguimos enxergar a realidade do outro. É muito fácil prescrever ou dispensar um medicamento sem sequer pensar naquela pessoa na sua frente como um ser humano, não apenas como mais um número, seja de um cartão de saúde ou de uma estatística comum.

Pacientes que curam vem para dar esse soco na boca do estomago, acordar nossa sensibilidade e mostrar que existe uma realidade fora da nossa bolha que é muito mais difícil e complexa do que imaginamos, e que nós temos o poder de mudar a vida das pessoas com gestos simples, como um olhar mais atento, um minuto a mais de conversa, um sorriso no fim do dia.

Temos histórias felizes e temos histórias tristes, mas terminei Pacientes que curam com a certeza de que posso fazer bem mais do que um trabalho automático, posso levar muito mais alegria e qualidade de vida com pequenos gestos, mudando vidas.

Eu recomendo esse livro para todo mundo. Pacientes que curam é um livro precioso, necessário, para que nós, sendo da área da saúde ou não, possamos enxergar as dores e alegrias dos outros, e conhecer a realidade que parece ser tão distante de nós.

site: https://www.instagram.com/p/CgPM-RSLcyE/?hl=pt-br