A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas

A Noiva da Caveira & Outras Histórias Antigas Elphinstone Dayrell...

Resenhas - A Noiva da Caveira e outras histórias antigas

Clau Melo 05/03/2023

Salada mista
Literaturas diversas. Contos. Fantasia. Mitologia. Releitura.

Histórias antigas resgatadas pela Editora Wish.
Aventure-se por diversos países com os contos:
A Noiva da Caveira, Elphinstone Dayrell, 1910 - Nigéria.
Cinderela Italiana, Giambattista Basile, 1634 - Itália.
A Amizade dos Anões, Marie Jeserich Timme (Villamaria), 1877 - Alemanha.
A Fada do Mar, Marie Jeserich Timme (Villamaria), 1877 - Alemanha.
O Caçador de Focas e o Sereiano, Elizabeth W. Grierson, 1910 - Escócia.
Baba Yaga e Vasilissa, a Bela, Alexander Afanasyev, 1855 - Rússia.
A Lenda de Yara, Affonso Arinos 1917 - Brasil.
Extra: Trolls, Elfos e Nokkens, Sir William A. Craigie, Benjamin Thorpe e Hélène Adeline Guerber, 1851 a 1909.

Bea Gomes 06/08/2021

Neste livro vamos encontrar uma boa variedade de contas de origens de vários países e culturas diferentes.
Foi uma leitura rápida e prazerosa, me deparei com contos incríveis e outros nem tanto kk, mas no geral foi uma boa leitura.

Cíntia 27/07/2021

Muitos contos folclóricos eu adorei ler este livro adorei o da Vassilila e o da noiva da caveira, que eu não conhecia

Lia 01/04/2021

Os contos...
Sou suspeita pra falar de contos, gosto demais, ainda mais quando parecem contos de fadas.
Os contos são um mais fofo e cativante que o outro, não tem defeito.
A parte extra é interessante pois trás a visão de vários países sobre personagens comuns nos livros e contos de fantasias mas é um pouco cansativo.
A editora é impecável como sempre, preciso nem falar né?!

Paula.Mello 03/04/2021

A noiva da Caveira
São contos de diversas partes do mundo, sobre histórias que foram readaptaras e romantizadas, porém contadas por outra vertente, a real vertente dos contos ?de fadas ?, alguns com finais felizes, outros sóbrios..:

Andressa Popim 08/04/2021

Contos variados
O livro trás 7 contos e mais um extra que fala sobre diversas criaturas mágicas e míticas.
Meu cinto favorito foi "A Amizade dos Anões" é uma história bem bonita, cheia de magia e encantos.
A leitura é fácil e gostosinha, super indico pra quem curte fantasias.

@Matcholo 09/04/2021

Livro de leitura rápida, tem contos antigos de diferentes épocas e nacionalidades, interessante para entender melhor o folclore de outros países e até do nosso (porque um dos contos é uma lenda indígena brasileira). Com destaque para o conto da Babá Tava e Vasilissa, a Bela, o melhor na minha opinião. O livro também traz no fim ema espécie de enciclopédia resumida da mitologia nórdica, onde explica sobre origens e características de anões, elfos, trolls, entre outros.

Mariii 11/04/2021

Gostei muito
Trata se de uma coletânea de contos de vários lugares do mundo. Achei os contos muito interessantes e bem desenvolvidos, confesso que fiquei surpresa do conto brasileiro ter sido o mais complexo de ler mas OK... No fim do livro ainda temos um bônus que seria descrições de personagens de lendas q vemos bastante hoje em dia em filmes ou sagas de livros e como nasceu essa crença. O livro se encontra gratuito no app do Kindle na amazon. A leitura é rápida e fluida, recomendo muito.

Gabryely2 14/04/2021

Que livro incrível
Um livro com contos e seres mágicos que fazem parte da cultura de muitos países e que com crtz já ficamos fascinados enquanto ouvíamos.
Um livro rápido,fluído e mágico de se ler, totalmente recomendado.

TRECHO - "Quando se sugeriu à imaginação das pessoas, as montanhas, a terra e a água com seres sobrenaturais, não poderia demorar para que também fossem dados habitantes ao espaço ilimitado acima de nossa cabeça. Nas inúmeras estrelas, nas figuras extraordinárias sempre ligadas às nuvens e à névoa, nas bolas de fogo e na incrível aurora boreal, no trovão ressoante e no vento uivando pelos vales estreitos das montanhas, os não instruídos poderiam ver e ouvir com facilidade a passagem dos deuses, o curso selvagem de Aasgaardreia, o percurso das esposas de Trolls e, assim, atrair presságio de tristezas iminentes."

brunadaguarda 17/04/2021

bem mais ou menos..
Não é um livro que eu recomendaria, mas apesar de ser um pouco entediante tem vários contos interessantes. Os contos do início são bem bizarros, e tem até o conto brasileiro da Iara. Já o último capítulo que contém uma ''enciclopédia'' com seres nórdico é bem legal, porém meio chatinho de ler porque fica meio repetitivo, já que eles comparam seres de diversos lugares que levam nomes diferentes.

Lena e Seus Mil Hobbies 22/04/2021

Didático
A Noiva da Caveira reúne uma coletânea de contos populares de diversos lugares do mundo e também um estudo sobre mitos e suas origens.
É bastante didático sobre seu nicho e bem interessante...

Lory fada 25/01/2023

Bem interessante, contém vários contos de diferentes países e culturas. Conheci várias criaturas mágicas que nunca tinha ouvido falar, muito bom.

AlguAm6 04/02/2023

Um livro interessante de fato, com vários contos e algumas explicações, o que deixava um pouco mais interessante, porém em alguns momentos um pouquinho cansativo, na minha opinião, pro meu gosto de leitura. Mas é interessante e muito legal, ler sobre vários contos, não só de um país em específico.

A.C.L. 25/10/2021

Temos histórias da Nigéria, Itália, Alemanha, Escócia, Rússia e "lenda" amazônica. Mas temos também uma parte de não ficção, que explica algumas criaturas fantasiosas.

Como todo conto de fadas temos as questões sobre comportamento feminino, a mulher boa x a ruim, assim como outras coisas meio problemáticas. Enfim... O meu conto favorito foi o da Escócia: "O caçador de focas e o sereiano"

Luna e o caos 15/02/2021

Já havia lido alguns dos contos separadamente mas peguei para ler os que eu não conhecia, também.
Foi bem legal, devo mencionar que o livro acaba rapidinho e é muito divertido/interessante