O Impulso

O Impulso Ashley Audrain

Resenhas - O impulso

ana 06/12/2021

Corrente familiar
O impulso é um livro sobre padrões familiares, é interessante pois comportamento é algo muito abrangente de ser retratado, e nesse livro é mostrado o comportamento materno entre 3 gerações

O inicio achei viciante, lia os capítulos aceleradamente (a quantidade pouca de paginas por capitulo também justifica) e como a narrativa é contando o passado, conforme os fatos ocorrem, a leitura começa a ficar mais densa, confesso que não tive facilidade de ler em alguns momentos... algumas passagens são deprimentes e sufocantes, ler o desmoronamento da vida da personagem não foi tarefa fácil, mas fora isso, foi uma leitura marcante, reflexiva e única, gostei muito da escrita da autora.

BetoNonato 17/10/2021

Poderia ser melhor. . .
Essa leitura era muito despretenciosa para mim, não sabia o que esperar.
E durante a leitura não sabia pra onde aquilo ia chegar, acho que a narrativa foi meio confusa no começo mas depois ficou clara, e não entedi a ideia da história...
Para mim em algum momento não tava claro o objetivo da historia e nem nada se alinhava muito bem.
O final foi pior ainda, a parte final do livro vai ficando meio ruim e o suspense some e fica apenas uma história Ok.
E o final aberto é algo que odeio, mas os capítulos curtos e a tensão faz você ler bem rapido!

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

Drama psicológico interessante, perturbador e viciante!
Ao ler O Impulso me peguei imediatamente viciada na leitura, porque Audrain usou uma estratégia de narrativa incrível: narrado em primeira pessoa (por Blythe Connor) e capítulos bem curtos o que nos leva àquela vontade imediata de ler "só mais um capítulo" e quando percebemos já lemos o livro inteiro, sem contar que a própria escrita dele Audrain é bastante fluída.

O volume ainda conta com temas bem pesados, pertinentes e alguns tabus como: ambivalência materna, depressão pós-parto, mommy burnout, expectativas x realidade de uma maternidade idealizada, natureza x criação, maternidade compulsória, abandono afetivo e trauma familiar.

Dito isso, vamos acompanhar Blythe contanto sua história familiar em paralelo com fragmentos da história de sua avó e sua mãe, de modo que mostra que veio de uma família sem grandes referências maternas, porém ao se casar e estar esperando o primeiro filho ela decide que irá se esforçar para ser um bom exemplo de mãe.

Porém, quando Violet nasce o trabalho que Blythe tem com a garota ultrapassa suas forças e ela quase não consegue suportar criar a filha, principalmente por ter abnegado tanto de si mesma para se dedicar a criação de Violet, que independente de seus esforços tem comportamentos mal-educados e cruéis com a mãe.

Depois de alguns anos, já em sua segunda gravidez, Blythe parece ter conseguido viver a maternidade dos sonhos, mas um acidente irá balançar as estruturas dessa família de uma forma que ficará marcada para sempre e a própria Blythe nunca mais será ela mesma.

Como já salientei antes, gostei bastante da leitura de O Impulso, sobretudo porque é um livro bastante fluido, porém, não vi muita coisa original no volume, na verdade é algo que a gente já até suspeita desde o começo, aí o desenvolvimento e o fim se revela o que já sabemos.

No entanto, a forma como O Impulso é contado por alguém que está sofrendo com alguns problemas emocionais, faz com que duvidemos de seus relatos e até mesmo os invalide, porém, ao chegar ao fim do livro temos um choque de realidade, além do fato de Blythe está emocionalmente abalada e fisicamente desgastada, ela ainda é uma mulher o que faz com que a própria sociedade (e até mesmo nós leitores) duvidemos de sua estabilidade psicológica.

É fenomenal como Audrain soube trabalhar isso e fazer com que nos colocássemos numa posição de juízes também e que a partir do que lemos possamos ter mais empatia e refletir que há muitas verdades que são invalidades porque são verdades de mulheres ou porque a vítima está traumatizada.

Pra finalizar, não vou dizer que este é o melhor drama psicológico do ano, acho que não chegará nem perto de ser, mas é bem interessante mesmo e vale super a pena a leitura.

Aliás, uma novidade super legal é que os direitos do filme também já foram comprados, então pode ser que venha um filme desse livro em breve, acredito que se houver um filme será muito interessante. Ansiosa desde já.

site: www.delivroemlivro.com.br

anaalimap 16/01/2023

Li esse livro completamente influenciada pelo Paulo Ratz.
Ao decorrer da história, quem leu ?Precisamos falar sobre Kevin?, faz comparações, não tem jeito.
Porém a escrita desse livro é extremamente mais fluida e te deixa mais envolvida com a história.

O livro aborda de uma forma bem direta mesmo, sobre mães que não queriam ter filhos e acabaram tendo sob pressão.
Passei o livro inteiro com raiva do marido e não desconfiei que ela estava doida ou algo do tipo, estava nítido que era uma depressão pós parto e neglicencia de cuidados.

Uma situação muito delicada dela com a filha, mas acredito muito que os dois pais tem o papel sobre as coisas que aconteceram depois. Me irritava muito outras pessoas perceberem a mesma coisa com ela e não falarem nada, aí ela ficava sozinha nesse fogo cruzado, senti muito por ela.

Gemma começou me irritando muito, mas achei genuína a forma que Blythe se afeiçoou a ela depois, não teve aquele negócio de rivalidade feminina, sabe?
A história de três gerações foi construída de uma forma bem interessante, até para sabermos o porque a Blythe pensa e age de certas formas.

Achei que ia acontecer uma reviravolta no final, mas não teve, porém gostaria de saber o que aconteceria depois desse último capítulo.

Flahh 23/09/2021

Um livro sem final?
A história me prendeu e li com um engasgo na garganta em poucos dias. Foi angustiante o relato da falta de amor da mãe para com a filha, e todas as suas tentativas falhas de melhorar isso, e em meio a isso uma tragédia familiar e a dúvida, seria a criança uma psicopata? Esperava uma resolução melhor no final, espero que tenha outro livro pois ficou parecendo aqueles filmes de suspense que estamos aguardando o desfecho da história e de repente nos deparamos com os créditos do final.

C. Aguiar 23/10/2023

Blythe Connor está decidida a ser a mãe perfeita, uma mãe acolhedora e carinhosa, algo que sua própria mãe nunca foi. Mas, coisas não estão saindo como o planejado, pois sua filha Violet não tem um comportamento igual ao das outras crianças.

A medida que Violet vai crescendo, Blythe começa a notar situações estranhas e por mais que reclame do comportamento da filha com seu marido, ele acha que Blythe não está se esforçando o suficiente e que não deve amar a própria filha. Mas, quando uma criança morre no parquinho, Blythe começa a ficar paranoica achando que a culpa é de Violet, e se ela for perigosa?

O livro tem capítulos intercalados com o passado, então a medida que vemos a vida de Blythe acontecendo, vemos também Etta e Cecília (avó e mãe de Blythe). Realmente não foi uma vida fácil para nenhuma das mulheres, a maternidade não é nada perfeita como muitas pessoas falam e Blythe vive cansada o tempo todo. Mas, quando o segundo filho dela nasce, algo dentro dela desabrocha e Blythe quer proteger Sam de tudo e todos, mas como fazer isso sendo mãe de uma criança dissimulada e agressiva como Violet?

Essa é uma história repleta de violência familiar, luto e muito trauma, é impossível não se envolver emocionalmente com a leitura e uma das coisas que eu mais senti foi raiva, pois ninguém acreditava em Blythe. Sem contar que ela não tem apoio do marido, ele sempre a vê como insuficiente e vive cego para tudo o que sua filha faz.

Essa leitura me surpreendeu positivamente, foi o primeiro livro escrito pela autora e eu amei muito! Apesar de ser uma narração não confiável, eu não consegui duvidar da palavra de Blythe em nenhum momento, o final inclusive deixa o leitor chocado e termina de forma abrupta (adoraria um capítulo extra para saber a reação de todos com o que aconteceu).

Se você está a fim de um livro interessante, envolvente e que vai te deixar chocado ao mesmo tempo, sugiro dar uma lida nesse!

Elaine 12/01/2022

O impulso
Aqui vamos conhecer duas histórias que se passa no passado presente da vida da Blythe ela não teve uma infância fácil ao longo da história vamos descobrindo o que ela passou até chegar na sua fase adulta pelo seus traumas .
Ela se casa Fox cara com que ela quer ter uma família perfeita ser uma mãe perfeita .
Ela engravida de Violet sua primeira filha onde vem desafios que já mais ela achou que passaria mas algo há de errado com Violet , elas não se dão bem nunca se deram coisas estranhas acontece entre as duas até ela querer engravidar novamente do pequeno Sam e aí que a história começa .
História e envolvente , bem escrita e fácil de ler apesar do tema ser pesado .

02/03/2022

[edit]
fazia muito tempo que eu não me comprometia assim com um livro e esse me consumiu; me tirou de vez da ressaca literária, agora tô pronta pra voltar a comer páginas KKKKK. perfeitamente escrito, narrado sob um ponto de vista inusitado que te faz questionar tudo e todos. às vezes você prende a respiração quando tá lendo embora a história seja mais drama que suspense (não é um ponto negativo). te faz refletir sobre maternidade a ponto de ameaçar mudar o modo como você a enxerga e o final é eletrizante. daria uma puta série.

[03/2022]
joaozete 02/03/2022minha estante
Aiiii me desse uma iniciativa para comprar

Olivia 25/10/2021

necessário e breathtaking
Não tenho nem PALAVRAS pra descrever a minha experiência lendo esse livro, senti que parei de respirar durante a leitura e não consegui desgrudar ele nem por um segundo.

Quando eu terminei minha mente simplesmente não pensava em nada mais do que tudo que eu tinha lido, me impactou muito e foi uma sensação boa de como esse livro conseguiu me envolver de uma forma que nenhum me envolvia há tempos.

Foi muito bom ver esse outro lado da maternidade que não é muito abordado por aí, ainda mais de uma forma tao crua e dura, mas necessaria

Duda 06/08/2021

Sem palavras
Que escrita é essa? Estou completamente apaixonada. Terminei a leitura ontem e até então estou com medo dos personagens do livro. Apreensiva e pensativa.

Amei a escrita, a leitura é super fluida. Queria que tivesse outros livros da autora para devorar todos. Minhas expectativas eram altíssimas e todas foram superadas.

O meu único problema foi com o final. Não sou muito fã de final aberto, ainda mais de um livro tão bom que não me deixam parar de pensar nele. Foi o único motivo para tirar 1 estrela. Preciso saber o que acontece!!!

Janaina 14/05/2022

Perturbador - A resenha mais longa que já escrevi
? Uma obra perturbadora que abala o leitor nas crueza das declarações. Muito fluido e que aborda temas delicados como maternidade compulsória, abandono materno, psicopatia em crianças e distúrbios relacionados a transtornos afetivos.
? Escrito como se fosse uma carta ao marido, vemos a história toda do ponto de vista de Blythe. Tbm há capítulos que contam a história materna de Blythe e de sua mãe.
? A obra nos apresenta a maternidade sem glamourização, de forma até cruel, o que cria desconforto em quem lê o livro, pois encaramos a dura realidade de quem sofre depressão pós parto. A frase ?Eu estava tão decepcionado por ela ser minha? é um exemplo do que encontramos no livro.
? Blythe sofreu abandono materno e ouviu da própria mãe frases como ?as mulheres dessa família são diferentes? ( a própria mãe tbm teve problemas maternos) e ?não quero que você aprenda a ser como eu, mas não sei ensinar você a ser uma pessoa diferente?? isso nos deixa com uma pulga atrás da orelha e nos faz questionar se muito do que vemos entre a relação mãe e filha não se deve ao estigma que ela carregava consigo, pela forma como Blythe foi criada e ensinada a ser.
? Mesmo diante dos acontecimentos, Nos questionamos se as considerações de Blythe são reais, pois ela ouve o tempo todo do próprio marido que é exagerada.
Fox invalida os sentimentos dela e não demonstra apoio nenhum, a nada do que ela diz e sente. Sem contar as outras mães com quem ela tenta interagir, na ânsia de se sentir normal, mas que a deixam com uma sensação de inadequação ainda maior.
? Acho que a autora colocou Fox como um personagem que nos insere dúvida e raiva, dúvida quando coloca um ponto de interrogação sobre a sanidade da esposa e raiva pois não oferece nenhum apoio e suporte a ela, se mantendo omisso, mesmo quando acontece a fatalidade.
? Blythe propõe terapia para Violet e em casal, e Fox sempre diz não haver necessidade, sugerindo que ela fizesse sozinha, como se apenas ela tivesse algum problema.
? Acompanhamos uma mulher solitária, desacreditada e com um dilema profundo durante toda a leitura.
? Como a história é narrada por Blythe não sabemos até que ponto o comportamento de Violet é resultado da relação com a mãe ou se de fato era uma criança com problemas de psicopatia. A sensação de não pertencimento e falta de intimidade permeia todo o relacionamento das duas.
? A escrita da autora deixa uma dúvida que fica pairando o tempo todo no ar o que causa inquietação e faz com que não larguemos o livro até descobrir a verdade.
? O esclarecimento acontece de forma rápida e a revelação da verdade é feita maneira abrupta no livro.
? Muitos dizem que o final ficou em aberto, não concordo! O acontecimento final apenas corrobora o que foi revelado anteriormente, e embora eu até quisesse ver a história do ponto de vista de outros personagens não acho seja necessário uma continuação, pois a dúvida central do livro nos é respondida.
? Este livro daria um ótimo filme. Recomendo demais a leitura, inclusive para desmitificar a maternidade