Alice No País das Maravilhas

Alice No País das Maravilhas Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas

Michela 25/11/2019

"A única forma de chegar ao impossível é acreditar que é possível."
Quando eu era criança, na véspera do Natal, passava na TV um filme em desenho animado. Em um ano era Branca de Neve e os Sete Anões, em outro, Alice no País das Maravilhas. Eu e minha irmã ficávamos acordadas e assistindo à TV na expectativa de ganharmos nossos presentes. Nossa mãe guardava as Barbies até o último minuto. Era tudo muito especial, e mesmo que fôssemos muito crianças para entender, aquelas bonecas vinham cheias do amor que nossa mãe colocava nas peças de crochê que ela produzia horas a fio, madrugada a dentro. Essa memória é extremamente afetiva para mim. Ler essas páginas me transportou para aquela época, em que nossa maior preocupação era apenas brincar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, sofria de enxaqueca com aura e experimentou diversas vezes fenômenos visuais seguidos de muita dor, mas foi capaz de transformá-los: em Alice, esses fenômenos permeiam a estória do começo ao fim, desde a mudança ou distorção do tamanho da personagem até o aparecer/desaparecer do Gato de Cheshire. Quando me perguntam o que é essa tal enxaqueca com aura, sempre cito o exemplo de Carroll. Apesar das minhas experiências visuais não serem tão alucinatórias, é uma forma mais fácil de ilustrar esse problema que afeta milhares de pessoas no mundo. Acredito que eu tenha tido cerca de 6 ou 7 episódios de aura, todos bem peculiares, e quem sabe um dia também posso transformá-los em algum tipo de arte?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muito além de uma história para fazer criança dormir, Alice é cheio de simbolismos. Particularmente gosto muito do Coelho correndo atrás do relógio e acho que ainda é muito atual: corremos freneticamente com nossos celulares nas mãos, atrasados para tudo, sem tempo para nada...

MICHELLY OLIVEIRA 10/11/2019

Que doideira!
Muito confuso. Me perdi em muitas partes hahaha Acho que perdi minha imaginação infantil pois fiquei buscando sentido no livro todo e não encontrei nenhum.

fadadeluz 06/11/2019

gosto mais do filme
eu estava numa sequencia ótima de ler um livro por mês, até que chegamos em abril e eu comecei a ler alice e por algum motivo nao consegui manter a leitura.
em abril na verdade muita coisa começou a desandar na minha vida kkkk.
enfim, não estou aqui pra dizer que não é um livro bom, mas impressionantemente foi o que menos me agradou de todos o que li esse ano, sendo que era o que eu mais queria e estava ansiosa pra ler.
como é uma história de absurdos, ficou complicado pra mim acompanhar e imaginar as cenas.
sobre o livro, nao era meu e eu destrui ele c agua que caiu da minha garrafinha na bolsa, fiquei de dar outro pra Pamela, mas o livro ela roubou de uma amiga dela e ela nem ta merecendo nada nao
isso inclusive deve ter influenciado na minha opinião pq por boa parte da leitura eu nao podia grifar o livro por nao ser meu, na real, acho que nem marquei nada... enfim, dei nota 3 pra ser simpatica e em consideração ao filme que é tudo de bom. nada pessoal,só acho que seja uma historia extremamente visual

Mariella.Sammarco 04/11/2019

Alice no país das maravilhas
Já tinha lido o livro na infância. Comprei uma versão em inglês na Amazon para reler esse ano. Me deixava um pouco inquieta a Alice fazer tantas perguntas mas era compreensível as vezes hehe.

Bernardo Brum 25/10/2019

Mesmo com as inúmeras adaptações, o texto origina de Carroll consegue manter a força e o carisma pela maneira icônica que consegue tornar o absurdo e o surreal acessível com seu tom sempre sarcástico e farsesco, tirando sarro das nossas convenções, ignorando quaisquer catarses psicológicas moralizantes em prol de uma narrativa episódica que apela puramente ao puramente ao efeito. Um livro único em seu tempo, absolutamente pioneiro e, melhor ainda, contagiante desde a primeira página.

Wardson 18/10/2019

?
Clássico infanto juvenil. Com seu "quê" de parábola nos leva a um mundo tão preso à realidade quanto um sonho, sem porquês nos leva junto, à Alice, a uma aventura surreal onde cartas de baralho pintam rosas e animais são usados como tacos para jogar croquet. Leitura leve, com brincadeiras com o sentido de palavras. E uma protagonista encantadoramente louca.

Érika 14/10/2019

Bem diferente do filme.
Gostei, apesar de ficar bastante confusa no início. Com o andar da carruagem, vi que nem tudo precisa fazer sentido, e que às vezes precisamos parar de buscar sentido em tudo.
Ao perceber isso, pude me divertir de verdade e rir com as várias lógicas inquestionáveis apresentadas na história.
Encantei-me com o País das Maravilhas confuso e diferente do que eu conhecia. Em alguns momentos, cheguei a sentir que estava louca.
Mas, afinal, somos todos loucos. E, se não fôssemos, jamais chagaríamos ali.
Paz, amor e bem.

arthurv 11/10/2019

História lixo
Alice é a personagem mais nojenta que ja li

Deia 10/10/2019

Leitura concluída.
Complicado falar de um clássico, mas foi uma leitura deveras nonsense, ou seja, sem sentido, porém divertida. E como não quero que me cortem a cabeça, termino aqui minha opinião.
Valeu !

Foxi 07/10/2019

Alice Alicinha
Alice no País das Maravilhas talvez seja uma das histórias infantis mais querida por tudo mundo. Primeiro porque existe um certo toque de magia bem loco, como em toda(quase) história infantil depois, porque as mensagens secretas escondidas em cada capítulo, cada aventura vivida pela Alice que cai na toca de um coelho e vai esbarrar em outro mundo, onde nada parece fazer sentido(Mas ainde é legal).
Aline O. 08/10/2019minha estante

Aline O. 08/10/2019minha estante
Gostei!

Foxi 08/10/2019minha estante
top

Paloma.Barbosa 20/09/2019

Alice no Pais das Maravilhas
"Alice e a lagarta ficaram algum tempo se olhando em silencio. por fim,a lagarta tirou o narguilé da boca e se dirigiu a menina,com uma voz suave e sonolenta.'' Eu achei interessante e diferente porque fala de uma lagarta que fumava narguilé e outros animais que falam.

cezarrebelo 18/09/2019

Clássico da literatura infantil
Alice no País das Maravilhas é um clássico da literatura infantil escrito por Lewis Carroll. Neste livro, somos apresentados à pequena Alice, uma garotinha que avista um Coelho Branco muito apressado, o persegue e acaba caindo na toca dele. A partir de então, Alice fará uma viagem no País das Maravilhas, um local mágico onde nada faz sentido, e esse é o próprio sentido do lugar.

Alice irá conhecer famosos personagens durante esta viagem e ficar cara a cara com a impiedosa Rainha de Copas, que pelos motivos mais fúteis pede para cortar a cabeça de todos. Uma narrativa infantil, mas que ainda encanta muitos adultos até hoje.

Ingrid.Lira 14/09/2019

Chato demais.
Por ser uma obra tão famosa esperava mais. Sei que é um livro infantil mas parece que subestima a inteligência das crianças.
Alice as vezes age como uma criança chata e que quer saber mais que todo mundo.
Amanda 30/09/2019minha estante
Eu ainda não terminei o livro, também estou achando chato (nunca gostei do desenho da Disney, pensei que o livro fosse ser melhor. Mas li uma análise interessante sobre a Alice ser uma alegoria para a colonização e imperialismo, se for isso mesmo até faz sentido ela pensar que sua opinião é a mais importante.
(meu comentario saiu com a configuracao toda bugada, socorro)

Ricardo.Costa 06/09/2019

Livro maravilhoso!!!
Nota dez. Uma ótima leitura de fantasia. Alice é uma menina inteligente, sagaz e muito espontânea... amei o livro.

Kesllem 27/08/2019

Alice no país das maravilhas
O livro Alice no país das maravilhas retrata uma história de fantasia e magia,mostra fantasias de uma menina numa outra dimensão com várias ilusões. Gostei bastante do livro apesar de ser infantil,é uma história ótima e bem fácil de compreender.