Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas Lewis Carroll

Resenhas - Alice no País das Maravilhas

Davi.Rezende 21/05/2018

MISTIFICADOR - QUEM DISSE QUE AS CRIANÇAS SÃO ESTÚPIDAS?
Quando eu era criança, já me questionava do motivo que insistiam em tratar as crianças como retardadas e porque o gênero infantil parecia coisa de doido.

QUEM DISSE QUE CRIANÇA POR SER CRIANÇA É UMA ESPÉCIE DE MONGOLOIDE?

Talvez uma parcela delas sejam, mas não todas, nem a maioria, creio eu.São livros como Alice no País das Maravilhas que criam essa mística ridícula e acabou se tornando uma referência negativa sobre o gênero infantil.

As pessoas parecem confundir fantasia com falta de conteúdo. Ou ainda, que fantasia faz apenas parte do mundo infantojuvenil.

Utilizar uma linguagem mais simples e enredo fastástico com crianças faz sentido. Tratá-las como idiotas é outra coisa.

O gênero fantástico, inclusive, é um dos mais difíceis de se trabalhar justamente porque cai facilmente no infantilóide.

E Alice no País das Maravilhas pra mim é isso: bobo, chato, infantilóide.

Li adulto, mas tenho certeza que odiaria ter lido na infância.

Outra coisa importante de se dizer é que, além de questionar a inteligência das crianças no mundo todo, o fato de ter sido traduzido para outras culturas demonstra que ele ocupou um vácuo e por isso virou um clássico, pois sua estrutura se baseia na cultura inglesa, que pouco tem a ver com a brasileira, por exemplo.

Nota: 4, ruim.

Lido em 16-12-2017

Humberto.Sampaio 09/05/2018

Lidos com minha filha
O que mais deixou minha filha impressionada foram os personagens mais inusitados desta historia! Apesar do dialogo dificil para a idade dela, foi legal observar que ela se apegou aos personagens caricatos.

Isabela.Lopes 25/04/2018

Durante toda a história a Alice me lembrou muito a Maltida, uma criança inteligente e bem curiosa.

Andréia 12/04/2018

O único que tem razão na história toda, o Gato de Cheshire, quando diz a Alice: "nós somos todos malucos aqui. Eu sou maluco. Você é maluca."

Bruna.Monique 05/04/2018minha estante
Adorei sua narrativa

Paula.Leivania 17/04/2018minha estante
Nossa adorei ??

Iza 22/03/2018

Encantador
A história da Alice de uma forma engraçada e irreverente. A forma como a tradutora troca os trocadilhos de Lewis por trocadilhos brasileiros flui muito bem. Um livro que diverte crianças e principalmente adultos, com seus questionamentos sobre o que é certo ou errado na concepção da personagem. As observações feitas por Alice são de uma sagacidade imensa.
Um livro para ser lido e relido.

Fabiano.Poeta 17/03/2018

Nunca SPOiLER
O que mais gostei é que os personagens não tem muita paciência uns com os outros, todo mundo vive um estresse constante rsrsrs Inclusive a Alice que é bem tupetuda também.

Gabi 15/02/2018

Minha relíquia
Essa versão de País das maravilhas mais País dos Espelhos é uma sinfonia nos meus ouvidos. Praticamente foi o primeiro livro que eu li em 2013 por aí. Não preciso dizer sobre a história pois acho que todos já conhecem mas vale a pena ler em uma narrativa tão fluída de Monteiro Lobato.

J R Corrêa 03/02/2018

Alice no País das Maravilhas
Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas - e lhe apresentam enigmas.

Jeanne Araujo 16/01/2018

"Ela em geral se dava muitos bons conselhos (embora raramento os seguisse), e às vezes se ralhava tão severamente que os olhos ficavam cheios de lágrimas." [21]
"Quem sou eu então? Primeiro me digam isso, e depois, se eu gostar de ser essa pessoa, vou subir. Se eu não gostar, vou ficar aqui embaixo até ser outra pessoa..." [28]
"Eu... eu... no momento não sei, minha senhora... pelo menos sei quem eu era quando me levantei hoje de manhã, mas acho que devo ter mudado várias vezes desde então. [...] Acho que infelizmente não posso me explicar, minha senhora, porque já não sou eu, entende?" [60-61]
"De que tamanho você quer ser?" [65]
"Como são intrigantes todas estas mudanças! Nunca sei ao certo o que vou ser no próximo minuto!" [72]
"' Se todo mundo cuidasse dos seus interesses', disse a Duquesa com um grunhido rouco, 'o mundo giraria bem mais rápido.' 'O que não seria uma vantagem', disse Alice, muito feliz de ter uma oportunidade para exibir um pouco dos seus conhecimentos. 'Imagine o que não iria acontecer com o dia e a noite! Veja, a Terra leva vinte e quatro horas para girar ao redor do seu eixo, o que é um achado...'" [79]
"'Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?' 'Isso depende bastante de onde você quer chegar', disse o Gato." [84]
"Ele não suporta ser batido. Agora, se você mantivesse boas relações com o tempo, ele faria quase tudo o que você quisesse com o relógio." [95]
"Tudo tem uma moral, é apenas uma questão de encontrá-la." [120]
"'Você não tem permissão de crescer aqui', disse o Arganaz." [153]

Cris 10/01/2018

Encantador
Alice era uma das histórias que eu mais gostava quando era criança. Eu amava o desenho e depois de adulta, amei o filme também.

É uma daquelas histórias que me encantam e não importa quantas vezes eu veja, eu sempre fico fascinada.

A história é cheia de personagens marcantes, e frases inteligentes, e eu acho que agrada a leitores de todas as idades. A única coisa que eu não gosto mundo daquele final. Quem leu sabe que é meio decepcionante...

Eu ouvi o áudio book e adorei a narrativa, mas eu quero reler a história no livro físico e também a continuação, “Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá”, que eu nunca li.

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
Bárbara Alice 10/01/2018minha estante
eu adoro Alice tb Cris! Acho a história um pouco maluquinha mas extremamente genial!

Cris 10/01/2018minha estante
Muito maluca! kkk

Bárbara Alice 10/01/2018minha estante
kkkk pois é

Bruna 08/12/2017

É um clássico, muito divertido que atrai crianças e adultos. Gosto muito da história.

Jenn 03/12/2017

Ainda digerindo
Tão ímpar, que ainda me pego pensando nas metáforas...simplesmente genial!

Chello 02/11/2017

Divertido
O livro é dito como um clássico da literatura infantil não sem motivo!
Cheio de personagens divertidos, cenas engraçadas e um cenário fantasioso, Alice no País das Maravilhas é uma leitura simples, agradável e divertida, recomendada a todos que querem distrair a mente, sentindo-se parte das aventuras de Alice.
O que mais me apeteceu, sem dúvida, foi a peculiaridade cômica de cada personagem; a maneira como eles relacionam-se entre si gera cenas muito divertidas rs