Histórias Favoritas

Histórias Favoritas H. P. Lovecraft

Resenhas - Histórias Favoritas

Theyzy 20/05/2021

Reinos ocultos
Quanto mais leio as obras de Lovecraft, mas intrigada em como era sua personalidade eu fico.

É incrível como ele consegue manter a ligação entre os contos e novelas, sempre há referências que intrigam sobre o que veio primeiro.

@ruthlunang 19/05/2021

Terminei esse livro na força do ódio
Bom, sempre tive curiosidade em ler os contos de Lovecraft por conta de toda aclamação que esse homem recebe.

Li o primeiro conto (Os ratos nas paredes) e gostei, achei muito bom.

Daí veio o segundo conto (A cor que caiu do céu) e pensei: "aaah, entendi o hype!", porque achei genial a forma que ele criou um horror que não pode nem ser imaginado.

Então, o terceiro conto (O chamado de Cthulho), o mais famoso e o que eu estava mais ansiosa pra ler (e o real motivo de eu ter comprado este livro). Acho que eu nunca me decepcionei tanto na vida. A história em si é muito sem graça. Quando eu terminei de ler eu fiquei, tipo: era isso? Que bosta! Pelo hype eu esperava que essa história fosse sensacional, e eu não consegui enxergar isso. Mas o real problema, pra mim, foi o racismo escancarado (que por sinal foi recorrente nos contos seguintes).

O quarto conto (O horror de Dunwich), outro recheado de racismo, me pareceu a mesma história de O chamado de Cthulho, porém com personagens e monstros diferentes.

O quinto (Nas montanhas da loucura) foi tão desnecessariamente longo e tedioso que eu não sei dizer se teve passagens racistas, porque eu pulei várias páginas. Também pareceu uma cópia de O chamado do Cthulho.

Por fim, o sexto conto (A sombra de Innsmouth) foi razoável, porém com uma passagem racista. Esse foi um pouco mais interessante porque tinha mais ação e o final foi inesperado.

Resumindo:
Os ratos nas paredes (4?)
A cor que caiu do céu (5?)
O chamado de Cthulho (0?)
O horror de Dunwich (0?)
Nas montanhas da loucura (0?)
A sombra de Innsmouth (3?)

O que resulta em um total de 2? pro livro. É isso.

Brenner 03/05/2021

Bom compilado
Mostra parte do grande trabalho do autor, mas não é tão completo como outra obra que já li.

João Victor 28/04/2021

Racista
Não vou perdeu meu tempo falando desse cara, a obra toda é racista e me preocupa ser tratada com tanto prestígio atualmente

Alysson 26/04/2021

Um caramalho de 400 páginas com contos a partir de um universo inteiro criado pelo autor. No livro o Lovecraft descreve bem seus personagens e coloca a vida humana como poeira diante de monstros vindos do universo milhões de anos antes de habitarmos este planeta. Um ponto que particularmente não sou tão fã é que ele ele descreve demais alguns cômodos, por exemplo, eu não quero saber a cor do cacto presente no quadro verde de parede escura na sala de estar. Tirando isso, é um bom livro.

@kaka 22/04/2021

ba não sei o que pôr aqui
todas as histórias do livro são muito boas, mas logo no início o Lovecraft faz uns comentários racistas e isso persiste em outras situações também
o que eu menos gostei foi Nas montanhas da loucura, parece que passei 30 anos lendo só ele credo, não é que seja ruim, mas poderia ter sido resolvido em mt menos páginas ficou bem maçante por isso

Paula.Dayana @pauladayanaalves 22/04/2021

Não consegui me envolver na leitura. As duas histórias que mais gostei foram as duas últimas: Nas montanhas da loucura e A sombra de Innsmouth.

Enzo.Michimura 15/04/2021

Coletânea
Uma coletânea bem feita, com diagramação muito boa e contos ótimos. Os melhores(na minha opinião) foram: O Chamado de Cthulu, A Cor que Caiu do Espaço e Os Ratos nas Paredes.

Kassandra.Janis 06/04/2021

Cansativo
Sempre tive curiosidade sobre a história de Cthulhu e foi isso que me fez comprar esse livro. O livro tem 6 contos do Lovecraft, e logo nos primeiros eu já percebi que era histórias MUITO descritivas, do tipo que você as vezes se perde até e tem que voltar. Mas tava tudo indo até que bem até o conto "Nas Montanhas da Loucura", o conto começa interessante, e vai até a metade aguçando sua curiosidade, mas depois da metade ele começa a ficar descritivo de um jeito insuportável, primeiro que usa vários termos sobre períodos da evolução (cetáceos, cambriano, dentre outros) que eu estudei a uns 10 anos atrás e não lembro NADA, começa a descrever pedra, descrever parede, você vai se perdendo no "mapa" que eles tentam montar do lugar... não consegui terminar, tentei com todas as minhas forças mas chegou uma hora que eu larguei, tava muito chato, muito.

Os demais contos até que são bons, tiveram alguns que me deixaram meio tensa, valeu a pena a leitura porém não recomendo não, só se você quiser MUITO, MUITO conhecer esse universo do Lovecraft, mas já esteja avisado que vai precisar de paciência.

Avaliação dos contos

Os ratos nas paredes - 6/10
A cor que caiu do céu - 8/10
O chamado de Cthulhu - 9/10
O horror em Dunwich - 8/10
Nas montanhas da loucura - 0/10
A sombra em Innsmouth - 4/10 (tem uns comentários bem problemáticos/racistas no começo do conto)

Rayhan Chamoun 12/03/2021

Aventuras Inomináveis!
Howard Phillips Lovecraft consolidou um tipo de horror existencialista que suplantou a concepção contemporânea à sua época sobre como construir uma história de terror. Sem omitir suas inspirações nos trabalhos de Edgar Allan Poe e trazendo personagens muito bem instruídos e com capacidades dedutivas equiparáveis á Dupin e Sherlock, além reflexões pessimistas sobre o avanço da ciência, todos esses elementos somente contribuem para histórias verdadeiramente assustadoras.

Primeiramente, gostaria de salientar o bom gosto desta antologia e da edição como um todo, o trabalho de tradução e o compêndio complementam e muito a jornada literária de leitores iniciantes. Não obstante, na antologia encontramos os melhores trabalhos de HP Lovecraft (só faltou ¨Sussurros na Escuridão¨, aí seria perfeito, ao meu ver), com tramas bem elaboradas e que provocam o leitor com situações reducionistas.

A prosa de Lovecraft é encantadora, a riqueza de detalhes e a atenção a parâmetros que muitos autores ignorariam são abordadas de forma minuciosa em seus escritos, outrossim, cada sentença contribui para o terror das cenas. Com uma mitologia que dispensa comentários, sem dúvidas o livro é uma ótima porta de entrada para os trabalhos deste incrível autor.

site: https://www.instagram.com/rayhan_chamoun/

Maria 28/02/2021

Tudo
Esse me fez amar mais o Lovecraft, eu já havia lido outros contos dele mas estava especialmente ansiosa para ler os contos desse livro. Cada parágrafo vai ser sobre um livro diferente, e no final vou dar as estrelas de cada conto presente no livro.
Os Ratos Nas Paredes - Essa com certeza foi a história que eu mais fiquei agoniada por ter imaginação fértil, porque tem ratos, VÉI EU TENHO UM PAVOR DE RATOS DE UMA MANEIRA SOBRENATURAL, eu li o conto com o uc na mão KKKKK. Arrepiei? Sim, fiquei com medo? Sim, não consegui dormir? Sim mas eu gostei e isso que importa.
A Cor que Caiu do Céu/Espaço - Eu tava muito ansiosa pra ler esse conto porque um amigo virtual disse que era bom, então eu fiquei na expectativa e simplesmente amei, foi INCRIVELMENTE DIFÍCIL de imaginar cores que não existe (???????) Mas fiquei pensando durante horas sobre o futuro do conto, tipo, o véio que conta a história ele não quis sair daquela casa de onde ele morava, então, aquela cor que ainda ficou na Terra poderia ter afetado o véio? Enfim, reflexões.
O Chamado de Cthullu - essa eu também estava ansiosa pra ler porque eu ficava pensando "QUE PORRA É CTHULLU??" então eu li o conto e fiquei com medo de Polvos, e Barcos, e Mar, e nunca mais quero pisar na praia. MAS O CONTO É INCRÍVEL LEIAM.
O Horror de Dunwitch - não tinha conhecimento da história (na verdade de nenhuma delas kk) e confesso que fiquei surpresa e ri, mano que criatividade, eu só consigo pensar que a moça anêmica cruzou com um bode e ficou grávida de um garoto meio-demônio e jurava que ele tinha uns 5 metros de altura KKKK. Mas também o conto é bom, só leiam.
Nas Montanhas da Loucura - eu não li todo o conto, TEM MUITA DESCRIÇÃO DESNECESSÁRIA E ME FEZ QUASE DESISTIR DO LIVRO :( mas um dia que eu não tiver NADA pra ler, eu vou lá e pego o conto pra ler.
A Sombra de Innsmouth - NOSSA EU AMEI, ele tem uma pegada sinistra, se você se colocar no lugar do personagem, ele tava com uma maré de azar que- meu deus do céu, mas o conto foi perfeito, uma mistura de alien com peixe KKKKK.

Os Ratos Nas Paredes - ?????
A Cor que Caiu do Céu - ?????
O Chamado de Cthullu - ????
O Horror de Dunwitch - ?????
Nas Montanhas da Loucura - ?
A Sombra de Innsmouth - ????

Quequel 15/02/2021

Não é pra mim
Eu ouvi falar um monte do Lovecraft então eu tinha expectativas enormes sobre esse livro e fui completamente tombada.
Não gostei muito dos contos, não me prendeu, não me envolveu e me dava sono. Ainda achei que a maioria é meio "escorada" no Chamado de Cthulu, achei repetitivo.
Isabela 15/02/2021minha estante
Tive essa mesma sensação, comprei esse box para conhecer e não consigo sair do lugar, não me dá vontade de retomar a leitura. Meu marido amou e eu o máximo que reconheci foi o fato de ser clássico. Me arrastei nos contos que li, ainda pretendo terminar pq não gosto de abandonar, mas nossa, vai ser meio sofrido...rs
Já Poe e Doyle eu amei... Doyle é leve de mais, até comprei a coleção Sherlock e já comi ela tb. Poe eu acho a escrita pesada, mas muito envolvente e incrível...

Quequel 15/02/2021minha estante
eu ia comprar um box todo do Lovecraft mas acabei comprando esse pra conhecer mais do Doyle além do Sherlock e foi uma salvação. Também terminei pq não gosto de abandonar, mas foi dificiiiil!

All Star 12/02/2021

Histórias favoritas (Lovecraft)
-Os ratos nas paredes: esse foi um conto interessante. É curto, e por isso, os acontecimentos foram rápidos, porém o final ficou vago, como se o autor quisesse que o leitor imaginasse o que aconteceria depois.
-A cor que caiu do céu: esse é meu conto favorito desse livro. Tudo o que envolveu essa história como os personagens, a cidade, o poço e o meteoro, foram para mim, muito bem desenvolvidos, mesmo tendo um enredo curto como o conto anterior.
-O chamado de Cthulhu: essa é a principal obra do autor, porém não consegui me conectar com a história, por isso, gostei apenas do final.
-O horror de Dunwich: esse foi um conto similar ao segundo (A cor que caiu do céu), por esse motivo, me cativou bastante também.
-Nas montanhas da loucura: esse já não é mais um conto, e sim, uma novela, pois contém mais de cem páginas, que para mim, metade delas foram desnecessárias. Abrange muitos detalhes que não fariam diferença nenhuma à história. Como um exemplo, o autor ficou três páginas minuciando o local em que se passava aquela parte da novela, e mais duas páginas até os personagens saírem daquele lugar. Além disso, existem, também, detalhes como altura, espessura, comprimento, latitude, longitude, etc.
-A sombra de Innsmouth: essa também é uma novela e a que mais me fez roer as unhas para saber como o personagem iria sair da enrascada.
Eu nunca tinha lido nada do Lovecraft, mas agora que li, gostei muito do estilo de escrita e dos tipos histórias dele.

Kaio.Rodrigues 01/02/2021

Lovecraft tem um jeito diferente de abordar o horror que achei bem interessante, principalmente por ele fazer isso a partir de uma mitologia de seres ancestrais que foram pioneiros na colonização do planeta Terra.

Os três primeiros contos contém uma boa descrição e são mais objetivos. A partir quarto conto o autor proporciona uma descrição maior e isso ajuda na contextualização dos acontecimentos da história.

Entretanto, o quinto conto foi, sem sombras de dúvida, o pior de todos. Falo o pior não pela a história em si, que é bem intrigante, mas pela descrição exagerada de tudo o que existe no ambiente em que o narrador está inserido. Em muitas das vezes não conseguia manter a atenção por causa de longos capítulos contento só descrição, parecia que a história não saía do lugar e dava vontade de abandonar o livro.

Por conseguinte, o último conto começa em um ritmo bom e logo depois temos bastante descrição. Entretanto, diferentemente de "Nas Montanhas da Loucura", essa descrição se assemelha com a do quarto conto, pois tem o objetivo de orientar o leitor no espaço para os acontecimentos futuros.

Esse foi meu primeiro contato com o autor e gostei da forma de como as históricas com simbolismos, monstros e mitologia criados por ele nos são apresentadas. Contudo, em alguns desses contos é possível perceber um posicionamento racista, principalmente quando ele atribui o bem as pessoas brancas e o mal as outras raças, sobretudo as negras.

Por fim, avaliei individualmente cada conto:

Os Ratos nas Paredes - 4 Estrelas
A Cor que Caiu do Céu - 5 Estrelas
O Chamado de Cthulhu - 3 Estrelas
O Horror em Dunwich - 4 Estrelas
Nas Montanhas da Loucura - 1 Estrela
A Sombra de Innsmouth - 4 Estrelas
anaclaraleitegomes 10/07/2021minha estante
Também gostei mais da cor que caiu do céu e ratos nas paredes, os outros foram só ladeira abaixo

Vic 25/12/2020

Bom mas lento
É um livro de contos, espera-se que eles sejam mais curtos e fáceis de serem lidos mas é totalmente ao contrário. A falta de diálogo atrapalhou muito a leitura mas de toda forma eu gostei. Adorei os contos, são extremamente bem trabalhados e eu adorei que eles acabam se interligando, Lovecraft é um gênio