Tudo sobre o amor

Tudo sobre o amor bell hooks

Resenhas - Tudo sobre o amor

Rafaela 16/03/2024

Amar é urgente
"Todo aquele que não conhece o amor ainda está na morte."

Bell Hooks (ou Gloria Jean Watkins, seu nome de registro) nos leva por todos os caminhos do amor: compromisso, espiritualidade, comunidade, reciprocidade, destino, perda e cura.

Ela descostura o tecido tortuoso construído pela mídia e pela sociedade patriarcal, onde a disfunção, o abuso e a injustiça são celebrados.

"O amor é o que o amor faz. Amar é um ato da vontade - isto é, tanto uma intenção quanto uma ação. A vontade também implica escolha. Nós não temos que amar. Escolhemos amar."

Cada capítulo é um convite ao corajoso ato de abrir-se para o amor verdadeiro, intencional e generoso.

"Cultivar um coração generoso é a qualidade mais importante de uma mente desperta."

Definitivamente um livro que quero voltar de vez em quando, para absorver mais sabedoria na simplicidade com que é compartilhada. 5/5

clau 16/03/2024

O ato de amar
Tudo sobre amor, foi o primeiro livro que escolhi ler após o término de um relacionamento. durante esse processo que acompanhou a leitura, várias intérpretes ocorreram, e saber que eu tinha bell hooks comigo virou um abrigo, um lugar seguro onde eu podia sentir tudo que eu precisava sentir, me acalentou e me protegeu de mim mesma. no livro, bell hooks se aprofunda em cada capítulo em uma diferente lacuna do amor na sociedade capitalista moderna, e como esse cenário modifica nossa capacidade de amar o outro e de se estar realmente presente. pensar no amor como uma ação, consciente e de escolha própria, nos faz refletir demais sobre tudo que relevamos simplesmente por estarmos, o que dizemos, apaixonados. a paixão nos cega, nos faz acreditar em monumentos muito maiores do que a realidade. nos leva a negligência. e amor é total oposto do abuso negligente. o amor é muito mais que paixão, o amor é se esforçar para ser seu melhor e querer ver o melhor da pessoa, juntos. em uma coreografia onde errar não é problema. foi bom te ter aqui bell hooks, te procurarei mais vezes.

aleticiapl 13/03/2024

Demorei muuuito pra ler, mas por ser um livro denso mesmo. bell é inteligentíssima e fiquei espantada ao longo da leitura de ver o quanto as coisas se conectam tanto. o tanto que o amor é muito mais que apenas o sentimento de amar, mas que sofre influência de tudo que a gente vive e do contexto que a gente vive também. incrível!

Anyi H 12/03/2024

Demorei HORRORES pra terminar esse livro. Nada contra bell hooks, o é conteúdo impecável que me fez refletir e me fez pensar em coisas que não tinha parado para pensar antes, mas estou mais acostumada a ler ficção, então esse livro foi um ponto fora da curva. Recomendo demais a leitura e já pensando qual vai ser a próxima escolha.

Tamara 12/03/2024

Tudo sobre o amor, é definitivamente um dos meus livros favoritos dos últimos anos. A forma como a bell hooks escreve é admirável, tu vê a cada linha conhecimento e estudo, em uma linguagem acessível. Para eu que sou psicóloga, o texto aborda aspectos relevantes sobre a infância, as relações familiares, que deixam suas marcas e repetições na forma de amar (não só romanticamente falando), que vejo diariamente em meu trabalho. Impossível não repensar nossos comportamentos individuais, como uma sociedade neoliberal que visa o lucro, ganhos, deixando o ?amor de lado?. Minha única ressalva, tange que em grande parte o escrito se refere as relações heteronormativas, não dando visibilidade as outras formas de relacionamentos. Esse livro eu gostaria de dar de presente a muitas pessoas, já que acredito que a leitura sempre nos desperta um olhar novo ao mundo.

maria19116 11/03/2024

O livro traz várias facetas do amor, desde como ele é enxergado no senso comum até suas possibilidades revolucionárias, basicamente Bell Hooks relembra o óbvio que infelizmente não é tão óbvio assim, o óbvio que precisa ser dito. Sobre a escrita eu achei muito fluida, o início foi bem gostoso de ler, marquei várias passagens do livro, porém, na minha opinião, ele acaba desandando um pouco pela repetição e quando ao falar de religião a autora deixa implícito um falso paralelo entre ateísmo e cinismo, a "conclusão" na parte em que ela fala de anjos também me deu muita preguiça. Enfim, apesar dos pesares, é um bom livro e vale a pena a leitura.

Anne145 10/03/2024

Lindo!
Um diálogo leve e sensível sobre o amor. Bell Hooks traz à reflexão as várias nuances do amor (e do amar) da nossa sociedade. Uma aula sobre o significado do amor.

Tanise1 09/03/2024

Realmente novas perspectivas...
"O amor verdadeiro nem sempre nos leva ao "viveram felizes para sempre" e, mesmo quando leva, sustentar o amor ainda dá trabalho"
Livro para mudar a mentalidade e o coração! Bell Hooks consegue trazer de forma clara e didática sobre a atual visão sobre o amor em nossa sociedade capitalista, sobre como ela é equivocada e na maioria das vezes agimos de forma egoístas e narcisistas, descartando relações como passa-tempos. A temática do amor, e sobre como o poder dele pode curar todas as feridas e a luz que devemos colocar nele como guia para nossa vida, é tratada de forma linda e trás muitas reflexões.

yara 09/03/2024

"o caminho para o amor não é árduo ou oculto, mas precisamos escolher dar o primeiro passo. se não conhecemos o caminho, sempre há um espírito amoroso com a mente aberta e iluminada, capaz de nos mostrar como pegar a trilha que leva ao coração do amor, o caminho que nos leva de volta ao amor."
yara 09/03/2024minha estante
e eis aqui só um pouquinho do imenso montante que o meu amorzinho é e representa para mim. chorando há 45 minutos porque não poderia me sentir mais grata pelo quanto já vivemos juntos e pelo quanto ainda vamos viver juntos.

Fabmatos_ 09/03/2024minha estante
Ai, que lindo ???????? amar é bom demais!

maritxr 09/03/2024

Life Changing
Recomendo para todo mundo que deseja entender mais sobre o amor.
Bell hooks passa sobre o tema com muita sabedoria, leitura de fácil entendimento.
O amor está além do cuidado, amar é estar disposto a evoluir espiritualmente com alguém. Para isso é necessário abrir mão, ceder, se comprometer para ter a pessoa que ama junto.
Para além do amor para com o outro, este livro te faz refletir sobre o amor próprio, fé e entre outras facetas de viver. e amar.
Sensacional.

null 09/03/2024

Escolher amar
Bell Hooks trás um misto de sentimentos em sua escrita, nesse livro com um tema tão complexo não seria diferente. Sempre escutei falar muito sobre esse livro em específico e sou uma grande fã do tema, mas confesso que tudo foi diferente do que eu esperava (de uma forma positiva).

A autora começa o livro desconstruindo e apresentando críticas muito pertinentes sobre o modo como aprendemos a amar desde a infância, impossível não se identificar com várias pontuações. Posteriormente, ela começa a desenvolver um novo conceito de amor verdadeiro, fui surpreendida com a ideia de que essa é uma escolha que devemos fazer concientes e nos dedicar para construir em conjunto.

Minha única ressalva seria que senti falta de um olhar menos heteronormativo das relações românticas, ela cita brevemente relações homo durante a leitura. Ou talvez, seja só meu lado órfã de livros com essa vertente específica falando mais alto.

Não é possível negar que a princípio a ideia dela parece meio utópica e cristianizada demais, porém sinto que isso é talvez um trauma falando mais alto novamente e criando uma resistência para me autodefender. Quando deixei essa autodefesa de lado pude aproveitar bem mais a leitura.

Contudo, o livro realmente me fez repensar a maneira como eu vivencio minhas relações românticas, familiares, amigáveis, de trabalho e com o mundo como um todo. Espero que a palavra de amor invada todas as nossas casas e espaços.

rufininha 08/03/2024

Uma canetada a cada página
Grifar as partes mais impactantes desse livro exige grifar páginas inteiras. Com uma escrita fácil, Hooks dá vários chacoalhões que trazem reflexões doloridas, verdades que nem sempre estaremos dispostos e abertos a escancarar. Entender que talvez ainda não tenhamos amado de verdade e nem sido amados de verdade incomoda, mas é o primeiro movimento em direção a ele.

jaqueshouse 08/03/2024

Entrar em contato com a obra de bell hooks sempre me deixa em êxtase, sinto como se estivesse transcendo ao me debruçar sobre a forma extraordinária em que ela desenvolvia suas teses e com essa obra não foi diferente.

falar sobre amor é algo mobilizador, entretanto, como ela mesmo desenvolve no começo do livro, muitas vezes estamos falando de algo que não sabemos definir muito bem o que é. na luta contra o desamor em busca da construção de uma ética amorosa é fundamental contar com o auxílio de "anjos" como bell hooks que nos ajudem a enxergam esse sentimento/ação como algo muito além do que aquilo que é nos mostrado pelo sistema que visa capitalizar todas as relações humanas.

levo dessa leitura várias missões que sei que irão modificar a minha vida.

Daianebcs 06/03/2024

Que livro ruim meu deus
Me senti lendo um TCC. toda a estrutura de um trabalho de faculdade aqui nesse livro, assim como em todos os de auto ajuda. problema, possível solução, citação de vários outros autores que desenvolveram raciocínio sobre o assunto, aí passa pela espiritualidade, segue pra morte, volta pra Deus e conclui sem resposta ?

Alicia 05/03/2024

Primeira leitura do ano mais que perfeita
Escolhi essa leitura principalmente pelo título e por ser uma grande entusiasta do amor e tudo que envolva ele. O livro demonstra tudo aquilo que eu já pensava sobre o amor, que ele está presente em todos os âmbitos da nossa vida, e como cada vez mais a sociedade ignora a sua existência, se prendendo cada vez mais as coisas materiais e relações superficiais. A autora utiliza de várias referências literárias para expor e comprovar suas teorias sobre o amor e sua importância em nossas vidas. Esse livro deixa bem claro que o amor não é algo ambíguo ou difícil de se descrever, mas as vezes só não estamos acostumados com ele em nossas vidas e confundimos ele com outros sentimentos.