Cortesã Por Uma Noite

Resenhas - Cortesã Por Uma Noite

Ana Luiza 19/05/2021

Esperava algo diferente
A HISTÓRIA

Grant Morgan diria que as histórias sobre ele são exageradas. Mas ele é de fato o investigador mais famoso, misterioso e bonito da agência em Bow Street. Além disso, Grant é viciado em trabalho e não recusa quando o chamam para investigar uma vítima de afogamento retirada do Tâmisa.

Contudo, a vítima em questão está ainda muito viva e é ninguém menos que Vivien Duvall. Ela também é uma lenda na cidade. A cortesã mais bela e requisitada de Londres, a mulher é a única que já rejeitou, muito publicamente, os avanços românticos de Grant.

Só que a Vivien que Grant encontra no rio não é nada como a cortesã gananciosa que ele conheceu. Machucada e sem qualquer lembrança de quem é, como foi parar no rio ou quem tentou matá-la, essa Vivien desperta algo em Grant. Ele a esconde na própria casa, com a desculpa que ela possa se recuperar em segurança enquanto ele investiga sua tentativa de assassinato.

Contudo, por mais que as lembranças não venham, a personalidade doce e inteligente de Vivien cativa Grant. E ela é muito grata ao seu salvador, só que não é tão dócil assim. Vivien não consegue aceitar que era a mulher cínica e interesseira que todos falam. Sem falar que não parece ser tão experiente quanto uma cortesã deveria ser.

Assim, Vivien decide conduzir sua própria investigação, em busca de quem é de verdade. Grant também precisa repensar seus conceitos conforme começa a se apaixonar pela mulher a qual jurou vingança.

(...)

VALE A PENA LER?

Eu estava muito animada para ler Cortesã Por Uma Noite e ter uma visão diferente, menos glamourosa, mas ainda assim interessante da Inglaterra Regencial. Raramente em romances de época temos uma mocinha que não é virginal e tímida e este livro prometia bastante com uma protagonista com a profissão mais antiga do mundo.

Contudo, minhas expectativas foram logo frustradas. A mocinha já começa a história sem memória e mostrando sinais de que está longe de ser a cortesã segura de si e ousada que a sinopse nos faz esperar. Lisa Kleypas me decepcionou bastante ao pegar uma temática tão interessante e desperdiça-la com uma visão moralista do sexo e da profissão da protagonista.

Obviamente, como hoje, o mundo das prostitutas e cortesãs era violento, e provavelmente poucas de fato escolheram a profissão. Contudo, diferente das interesseiras cínicas que a autora descreve, as cortesãs eram também mulheres independentes em uma época de muita opressão. Claro que seus ganhos, sua vida em geral, dependiam dos homens. Mas, diferente das mulheres nobres, as cortesãs ganhavam seu próprio dinheiro e possuíam propriedades.

Da mesma forma, diferente de outras mulheres que ativamente trabalhavam, como camareiras, costureiras, etc., as cortesãs tinham mais liberdade para escolher para quem e por quanto tempo trabalhavam. Cortesãs eram figuras influentes e que tinham poder não só em seus relacionamentos, mas também nas artes e até mesmo na política.

Contudo, em vez de explorar essa dualidade entre a liberdade e a opressão, o glamour e a violência da vida de uma cortesã, a autora decidiu condená-las como mulheres horríveis ou pobres coitadas apenas. Tanto que a “solução” da autora para o fato de Vivien não se lembrar ou se sentir como uma cortesã foi bastante óbvia e, honestamente, uma saída preguiçosa e que tornou um livro com tanto potencial como qualquer outro romance de época.

Cortesã Por Uma Noite não é uma leitura ruim. É interessante acompanhar o mundo de investigações de Grant, mas não gostei do personagem. Sua vingança contra Vivien é mesquinha e sua visão desmoralizante sobre ela e sua profissão se baseiam no fato de que ele foi rejeitado. Me irritou bastante que toda a motivação do personagem era simplesmente seu ego ferido.

Por causa do mocinho, o romance dos personagens não me cativou muito. Mesmo sendo uma narrativa rápida, intrigante e sensual, o livro me decepcionou bastante. Ainda quero ler os próximos volumes, mas agora não espero mais que sejam obras únicas, apesar do cenário e contexto (o mundo policial de Londres) serem interessantes.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: https://www.mademoisellelovesbooks.com/2021/05/resenha-cortesa-por-uma-noite-lisa-kleypas.html
Andressa1327 29/05/2021minha estante
Gosto da escrita da lisa, mas essa não rolou. Peguei um ranço do protagonista, achando que podia fazer o que quisesse com a mocinha só pra se vingar. Uma vingança diga-se de passagem totalmente desnecessária

TAssia19 11/07/2022

Comecei a leitura sabendo que algumas pessoas detestaram esse livro, porém fiquei apaixonada! O Grant tem seus momentos de chatice, a vingança dele é bem maldosa, mas ele caindo na própria armadilha é bom de ver!
Vivien é incrível, até certo ponto.
DANILÃO1505 22/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Leett 01/08/2023

Agora somos nós quatro.
Simplesmente um livro maravilhoso. Desde as primeiras páginas eu ja estava engolindo o livro. Um romance de época de perder o fôlego a cada frase romantica que o Morgan falava. Uma história apaixonante que fala muito sobre se entregar verdadeiramente mesmo com medo e insegurança de não dar certo, mas para ter certeza do que realmente significa o amor. Indico para todos os fãs de romance que te faz surtar a cada parágrafo. Lisa Kleypas sempre arrasando e entregando tudoo!! 100000/10
Felipe1503 10/08/2023minha estante
resenha muito boa, parabéns

hiliandra.faggion 04/03/2021

O final foi um pouco chato, se estendeu demais. Ficou cansativo.
Mas, não foi ruim.

@karma 07/03/2021

"A verdade é algo que se reconhece com o coração."
Sou discípula da Lisa e não abro mão. Amo a escrita dela, a história, os diálogos, os personagens, tudo. Com esse livro não poderia ser diferente. A história é leve e fluida, e te envolve muito rapidamente. Amei conhecer a V. e o Grant, gostei muito do casal e da química deles. Pra mim, o mistério já era previsível, desconfiei desde o começo. Mas gostei da explicação e de conhecer melhor tudo o que levou a isso.
E o epílogo ? realmente não esperava aquilo, levei foi um susto kkkkk
Lisa não decepciona :))) Recomendo!!! Ansiosa para o 2° livro, acho que vai ser sobre o Sir Ross. Achei o personagem dele muito interessante.

??SPOILER??

ps: a frieza da V. com a própria filha me surpreendeu ??? não esperava que ela realmente enviasse o bebê pra V.

Danyelle.Gardiano 07/03/2021

Um amorzinho de livro
Um dos primeiros romances da lisa, claro que em certos momentos me pareceu um pouco arrastado e me incomodei com a mocinha e o mocinho. Mas devo dizer que amei!
Super leria de novo

deborasanseverino 06/03/2021

Que saudades de um livro da Lisa! Achei um pouquinho cansativo e em alguns momentos tive um leve ranço Grant, mas no geral foi um bom livro.

O legal de ter lido esse livro agora é ver como a escrita da Lisa melhorou ao longo dos anos. Achei interessante que, pelo que eu pesquisei, esse é o segundo livro da série da Bow Street. Agora quero ver se vai virar uma trilogia ou apenas fora de ordem.

Pucca.Farion 06/03/2021

"Certa noite, o belo e misterioso policial Grant Morgan é chamado para investigar uma vítima de afogamento no rio Tâmisa. Quando chega lá, fica surpreso ao reconhecer Vivien Rose Duvall, um de seus grandes desafetos, a mais famosa e exclusiva cortesã dos salões londrinos.

Grant fica mais surpreso ainda ao perceber que a moça está viva. Sem saber o que fazer, ele decide levá-la para casa, apesar de seu desprezo por ela. Quando Vivien acorda, porém, os dois percebem que ela não se lembra de nada.

Durante a investigação, logo fica claro que a moça sofreu uma tentativa de assassinato e que sua vida ainda está correndo perigo. Enquanto tenta protegê-la, Grant se sente cada vez mais atraído por ela. E Vivien, incapaz de recuperar a memória, se entrega de corpo e alma a seu salvador.

Nesse mistério envolvente cheio de pinceladas de romantismo, duas vidas se cruzam de maneira inesperada e uma paixão avassaladora coloca em dúvida tudo que eles achavam que sabiam."

Lisa é sempre maravilhosa.

Esta é uma das sagas mais antigas da Lisa Kleypas,então a escrita não está tão desenvolvida quanto nas séries atuais como Ravenels. Ainda assim, é um livraço.

A autora se diferencia neste livro ao retratar personagens fora da aristocracia, que tramitam entre os bailes e os bairros mais pesados de Londres. Neste caso, temos um insvestigador dos Bow Street Runners e uma cortesã que perdeu a memória após uma tentativa de assassinato. O casal é bem desenvolvido, tem muita química e a história é emocionante, com vários twists. Também temos personagens secundários masculinos que roubam a cena ( e felizmente terão a história contata nos próximos livros).

Assim como ocorre com os livros mais antigos da Julia Quinn, algumas partes ficam datadas e não "envelheceram" tão bem, mas nada que prejudique a leitura.

O livro tem uma pegada parecida com "o estranho irresistível" da série Ravenels, então se você gostou dele, vai gostar deste livro.

Para os fãs de Romance de época e da Lisa Kleypas, um livro imperdível.

Laila 16/05/2024

Mais ou menos
Me incomodei um pouco em algumas cenas com o principal, entao nao gostei tanto quanto costumo gostar dis livros da autora

Elisabete Bastos @betebooks 03/03/2021

Romance de época
Grant Morgan é patrulheiro e chamado para um local de crime: uma mulher afogada no Rio Tâmisa. Ele leva um susto: primeiro que a mulher está viva, tentaram estrangular, de outro lado, é uma famosa cortesã Vivien Rose Duval. Eles tiveram uma discórdia, eis que ela espalhou que ele quis ficar com ela e ela não quis, ou seja, feriu os seus brios. Grant aa leva para sua casa, chama o médico para tratá-la. A ideia é se vingar. Mas, quando ela acorda não tem lembrança de nada, está com amnésia e seu comportamento é tão doce, terno, completamente diferente da cortesã. As investigações continuam qual o motivo de querem a cortesã morta. Pois bem, é uma aventura e vamos descobrir muitas coisas. Um ótimo passatempo.

Vaah 27/02/2021

Perfeito
Livro perfeito ? história surpreendente, leitura rápida, enfim super recomendo ????? estrelas

Thah Rosa 26/02/2021

Ok
O livro tinha tudo para ser um dos melhores da Lisa, mas conforme foi evoluindo foi entrando na mesmice e todo contexto que podia tornar o livro diferente e fantastico perdeu o brilho da metade para o fim.

Apesar de ser um livro bom, que prende acabou entrando na lista dos livros que a personagem principal acaba sendo a mesma coisa de sempre e o mocinho tambem, apesar de todo o contexto se diferente dos outros livros de epoca.

A Lisa sempre agrada porem esperava muito mais desse livro.

Isadora_Martins74 25/02/2021

Sempre amarei Lisa Kleypas
Adorei a história. Apesar de já ter lido outras séries da autora que são até melhores, Lisa sem nos envolve com sua escrita.

Seu jeito natural de desenvolver personagens reais com atitudes, opiniões e sentimentos que nos parecem familiar faz com que jamais fiquemos alheios com os acontecimentos... me envolvi, me emocionei e lutei sim para um final feliz

E quando você pensa que já resolveu todo o mistério a autora simplesmente provoca uma reviravolta de te dar um tapa na cara kkkkk

Espero que os outros dois livros sejam lançados também! Mal posso esperar!

Lourdes 25/02/2021

Gostei bastante, pois sou fã da autora.
Achei que podia ser mais dinâmico. Mas, mesmo assim gostei muito, pois sou apaixonada pela autora. GOSTEI

Conceicao.Sanchez 22/02/2021

Mais uma história excelente da autora,com um enredo surpreendente onde se mesclam romance,mistério e ação.Tudo isso acompanhado da escrita perfeita e envolvente de Lisa.Aguardo os próximos livros da série,o primeiro já me conquistou.