A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Alelorencastro 09/07/2023

Smita... Giulia... Sarah... A trança....
Smita, uma intocável, vive na Índia. Inconformada com o futuro traçado para a filha apenas por pertencer à casta dos dalits, foge de casa em busca de um futuro melhor para ela. Giulia, uma italiana que vive na Sicília, ajuda o pai na empresa da família. Quando ele sofre um acidente e entra em coma, ela descobre que a empresa está à beira da falência e precisa fazer algo para reverter essa situação. Enquanto isso no Canadá, a advogada de sucesso Sarah Cohen descobre um câncer de mamã e vê sua vida profissional desmoronar por causa da discriminação dos diretores sócios da empresa.

Assim, o livro conta a história de três mulheres que vivem em continentes distintos que, de uma forma surpreendente, têm suas vidas entrelaçadas na busca por independência, esperança e solidariedade. É uma linda história de superação e conquistas!

Geovana.Gomes 06/07/2023

Esse é um livro com final aberto, mas ele definitivamente não é sobre a conclusão da história das protagonistas, é sobre o início de uma nova jornada na vida delas a nova jornada de todas é interligada por cabelo.
Não foi um livro que me engajou 100% do tempo, duas história me prenderam e uma eu não dava muita importância, mas a forma como esse livro conversa comigo de uma forma tão particular me fez terminá-lo chorando.

Reflexão:
Como neta de uma mulher que morreu devido a um câncer e que já duo o cabelo três vezes, sempre me pego pensando em como estou ajudando mulheres que estão passando pelo o mesmo que minha avó passou e é por isso que esse livro conversou comigo de uma maneira tão particular.
A doação de sangue é importante para salvar vidas, mas a doação de cabelo/peruca é tão importante quanto, ela pode trazer de volta a autoestima dessas mulheres, que consequentemente trás força pra essas mulheres lutarem essa batalha, que não é fácil. Sem o cabelo, muitas mulheres ficando muito mais fragilizadas emocionalmente, e infelizmente, o câncer aproveita cada fragilidade, então não é só cabelo, pode representar um passo importante na CURA.

Com relação a história contata no livro, só fiquei receosa quanto ao comercio dos cabelos que são raspados quanto uma oferenda a um Deus, provavelmente as pessoas que fazem esse gesto nem sabem que seus cabelos serão vendidos.

Lea 02/07/2023

Lindo!
Histórias lindas que se entrelaçam, achei genial como a autora formou essa conexão entre as 3 protagonistas dessa maneira tão linda e forte. Amei.

Natalie.Biancovill 30/06/2023

Três histórias que merecem ser lidas.
Vou começar agradecendo ao clube do livro por ter sugerido esse livro, porque se não fosse por ele eu provavelmente nunca nem teria escutado falar dessa obra, ainda mais por ser de um tema que eu não to acostumada a ler.

O livro é maravilhoso, sem mais.
A autora consegue trançar 3 histórias, de 3 mulheres totalmente diferentes, de continentes opostos, e fazer uma história emocionante e verdadeira, mesmo não sendo baseado em uma história real, são histórias que acontecem sempre e nem nos damos conta.
As personagens não são perfeitas. São mulheres reais, atrás de liberdade. Cada uma do seu jeito, procurando coisas diferentes, mas com o mesmo propósito.

Lindo, lindo, lindo. Favoritadissimo com orgulho!
Muito obrigada por me fazerem ler esse livro!!

Dayane 29/06/2023

O livro conta a história entrelaçada de três mulheres em continentes diferentes, mas com a mesma sede de liberdade.

Smita é vítima de todos os tipos de preconceito na sociedade indiana. Seu grande sonho é ver a filha escapar da condição miserável em que vivem e ter acesso à educação formal.

Na Sicília, Giulia trabalha como ajudante na oficina do pai. Mas, quando ele sofre um acidente, ela assume o comando e percebe que o negócio está à beira da ruína.

No Canadá, Sarah é uma advogada renomada. No momento em que está prestes a ser promovida a chefe no escritório em que trabalha, porém, descobre uma doença grave.

Sem saber que estão conectadas por suas questões mais íntimas, Smita, Giulia e Sarah recusam o destino que lhes está reservado e decidem lutar contra ele.

Lailly 23/06/2023

Não consegui largar!
Está história é impactante e reflexiva. Me vi em Sarah, não pela doença (que Deus me livre, nos livre!), mas nas coisas que abre mão. No fim, somos substituíveis!

Livro triste, angustiante! Me fez chorar!!!

Vale a pena a leitura!

Jenny 21/06/2023

"À sua volta, nessa mesma posição, estão milhares de pessoas rezando por uma vida melhor, oferecendo a única coisa que o mundo lhes deu, esse cabelo, esse adorno, esse presente que receberam dos céus e agora vêm devolver, aqui, de mãos juntas, de joelhos no chão do kalianakata."

luhl.is 17/06/2023

Mulheres Fortes ???
Livro impactante! História linda de três mulheres, Smita, Giulia e Sarah. Cada uma com suas características, estilo de vida, etnia, cultura e etc. Lutando pelos seus direitos e resolvendo seus problemas! Esse livro fala bastante sobre a descriminação q as mulheres sofrem e os direitos que cada uma delas tenta conseguir durante essa leitura! Um livro bem leve, bastante diferente de "Tudo é Rio" que eu li ontem kakakaka. O legal é que o nome do livro a trança representa as 3 mulheres, pois para fazer uma trança precisa de 3 mechas do cabelo, achei isso bem interessante kakkaka. A Trança, já te favoritei.

Data: 13/06/2023

Vanessa 16/06/2023

Muito bom. Ótimo livro pra sair da ressaca literária, boa escrita e leitura fluída. Fala sobre perseverança, esperança, fé e muita força. De todo modo, fala da força e luta de mulheres. Senti falta de alguns aspectos que acho interessante que estivessem lá, por isso as 4 ?, mas isso não muda a beleza da história.

Patricia 14/06/2023

Alguma coisa nesse livro não bateu muito bem comigo. Demorei para consegui ler um livro tão curto. Creio que a culpa tenha sido a escrita da autora, em parte. No início me parecia um tipo de livro com uma pegada mais feminista, tentando mostrar os diferentes tipos de descriminação que as mulheres sofrem no mundo, ou no caso do livro, nos 3 países apresentados. Mas creio que não seja esse o foco, no final das contas, pois no desenrolar ficou muito focado nessa conexão indireta delas, sendo que no caso da Sarah o foco foi a descriminação causada pela doença.
Sinceramente, o livro seria bem melhor se focasse apenas na personagem indiana, pq foi a única cuja trajetória de alguma forma me envolveu. Queria inclusive saber mais sobre o que aconteceu com ela, odiei o fato do destino dela e da filha ter sido tão aberto.
As outras duas personagens me pareceram muito desnecessárias, e por muitas vezes chatas, no que se refere a narrativa. Também achei que a autora tenha pesado nos pré-conceitos e estereótipos que existem em relação a Índia. Nem sou indiana, mas achei um exagero.
Consigo resumir as narrativas das 3 personagens da seguinte forma:

Indiana - tudo na Índia é horrível.
Italiana - Sicília Sicília Sicília, nossa, como somos especiais e diferentes. Viva a Sicília.
Canadense - workaholic que descobre que o mundo consegue existir sem ela. (Insira aqui o meme do pilachu chocado)

Sobre a escrita da autora, como disse, eu não curti. É o tipo de escrita que eu costumo chamar de palestrinha. É uma autora que quis ser prolixa, mas não tem o dom pra isso e acabou somente sendo chata explicando e detalhando o óbvio de forma seca e didática.

De forma geral, acho até que fui generosa com a minha pontuação. Vi no final que o livro vai ser adaptado pra um filme. Acho que o fime tem potencial para ser melhor do que o livro pelo simples fato de não ter de aguentar os pensamentos das personagens.

Dani 14/06/2023

"Aquele q salva uma vida,salva o mundo inteiro"
Uma boa premissa,porém,achei q ficou um pouco vaga,muito corrida,muitas pontas soltas,o enredo poderia ser melhor aproveitado,no entando,é uma historia bonita,sofrida e emocionante...
O destino de três mulheres completamente diferentes se cruzam,capítulos contados alternadamente entre elas..
Smita:vive na India,uma vida difícil e sofrida por demais,na mais completa miséria,vive limpado escrementos humanos em troca de sobras,seu esposo um serviço tao indigno qnt...confesso q a historia dela foi a q mais me comoveu...
Giulia:vive em Palermo Italia,ela assume o ateliê de seu pai,ao qual terá q enfrentar varios desafios para mante-lo..
Sarah:vive no Canadá,mulher determinada,auto-suficiente,advogada de susesso,irá enfrentar um doloroso desafio,ao qual irá fazer ruir a muralha q ergueu em toda uma vida..
Esses três destinos tao distintos,em certo momento irão se cruzar,como a trama de uma trança,nos fazendo refletir o qnt nossas atitudes refletem na vida alheia mesmo q inconcientemente..
Um bom livro...
Fiquei curiosa com o desfecho do marido de Smita,Nagarajan,,fiquei condoida por ele,uma pena a autora nao menciona-lo mais...
Enfim...um bom livro..

Luana.Savio 09/06/2023

Surpreendente
Esse livro foi uma bela supresa, inesperado!
Comecei a ler ele sem grandes pretensões. Li pq fiquei curiosa pra saber de que se tratava este título que várias pessoas do meu círculo social postavam e elogiavam.
Depois de ler, eu simplesmente recomendo pra todo mundo!
Um livro com uma história tocante, linda e emocionante.
Chorei muito! Vale super a pena.

Carol 07/06/2023

Um livro de narrativa fácil e envolvente que nos conduz a profundas reflexões!! Conta a história de 3 mulheres em diferentes partes do mundo que, a princípio, não tem nenhuma relação, mas as histórias se entrelaçam pelo caminho de uma forma inesperada! Lindo, lindo!!

Raney 04/06/2023

A trança
Confesso que não me prendeu tanto, mas as histórias tem muitos gatilhos e críticas à sociedade vivida pelas três personagens, a que eu mais me identifiquei foi a Sarah, fiquei puta com o oque fizeram com todas, meu coração ficou quentinho quando as três histórias se conectaram

Sofia.Brezolini 02/06/2023

Que livro legal!
Foi muito divertido e intenso ver as histórias se entrelaçarem. Gostei muito da maneira que abordou os diversos sofrimentos, não importa o lugar, nem como, mas não fez certa métrica de valor entre um e outro. Amei, li em um dia.