A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Mayra89 01/06/2023

A Trança conta a história de Três mulheres que de uma forma inesperada estão interligadas uma a outra. A primeira delas se encontra na Índia seu nome é Smita, uma jovem mulher dalit, considerada intocável cujo o seu trabalho é recolher a merda na casa dos Jats ( agricultores), nunca aprendeu a ler ou escrever, assumiu o ofício da sua mãe, e não quer que sua filha tenha o mesmo destino. Para a segunda vamos direto para Itália onde conheceremos Giulia, que trabalha no ateliê da sua família, uma fábrica especializada em confecções de perucas, porém em um dia tudo muda, seu pai sofre um acidente, Giulia se vê responsável pelo ateliê e descobre que o futuro do negócio da sua família está em jogo. Por fim nós temos Sarah que vive no Canadá , uma Advogada com carreira estável é muito bem sucedia, preste a assumir o posto dos sonhos, se ver sendo obrigada a escolher o que é mais importante após descobrir que está gravemente doente. Ao longo da história nos veremos essas três mulheres serem resistentes a um sistema injusto, buscando a esperança de um amanhã melhor, lidando com as adversidades impostas por uma tradição desigual e encontrando formas de lutar por aquilo que querem.

Naty l @so.maisumcapitulo_ 31/05/2023

Uma bela surpresa
Comprei o livro pela capa e fui ler sem expectativas e me surpreendi. Esse livro tem ensinamentos valiosos, principalmente sobre as mulheres e nossas dificuldades ao longo da vida.
O livro conta a história de três mulheres com culturas diferentes e vivendo momentos distintos de suas vidas.
O livro trouxe vários ensinamentos e muitos tapas na cara. Eu amei a narrativa fácil e me prendi muito na história. O título faz total sentido e eu só percebi o plot do livro quando cheguei bem no final. Foi perfeito o modo como a autora conectou a história das três protagonistas.

Gabi 31/05/2023

Achei essa leitura muito interessante, e desde o início já fiquei atenta para saber como as histórias iriam se entrelaçar. É um livro muito poderoso, que tratam 3 histórias que valem a pena e trazem reflexões muito valiosas.

Jorge16 29/05/2023

Uma AULA de escrita!
Comecei esse livro sem muita expectativa ou pretensão do que encontrar. Basedo na sinopse, sabia que leria a vida, em momentos pontuais, de 3 mulheres em diferentes locais ao redor do mundo. E a medida em que eu lia, eu ficava tentando entender quando, que momento ou como as vidas dessas 3 mulheres iriam se conectar.

E estava angustiado em ver que faltavam apenas umas 30 páginas pra acabar o livro, e eu ainda não via para onde a história iria convergir e como elas se conectariam. Até uma certa decisão de uma das protagonistas. E foi nesse momento que minha cabeça explodiu! Estava claro! Como as suas vidas se conectariam. Como fazia sentido. Como o título abraça a história. MEU DEUS! Que incrível.

O enredo é extremamente profundo (apesar do livro pequeno), por abordar temas tão fortes, humanos e reais. Mas um ponto ALTÍSSIMO da leitura é a escrita da autora. QUE AULA DE ESCRITA. Depois de passar por tantas e tantas leituras, ler uma obra com uma escrita que é poética, metafórica, e fluida ao mesmo tempo... é lindo demais! Laetitia trouxe uma simbologia e uns toques metafóricos nesse livro que meu Deus... só lendo pra ter a experiência.

Amei! Favoritei! Recomendo! E já espero a adaptação pros cinemas.

Loh Valente 28/05/2023

Esse livro foi um achado!
A princípio não havia compreendido o por que desse título, já que no começo, não fazia sentido... Mas conforme fui lendo, fiquei cada vez mais intrigada com as histórias contadas, queria saber cada vez mais sobre as lutas de cada personagem, que no final, se entrelaçam como uma bela trança, já que para tal, precisa-se de 3 mechas... Ou 3 mulheres fortes lutando por sua liberdade.
O livro conta a história de Smita, que vive na sociedade indiana, Giulia, que vive na Sicília e assume o negócio da família, e Sarah, que vive no Canadá e é uma grande advogada, mas que acaba descobrindo uma doença grave.
A história de cada uma é dividida ao longo do livro. Cada capítulo conta uma parte da história de alguma das 3 personagens, o que é muito legal, pois traz uma curiosidade para saber o que está acontecendo, e como, ou se, as histórias em algum momento vão se cruzar.
Confesso que no início não estava entendendo muito bem COMO histórias tão distintas, desde os locais ambientados (em continentes diferentes), até as lutas individuais de cada uma em busca de liberdade, cada uma em sua realidade. Mas ao longo do livro, me senti cada vez mais íntima dessas mulheres, que representam tantas em nossa sociedade atual, e mesmo que as histórias não se cruzassem no final, eu ficaria feliz somente por ter podido ler sobre cada uma.
No final do livro, ao acompanhar cada uma, conseguimos perceber onde vai levar cada ação, e como a vida de três desconhecidas estão de certa forma unidas, sem nem mesmo elas pensarem no cenário maior. Também vemos que simples ações podem ajudar pessoas que nem imaginamos.
A forma como cada história se concluí e se entrelaça, realmente parece que se forma uma bela trança, o que dá sentido ao título (além de outro acontecimento, que não citarei aqui, mas que é de extrema importância para a história).
Enfim, acho que me delonguei demais.
A última coisa para finalizar é: Se você ainda não leu esse livro, LEIA, você estará fazendo um favor a si mesmo.

Julia.Marcondes 23/05/2023

Poderia ter 500 páginas!
As histórias são muito boas, mas tinham potencial pra ser melhores! São emocionantes, mas acaba muito rápido!
Daqueles livros que, quando você tá se envolvendo com a história, acabou.
Smita tem sofrimento do fio do cabelo até o dedo do pé, sua história é um drama profundo, que constrange e inspira. Queria ler um livro inteiro só dela!
Giulia vive um romance adolescente que tinha potencial pra ser uma história fofa. Fora que eu amo histórias italianas, então o cenário favorece, mesmo sem muita profundidade.
Sarah é uma chata, mas que sofre muito e, no fim das contas me lembra a mim mesma e outras mulheres que conheço com dilemas de trabalho e produtividade insanas.
Ou seja, é fofo, me marcou, mas não entra na lista de favoritos por ser muito curtinho!

brufaber 23/05/2023

Perfeito
Eu amei essa leitura, fluiu muito bem e as histórias são maravilhosas, acolhedoras, magicas, emocionantes, é incrível ver a força dessas mulheres e como tudo se conecta no final.

Anna3144 20/05/2023

Encantada.
Que coisa mais linda. Que livro lindo, que histórias lindas, que mulheres fortes.

Comecei o livro com expectativas bem baixas, mas logo nos primeiros capítulos elas foram lá pra cima.

Eu pensei que, pelo livro ser pequeno e os capítulos também, não teria tempo suficiente pra eu gostar, conhecer e me conectar de verdade com as personagens.
Mas foi totalmente o contrário. Foi como se eu estivesse lendo um livro de contos, com três histórias lindas.

Difícil escolher minha favorita, porque gostei muito das três (apesar de ter tido um apeguinho maior à Giulia).

Enfim, o livro é lindo. As histórias são lindas e eu fiquei admirada com a força das três mulheres. Amei a forma como as histórias delas se encontraram e se conectaram no final.
Muito bonito. Feliz demais de ter encontrado ele (gratidão Carol bicicretas?)
Giulia4 20/05/2023minha estante
É perfeito demais mesmooo

LAcia12 17/05/2023

Muitas expectativas
Três histórias lindas fragmentadas e a narrativa não encerra nenhuma delas, simplesmente acaba naquele ponto em que você acha que a reviravolta vai acontecer, que todas elas já sofreram demais.
A narrativa foca especificamente em Giulia deixando a história de Sarah e Smita a desejar... Seus finais não são explorados como imaginei que seria.
Uma história com potencial, mas merecia um pouco mais.

Isa 14/05/2023

O melhor até agora
Esse livro entra nos meus favoritos por ser uma grande surpresa, pela capa bonita que ele tem não imaginaria uma história tão triste. Contando a história de três mulheres que não aceitam o seu destino e são capazes de todas as peripécias para mudar suas histórias, confesso que a história da personagem Smita foi a que mais mexeu comigo por todas as precariedades que ela já viveu. Enfim recomendo a todos essa excelente leitura ??

Mari Ayub 14/05/2023

Amei
Gostei muito do livro desde o início, mas ao mesmo tempo fiquei curiosa com as histórias e querendo aprofundar mais cada uma dela, querendo saber mais sobre elas. Gostaria que o livro tivesse mais muitas páginas contando essas histórias. Enfim... apesar disso, que final foi esse? Mesmo lá por 75% do livro tendo uma ideia de qual ligação essas 3 histórias teriam, me emocionei com o final. Me emocionei, chorei e amei. Simplesmente leiam... vale cada muito a pena.

Sabrina 13/05/2023

Um bom livro, mas não é incrível. Li boas resenhas, mas não me cativou. Achei que as histórias sobre os indianos foram colocadas apenas para chocar o leitor e não tinham relevância com a história da personagem que estava sendo contada. A forma como as 3 histórias se entrelaçam comove, mas tive a impressão que cada história e caminho seria mais interessante se desenvolvido de maneira separada em três livros. Ainda assim, vale a leitura.

Marcio.Teixeira 10/05/2023

Impactante
É muito comovente e, para a nossa realidade, alguns trechos podem ser chocantes. É um retrato muito bem trabalhado de como, não importa a realidade ou o país em que vive, a mulher ainda encontra muitos desafios a que nós homens não somos sujeitos. Só retirei uma estrela porque, apesar da escrita ser fluida, a escolha da autora em alternar perspectivas a cada capítulo me incomodou por quebrar o ritmo de leitura.

VickyB 08/05/2023

Um livro lindo e muito sensível. Rápido de ler, mas com uma mensagem pra levar pra vida.

Três mulheres de classes sociais diferentes, culturas diferentes, com vidas diferentes, mas ao mesmo interligadas.

Ludmila 06/05/2023

Daqueles livros que quando acaba a gente fica um tempo pensando no final da história com um leve sorriso nos lábios...