A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Gaby345 11/03/2022

Favoritado com sucesso !
Esse livro é lindo , rápido de ler , você não consegue parar , vidas que se entrelaçam como uma trança ,
Smita , Giulia , Sarah , mulheres fortes , determinadas , sempre em busca , cuja fé nunca desistiram ,
Eu quero abraçá-las !
"Hoje, o mundo inteiro a está salvando, e Sarah queria dizer obrigada.
Hoje ela sente que está aqui, presente, bem presente.
E ainda vai estar por muito tempo.
Sorri com essa idéia"
E eu sorri daqui..
Que bom que eu li esse livro,
Emocionada !!
Se tivesse mais estrelas ?

Isabela.Brito 10/05/2021

Um livro inspirador!
"A essas mulheres que amam, parem, esperam, caem e levantam mil vezes,
Que se vergam, mas não sucumbem.
Conheço suas lutas,
Partilho seu pranto e seu riso.
Cada uma delas é um pouco de mim."

O livro conta a história de três mulheres de mundos completamente diferentes, mas que de certa forma suas histórias acabam se unindo.
O que eu mais gostei foi a forma de como a autora aborda temas tão importantes e necessários, mostrando a luta diária de mulheres fortes, cada uma com sua história, cada uma com suas limitações, mas que tem em comum o desejo de fazer a diferença, mostrar ao mundo que independente de qualquer coisa, ela pode ser quem ela quiser.

olivia.tomazela 20/01/2022

Em A TRANÇA acompanhamos as histórias de 3 mulheres em 3 cantos do mundo, cada uma com sua dor em um determinado momento das suas vidas.

Sarah, canadense, é uma profissional de grande nome e sucesso (que me irritou muito no começo, rsrs)
Smita, indiana, é dalit e tem uma vida miserável e triste demais (é a história que mais me tocou e mexeu comigo).
Giulia, italiana, é a filha de um empresário de um ateliê e muito determinada.

A escrita é simples, às vezes com uns termos que eu tinha que reler para compreender (pode ser alguma coisa de tradução ou falta de inteligência minha), mas você lê rapidinho, pois quer saber o que, afinal, as entrelaçam!!!

Ali nos capítulos finais, você compreende e é, de fato, emocionante e muito bonito.
Lucas 20/05/2022minha estante
Que livro! Que sensação boa, realmente é uma experiência incrível quando chegar no final e tudo se encaixa ??

ElizandraCoriolano 01/04/2023

Que livro lindo ?? É uma história de força, determinação e superação. Três mulheres que enfrentam de cara os seus problemas, que lutam pela melhoria que almejam, que inspiram. O livro é rico em diversos aspectos, a autora soube tratar sobre as questões culturais e sociais de uma forma completa e objetiva. A Smitha é indiana, uma intocável, a Giulia mora na Sicília, Itália, e ajuda o seu pai no ateliê da família. A Sarah vive em Montreal, Canadá, e é advogada. A suas vidas estão ligadas de uma forma que elas desconhecem. A coragem que move essas mulheres faz com que elas sejam impactadas e transformadas. E as suas escolhas, sejam elas movidas pelo desejo de liberdade, crescimento ou cura afetaram a vida uma das outras.

Nathalie.Murcia 07/02/2021

Três mulheres e vidas muito distintas
Assim como a construção de uma trança, que se perfaz pelo entrelaçamento de três mechas, a vida de três mulheres desconhecidas, cada uma residindo em um país, e em condições muito diferentes, também vai se fundir.

Smita é uma dalit indiana e, por ser integrante da casta mais inferior, é obrigada a carregar o fardo de uma existência miserável e de segregação social, dia após dia, recolhendo as fezes, com as mãos, nas casas de jats de casta superior.

Giulia é uma siciliana que trabalha no ateliê do pai, especializado no tingimento e montagem de cabelos humanos, para serem usados como perucas.

Sarah é uma advogada canadense de sucesso, workoolic.

Como é possível que a vida dessas mulheres possam desvelar para um elo comum? Somente lendo o livro para saber. Adianto que é uma história emocionante, nada piegas, e sem ser previsível. O desfecho deu margem à uma continuação (tomara).

Fiquei especialmente tocada com a história de Smita, por revelar as condições desumanas das mulheres na Índia, sobretudo as de casta inferior, muito embora o sistema tenha sido oficialmente abolido, mas permanece propagado pelos costumes.

Leitura rápida e prazerosa. Acabei em três horas.

AmandaFerronato 05/08/2021

A trança
Esse livro é fantástico! Conta de forma bem estruturada a história de três mulheres que vivem em continentes e realidades diferentes, mas que são unidas por um objeto simbólico em comum: os cabelos. É um livro que faz refletir o quanto é difícil a condição de ser mulher em um mundo ainda dominado por atitudes machistas. A libertação feminina fica entrelaçada de forma diferente por cada história e cada forma de vivê-la.

Dias 06/07/2021

Um livro água com açúcar
Na narrativa acompanhamos três histórias de três mulheres de diferentes nacionalidades. Cada uma com seus medos, suas virtudes e suas vontades.

A narrativa é contada em breves capítulos para cada uma delas, de uma maneira apressada e sem se aprofundar em nenhuma das três histórias.

Quando finalmente o titulo do livro começa a fazer algum sentido, ele acaba.

Bom para ler em alguma manhã ou tarde aleatória.

Lary 30/11/2022

Amei
Esse livro conta histórias incríveis e emocionantes.

Amei a forma como as histórias se cruzam no final.

Confesso que quase chorei em algumas partes.

Hera 05/07/2021

Deveras impactante
São capítulos curtos sobre três mulheres completamente diferentes espalhadas pelo globo. São três realidades que impactam por inúmeros motivos. A narrativa é bem objetiva, não sobra nada e conta adversidades que acometem as protagonistas. É uma daquelas leituras que ficam com a gente. Recomendo.

@somaisumparagrafo 10/03/2021

@somaisumparagrafo
?Três mulheres, três vidas, três continentes. A mesma sede de liberdade.?

Índia
Smita vive em um sistema de castas ditador e opressivo. Sendo uma intocável, reside à margem da sociedade, em um barraco miserável com o marido e sua filhinha de seis anos, onde passa seus dias esvaziando latrinas e jantando ratos. Sonha em dar uma vida diferente a filha por meio do acesso à escola.

Sicília
Aos dezesseis anos, Giulia trabalha com cascatura no ateliê do pai, um costume ancestral que guarda os cabelos que caem das pessoas e confecciona perucas e apliques. Contudo, com o pai acidentado precisa assumir os negócios da família, que por sinal está falindo, sendo jogada bruscamente na vida adulta com todo o peso da maturidade.

Canadá
Sarah é mãe de três filhos e uma advogada de sucesso. Viciada em trabalho, cada segundo do dia é cronometrado e planejado. No momento está sendo cotada para se tornar chefe no escritório que trabalha, mas sua fachada de mulher maravilha está prestes a ruir ao descobrir que está gravemente doente.

???

As vidas dessas mulheres irão se conectar com muita sensibilidade. Mulheres corajosas, guerreiras, lutando contra seus destinos e reescrevendo suas histórias com foco, força e fé.

Com uma narrativa direta, a autora fala sobre cultura religiosa, disparidade social, mercado de trabalho, misoginia, patriarcado, discriminação e tradições familiares, expõe um mundo que parece não gostar muito das mulheres, exibindo as lutas diárias dessas três personagens que precisam dar duro para mostrar seus valores e provar serem dignas de suas conquistas, que constantemente são colocadas para baixo, precisando recomeçar a luta diariamente e incansavelmente.

Sem sombra de dúvidas, a vida de Smita é a mais chocante e cruel, mas também me solidarizei muito com a realidade de Sarah. Todavia, a narrativa objetiva da autora me impediu de criar conexões com os personagens, o que atrapalhou um pouco a questão emotiva. Mesmo assim, é uma leitura válida justamente por essa história representar duramente o difícil papel da mulher na sociedade, nos fazendo refletir sobre a vida, a esperança e a solidariedade.

Natália 10/03/2021

INSPIRADOR
Três mulheres, três países e circunstâncias de vida muito diferentes, mas todas demonstram muita força e estão unidas por seus sonhos. É um livro que mostra histórias de superação e nos promove esperança, principalmente com o desfecho.

Smita é da Índia. Seu sonho é ver a sua filha ter uma vida mais digna e acesso a uma boa educação. Na Sicília, Giulia trabalha como ajudante de seu pai, até que ele sofre um acidente e ela precisa resolver as coisas, ainda mais ao descobrir que o negócio está para fechar as portas. Enquanto isso, no Canadá, Sarah é uma excelente advogada e está prestes a ser promovida, quando descobre que está muito doente.

As três têm uma coisa em comum: elas se recusam a ficar paradas e aceitar o que o destino reservou para elas. Lutam contra todas as probabilidades e tentam se superar dia a dia.

Amei demais esse livro por vários motivos. Além da leitura ser envolvente, aprendi muito sobre outras culturas. O enredo é extremamente desenvolvido e aprendi com essas mulheres que podemos sim lutar com todas as forças para melhorar algo em nossas vidas. Cada uma demonstra suas qualidades a sua maneira, e no final me encantei por ver o quão poderosas elas eram.

Apesar do desfecho não ter sido o que esperava, fiquei encantada de qualquer forma, ainda mais pelas histórias delas terem sido entrelaçadas. A resiliência e perseverança das personagens femininas é algo inspirador, principalmente acompanhar Smita que, além de revelar um pouco de sua infância e ter uma narrativa dolorosa, está fazendo o possível para que sua filha não tenha que passar pelo mesmo.

Com certeza indico a leitura para todos, ainda mais por amar ver a coragem e a força de vontade tão presente nesta obra.

site: https://www.instagram.com/bibliotecadanah/

Milena 18/04/2021

Sobre mulheres obstinadas.
Gostei muito desse livro, leitura fluida, capitulos curtos. Fiquei encantada c a encardenacao da Intriseca, capa dura, a folha de rosto é de um tom de azul belíssimo e as bordas das páginas são douradas!!! Lindo por fora e de conteúdo.
A narrativa é na 3°pessoa, e conta a história de 3 mulheres, com vivências bem distintas uma da outra, mulheres fortes e bem determinadas a alcançarem seus objetivos. O primeiro capítulo é impactante, de tirar o folego!
O desenrolar da história é muito bem construído e a maneira como a vida dessas mulheres se entrelaça não é um clichê. No entanto tive a sensação de que o livro ficou inacabado, faltando algo a mais a ser revelado. Será q a autora, Latitia, pretende dar continuidade num segundo volume?

Keila 04/12/2021

A Potência da Mulher!
Depois de tanto ouvir falar, me rendi a este livro curto, mas muito potente.
A história é de 3 mulheres que passam por momentos desafiadores de suas vidas, e de forma incrível, tem suas vidas entrelaçadas, sem ao menos saberem da existência uma da outra.
O livro é um convite a visitar a Sicília, Índia e o Canadá, cidades das personagens Giulia, Smita e Sarah respectivamente.
Cada uma delas representa uma força e sem dúvida, retrata a realidade de muitas mulheres e famílias que sofrem por sua posição social e dificuldades com a cultura do país, ou que estão passando por situação de enfermidade e precisam escolher entre se cuidar, se escolher, ou esconder os problemas e manter a dedicação ao seu emprego, ou ainda, daquelas mulheres que estão de descobrindo e passando por dificuldades financeiras.

Sinceramente, um livro inspirador e que mostra a força da mulher, independente das consequências!
Favoritei!

Cachorreiro 25/04/2021

Favoritadoooo
Amei.... é de uma delicadeza e ao mesmo tempo de uma força feminina incrível...
Gostei muito... favorito ??