A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Manuh 05/11/2022

Maravilhoso!
Livro relata 3 mulheres fortes, com seus problemas do cotidiano e que apesar de fazerem parte de realidades totalmente diferentes, suas vidas se entrelaçam.

Alessandra 27/02/2022

Surpreendente a convergência das 3 histórias
Amei o livro, a forma como foi escrito e como a história incrível de 3 mulheres se convergem em uma única história de vida, para mostrar que fazer o bem mesmo que seja em um ato individual reflete em outras vidas: ?Aquele que salva uma vida salva o mundo inteiro?
Smita vive na India e pertence a mais baixa casta, por isso ela não pode escolher seu futuro, teve que seguir o trabalho do pais e vive uma vida sem dignidade. Ela fará de tudo para a filha Lalita não ter o mesmo destino seu, até mesmo abrir mão do marido e enfrentar as autoridades e tradições desse país.
Giulia vive na Itália e herda do pai uma fábrica de perucas que está falida. É um negócio de família, que passou de geração para geração, sempre gerenciando de forma tradicional sem inovar. Giulia conhece Kamal, um indiano que muda sua perspectiva de enxergar a vida e a incentiva a ousar e enfrentar novos desafios.
Sarah vive no Canadá tem 40 anos e é a mulher perfeita, mãe exemplar, advogada de sucesso preste a ser tornar uma associada. Nada em sua vida fica fora do lugar, ela tem o controle de tudo até um câncer pegá-la de surpresa. Sua vida perfeita acaba de desmoronar.
Smita, Giulia e Sarah são mulheres resilientes, que enfrentam as adversidades  de peito aberto, buscando sempre o melhor. São três histórias totalmente diferentes, mas que no fim se convergem em uma só.
O titulo do livro A Trança nunca foi tão apropriado para unir essas mulheres. Quando descobri o porque desse nome e como a escritora entrelaçou tudo isso fiquei admirada. Ela foi genial e esse com certeza é o diferencial do livro.
Amei o desfecho, Amei essas mulheres.

Erika 28/03/2022

Que livro mais lindo. Conta a história de três mulheres extremamente fortes, cada uma localizada em um continente diferente, porém, com o destino totalmente trançado!!! Perfeito demais!

Karol.Braz 18/12/2022

Por dentro, está em frangalhos, mas ninguém sabe disso
Smita, Sarah e Giulia. Três mulheres de lugares diferentes do mundo, culturas diferentes, histórias de vida diferente, realidades diferentes mas, com muito mais em comum do que imaginam.

Smita é uma dalit que vive em uma aldeia. É casada e tem uma filha de 6 anos. Para sobreviver, ela trabalha recolhendo fezes de uma classe superior a sua (trabalho que as mulheres de sua família se submetem a anos). E tudo muda quando ela decide que Lalita, sua filha, não passará por isso. Lalita estudará e terá um futuro brilhante, custe o que custar.

Sarah é uma advogada de renome, que lutou para chegar onde está agora. Ela está a poucos passos de chegar ao cargo máximo de sua firma, mas, tudo passa a desmoronar quando ela recebe um diagnóstico de uma doença grave.

Giulia ajuda seu pai no negócio da família, que sobrevive há gerações. Mas, quando seu pai sofre um acidente, ela passa a ser a chefe e descobre que o atelier está coberto de dívidas, prestes a fechar as portas. E Giulia vive um dilema para dá um grande passo para, talvez, colocar tudo em ordem.

Índia, Canadá e Sicilia. Distantes, mas conectadas intimamente.

?Um fio tênue a uni-las,
Fino como ficou de cabelo,
Invisível ao mundo e aos olhos.?

Barbara598 22/12/2022

Amei
Um livro curto e forte. A escrita me prendeu muito, me emocionei com elas, senti os cheiros, vi os lugares, senti empatia por todas!
Gostei muito, bem diferente do que costumo ler, amei demais! ?

Sofia 08/10/2021

Faz bem, às vezes, dizer a si mesma que tudo tem um fim, que o maior dos tormentos pode acabar amanhã.
Nessa história curta, mas extremamente emocionante, vamos conhecer 3 mulheres em 3 países diferentes. Giulia, na Itália. Sarah, no Canadá. Smita, na Índia. Elas nunca se conheceram e nem irão se conhecer, mas suas vidas serão entrelaçadas de uma forma muito inesperada.

Giulia é uma adolescente que trabalha no negócio da família de fazer perucas, um negócio que passou de geração em geração e logo chegará em suas mãos, quando uma tragédia com o seu pai abala seu mundo por completo.

Sarah é uma advogada de sucesso, trabalha em um dos maiores escritórios da sua cidade e é extremamente reconhecida pelo que faz. Trabalha todos os dias, todas as horas, sem pausa para descanso ou comer, quando uma doença a faz pausar e lembrar o que é mais importante.

Smita é da casta mais baixa da crença da Índia e, por isso, precisa levar uma vida de miséria. Quando junta todo seu dinheiro para levar a filha à escola e a pequena é humilhada, ela decide que não vai mais aceitar passar por isso, não importa o que a sociedade diga.

Três histórias fortes, três mulheres fortes que decidem não se deixar abater e ter o controle da sua vida, da situação, não importa o que digam.

Eu amei a poesia desse livro, como em poucas palavras e em uma fluidez sem igual ele ensina sobre a força da mulher, sobre o poder de várias mulheres juntas e como, cada uma, na sua cultura, nas suas crenças e valores, luta para sobreviver e realizar aquilo que deseja, sem importar o que os outros digam.

Carolina.Frade 11/01/2023

Lindíssimo!
Indicação de Paulo Ratz não tem erro! Que livro lindo! Três mulheres em diferentes cantos do mundo que se conectam de uma forma muito mais profunda do que conexões que fazemos diariamente. O cabelo sendo um tema principal liga todos os universos femininos do livro de uma forma muito delicada e sensível. A força representada - e sem ser romantizada - por cada uma das protagonistas me fez reviver o orgulho de ser mulher. Lindo mesmo!

Ju_limma 21/10/2021

Lindo ♥
A leitura é leve, fluida e da um quentinho!
Inicialmente procurei o sentido do título, então li rapidamente pois a curiosidade me matava.
Sensível, revelador, reflexivo.
Smita - um soco o estômago, que vida é essa?
Eu amei demais essas mulheres e essas histórias entrelaçadas mas Sarah tem um lugar especial em meu ♥ acho que identificação pois a vida de Giulia e Smita tem vidas muito diferente da minha/nossa.
Além de tudo o livro físico é um espetáculo, lindo! Um xodó!

rosigrafia 24/10/2021

Como a vida pode estar interligada, sem percebemos?
O livro é uma leitura fluida e cativante. O nome nos intriga a ler para descobrir o por que do título, ao mesmo tempo nos leva numa espécie de viagem para conhecer Smita, Giulia e Sarah.

Três mulheres vivendo cada uma num canto do mundo, com sua historia de vida com muita força, garra, superação e claro muita esperança.

A autora nos faz conhecer as historias de cada uma dessas mulheres, para mostrar que suas vidas por mais improvável que possa parecer esteja de alguma forma interligada umas as outras sem que as próprias sabiam disso.

Queilinha 18/01/2023

A Trança...
Tocante e emocionante.

Três mulheres, cada uma com a sua própria história e vontade de se reinventar. Cansadas do mesmo, quando acontecimentos lhe mostram uma oportunidade de seguir seu próprio caminho.

No início, não conseguia identificar como as histórias iriam se conectar, mas, conforme avançava na leitura, as peças iam se encaixando e o final foi simplesmente perfeito.

Me identifiquei muito com a Giulia, por ter vivido algo muito parecido e não pude deixar de chorar com sua história.

Simplesmente perfeito.

flormell 18/02/2023

A força feminina.
A trança é uma narrativa emocionante que ilustra toda a força que mulheres ao redor do mundo tem em meio às adversidades que por vezes só são impostas pela sociedade por conta do gênero.

As descrições são poéticas e brilhantes, e essa narrativa, apesar de ter momentos pesados dos quais você fica com ódio imenso do modo do qual mulheres são tratadas nos mais diversos ambientes, transmite esperança, e mais importante, perseverança.

O livro apresenta recursos narrativos muito interessantes, começando pelo fato de que não há diálogos recorrentes e a história é contada de modo no qual ficamos imersos na mente de cada protagonista.

Acho que A trança é um trabalho magnífico, e apesar de possuir questões das quais acredito que todos devem saber sobre, não é um livro para todo mundo, já que consigo entender aqueles q teriam questões com o ritmo da história e etc.

Por fim, indico muito para todas (e todos) tentando trançar seu próprio caminho, boa luta.

Fabiana 24/11/2021

Lindo e muito bem desenvolvido. Esse livro conta a história de 3 mulheres com vidas e culturas muito diferentes e como a vida entrelaça seus destinos.

Kecia.Viana 11/04/2022

Tão pequeno, mas perfeito
Você chora de tristeza durante a leitura, mas termina numa felicidade! Numa força que só a mulher tem! Numa vontade de fazer parte de tranças pelo mundo!

O livro fala da vida de 3 mulheres que se entrelaçam de forma forte e com pura superação!

Amei! Amei! Amei!