A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Loh Valente 28/05/2023

Esse livro foi um achado!
A princípio não havia compreendido o por que desse título, já que no começo, não fazia sentido... Mas conforme fui lendo, fiquei cada vez mais intrigada com as histórias contadas, queria saber cada vez mais sobre as lutas de cada personagem, que no final, se entrelaçam como uma bela trança, já que para tal, precisa-se de 3 mechas... Ou 3 mulheres fortes lutando por sua liberdade.
O livro conta a história de Smita, que vive na sociedade indiana, Giulia, que vive na Sicília e assume o negócio da família, e Sarah, que vive no Canadá e é uma grande advogada, mas que acaba descobrindo uma doença grave.
A história de cada uma é dividida ao longo do livro. Cada capítulo conta uma parte da história de alguma das 3 personagens, o que é muito legal, pois traz uma curiosidade para saber o que está acontecendo, e como, ou se, as histórias em algum momento vão se cruzar.
Confesso que no início não estava entendendo muito bem COMO histórias tão distintas, desde os locais ambientados (em continentes diferentes), até as lutas individuais de cada uma em busca de liberdade, cada uma em sua realidade. Mas ao longo do livro, me senti cada vez mais íntima dessas mulheres, que representam tantas em nossa sociedade atual, e mesmo que as histórias não se cruzassem no final, eu ficaria feliz somente por ter podido ler sobre cada uma.
No final do livro, ao acompanhar cada uma, conseguimos perceber onde vai levar cada ação, e como a vida de três desconhecidas estão de certa forma unidas, sem nem mesmo elas pensarem no cenário maior. Também vemos que simples ações podem ajudar pessoas que nem imaginamos.
A forma como cada história se concluí e se entrelaça, realmente parece que se forma uma bela trança, o que dá sentido ao título (além de outro acontecimento, que não citarei aqui, mas que é de extrema importância para a história).
Enfim, acho que me delonguei demais.
A última coisa para finalizar é: Se você ainda não leu esse livro, LEIA, você estará fazendo um favor a si mesmo.

Geysladantxs 27/04/2022

Eu acabei lendo o último capítulo primeiro por um erro no arquivo, então pode ter influenciado minha nota (que a principio era 3,5). Eu adorei a escrita da autora, é fluída e faz você entrar de cabeça na história. Achei a história da Giullia a menos interessante das 3 mas boa ainda assim.
A história da Smita...PQP. Eu ficava angustiada enquanto lia, a imersão cultural... eu não fazia ideia. Nem tenho palavras.
Mesmo sabendo como acabaria a história da Sarah (e supondo o que rolaria com as outras), o desenvolvimento acabou me surpreendendo justamente por saber o final. De certa forma, comecei a ler meio "bleh", sabe? Mas a visão dela, todo o lance de ser uma mulher extremamente focada no trabalho, tentando fazer o melhor por seus filhos, separar esses dois mundos completamente, as consequências... fiquei querendo saber mais da história delas mas o que tinha de ser feito no livro, foi feito.
Eu demorei por pura sacanagem, só peguei o livro três vezes. Recomendo a leitura, além de ser rápida faz você se afeiçoar aos personagens. ??

Patricia 14/06/2023

Alguma coisa nesse livro não bateu muito bem comigo. Demorei para consegui ler um livro tão curto. Creio que a culpa tenha sido a escrita da autora, em parte. No início me parecia um tipo de livro com uma pegada mais feminista, tentando mostrar os diferentes tipos de descriminação que as mulheres sofrem no mundo, ou no caso do livro, nos 3 países apresentados. Mas creio que não seja esse o foco, no final das contas, pois no desenrolar ficou muito focado nessa conexão indireta delas, sendo que no caso da Sarah o foco foi a descriminação causada pela doença.
Sinceramente, o livro seria bem melhor se focasse apenas na personagem indiana, pq foi a única cuja trajetória de alguma forma me envolveu. Queria inclusive saber mais sobre o que aconteceu com ela, odiei o fato do destino dela e da filha ter sido tão aberto.
As outras duas personagens me pareceram muito desnecessárias, e por muitas vezes chatas, no que se refere a narrativa. Também achei que a autora tenha pesado nos pré-conceitos e estereótipos que existem em relação a Índia. Nem sou indiana, mas achei um exagero.
Consigo resumir as narrativas das 3 personagens da seguinte forma:

Indiana - tudo na Índia é horrível.
Italiana - Sicília Sicília Sicília, nossa, como somos especiais e diferentes. Viva a Sicília.
Canadense - workaholic que descobre que o mundo consegue existir sem ela. (Insira aqui o meme do pilachu chocado)

Sobre a escrita da autora, como disse, eu não curti. É o tipo de escrita que eu costumo chamar de palestrinha. É uma autora que quis ser prolixa, mas não tem o dom pra isso e acabou somente sendo chata explicando e detalhando o óbvio de forma seca e didática.

De forma geral, acho até que fui generosa com a minha pontuação. Vi no final que o livro vai ser adaptado pra um filme. Acho que o fime tem potencial para ser melhor do que o livro pelo simples fato de não ter de aguentar os pensamentos das personagens.

Dani 14/06/2023

"Aquele q salva uma vida,salva o mundo inteiro"
Uma boa premissa,porém,achei q ficou um pouco vaga,muito corrida,muitas pontas soltas,o enredo poderia ser melhor aproveitado,no entando,é uma historia bonita,sofrida e emocionante...
O destino de três mulheres completamente diferentes se cruzam,capítulos contados alternadamente entre elas..
Smita:vive na India,uma vida difícil e sofrida por demais,na mais completa miséria,vive limpado escrementos humanos em troca de sobras,seu esposo um serviço tao indigno qnt...confesso q a historia dela foi a q mais me comoveu...
Giulia:vive em Palermo Italia,ela assume o ateliê de seu pai,ao qual terá q enfrentar varios desafios para mante-lo..
Sarah:vive no Canadá,mulher determinada,auto-suficiente,advogada de susesso,irá enfrentar um doloroso desafio,ao qual irá fazer ruir a muralha q ergueu em toda uma vida..
Esses três destinos tao distintos,em certo momento irão se cruzar,como a trama de uma trança,nos fazendo refletir o qnt nossas atitudes refletem na vida alheia mesmo q inconcientemente..
Um bom livro...
Fiquei curiosa com o desfecho do marido de Smita,Nagarajan,,fiquei condoida por ele,uma pena a autora nao menciona-lo mais...
Enfim...um bom livro..

Cris Marques 28/01/2022

Nossas histórias nós conectam!
Quantas histórias de dor e superação estão por trás de tantas coisas que estão na nossa vida, essa história linda me fez refletir muito.

Manuh 05/11/2022

Maravilhoso!
Livro relata 3 mulheres fortes, com seus problemas do cotidiano e que apesar de fazerem parte de realidades totalmente diferentes, suas vidas se entrelaçam.

Deyse Sales 20/02/2022

Favoritado com sucesso!
Meu primeiro contato com essa autora e eu não poderia ter feito escolha melhor. Desde quando eu vi esse livro, algo me dizia que eu iria amar. E ainda bem que eu estava certa. O título do livro me deixou super curiosa, mas no fim tudo fez muuuuuito sentido.

A história é sobre três mulheres, com vidas totalmente diferentes, que não se conhecem e que vivem em continentes também diferentes. Smita, Giulia e Sarah só tem em comum a mesma sede de liberdade. Sem saberem, suas vidas estão conectadas.

Três mulheres que não aceitam o próprio destino e decidem lutar para mudar isso. Donas de uma força imensurável, nos mostra que ter esperança sempre vai ser um ponto positivo na vida de qualquer pessoa. Um livro tocante e impecável.

Viajamos por Índia, Sicília e Canadá. E eu achei incrível em como a vida delas se entrelaçam no decorrer da história, como uma trança mesmo. É lindo e emocionante.

Outra coisa que me surpreendeu foi o final, porque eu imaginei uma coisa, mas foi totalmente diferente, mesmo assim incrível.

Se você procura um livro sobre a força da mulher, esse vai te emocionar, com certeza. Eu amaria se tivesse a continuação dessa história.

Sofia 08/10/2021

Faz bem, às vezes, dizer a si mesma que tudo tem um fim, que o maior dos tormentos pode acabar amanhã.
Nessa história curta, mas extremamente emocionante, vamos conhecer 3 mulheres em 3 países diferentes. Giulia, na Itália. Sarah, no Canadá. Smita, na Índia. Elas nunca se conheceram e nem irão se conhecer, mas suas vidas serão entrelaçadas de uma forma muito inesperada.

Giulia é uma adolescente que trabalha no negócio da família de fazer perucas, um negócio que passou de geração em geração e logo chegará em suas mãos, quando uma tragédia com o seu pai abala seu mundo por completo.

Sarah é uma advogada de sucesso, trabalha em um dos maiores escritórios da sua cidade e é extremamente reconhecida pelo que faz. Trabalha todos os dias, todas as horas, sem pausa para descanso ou comer, quando uma doença a faz pausar e lembrar o que é mais importante.

Smita é da casta mais baixa da crença da Índia e, por isso, precisa levar uma vida de miséria. Quando junta todo seu dinheiro para levar a filha à escola e a pequena é humilhada, ela decide que não vai mais aceitar passar por isso, não importa o que a sociedade diga.

Três histórias fortes, três mulheres fortes que decidem não se deixar abater e ter o controle da sua vida, da situação, não importa o que digam.

Eu amei a poesia desse livro, como em poucas palavras e em uma fluidez sem igual ele ensina sobre a força da mulher, sobre o poder de várias mulheres juntas e como, cada uma, na sua cultura, nas suas crenças e valores, luta para sobreviver e realizar aquilo que deseja, sem importar o que os outros digam.

Juliane.Teixeixa 03/01/2023

Que livro incrível! É um livro tão envolvente e com histórias entrelaçadas, que te prende desde a primeira página. São três protagonistas, em países diferentes, mas que de alguma forma estão vivendo a mesma coisa e ajudam uma a outra sem se conhecer. Gostei muito de conhecer mais sobre a cultura indiana e como o sistema de castas são tão presentes e discriminatórios lá. Ao mesmo tempo tem um lado da Itália que eu não conhecia. Recomendo muito a leitura, gostei muito de ser o primeiro livro de 2023 e com certeza já entrou para os favoritos do ano.

Luma101 10/12/2022

A trança
TEMAS ABORDADOS ______________________

SMITA: trabalho escravo - trabalho infantil - fome - pobreza - abandono - falta de saneamento básico e água - religião/ fé

GIULIA: relacionamento arranjado - crise financeira - racismo - família tóxica - pequena empresa - empresa familiar - compras da India

SARAH: machismo - feminismo - preconceito - mãe solo - câncer - quimioterapia

Barbara598 22/12/2022

Amei
Um livro curto e forte. A escrita me prendeu muito, me emocionei com elas, senti os cheiros, vi os lugares, senti empatia por todas!
Gostei muito, bem diferente do que costumo ler, amei demais! ?

Ju_limma 21/10/2021

Lindo ♥
A leitura é leve, fluida e da um quentinho!
Inicialmente procurei o sentido do título, então li rapidamente pois a curiosidade me matava.
Sensível, revelador, reflexivo.
Smita - um soco o estômago, que vida é essa?
Eu amei demais essas mulheres e essas histórias entrelaçadas mas Sarah tem um lugar especial em meu ♥ acho que identificação pois a vida de Giulia e Smita tem vidas muito diferente da minha/nossa.
Além de tudo o livro físico é um espetáculo, lindo! Um xodó!

rosigrafia 24/10/2021

Como a vida pode estar interligada, sem percebemos?
O livro é uma leitura fluida e cativante. O nome nos intriga a ler para descobrir o por que do título, ao mesmo tempo nos leva numa espécie de viagem para conhecer Smita, Giulia e Sarah.

Três mulheres vivendo cada uma num canto do mundo, com sua historia de vida com muita força, garra, superação e claro muita esperança.

A autora nos faz conhecer as historias de cada uma dessas mulheres, para mostrar que suas vidas por mais improvável que possa parecer esteja de alguma forma interligada umas as outras sem que as próprias sabiam disso.