A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Deyse Sales 20/02/2022

Favoritado com sucesso!
Meu primeiro contato com essa autora e eu não poderia ter feito escolha melhor. Desde quando eu vi esse livro, algo me dizia que eu iria amar. E ainda bem que eu estava certa. O título do livro me deixou super curiosa, mas no fim tudo fez muuuuuito sentido.

A história é sobre três mulheres, com vidas totalmente diferentes, que não se conhecem e que vivem em continentes também diferentes. Smita, Giulia e Sarah só tem em comum a mesma sede de liberdade. Sem saberem, suas vidas estão conectadas.

Três mulheres que não aceitam o próprio destino e decidem lutar para mudar isso. Donas de uma força imensurável, nos mostra que ter esperança sempre vai ser um ponto positivo na vida de qualquer pessoa. Um livro tocante e impecável.

Viajamos por Índia, Sicília e Canadá. E eu achei incrível em como a vida delas se entrelaçam no decorrer da história, como uma trança mesmo. É lindo e emocionante.

Outra coisa que me surpreendeu foi o final, porque eu imaginei uma coisa, mas foi totalmente diferente, mesmo assim incrível.

Se você procura um livro sobre a força da mulher, esse vai te emocionar, com certeza. Eu amaria se tivesse a continuação dessa história.

Adriana 26/06/2021

Livro que narra história de três mulheres desconhecidas, cada uma vivendo as suas relações socioafetivas cultural de seu país. Histórias delas que se cruzam sem intenção.
Que lindo esse livro, carregado de emoções e aflições.
Embora, faltasse mais aprofundamento das personagens e maiores desdobramentos das histórias, não deixa de ser uma leitura fluída e sensacional.

AmAlia51 27/06/2021

Simples, delicado e tocante
Fui nessa de comprar promoções de ebook no prime day e me deparei com esse livro cuja capa sempre me encantou. Comecei. Não parei mais. É tocante, forte, toca em algumas feridas e nos traz a mensagem de que, mesmo que esteja dolorido, vai passar. Uma mensagem linda e uma leitura fluida e que nos faz pensar sobre os rumos que estamos tomando em nossas vidas.

Andrea Lacombe 05/07/2021

?Com uma narrativa muito fluida e uma ambientação rica e preciosa, temos três mulheres, três histórias, em três continentes diferentes, três lutas que se entrelaçam.
Uma história que narra dores, abandono, luta, solidão e culpa, mas acima de tudo, a coragem e esperança por uma vida melhor e mais digna.?

Carolina.Frade 11/01/2023

Lindíssimo!
Indicação de Paulo Ratz não tem erro! Que livro lindo! Três mulheres em diferentes cantos do mundo que se conectam de uma forma muito mais profunda do que conexões que fazemos diariamente. O cabelo sendo um tema principal liga todos os universos femininos do livro de uma forma muito delicada e sensível. A força representada - e sem ser romantizada - por cada uma das protagonistas me fez reviver o orgulho de ser mulher. Lindo mesmo!

Keli Ane 20/12/2021

me arrependo de ter me enrolado tanto pra ler esse livro, mas gente, é perfeito, não sei nem o que dizer sobre pra não estragar a experiência de vocês

sério só leiam...

ele termina de um jeito perfeito meu deus, tudo se entrelaça cara eu amei

Alexi.a_n 14/07/2021

Dentro de todas as expectativas ?
Livro super levinho e de rápida leitura. Me fez refletir sobre a antecedência dos produtos que consumimos, sei que não são todos que terão uma história marcante, mas fica a dúvida.
A história de Smita é linda demais, a forma como ela foi corajosa de enfrentar o sistema para dar o melhor que podia para sua filha foi lindo demais, sem perder a fé nem a esperança. Não consigo imaginar o quanto deve ter sido mais difícil do que foi mencionado, ela merece uma história só dela.
A Giulia foi de um crescimento totalmente inesperado, não imaginaria nunca tanto crescimento e amadurecimento em tão pouco tempo. Quando olho para sua história, sinto orgulho.
A personagem que menos tive identificação foi a Sarah. Consigo entender o pensamento dela, mas não sei se concordo muito bem. Ao meu ver, as prioridades dela estão invertidas. No final eu fiquei um pouco confusa com o que ela foi fazer. Mas o meu desejo para ela é que ela aprenda a reconhecer o que realmente importa e que saia dessa provação vencedora!
Marcela.Gomes 14/07/2021minha estante
É meio difícil mesmo de compreender a Sarah... Muito workholic né??? Mas ela com certeza vai mudar, pelo menos um pouco. No final ela está indo receber os cabelos da smita, sabe? Achei incrível a forma como tudo se ligou.

Janeblackberrie 24/03/2022

Eu amei tanto esse livro. Ele conta a história de três mulheres diferentes em três lugares diferentes do mundo.
Um livro curto mas que consegue transmitir muito bem. Impossível não se emocionar principalmente nos capítulos da Smita.

Queilinha 18/01/2023

A Trança...
Tocante e emocionante.

Três mulheres, cada uma com a sua própria história e vontade de se reinventar. Cansadas do mesmo, quando acontecimentos lhe mostram uma oportunidade de seguir seu próprio caminho.

No início, não conseguia identificar como as histórias iriam se conectar, mas, conforme avançava na leitura, as peças iam se encaixando e o final foi simplesmente perfeito.

Me identifiquei muito com a Giulia, por ter vivido algo muito parecido e não pude deixar de chorar com sua história.

Simplesmente perfeito.

Le 16/07/2021

Lindo e muito bem escrito
A autora é genial ao intercalar e relacionar as histórias de três mulheres com vidas aparentemente completamente distintas e em locais muito distantes do globo- India, Canadá e Sicília.
As três mulheres têm histórias cativantes, muito bem escritas e envolventes. A forma de contar, intercaladas e com capítulos que sempre terminam de forma a deixar o leitor ávido pelo próximo fazem desse livro uma história rápida e marcante.
Três mulheres que nunca se encontraram, não se conhecem, mas carregam entre si um elo de força, esperança e coragem. Lindo e impossível de parar de ler. Amei!! Só não dei 5 estrelas porque apesar de ter compreendido a ideia da autora de terminar o livro no ponto em que escolheu, fiquei com muita vontade de saber o que ocorreria com as protagonistas.

flormell 18/02/2023

A força feminina.
A trança é uma narrativa emocionante que ilustra toda a força que mulheres ao redor do mundo tem em meio às adversidades que por vezes só são impostas pela sociedade por conta do gênero.

As descrições são poéticas e brilhantes, e essa narrativa, apesar de ter momentos pesados dos quais você fica com ódio imenso do modo do qual mulheres são tratadas nos mais diversos ambientes, transmite esperança, e mais importante, perseverança.

O livro apresenta recursos narrativos muito interessantes, começando pelo fato de que não há diálogos recorrentes e a história é contada de modo no qual ficamos imersos na mente de cada protagonista.

Acho que A trança é um trabalho magnífico, e apesar de possuir questões das quais acredito que todos devem saber sobre, não é um livro para todo mundo, já que consigo entender aqueles q teriam questões com o ritmo da história e etc.

Por fim, indico muito para todas (e todos) tentando trançar seu próprio caminho, boa luta.

DêlaMartins 13/04/2022

Trança que une as mulheres
Sarah, advogada no Canadá. Smita, na Índia, uma dalit (pessoa que faz parte do que é considerado como escória), que vive em condições sub-humanas. Giulia, filha de um proprietário de um atelier que trata cabelos naturais, trabalha com seu pai.

Histórias e vidas distantes, mas que de alguma forma acabam se cruzando no final.

"A trança " mostra a vida difícil de cada uma dessas mulheres: Sarah, trabalhando muito, focada, sem tempo, até que fica doente; Smita, com sua vida difícil e pobre, que quer um futuro melhor para sua filha e deseja sair da aldeia injusta e cruel em que sempre viveu; Giulia, trabalha junto a seu pai, que de repente fica impossibilitado de ajudá-la, forçando-a a tomar conta do negócio da família. Diferenças imensas que se conectam.

Um bom livro, mostra a força, ambição, comprometimento dessas mulheres com seus objetivos.