A trança

Resenhas - A Trança

Queilinha 18/01/2023

A Trança...
Tocante e emocionante.

Três mulheres, cada uma com a sua própria história e vontade de se reinventar. Cansadas do mesmo, quando acontecimentos lhe mostram uma oportunidade de seguir seu próprio caminho.

No início, não conseguia identificar como as histórias iriam se conectar, mas, conforme avançava na leitura, as peças iam se encaixando e o final foi simplesmente perfeito.

Me identifiquei muito com a Giulia, por ter vivido algo muito parecido e não pude deixar de chorar com sua história.

Simplesmente perfeito.

Cris Marques 28/01/2022

Nossas histórias nós conectam!
Quantas histórias de dor e superação estão por trás de tantas coisas que estão na nossa vida, essa história linda me fez refletir muito.

Karol.Braz 18/12/2022

Por dentro, está em frangalhos, mas ninguém sabe disso
Smita, Sarah e Giulia. Três mulheres de lugares diferentes do mundo, culturas diferentes, histórias de vida diferente, realidades diferentes mas, com muito mais em comum do que imaginam.

Smita é uma dalit que vive em uma aldeia. É casada e tem uma filha de 6 anos. Para sobreviver, ela trabalha recolhendo fezes de uma classe superior a sua (trabalho que as mulheres de sua família se submetem a anos). E tudo muda quando ela decide que Lalita, sua filha, não passará por isso. Lalita estudará e terá um futuro brilhante, custe o que custar.

Sarah é uma advogada de renome, que lutou para chegar onde está agora. Ela está a poucos passos de chegar ao cargo máximo de sua firma, mas, tudo passa a desmoronar quando ela recebe um diagnóstico de uma doença grave.

Giulia ajuda seu pai no negócio da família, que sobrevive há gerações. Mas, quando seu pai sofre um acidente, ela passa a ser a chefe e descobre que o atelier está coberto de dívidas, prestes a fechar as portas. E Giulia vive um dilema para dá um grande passo para, talvez, colocar tudo em ordem.

Índia, Canadá e Sicilia. Distantes, mas conectadas intimamente.

?Um fio tênue a uni-las,
Fino como ficou de cabelo,
Invisível ao mundo e aos olhos.?

Andrea Lacombe 05/07/2021

?Com uma narrativa muito fluida e uma ambientação rica e preciosa, temos três mulheres, três histórias, em três continentes diferentes, três lutas que se entrelaçam.
Uma história que narra dores, abandono, luta, solidão e culpa, mas acima de tudo, a coragem e esperança por uma vida melhor e mais digna.?

Alberto 12/02/2022

Três mulheres enfrentando dramas diferentes em países distintos.
Não é meu estilo. Suponho que seja mais atraente para leitores mais jovens que eu. É uma narrativa sobre lutas e sofrimentos de três mulheres em países diferentes, cada qual enfrentando obstáculos e dramas importantes e difíceis. Se me perguntassem, recomendaria para leitores jovens, especialmente leitoras, suponho que seja o público-alvo imaginado pela autora.
@babi.teixeira 13/04/2022minha estante
Considero sua nota injusta, se reconhece o fato de não ser o público alvo. Não gostar da história é um direito, mas é errado não reconhecer a qualidade da escrita e narrativa.

Luma101 10/12/2022

A trança
TEMAS ABORDADOS ______________________

SMITA: trabalho escravo - trabalho infantil - fome - pobreza - abandono - falta de saneamento básico e água - religião/ fé

GIULIA: relacionamento arranjado - crise financeira - racismo - família tóxica - pequena empresa - empresa familiar - compras da India

SARAH: machismo - feminismo - preconceito - mãe solo - câncer - quimioterapia

Barbara598 22/12/2022

Amei
Um livro curto e forte. A escrita me prendeu muito, me emocionei com elas, senti os cheiros, vi os lugares, senti empatia por todas!
Gostei muito, bem diferente do que costumo ler, amei demais! ?

Fabiana 24/11/2021

Lindo e muito bem desenvolvido. Esse livro conta a história de 3 mulheres com vidas e culturas muito diferentes e como a vida entrelaça seus destinos.

Alexi.a_n 14/07/2021

Dentro de todas as expectativas ?
Livro super levinho e de rápida leitura. Me fez refletir sobre a antecedência dos produtos que consumimos, sei que não são todos que terão uma história marcante, mas fica a dúvida.
A história de Smita é linda demais, a forma como ela foi corajosa de enfrentar o sistema para dar o melhor que podia para sua filha foi lindo demais, sem perder a fé nem a esperança. Não consigo imaginar o quanto deve ter sido mais difícil do que foi mencionado, ela merece uma história só dela.
A Giulia foi de um crescimento totalmente inesperado, não imaginaria nunca tanto crescimento e amadurecimento em tão pouco tempo. Quando olho para sua história, sinto orgulho.
A personagem que menos tive identificação foi a Sarah. Consigo entender o pensamento dela, mas não sei se concordo muito bem. Ao meu ver, as prioridades dela estão invertidas. No final eu fiquei um pouco confusa com o que ela foi fazer. Mas o meu desejo para ela é que ela aprenda a reconhecer o que realmente importa e que saia dessa provação vencedora!
Marcela.Gomes 14/07/2021minha estante
É meio difícil mesmo de compreender a Sarah... Muito workholic né??? Mas ela com certeza vai mudar, pelo menos um pouco. No final ela está indo receber os cabelos da smita, sabe? Achei incrível a forma como tudo se ligou.

Le 16/07/2021

Lindo e muito bem escrito
A autora é genial ao intercalar e relacionar as histórias de três mulheres com vidas aparentemente completamente distintas e em locais muito distantes do globo- India, Canadá e Sicília.
As três mulheres têm histórias cativantes, muito bem escritas e envolventes. A forma de contar, intercaladas e com capítulos que sempre terminam de forma a deixar o leitor ávido pelo próximo fazem desse livro uma história rápida e marcante.
Três mulheres que nunca se encontraram, não se conhecem, mas carregam entre si um elo de força, esperança e coragem. Lindo e impossível de parar de ler. Amei!! Só não dei 5 estrelas porque apesar de ter compreendido a ideia da autora de terminar o livro no ponto em que escolheu, fiquei com muita vontade de saber o que ocorreria com as protagonistas.

Manuh 05/11/2022

Maravilhoso!
Livro relata 3 mulheres fortes, com seus problemas do cotidiano e que apesar de fazerem parte de realidades totalmente diferentes, suas vidas se entrelaçam.

Carolina.Frade 11/01/2023

Lindíssimo!
Indicação de Paulo Ratz não tem erro! Que livro lindo! Três mulheres em diferentes cantos do mundo que se conectam de uma forma muito mais profunda do que conexões que fazemos diariamente. O cabelo sendo um tema principal liga todos os universos femininos do livro de uma forma muito delicada e sensível. A força representada - e sem ser romantizada - por cada uma das protagonistas me fez reviver o orgulho de ser mulher. Lindo mesmo!