A trança

A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Renata Nascimento 01/04/2022

O livro conta a história de três mulheres de países diferentes com trajetórias de vida que nada se assemelham uma das outras, mas que ao longo da narrativa têm seus destinos entrelaçados, dando assim a origem do título. A narrativa é bem fluida e angustiante se levarmos em consideração o que uma das personagens passa, mas eu gostei bastante apesar de ter descoberto o plot bem antes do término do livro.

Bia 14/04/2022

Você também vai sentir a sede de liberdade!!!
Apesar de histórias pequenas, possuem um grande significado. Com esse livro eu entendo que a minha liberdade para ser quem sou e fazer o que quero é o mais importante. Me sinto honrada por ter presenciado parte da vida dessas três mulheres com um simples ligação que as salvou de alguma forma.

lipelimma 28/02/2023

⭐⭐⭐⭐ Elemento Surpresa ou Plot Twist ou Final
⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Andy.Sena 12/12/2021

Estava com altas expectativas com relação a esse livro, mas fico triste por não ter sido tudo aquilo que eu esperava. Não que a história seja ruim, mas achei que faltou profundidade nas personagens, um desenvolvimento melhor na história em si. As partes da Smita foram as melhores, você se importava realmente com o que estava sendo contado ali, conseguia se compadecer pela personagem. A Giulia não me conquistou tanto e vejo mais como um elo entra a Índia e o Canadá. Já com relação a Sarah, foi a personagem que menos curti, essa síndrome de Mulher Maravilha não me convenceu e quando a redenção chegou, não me importei mais com a personagem. Queria mais da história da Smita, especialmente saber como terminaria sua jornada.

Kequell 25/04/2022

Confesso que comprei o livro primeiramente pela estética. O trabalho da editora ficou maravilhoso e só pecou por não ter fitilho, mas a capa é linda e o corte trilateral de dourado é um charme a parte, além da diagramação perfeita. Com o livro em mãos, foi hora da leitura e vou falar uma coisa, uma história primorosa. Curtinho e com uma escrita gostosa de ler, a autora abraça o leitor de tal forma que fica impossível desgrudar desse livro que conta a história de três mulheres maravilhosas, guerreiras, de personalidades forte e determinadas. Cada uma em um lugar no mundo, com histórias, culturas e vidas tão diferentes que se cruzam como em uma trança, mesmo sem nunca se conhecerem. Certamente um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler esse ano e mostra o quanto nos mulheres somos capazes de transformar nossas vidas e as vidas das pessoas ao nosso redor.

Joana 14/09/2022

Então né...
Nunca achei que eu conseguiria terminar esse livro, no qual demorei 2 meses para ler e olha que só tem 200 páginas... Enfim, o final salvou? Sim, mas a história continua insuportável, mas mesmo assim, eu gostei da forma que as 3 mulheres se correlacionaram no fim, porém Sarah é a Giulia são INSUPORTÁVEIS, eu pulei quase toda a história da Giulia, e a Sarah é uma chata pra 🤬 #$%!& extremamente imatura, a única que presta é a Smita, mas nem tenho tanta certeza assim né pq na condição q a mulher estava vivendo não consegui nem captar traços chatos da personalidade dela, ela só tava tentando sobreviver.. enfim, definitivamente não recomendaria para ninguém, mas eu sei q tem bastante gente q gostou. Só não é para mim.

Pipoca Nerd 10/02/2021

Resenha: A trança – Laetitia Colombani
Salve salve, pipoqueiros!

Sabe aquele livro que só de olhar para a capa você sente uma energia boa? Do tipo, “Cara, vou me dar bem com ele! Tô sentindo” Então … Foi exatamente assim com A Trança. A autora pegou todos os detalhes e as envolveu com simplicidade, amor e protagonistas fortes. A Editora Intrínseca nos mandou essa obra de arte de edição e eu fiquei em choque de quão bonito ele é.

Três mulheres, três continentes diferentes e uma ligação em comum: A busca pela liberdade e independência. Aqui temos três narradoras, cada uma contando a sua própria história e descrevendo os cenários em que as cercam.

Smita é uma mulher indiana e uma dalit. Mãe e esposa, Smita está fadada a uma vida miserável onde seus pais também se encontravam. Por mais que tenha um trabalho desumano e condições totalmente precárias dentro do vilarejo em que vive, Smita está feliz. Sua filha, Lalita, de seis anos, está se preparando para ir à escola! Um dia memoriável, já que ninguém de sua família sabia nem ler e nem escrever.

Giulia é uma jovem de 20 anos que trabalha no atelier de sua amada família. Ela vive em Sicília, Itália, e a sua função nesse atelier é super delicada: Com os métodos que o próprio pai desenvolveu, ela aprendeu a descolorir e hidratar mechas de cabelos. Um acontecimento inesperado com o patriarca da família transforma totalmente a zona de conforto da família italiana.

Sarah é uma advogada renomada. Trabalha no melhor escritório, exerce a profissão com maestria e é admirada por todos. Mãe de três filhos maravilhosos e residente em Montreal, Canadá. Uma mulher de garra e independente. Após passar mal em uma sessão, ela descobre uma doença terrível que pode alterar a carreia promissora e brilhante de seu ramo.

É um livro curtinho, de apenas 203 páginas. Uma leitura rápida, instigante e muito forte. Com certeza são as três protagonistas mais bem construídas que eu li nesse pequeno período de 2021. Cada capítulo é narrado por uma mulher, em seus respectivos ambientes.

E desta vez eu não tive uma preferida. Claro que eu fiquei mais admirada com a construção na Smita, já que ela mora na Índia e provem de uma cultura totalmente diferente da nossa. Mas a Giulia é novinha e eu, que tenho 24 anos, me identifiquei bastante com ela. E Sarah é a executiva, uma figura que estou mais familiarizada por conta de filmes e séries.

NÃO EXISTE FAVORITA. São todas maravilhosas!!!

Faltando 30 páginas para terminar já dá pra sentir qual será o final. Não me surpreendeu, porém a escrita é tão gostosa que no fim eu nem liguei.

Ah, pra quem gosta dos livros da Jojo Moyes, A Trança é IDEAL para você.

Até a próxima!

site: https://pipocanerd.com/resenha-a-tranca-laetitia-colombani/

Ju_limma 21/10/2021

Lindo ♥
A leitura é leve, fluida e da um quentinho!
Inicialmente procurei o sentido do título, então li rapidamente pois a curiosidade me matava.
Sensível, revelador, reflexivo.
Smita - um soco o estômago, que vida é essa?
Eu amei demais essas mulheres e essas histórias entrelaçadas mas Sarah tem um lugar especial em meu ♥ acho que identificação pois a vida de Giulia e Smita tem vidas muito diferente da minha/nossa.
Além de tudo o livro físico é um espetáculo, lindo! Um xodó!

Le 16/07/2021

Lindo e muito bem escrito
A autora é genial ao intercalar e relacionar as histórias de três mulheres com vidas aparentemente completamente distintas e em locais muito distantes do globo- India, Canadá e Sicília.
As três mulheres têm histórias cativantes, muito bem escritas e envolventes. A forma de contar, intercaladas e com capítulos que sempre terminam de forma a deixar o leitor ávido pelo próximo fazem desse livro uma história rápida e marcante.
Três mulheres que nunca se encontraram, não se conhecem, mas carregam entre si um elo de força, esperança e coragem. Lindo e impossível de parar de ler. Amei!! Só não dei 5 estrelas porque apesar de ter compreendido a ideia da autora de terminar o livro no ponto em que escolheu, fiquei com muita vontade de saber o que ocorreria com as protagonistas.

Ju 01/10/2022

Adoro histórias que se passam em outros países, nesse livro são 3 países diferentes. Achei que a autora poderia ter se aprofundado mais em cada história, a indiana foi a minha preferida, de certa forma me marcou e acho que nunca vou esquecer.Livro curtinho, da pra ler bem rapidinho. Vale super a pena a leitura, eu indico demais.

Manuh 05/11/2022

Maravilhoso!
Livro relata 3 mulheres fortes, com seus problemas do cotidiano e que apesar de fazerem parte de realidades totalmente diferentes, suas vidas se entrelaçam.

kelly | @leiturasagridoces 03/02/2022

Impecável. Lindo. Tocante. Bruto. Intenso.

Esse livro eu nem sei. No começo tava bem difícil pra eu me conectar as personagens, mas eu fui pegando empatia por cada um delas e terminei o livro chorando.

Luma101 10/12/2022

A trança
TEMAS ABORDADOS ______________________

SMITA: trabalho escravo - trabalho infantil - fome - pobreza - abandono - falta de saneamento básico e água - religião/ fé

GIULIA: relacionamento arranjado - crise financeira - racismo - família tóxica - pequena empresa - empresa familiar - compras da India

SARAH: machismo - feminismo - preconceito - mãe solo - câncer - quimioterapia