A trança Laetitia Colombani

Resenhas - A Trança

Sandra 09/01/2024

A trança
A história de três mulheres que se recusam a aceitar seus destinos. Lutam, sofrem, persistem. E também nos faz refletir sobre como é ser mulher em diferentes partes do mundo. As dificuldades, os preconceitos, a desvalorização feminina.

LariJ 14/01/2024

Amei esse livro. Já havia lido outro dessa autora, que tb gostei muito, então já estava acostumada com a sua narrativa e a falta de diálogos. É uma narrativa fluida, fácil e ao mesmo tempo profunda. Gostei muito da forma como a história é construída, como vamos acompanhando a história de 3 mulheres que vivem em diferentes partes do mundo e como suas vidas acabam se entrelaçando. É um livro que apresenta diversos temas a serem discutidos e ponderados como machismo, perseguição religiosa, sistema de castas, imigração, preconceito, doenças, morte, fé, luta e perseverança. Uma linda história.

Jaqueline 17/08/2022

A Trança
É uma leitura rápida, fluida e o livro é bem escrito.
Tem histórias incríveis como a da Smita e à sua realidade na Índia sendo uma dalit e uma mulher.
O livro aborda às dificuldades que nos mulheres enfrentamos. Me emocionei em muitas partes.

Patricia310 17/07/2021

Foi a melhor leitura de muito tempo, meu preferido, três vidas independentes que se torna unidas no tempo, que história linda, que escrita perfeita da autora que te eleva. Amei e fiquei muito tempo pensando sobre a história.

Yana 21/07/2021

A narrativa é bem construída e costura a história de 3 mulheres fortes, as quais passam por contextos diversos mas que exigem delas força e capacidade de resiliência além da que imaginavam serem possuidoras.
Os temas doença, falência e liberdade se entrecortam e resultam neste livro curto e de fácil leitura, que não desafia o leitor, mas que aguça os sentimentos.
Achei o livro bom, faz uma crítica importante sobre o papel feminino e também sobre as questões culturais, principalmente indianas, mas é extremamente raso, não aprofundando na história de nenhuma das personagens.
Nota: 7,5/10

Mariana Pires 16/01/2022

Livro digno de 5 estrelas!!
Leitura completamente diferente das atuais, L livro repleto de referências socioculturais! A trança conta a história de 3 mulheres incrivelmente fortes, onde cada uma atravessa o próprio desafio da vida. Não costumo gostar de livros que contam as histórias dos personagens individualmente para no final os caminhos se cruzarem, pois acho que os encontros são sempre de maneira abrupta. Porém A Trança, me encanta com a sutileza que os caminhos dessas 3 mulheres se cruzam. Leitura rica, que agrega tanto culturalmente, como emocionalmente. É muito interessante a forma como a autora discute o papel das mulheres em diferentes sociedades. Na Índia a mulher desprezada e sem voz; na Itália a jovem mulher que precisa mover o mundo para provar a sua capacidade; e no Canadá a mulher que precisa se desdobrar para alcançar um alto nível em sua carreira, nível este que é facilmente alcançado por homens. A escrita é forte nos momentos de reflexão e completamente suave nos momentos delicados. Sem dúvida é um livro digno de 5 estrelas!

laly 29/07/2021

Esse livro demonstra um belo recorte de gênero em que de diferentes cantos do globo e com diferentes classes postas, a força de uma mulher para sua sobrevivência deve ser tão grande para carregar o mundo nas costas. Abdicar de filhos para dar-se tudo ao capital. abdicar do capital para dar-se tudo aos filhos. Lutar contra tradições conservadoras para bens maiores. São mulheres interligadas pelos grandes cabelos, que fio a fio recém a força destas mulheres e milhares.

@mundo.da_jheni 31/07/2021

A trança
Maravilhoso é a palavra que eu posso descrever esse livro!
Uma trança, três mechas.
Três mulheres em busca de seus objetivos e sonhos que o destino de uma forma ou outra se encarrega de entrelacar.
Lindo e forte demais! ??

Tatiane Ritter 08/08/2021

Um livro que te prende, tu fica querendo saber o que vai acontecer com cada personagem no término de cada capítulo... Aliás, os capítulos são curtinhos o que facilita bastante a leitura, ótima dica pra te tirar de um momento de ressaca literária...

Bárbara 24/10/2022

Só leituras maravilhosas
Gente do céu? que livro.
Primeiro que agradecer ao Skoob que fez uma vez publicação no insta com a primeira frase de alguns livros e me apaixonei pela frase de um livro chamado A trança. Pronto só bastou isso. Que linda estória, que linda escrita, que lindo livro, chorei, me emocionei com todas as personagens. Simplesmente incrível.

Débora 10/08/2021

Esplêndido!!!
Maravilhoso, forte, encantador, surpreendente, dolorido, excepcional!!!
Chorei, como havia de ser, tamanho encanto e intensidade dele.
Não posso dizer mais nada sobre o mesmo, pois não quero jamais que alguém perca esse sentimento de descoberta ao escolher lê-lo.
Só leiam!

Jéssica 27/08/2021

Um livro pra guardar no coração
Começou me surpreendendo já no primeiro capítulo, com o retrato de uma mulher na Índia, uma dalit, intocável. Algo que para nós é uma realidade absurda, inimaginável.
O livro, de uma forma geral, se desenrola acompanhando a história de três mulheres em diferentes lugares no mundo, cada capítulo falando sobre uma delas.
Foi muito bonita a maneira como a autora construiu o enredo e conseguiu abarcar um pouco de cada cultura, gostei muito da forma como ela fez com que a história das três personagens se cruzassem.
De maneira geral, amei muito o livro! Rápido de ler, mas com uma história linda e forte de viver dessas mulheres

Fabi.Filippo 26/08/2021

Maravilhoso
Assisti uma vez uma série que dizia que ?Tudo está conectado?. E o enredo de A trança nos mostra exatamente isso.

O livro nos apresenta três mulheres : a indiana Smita, a italiana Giulia e a canadense Sarah. Vamos conhecendo as três, seus dramas e suas dores até que o destino entrelaça as três histórias.

Smita é uma dalit. Pelo sistema de casta os dalit são vistos como impuros e por isso tratados como a escória da sociedade. Cresceu limpando latrinas e se alimentando de ratos. Não estudou e tinha uma filha. Smita sonhava com um futuro diferente para a menina e quando viu que nada seria diferente apesar de seus esforços , resolveu dar um basta e fugiu de sua aldeia, arriscando sua própria vida.

Giulia era filha de um comerciante e quando seu pai sofre um acidente, acaba sendo forçada a assumir o ateliê da família . Descobre que o negócio da família está falido e atolado em dívidas. Ao mesmo tempo que batalha para manter o ateliê aberto descobre o amor. Com garra e contrariando toda família tem a coragem e a determinação para dar a volta por cima quando abre mão da tradição para mudar seu fornecedor.

Sarah é uma advogada bem sucedida. Batalhou muito para alcançar o cargo que sempre almejou. O trabalho estava sempre a frente de sua família, seus interesses pessoais e até da sua saúde . Até que descobre uma grave doença e da pior maneira possível caiu a ficha de que ninguém é insubstituível e no mundo corporativo é cada um por si. Foi discriminada por sua doença pela empresa que cresceu com sua ajuda.

São mulheres que não desistiram , que apesar da dificuldade conseguiram sair do buraco. Cada uma a sua maneira com fé, persistência, resiliência e amor próprio.

O livro é ótimo . Daquele que você não consegue parar de ler para saber o final.

Nathy 21/01/2022

três é o número.
três mulheres. três histórias. um destino.

nesse livro conhecemos um pouco a história de Smita, Giulia e Sarah.
Índia, Itália e Canadá.
aqui vemos a Smita lutar pelo futuro e pela vida da filha, vemos Giulia lutar pela vida da família e do ateliê e vemos Sarah lutar pela própria vida.
e quem poderia pensar que essas três histórias se encontrariam no final?
um livro emocionante e intenso do começo ao fim.

Lu Salles 15/01/2023

Me surpreendi com a leitura desse livro! Uma leitura que apresenta a vida de três mulheres fortes, determinada e corajosas, que no decorrer das páginas nos mostra toda a determinação possível para transformar suas realidades duras e sofridas em algo novo.
A autora ainda nos presenteia com a ligação que ocorrerá com a história dessas três mulheres.