Oito Detetives

Oito Detetives Alex Pavesi

Resenhas - Oito Detetives

Gabrielbneres97 30/12/2021

Como escrever narrativas policiais usando matemática
Oito Detetives é tipo uma aula de como escrever histórias policiais usando matemática. O resultado é bem satisfatório, com contos bem interessantes e alguns até homenageando obras clássicas da literatura policial.

Além dos contos, temos a história principal. Julia conversa com Grant McAllister, o autor fictício daqueles contos. Não dá pra falar sobre eles sem revelar muito, Julia é esperta e atenta aos detalhes e Grant é muito evasivo, o que gera suspeitas.

O desfecho é interessante, mas não é inesperado. A forma como foi feita é o que o torna diferente. Mas confesso que estava gostando mais de minhas teorias, e meses depois de ter lido e lembrando de fragmentos da história, continuo achando isso.

Lane @juntodoslivros 13/12/2021

Resenha Oito Detetives
Grant McAllister foi um escritor de um único livro: Os Assassinatos Brancos. Antes de se tornar escritor ele era um professor de matemática. Ele acabou usando um artigo científico que escreveu sobre a estrutura de romances de assassinatos para embasar as sete histórias de seu livro. Hoje, depois de mais de trinta anos, ele vive uma vida pacata e tranquila em uma ilha do Mediterrâneo, até que uma editora se interessa em republicar seu livro.

Julia Hart, que trabalha em uma editora voltada para livros de thriller, entra em contato com Grant com o interesse em publicar novamente seu livro. Grant aceita a proposta e Julia viaja até a ilha para que os dois analisem e revisem as histórias. Durante essa análise, Julia começa a notar pequenas discrepâncias nas histórias e fica cada vez mais inquieta, pois sente que Grant esconde um grande segredo. Principalmente quando cada história parece ter ligação com um famoso assassinato da época em que Grant publicou seu livro...

“Julia fechou os olhos. Suspeitava desde a primeira conversa que Grant estava escondendo algo a respeito de seu passado. Agora sabia o que era.”

A edição da Faro Editorial desse livro está bem caprichada. Tanto na parte externa quanto na parte interna do livro com alguns detalhes de imagem. Gosto quando as editoras tem esse carinho com as edições.

Oito Detetives é uma história que contém várias histórias. Todos os sete contos que Grant escreveu nos são apresentados e isso foi um ponto que gostei bastante, pois no fim temos oito histórias sendo contadas. Porém, o livro segue uma linha mais lenta de narrativa. As histórias não deixam de serem interessantes, mas para o leitor que espera algum frenesi, ele não acontece, no mas deixo claro que isso foi algo que me incomodou.

Gostei bastante das sete histórias e do modo como elas se interligam para formar a história central do livro. Os momentos em que Julia e Grant sentavam para discutir detalhes das histórias geravam pontos interessantes sobre a percepção que às vezes nós leitores nem temos sobre um determinado thriller, seja em livro, filme ou série de tv. Todo romance policial segue uma lógica básica e foi interessante ver esses pontos serem debatidos nesse livro.

O autor Alex Pavesi realmente foi incrível ao conseguir fazer essa junção! Ah, temos dois finais na história, o primeiro me surpreendeu bastante, eu realmente não esperava. Mas o segundo final me surpreendeu só em parte, pois todo o enredo nos dava pistas sobre isso. Já estava claro que algo assim seria possível.

“Mesmo nas cenas mais inocentes, há escuridão nos cantos pela maneira como a luz cai sobre a moldura.”

Esse é o primeiro livro escrito pelo autor Alex Pavesi e posso dizer que começou bem. Por fim, recomendo sim a leitura de Oito Detetives, mas quem for ler, vá com a consciência que o ritmo do livro é um pouco mais lento sem tirar o toque investigativo.

“O xadrez é uma metáfora barata. É o que os homens usam quando querem falar de uma maneira grandiosa a respeito de conflitos.”

Carlos.Magnun 25/09/2021

Oito Detetives
Gostei bastante do estilo do livro. Leitura muito gostosa de se fazer. Desfecho foi muito surpreendente!!!

Mayara.Martins 14/09/2021

Esperava mais
Uma boa historia, com um formato diferente do tradicional. A sensação é de ler um livro de contos dentro de uma historia. O final surpreende de certa forma, mas não achei o suficiente. Não pela falta de plot twist, mas sim porque faltou unir os ?contos? ao enredo principal de forma mais elaborada. Talvez se explorasse mais as pistas deixadas e a historia do assassinato branco teria saciado minha expectativa. Enfim, esperava um pouco mais, mas o livro não deixa de ser bom e leva ate a uma certa reflexão sobre a estrutura de romances policiais.

Samuel.Reis 10/09/2021

Premissa interessante
Um entretenimento interessante, o autor como profissional do campo da matemática utiliza desse fator para criar um conjunto de historias que no final só importam a uma única história, plot atrás de plot!

C. Aguiar 19/08/2021

Grant McAllister escreveu sete histórias distintas sobre detetives, todos os casos envolvem um problema matemático e todas as histórias foram feitas para mexer com a mente do leitor. Então por trinta anos essas histórias foram um grande sucesso, tudo parecia perfeito, mas ao que parece Julia Hart acabou de descobrir algo grandioso.

Julia Hart é uma editora, ela deseja republicar o livro de Grant, mas acaba notando algumas coisas na história e ao que tudo indica as pistas que foram colocadas no livro parecem pistas de crimes reais, por isso Julia decide investigar. Ela sabe que existe um mistério por detrás daquele livro, e se esse mistério for muito maior do que ela imagina? E se essas pistas a levarem para algo terrível?

Julia começa a ler as histórias e notas as inconsistências, apesar de Grant tentar desconversar e apontar que seu humor na época pode ter causado tais inconsistências. Júlia acredita que existe algo escondido naquele livro e é nesse momento que ela dá de cara com um assassinato não resolvido em 1940.
Trata-se de um livro dentro do outro, a medida que você vai acompanhando a saga de Julia em tentar desvendar esse mistério, vamos acompanhando as histórias escritas por Grant. Em alguns momentos o foco e o ritmo da leitura irão ficar diferentes, por isso é bom ter um pouco de atenção ao acompanhar a história.

Apesar de ter gostado muito da leitura, gostaria de ter visto mais sobre a trama da Julia do que acompanhar os contos de Grant. Talvez se os contos fossem acrescentados de outra forma eu teria me envolvido muito mais.
Essa história é um grande quebra-cabeça que precisa ir sendo montado aos poucos, em alguns momentos você pode acreditar que está com a peça certa, mas vai errar, por isso atenção aos detalhes.
Foi uma leitura fluída na medida do possível e a reviravolta foi interessante, realmente um livro que me surpreendeu positivamente.

Não encontrei erros enquanto lia, como sempre a editora de parabéns. Se você gosta de um bom suspense, com ótimas referências e que desafie o leitor, essa com certeza é uma leitura para você.

Karini.Couto 18/08/2021

Em Oito Detetives vamos encontrar Júlia Hart uma editora e com isso ela se depara com o matemático Grant que vive recluso em uma ilha remota no mediterrâneo; através do raciocínio lógico de sua profissão, Grant cria oito histórias de detetives, e a receita parece fácil.. vítima, suspeito, detetive e pistas misturadas, com isso ele criou cálculos que trazem diversas possibilidades e tudo parece perfeito e incrível, e Júlia como vê uma grande possibilidade nas histórias, quer republicar as mesmas, ao notar alguns pontos que não se encaixam bem nas histórias, ela acredita que foi feito de maneira proposital, e ao começar a investigar, ela acaba encontrando coisas reais, histórias por trás da história. A pergunta que não quer calar é se realmente o matemático usou a ficção ou se aquelas histórias se tratam de algo real?

Bom, eu costumo amar o gênero e foi um livro que pedi empolgada, mas fui vendo alguns comentários e quando fui ler já estava desanimada, achando que seria uma péssima leitura; para minha alegria não foi. Gostei bastante da construção do enredo, de toma a temática e a forma como tudo foi se desenrolando, além de ser uma ótima pedida para quem curte romance policial como eu.

Por isso eu digo que é sempre bom ler o livro, mesmo diante opniões não tão animadoras!
Tive uma grata surpresa! Tem mistérios para desvendar e gostei bastante da pegada do autor intercalando os pontos de vista de Júlia e Grant e intrigando a cada viradas de página, na tentativa de entender o que é "real" e o que era ficção escrita por Grant..

Malucas Por Romances 26/07/2021

Resenha no instagram @porromances
Olá leitores, tudo bem?

Hoje a resenha é de um dos últimos lançamentos da Faro Editorial, Oito Detetives, que vai nos fazer embarcar na história de Julia Hart e Grant McAllister.

Julia Hart é uma editora e recentemente decidiu republicar os livros de Grant, só que durante a leitura ela encontra muitos furos nos enredos dos contos e assim ela decide não só investigar os contos, como também se aprofundar na vida de Grant.

Grant McAllister é um matemático e que usou do seu raciocínio para escrever algumas histórias de detetives. Ele durante anos vive em uma cidade isolada e gosta da vida que tem, até que a talentosa Julia vai até ele com a intenção de ler/publicar os contos e começa a mexer com sua vida pacata.

Durante a leitura a gente além de conhecer um pouco de Julia e Grant, vamos embarcar nos contos que Grant escreveu e ler todos eles, cada conto tem um ritmo e um foco diferente, o que pode nos confundir em algum momento.

Não vou mentir, mas eu quis muito mais de Julia e Grant do que dos contos em si, durante toda a leitura senti que os contos ao invés de me envolver no livro me afastaram, eles poderiam sim ter sido incluídos mas de uma forma talvez mais superficial, já que a história de Julia e Grant é muito mais interessante.

O livro alterna entre os contos e Julia e Grant, e ao mesmo tempo que a gente lê o conto daqui Julia lê o conto de lá e no final de cada um ela aponta os furos entrando em debate com o autor, mostrando até que ponto foi intencional ou não os furos.

O livro é escrito em terceira pessoa e durante a leitura não encontrei erros ortográficos. Acho que nem preciso falar da edição da Faro Editorial, porque como sempre é linda e me deixa a cada livro mais apaixonada.

Oito Detetives não foi um livro que me conquistou como eu queria, mas que tem um final que eu não cogitei e que me deixou surpresa e querendo saber bem mais da vida de Grant e Julia do que dos contos em si, então recomendo sim a leitura por esses dois e até mesmo para quem quer ler devagar e analisando cada furo dos contos.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2021/07/resenha-oito-detetives-alex-pavesi.html#axzz71kvUDuHP

Fábbio (@omeninoquele) 14/06/2021

Me surpreendi
#OMeninoResenhando
?A essência do xadrez são as regras e a simetria - continuou ela -, mas o conflito geralmente é apenas cruel e sujo.?
Grant MacAllister é um matemático que escreveu um artigo sobre as estruturas pra se criar um bom romance policial e pra comprovar sua tese escreve um livro com histórias de assassinato ao qual deu o título de Assassinatos brancos. Muito tempo depois ele resolve que o livro merece ser publicado e envia a uma editora que o aceita, mas manda uma pessoa pra conversar pessoalmente com ele e avaliar o manuscrito.
O escritor vive recluso em uma ilha afastada de tudo e quando chega lá, a editora Júlia Hart começa a ler as histórias e a medida que avançam, ela descobre inconsistências nesses escritos o que a deixa meio que com um pé atrás com o escritor, mas continua sua avaliação. O manuscrito é muito bom, e de fato prova a teoria do recluso escritor, mas a medida que conversam sobre esses contos, os mistérios envolvendo aquela obra e a vida do próprio autor se cruzam, e Júlia está focada a sair de lá com a verdade.
Os dois personagens centrais, a Júlia e o Grant são personagens muito característicos, ele esconde um mistério a respeito de sua obra e sua vida e ela é muito ambiciosa e esperta e está disposta a desvendar aquele mistério, pra mim foi a junção perfeita de dois personagens nesse tipo de narrativa que deixa o leitor vidrado a cada revelação, e posso dizer que o que não falta nesse livro é surpresa.
Os contos dentro da história central são um tanto corridos e quando a gente está bem envolvido com o que está acontecendo eles acabam, mas como estou bem acostumado com esse tipo de narrativa, nem me importei muito com isso, mas pode ser algo relevante pra quem não curte contos, por essa característica em especial.
Achei muito engenhoso a ideia do autor, e mesmo com algumas ressalvas, esse foi um livro que eu super curti ler, notei nas histórias muitas referências às obras da Agatha Christie o que me deu um gás a mais na história porque mesmo tendo lido só uma obra dela já me considero um super fã e convenhamos que não dá pra confundir seu estilo, mesmo que seja em um romance onde ela é apenas inspiração.
Achava que esse seria um livro mais denso pois vendo algumas opiniões achei isso, e fui ler já sem expectativas mas acabei me surpreendendo positivamente e acabo recomendando pra quem curte o gênero, é um bom romance cheio de quebra cabeça pra desvendar.
#OitoDetetives #AlexPavesi #FaroEditorial

Alan (@coracaodeleitor) 20/05/2021

Olá literários!!!

Hoje iremos conversar sobre ?Oito detetives? lançado pela @faroeditorial que é um livro que vem conquistando muitas pessoas.

Aqui temos um enigma dentro de um enigma e o livro se passa na década de 60. Aqui conhecemos o escritos Grant McAllister. Ele escreveu nada menos que um artigo descrevendo todas as possibilidades matemáticas existentes dentro de um livro de assassinato.

E para exemplificar ele escreveu um livro contendo 7 histórias que mostravam suas teorias. Logo após o lançamento desse livro ele se muda para uma ilha no meio do nada.

Até que Júlia Hart, que trabalha em uma editora vai atrás de Grant, mais de 20 anos depois do lançamento do livro. Pois a editora quer relançar a obra.

Ao revisitar as histórias para ver se precisavam de alguma mudança, Júlia começa a notar pistas que talvez remetam a crimes reais. E ela terá que descobrir se de fato aquilo se relaciona com a realidade ou não.

Achei um livro muito divertido e rápido de ler. Pois você tem a história principal mas também tem as histórias recorrentes. Que Júlia lê e nota essas incoerências.

O livro é cheio de homenagens a clássicos de suspense e o autor não faz questão de esconder isso. Pois as referências ficam bem claras.

É um livro que nos desafia como leitores nos fazendo questionar sobre os personagens principais até as últimas páginas. E isso é uma coisa que particularmente eu amo. Fica aqui minha indicação de um ótimo suspense.

Felipe @quarta.capa 17/05/2021

Eu comecei “Oito Detetives” realmente sem saber o que esperar da obra ou sem conseguir imaginar por quais caminhos ela iria seguir. Afinal, estamos falando aqui de vários livros dentro de um outro livro! Como?

São 7 contos, os quais o matemático e escritor protagonista da obra escreveu e utiliza para ilustrar a diversidade de possibilidades de se criar “histórias de assassinato”, segundo seu estudo científico sobre o assunto. O assassino pode ser o detetive? Todos os suspeitos podem ser assassinos? Ou só um? E a vítima, pode ser o próprio assassino.

São inúmeras possibilidades e o autor brincou com todas elas. E essas histórias homenageiam, de forma bela, a era de ouro do romance policial. Fica nítido como o autor é um entusiasta de Agatha Christie e Sherlock Holmes. Fãs de "Assassinato no Expresso do Oriente", "E Não Sobrou Nenhum" e "Entre Facas e Segredos", esse livro foi escrito para vocês!

E ao mesmo tempo em que nos aventuramos por esses contos, que são extremamente inteligentes e ágeis, uma história de assassinato maior (a oitava), é desenvolvida pelo autor, a qual entrelaça todos os contos. O que ali é coincidência? O que é erro? A história e relação de McAllister com Hart é quem vai nos responder essas perguntas ao final, com um desfecho espetacular e totalmente inesperado.

Esse é um livro difícil de ser descrito e explicado. É uma experiência única que vocês precisam viver para entender!⁣

site: https://www.instagram.com/p/COLoxehjrVU/

Bru | @umoceanodehistorias 17/05/2021

Interessante, mas...
Oito Detetives vai nos apresentar histórias de assassinatos e o autor delas – e matemático – Grant McAllister comentando sobre cada uma delas com Julia Hart, uma editora, e explicando seu raciocínio lógico para construir cada uma delas.

As histórias são curtas e apresentam um crime e sua solução. Em sua maioria, as resoluções são surpreendentes e deixar o queixo do leitor cair, mas nada nos preparará para o final.

Esse livro é um tanto quanto difícil de comentar, porque a parte que segue uma linha é quando Grant e Julia estão conversando e seria spoiler divulgar algumas informações sobre isso, mas vou tentar.

Grant é um personagem genial! Ele tem uma forma única e perspicaz de explicar a construção dos crimes e faz total sentido quando entendemos, mas demoramos um pouco para pegar o que ele está demonstrando, pois existem variantes. A Julia é incrível. Inteligente e muito sagaz, a editora vai discutindo com Grant sobre furos que existem nas histórias e como seria preciso resolvê-los para publicar algo mais próximo do perfeito.

Os contos são agoniantes e nos farão pensar no pior das pessoas e até onde elas seriam capazes de ir, mas, depois de um momento, as coisas começaram a ficar repetitivas e cansativas. Além disso, o grande mistério (envolvendo o título da obra de Grant) foi trabalhado de forma tão sútil, que o leitor só se dá conta nele perto do final e é no final que está a grande questão do livro.

O final dessa obra tem plot atrás de plot e, quando pensamos que está tudo resolvido, o autor nos surpreende mais um pouco.

Ainda que tenha achado a leitura um pouco cansativa e demorado a me envolver, achei o final tão bom, que fiquei querendo mais desse autor. Para mim, foi uma obra boa, que poderia ter sido incrível se não houvessem algumas repetições.

site: https://www.instagram.com/p/CNVrYg5L1kS/

Talita 15/05/2021

"? Porque teorias nunca são fatos. E cada uma deve ser confirmada por várias provas."?
Grant McAllister é autor de ficção policial e matemático, e para ele um bom mistério de assassinato precisa de apenas três elementos: uma vítima, um suspeito e um detetive. ?
Autor de apenas um livro, atualmente vive em uma ilha completamente sozinho, até receber uma proposta de relançar seu livro, onde a editora Júlia Hart passa os dias com ele, lendo e destrinchado os mistérios, conto por conto, até que começa a perceber as inconsistências e também as coincidências a um assassinato que ocorreu há mais de 30 anos? ?
"? É isso que diferencia um romance de assassinato de qualquer outra história com uma surpresa no final. As possibilidades são apresentadas para o leitor desde o início. O final apenas recua e aponta para cada uma delas."?
Bom,  primeiro preciso confessar o quanto essa história despertou meu interesse em ler outros livros do gênero, mesmo que em alguns momentos tenha ficado incomodada com alguns dos contos.?
Oito detetives é uma história totalmente intrigante e diferente de tudo que eu já li, além do mistério envolvendo Júlia e Grant, também lemos os sete contos do livro de Grant  "Os assassinatos brancos", e com Júlia, vamos descobrindo as inconsistências em todos eles, pontos que Grant supostamente colocou, apenas para nos confundir. ?
E falar de um livro dentro de outro livro pode até parecer confuso, mas preciso dizer que em nenhum momento fica, a escrita de Alex Pavesi é fluída, além de ter me deixado intrigado pelo mistério central.?
Julia e Grant são personagens inteligentíssimos e a cada conto lido, ficava extremamente ansiosa para ler os diálogos onde eles debatiam as histórias. ?
"? É uma questão de lógica simples. Se houver apenas dois suspeitos, os dois sabem quem é o assassino. Isso deixa de ser verdade quando há três ou mais; nesse caso, apenas o assassino é capaz de ter certeza. Mas, com dois suspeitos, o inocente pode resolver o mistério através de um simples processo de eliminação: 'Eu sei que não sou o culpado, então o outro suspeito deve ser.' E aí apenas o leitor é quem não sabe a verdade."?

Enfim, uma ótima dica para quem ama um bom romance policial, com um final inesperado.

Helen Chiapetti 07/05/2021

Um mistério dentro de outro mistério
Um livro diferente dos demais do gênero, traz várias histórias de assassinatos dentro de uma outra história. Julia Hart procura Grant McAllister, escritor aposentado que agora vive isolado em uma ilha do Mediterrâneo, pois a editora em que trabalha pretende publicar um antigo livro escrito por ele: “Os assassinatos Brancos”.
O ponto é que Grant criou uma fórmula matemática para se escrever um livro sobre assassinatos e ao longo da narrativa, Júlia vai apontando discrepâncias e detalhes que ela consegue perceber ao longo do livro. Sempre após a leitura ambos conversam a respeito e Grant induz Júlia a perceber detalhes escondidos na história.

Porém, em determinados momentos Grant não se lembra do porquê de ter escrito isso ou aquilo, já que faz muitos anos que o livro foi publicado. Contudo o que não muda é a fórmula para se escrever uma boa história e ele vai lhe mostrando ponto a ponto, assim como um matemático faria.
Contudo durante toda a leitura das histórias Julia tem certa desconfiança com relação ao escritor, que deixa pistas ao longo da narrativa como se estivesse falando sobre crimes reais. A começar pelo nome do livro, que remete à um antigo caso de assassinato na Inglaterra no início do século.
O embate entre autor e editora culmina em uma descoberta chocante, mas sempre dando ao leitor a possibilidade de duvidar de tudo. Foi minha primeira experiência com um livro que traz um livro dentro de um livro. Tive certa dificuldade para me conectar no início, mas depois que peguei o fio da meada a narrativa fluiu super bem. Você já tem que começar a ler a história com o pensamento de que somente o todo fará sentido, não tente interpretar conto por conto isoladamente.
Para quem gosta de uma boa história de mistério, fica a minha recomendação.