Círculos de Chuva

Círculos de Chuva Raphael Draccon

Resenhas - Dragões de Éter: Círculos de Chuva

Harry 03/03/2013

O pior da série, mas ainda assim muito bom.
Esperava mais desse livro. Muito mais.
Alguns pontos ficaram mal esclarecidos... outros sem um final definido... e as vezes dava a impressão de que o autor perdeu a "passada".
No que diz respeito aos finais um pouco confusos, fico com a impressão de que terá um quarto volume. Mas isso só saberemos no futuro.

Esse volume tem como foco a Primeira Guerra Mundial de Nova Ether.
A guerra principal fica entre Arzallum e os exércitos dos gigantes de Brobdingnag e os guerreiros de Minotaurus.
A passagem da guerra foi muito boa, especialmente por causa da surpreendente Bradamante. Logo não demora para que a guerreira mostre em campo de batalha todas as suas habilidades.

Axel Branford ficou meio "esquecido" nesse volume, apesar de ter um papel importante nas terras do Nunca, acaba perdendo o foco. O que é curioso, já que no volume anterior ele foi muito importante.

João Hanson mais uma vez mostrando que é meu personagem favorito! (ao lado de Ariane Narin). O rapaz enfrenta diversas dificuldades e desafios, tudo para atingir um amadurecimento que vai muito além de seus 15 anos.
Amadurecimento este que se faz necessário em tempos de guerra.

Ariane Narin e Maria Hanson também tiveram participações importantes na trama. Ariane porém foi mais intensa, pois tem papel importantíssimo para com a Rainha, o que põe em prova seus "poderes".

Vou parando por aqui se não vai acabar rolando spoilers (:.
Apesar dos pontos negativos do livro, alguns pontos (como esses citados) fazem a gente querer ler até o final.
Mas ainda assim, eu esperava mais.

Brenda 01/03/2013

Trilogia mais que PERFEITA! Nota 10! (y'
Pelo Criador, esse Raphael Draccon é O cara, cara!

Essa Trilogia repleta dos contos e fábulas mais famosos me fez regredir no tempo, especificamente na época em que eu era só uma pirralha e as professoras liam estorinha de aventura, como: João e Maria, Chapelzinho Vermelho, O Príncipe Sapo, João e o Pé de Feijão, A Bela e a Fera, Petter Pan, Bela Adormecida, Rapunzel, etc... são tantos.

O que me surpreendeu logo no início da leitura foi que história não se baseava em dragões, eles até aparecem no final, mas não necessariamente são eles os principais.

Bom, para a minha alegria e daqueles que também AMAAARAM Dragões de Éter, Draccon publicará o 4° volume. Nem acredito, O 4° volume. :D
Marina 04/05/2013minha estante
Amei de verdade essa série *-*

O mais mágico é o contato que podemos ter constantemente com o Raphael *-*

O quarto volume está me arrancando suspiros de ansiedade.

Antony 17/08/2016minha estante
Existe o 4º volume? Qual é o título?

Dado Silva 01/03/2013

Círculos de Nada...
A história tem um único momento empolgante em todas as suas 534 páginas. Os personagens estão completamente perdidos no roteiro e não tem mais o carisma do primeiro volume. O roteiro é cheio de furos de cenas que não se amarram nem no final... De tantas frases de efeito que os personagens usam, mais parece que Raphael Draccon compilou as falas de seus personagens de RPG e tentou criar alguma coisa para usá-las... é uma pena. Uma trilogia que começou com aquele gostinho saudoso dos contos de fadas e uma aventura surpreendente, termina com uma guerra absolutamente sem sentido (me perdoem a redundância), vencida com estratégias ainda mais descabidas.

Luiz Teodosio 26/02/2013

O final de uma trilogia... mas ainda continuaremos sonhando.
É curiosa a mudança de textura na história. No primeiro livro, temos o ataque de um pirata e uma bruxa ao reino de Arzallum; no segundo, o torneio de pugilismo reunindo Campeões de reinos em Nova Ether e explorando como nunca o protagonista Axel Branford; no terceiro, temos a Guerra Mundial que gera cenas totalmente “inéditas” e sanguinolentas. Essa mobilidade de gênero é interessante, passa um “feeling” diferente a cada história contada. Mas, ao mesmo tempo, também é perigosa e suscetível a causar maior desagrado entre os leitores que se apegam demais a determinado gênero moldado pela narrativa. Eu, por exemplo, vejo o primeiro volume como o ápice de Dragões de Éter, atribuindo àquela primeira trama até mesmo a verdadeira essência da história. Na verdade, achei Caçadores de Bruxas muito melhor desenvolvido em questão de personagens e aproveitamento dos mesmos, e com uma história que casa melhor com o universo de Nova Ether, apesar dos volumes seguintes conterem ótimas passagens que também passam o mesmo sentimento.
Na trilogia, Círculos de Chuva me parece ser aquele que possui os núcleos de personagens mais fragmentados e afastados. As conexões entre eles são bem indiretas, relacionados quase sempre a guerra de Arzallum e outras consequências do período bélico. Tive a impressão de contemplar contos esparsos que, vez ou outra, faziam alusão entre eles. A trama de Snail Galford, apesar de interessante, passou quase o livro inteiro à margem da principal linha da história, embora seu papel naquilo tudo se desse nas últimas páginas do livro; seu percurso foi apenas uma construção como personagem para algo maior no futuro de Nova Ether, mas me agradaria vê-lo, de alguma forma, num diálogo mais objetivo com a trama desse livro. No mais, os personagens, pelo menos, passaram por uma evolução em seus respectivos acontecimentos, o que, de maneira geral, criou uma enorme curiosidade para saber o futuro deles nos livros seguintes.

O (suposto) personagem principal Axel Branford ficou bastante apagado na história após todo o seu protagonismo durante o torneio de pugilismo em Corações de Neve. Ele foi usado como intermédio para mostrar ao leitor as maravilhas da cultura élfica. Acredito que o autor tenha preferido balancear a importância do personagem, sendo explícita no torneio de pugilismo, e implícita no casamento de fim político com a princesa Livith. Achei plausível esse equilíbrio, mas a risco de diminuir muito o personagem; Axel poderia ter sido explorado um pouco melhor ao final do livro, durante a invasão ao Reino dos Gigantes, para compensar toda a falta de ação, no sentido literal, do príncipe de Arzallum. Todavia, as atitudes e os diálogos do personagem deram a ele algum brilho para que não se apagasse. O “clímax” de Axel Branford, porém, foi mostrado em um diálogo ao final do livro, referente a um acontecimento logo no início da história, que será um gancho muito instigante numa próxima narração em Nova Ether.

Não posso deixar de mencionar os momentos de risada e emoção, já característicos em minhas leituras de Dragões de Éter, embora menos frequentes nesse volume, quase todos endereçados a João Hanson e Ariane Narin. Confesso que passei a gostar excessivamente da última, achava-a irritante no início da série.

Aproveitando-se constantemente dos contos de fadas, Draccon é inspirado agora pela Terra do Nunca. Esse lugar mágico na infância de qualquer criança ganha uma roupagem um pouco diferente neste livro. Na Terra do Nunca vivem elfos, elfos dessemelhantes da figura clássica que temos em nossa mente. Contudo, a descrição concreta e social da Terra do Nunca não é o que a torna especial na história, e sim o teor espiritual que se constrói no desejo do personagem Axel Branford em tentar compreender aquela raça; um elfo e um humano tentando entender um ao outro. Retirando o adorno fantástico da situação, é o mesmo que dois homens de culturas distintas procurando a compreensão entre eles.

Como o próprio Raphael Draccon diz acerca de histórias do gênero fantástico, que “ a fantasia é uma metáfora da vida”, o autor também passa essa mensagem através de seus livros. A saga é formulada em várias camadas; desde o enredo em si, passando pelas referências contemporâneas, e chegando ao lado espiritual e reflexivo. E creio ser essa uma importante e fascinante marca de Dragões de Éter. Por essa razão que recomendo a trilogia de Raphael Draccon a todos os leitores do gênero que procuram esse lado na Fantasia.

Resenha publicada no blog http://www.golenerd.blogspot.com

Fimbrethil Call 09/02/2013

Finalmente dragões, depois de muita ameaça.
Aventura muito eletrizante, empolgante e até em alguns momentos muito tensa e triste. Livro ótimo, que mesmo com tudo isso não deixa de ser bem humorado. Realmente, o Draccon é o Terry Pratchett brasileiro.

Marina 04/05/2013minha estante
Vai ter continuação sim! O quarto volume vai se chamar "Estandartes de Névoa"
~ansiosa

Samuel 05/05/2013minha estante
Sério não vi nada falando, procurei no site e não vi nada, mas se vier to ansioso !!!!

Geovane 05/02/2013

Vibrante. Intenso. Significativo. Lindo.

São inúmeras as palavras que eu poderia utilizar para descrever o que senti ao ler o ápice dessa bela história.
Seus personagens, suas tramas, suas conclusões...
Simples histórias nas mãos (e na mente) de Sr. Draccon podem se tornar um monumento literário, com passagens tocantes e singelas.
A narrativo de Draccon é impressionantemente estimulante. Você não consegue parar de ler. Você não come, não dorme, não anda nas ruas, não faz absolutamente nada sem que as histórias fiquem na sua cabeça enquanto você está lendo o livro.

Sublime, sublime, sublime...

Karen Muguet 03/02/2013

Dragões de Éter - Círculos de Chuva
O que dizer sobre esta obra?

Raphael Draccon, sabe como prender um leitor.
As narrativas cada vez ficam mais intensas, e não há vontade de parar de ler o livro nem só um minuto.
O mundo feito de Éter, com magias, e seres lendários e que se tornaram lendários com o desenvolver da história é fascinante.
Contos de fadas em que para nós pareciam antes independentes, de uma hora para outra se encaixam e você, leitor, tem a sensação em que se quando criança sua mãe narrasse para você como Draccon narra, você conseguiria de fato entender que há mais relações do mundo em que é envolvido por magia, do que podia imaginar.
O jeito em que ele faz junção as raças no decorrer da narrativa, sem sombra de dúvidas é maravilhoso.
Livro fantástico!
Um livro que é preciso ter na estante.
E para mim, um dos melhores livros em que já conheci.
Não é apenas uma narrativa de um mundo em que não é seu e nem do seu conhecimento. Draccon, deixa claro que você está ali, junto a ele, vivenciando cada momento, sem poder interferir, apenas viver junto ao narrador e entender como o mundo em que você pertence e não conhece até aquele instante funciona. Maravilhosa a obra!

Gabriela 19/01/2013

Dragões de Éter: Círculos de Chuva - Raphael Draccon
Pessoas, posso definir meu sentimento ao terminar Círculos de Chuva com uma só palavra: desapontamento. Sinceramente, eu esperava muito mais deste livro, afinal ele tinha uma classificação geral de 4.5 no skoob na época em que comprei, sendo que mais de 70 % das pessoas havia dado 5 estrelas para ele. Sem contar que o primeiro livro da série foi maravilhoso e o segundo, apesar de não ser excelente, foi bom, deixando a expectativa de que o próximo fosse pelo menos tão bom quanto. Porém, Círculos de Chuva deixou muito a desejar.

A estória se arrasta por infinitas 400 páginas (de 534 no total), para só então começarem a acontecer as coisas que realmente interessam. Tudo que vem antes das últimas cento e poucas páginas não passa de enrolação, exceto as passagens em que João Hanson aparece, pois acabam por fazer parte de seu amadurecimento como escudeiro.

O autor passa o tempo todo só inserindo novas referências a outras estórias (como as de João e o pé de feijão, Gulliver, Peter Pan e Simbad), sem realmente conectá-las de forma coesa e crível como ele havia conseguido no primeiro livro. Além disso, ele vem com aquela coisa de "Christo de Merlim" de novo!

Para mim, o livro teria sido mais bem sucedido se ele tivesse trabalhado apenas com os personagens que já havia inserido em Corações de Neve e dado maior profundidade a eles. Aliás, com tanta gente aparecendo, personagens como Maria (tão importante anteriormente) ficaram limitadas a pequenas passagens que não levaram a canto algum.

Temos ainda o casamento totalmente sem sentido de Axel com uma elfa. A meu ver, Axel poderia ter ido falar com o Elfo-Rei e convencido ele a fazer as mesmas coisas, sem que o casamento fosse necessário. E por falar nisso, se Axel estava prometido desde bebê a esta Livith, por que o fato não era de conhecimento geral, como era o acordo que envolvia Anísio e Branca? E por que foi permitido que ele se envolvesse com Maria, se ele já tinha uma noiva prometida? Essas são perguntas que não foram respondidas e são mais uma prova de que o autor saiu criando situações sem avaliar seu impacto no que já estava escrito.

Como se tudo isto não bastasse, Draccon ainda resolveu reaproveitar suas próprias estórias, reciclando o ataque pirata à capital do reino. O novo ataque foi um acontecimento totalmente despropositado, cuja única consequência foi fazer sugir do nada novos seres esquisitos.

Enfim, apesar de muita gente ter adorado o livro, eu não fui capaz de ver o motivo para tal encantamento. Só espero que o próximo livro seja bem melhor, que responda às questões que ficaram em aberto e que não seja só mais enrolação para estender a série.

@apilhadathay 17/03/2012minha estante
Este não é o último livro da série?

Gabriela 18/03/2012minha estante
Eu também pensava que era, mas pelo jeito que terminou, não deve ser.

Eduardo Lima 29/12/2012

Infância remodelada...
Essa trilogia mudou totalmente minha visão sobre os contos de fadas. O autor consegue unir TODOS os contos de fadas, no início, meio e fim de cada história, em uma história única que utiliza os elementos separados de cada história separadamente.

É um feito inacreditável e 100% perfeito. Ele te obriga a ler o livro mesmo dormindo, só para ver o que vai acontecer. Porque você sabe o que acontece com os personagens, mas não o que isso afetará em Nova Ether.

Juci 28/12/2012

Por que comprei:
Indicação...

O que achei:
No inicio achei interessante e diferente, mas não teve como... fiquei regurgitando os capítulos até o final...mas li os 3 livros, é claro...!!!
Espero que entendam, não gostei da proposta desta historia, que não fez meu gênero...mas não achei o livro ruim...pelo contrario, para quem gosta desse gênero é um ótimo livro!

Ps. Achei que Draccon escreve muito bem e tem uma imaginação fantástica. Gosto de escritores com essa audácia...e ainda mais se for Brasuca...!!!

Vagner46 22/12/2012

Círculos de Chuva
A resenha do livro encontra-se neste link: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-circulos-de-chuva-raphael.html.