Sim, Não, Quem Sabe

Sim, Não, Quem Sabe Becky Albertalli
Aisha Saeed

Resenhas - Sim, Não, Quem Sabe

smari 15/06/2023

A história é um jogo demorado. O jogo mais demorado de todos
Que livro! Sério, achei que seria só mais uma história qualquer (nem estava muito empolgada para ler), mas ele consegue trazer, de forma leve e cativante, a importância de se ter voz e de se usar essa voz para mudar o mundo.
Essa história, que foi inspirada pela experiência dessas duas autoras maravilhosas, nos dá um ótimo exemplo daquele ditado ?seja a mudança que deseja ver no mundo?.
Mesmo sendo jovens e, inicialmente, sem muito engajamento e conhecimento, Maya e Jamie batem de porta em porta em uma campanha que ganha cada vez mais importância na vida deles, nos ensinando como devemos lutar pelo que é importante para nós e nos levando a refletir sobre nossos posicionamentos.
Com certeza recomendo esse livro que vai te prender do início ao fim.
PS: o casal Jamie e Maya são meus protegidos para sempre!!! E a Sophie é perfeita (quero um livro com ela igual o ?Leah Fora de Sintonia?)

Maria18975 15/06/2023

Maya e Jamie
Eu amei esses dois e esse romance. Muito fofinhos! Um livro em um cenário bem diferente, eleições. Mas que mesmo assim me prendeu na história.

Willy 12/06/2023

Eu gostei. É um romance não tão convencional afinal não foca muito no romance, mas eu adorei. Achei a leitura bem fluída, é bastante reflexivo e uma boa aposta para quem quer entender um pouco mais de política de uma maneira não tão cansativa. O único ponto negativo é que eu gostaria que o casal tivesse sido explorado mais cedo e gostaria que tivesse um pouco mais deles em si e não tanto deles juntos focado no cenário político.

gi 11/06/2023

Muito fofo! Amei como a personalidade dos personagens foram construídas. O casal principal também é muito fofo! E amo quando o menino é super apaixonado pela menina.
Adorei também toda a construção da história em volta de uma eleição.

Nicky.Cactopia 11/06/2023

Uma caixinha de surpresas
Muito bom! Não coloquei muitas expectativas no início do livro, mas fiquei bastante surpresa ao desenrolar.

A evolução dos personagens é incrível e surpreendente, achei incrível a forma que o livro mostra a importância dos jovens participarem das eleições e como a opinião é de extrema importância, além de obviamente, votar.

O romance é bem, bem leve e demora bastante para progredir, mas, eu achei excelente, porque veio junto com a maturidade dos personagens, cada um com suas crencas e realidades, Jaime e Maya tiveram uma grande evolução.

O livro é muito bom, não fala apenas do romance, mas também de direitos humanos, religiões, das lutas, da importância de saber sobre as eleições e seus candidatos, os temas são muito bem abordados.

Gustavo Carvalho 05/06/2023

Reflexões e representatividade
Um livro que vai muito além de qualquer romance, abordando temas políticos e racistas, com uma protagonista muçulmana e um protagonista judeu. Apesar de suas fés (aprendi mais sobre cada religião) e de suas realidades distintas, a maneira como tudo foi abordado, a paciência e a delicadeza com que a relação de Maya e Jamie foi sendo construída foi muito legal de se acompanhar. Tudo foi orgânico demais.

Eu era o Jamie quando mais novo (ainda sou às vezes), então me identifiquei com várias características suas. Já Maya se mostrou uma pessoa com convicção forte. Ambos são maduros para sua idade, mas acho que eles cresceram muito ao longo da narrativa, saindo de suas bolhas e vendo além dos seus próprios mundos.

Toda o pano de fundo com a política foi tratado de uma maneira bacana, com representantes de ambos os lados (inclusive, daqueles que se isentam), e com retratações fiéis da realidade que vivemos até hoje. Não importa onde. Mas a luta pelo que é certo, pela liberdade de cada um, tem que continuar. A mensagem é clara: mesmo que percamos uma batalha, não podemos desistir. Há muito a ser mudado.

Menção honrosa à Sophie e à InstaGramm (e seu cachorro Boomer).

laurencfav 03/06/2023

Sim, não, quem sabe
Começou muito bem, mas depois de um certo tempo perdeu um pouco o ritmo (não sei se foi o livro em si ou se eu que desanimei).
No geral é uma leitura legal e que valeu a pena, até porque eu paguei 10 conto na bienal kkkkkkkkkkk

Naju Romano 25/05/2023

É um romance adolescente fofo, bem escrito e que traz questões importantes na narrativa e muita representatividade. Mas nada muito uau.

Foi um livro que me permitiu conhecer mais sobre outras religiões, gostei e aprendi várias coisas(Jamie é judeu e Maya muçulmana)

Traz uma reflexão bonita sobre ir atrás dos seus direitos e que podemos sim fazer a diferença, mesmo que pequena.

Apesar de tudo isso não me prendeu, foi uma leitura rápida porém não me conectei com a história nem com nenhum personagem, plot foi bem previsível e achei sem graça. Nada de novo sob o sol, um livro meio termo e o final me decepcionou muitro.

phwjp 20/05/2023

O amor como a ação de esperança que vale a pena lutar.
As características essenciais de um ser humano rondam o processo de mudança da qual nos remonta sair do nosso conforto e ter a coragem de enfrentar aquilo que nos intimida. é necessário possuir coragem, possuir determinação e possuir a esperança de um mundo novo e, quando pensarmos que estamos sozinhos, em uma guerra perdida, olhemos pro lado e veremos que teremos pessoas inspiradoras e admiradoras ao nosso lado, segurando nossa mão. Tudo aquilo que sentimos e que possuímos de inspiração para transformar a sociedade em algo melhor, será sempre nosso alicerce de um novo dia, em nosso coração e em nossas ações.

?Todas as nossas ações são pequenas gotas que se transformam em uma onda de mudança?.
Becky Albertalli e Aisha Saeed

Duda 20/05/2023

Eita?
Achei o livro bem bom, me ajudou a entender mais de política e tals. Eu tava shipando mto eles, mas com aquela história td e com a briga acabou ficando cansativo, entt quando eles se beijaram foi como se nn tivesse acontecido nada demais. Não achei o livro memorável, mas isso vai de acordo com o gosto da pessoa

Michele Rayane 18/05/2023

"Há esperança! Agarre-se a ela e continue lutando."
Comecei esse livro sem pretensão nenhuma e me surpreendi demais!

Um romance adolescente fofo que traz questões importantes para serem discutidas e muita representatividade. Eu já amava essa autora, agora então, quero ler tudo dela!

Os personagens principais são amáveis demais, gostei muito do desenvolvimento da Maya com o Jaime, foi um processo lento e gostoso de ler (sim, é um slow brun).

A avó do Jaime ganhou meu coração, magina ter uma avó famosa e carinhosa, sonho de consumo!

Esse livro me tirou da zona de conforto de ler sempre o mesmo romance clichê e nossa... que sensação boa que é terminar uma história incrível!

itsnotlau 15/05/2023

8/10
Livro bem legal, mas o começo é horrível. Pensei em largar o livro mais de um vez.
O jeito que o romance deles é contado eu achei legal e bem fofo.
Fala sobre racismo e preconceito religioso.
Capa maravilhosa e conteúdo bom.
RECOMENDO!!

BM02 11/05/2023

Ok
Um bom livro para ler no ônibus
A história é gostosa e rápida de ler
Uma boa escrita e um bom plot
Eu fiquei um pouco confusa sobre a protagonista, pois ela seguia o islã de uma forma bem mais "liberal" do que eu imaginava, e eu não estou falando de burca e essas coisas, mas sim sobre a relação de garotaXgaroto e também sobre namoro, principalmente entre religiões diferentes
Mas deixei isso de lado pois né, existe livre arbítrio
Eu gostei do livro
Mas ele não é muito marcante
Como eu já disse, uma ótima leitura para um percurso de ônibus

Brenda.Pita 06/05/2023

Sim, Não, Quem Sabe
Sim, Não, Quem Sabe foi um livro divertidinho sobre um garoto judeu e uma menina muçulmana embarcando juntos em um processo de campanha eleitoral pra tentar evitar que um político problemático se elegesse. Não é uma história que me prendeu super, mas é uma leitura fácil e curta. É bonitinho ver o romance surgindo entre eles e é interessante conhecer a realidade dessas outras minorias.

Bruna236 06/05/2023

QUE LIVRO BOM !
Comecei o livro achando que seria um romance bestinha e clichê, mas recebi uma surra de assuntos importantes !!

No livro temos dois protagonistas, o Jamie que é Judeu e a Maya que é muçulmana, e o livro se passa em época de eleição nos Estados Unidos. E devido a isso, eles se envolvem nessa atmosfera (fazendo propaganda para um político), e acabam se aproximando e enfrentando diversas situações preconceituosas, como por exemplo a Islamofobia, que achei muito interessante de ser abordada, visto que não é um assunto muito recorrente nos livros.

Além dos outros temas importantíssimos que são abordados durante o livro, o Jamie e a Maya são fofissimos juntos, a construção da amizade deles é linda, assim como a relação de irmãos do Jamie e da Sophie.

A escrita das autoras é muito leve e fluída, recomendo muitoo o livro !!