Isso Que a Gente Chama de Amor

Isso Que a Gente Chama de Amor Maurene Goo

Resenhas - Isso Que a Gente Chama de Amor

Lina 25/08/2021

Bem divertido e engraçado. Sinto que é o tipo de livro que faz vc dar risada mas tbm sentir uma vergonha alheia e nervosismo pelo oq a personagem principal faz. Acho que não é exagero falar que ela faz de tudo pra finalmente conseguir desencalhar. Super recomendo e tem ótimas recomendações de Doramas na parte extra no fim do livro

Liv 20/08/2021

Nhe, realmente achei que fosse ser melhor mas talvez o fato de eu não ter conectado com a protagonista ou sequer torcido para ela possam ter influenciado.

Lu 13/08/2021

Um livro pra sair da ressaca
Eu amei ver como foi retratada a cultura Coreana, e os K-dramas. Eu e minha mãe assistimos muitos k-dramas, eles são incríveis, então foi muito legal ver a forma que a autora transforma isso em pura comédia, e uma forma de crítica ao amor irreal das séries. Não existe ninguém mais azarado do que a Desi, e o livro é muito engraçado, apesar de algumas partes serem corridas, a escrita é fluida, e o romance é muito fofo, mesmo não se aprofundando muito nos temas complexos. É aquele livro que você vai ler pra sair da ressaca, ou pra se divertir. Amei a listinha de recomendação de dramas no final!

larilari 11/08/2021

Que saudade de um romance!
Eu amo a Maurene. Ponto. Eu amo qualquer coisa que essa mulher escreva e poderia divulgar meu endereço para ela me mandar sua lista de mercado, se ela assim quisesse.
Assim como ?Um Lugar Só Nosso?, ?Isso Que a Gente Chama de Amor? é um romance leve e gostoso de ler. Nós somos levados a história por meio do ponto de vista da Desi, que assim como grande parte dos adolescentes (e adultos!), não leva muito jeito com a vida amorosa. Porém, quando Luca é transferido para sua escola, Desi se apaixona a primeira vista e monta um plano baseado nos melhores K-Dramas para conquistá-lo, custe o que custar.
Apesar de ser extremamente controladora e até mesmo neurótica, não é difícil gostar da Desi. Ela é divertidíssima e cativante, assim como todos os personagens secundários. Dei altas gargalhadas com ela junto a Wes, Fiona e o papai Lee, além de que os momentos com o Luca não têm meio termo: ou são hilários ou são incrivelmente fofos! Maurene não perde a mão durante a escrita detalhista e a construção dos personagens, mesmo durante os pontos de tensão e na quebra de alguns paradigmas, o que torna fácil a experiência com a história.
Num geral, o livro é incrível. Se você está de ressaca ou simplesmente procurando algo para se distrair, essa é uma leitura rápida e tranquila. Nunca estive tão feliz por ganhar um livro!

Silvana 25/07/2021

Aos sete anos, logo depois de perder a mãe, Desi Lee aprendeu algo que ela vem seguindo desde então: se você tiver foco não havia nada que não pudesse se controlar na própria vida. Foi assim quando ela ajudou seu pai a superar o luto e voltar a ser ele mesmo e, com todas as outras coisas que ela já quis e que só foram preciso ter um plano e por a mão na massa para conseguir ter sucesso. Desi é a primeira da turma desde sempre, é a presidente do conselho estudantil, joga futebol e tênis, participa de cinco clubes diferentes e já tem o caminho traçado para estudar medicina em Stanford. Só tem uma área da sua vida que Desi não consegue se dar bem. Pode até ser um clichê, mas Desi é bem-sucedida em tudo menos no amor.

Toda vez que chega perto de alguém que ela tem interesse acontece um desastre. Seu melhor amigo Wes até criou uma palavra para isso: Crail, crush + fail. Desi vem colecionando um mico atrás do outro desde que demonstrou interesse pelo sexo oposto. Já aconteceu desde chute no saco do garoto que precisou ir para o hospital, ataque de riso e choro quando ela percebeu que ia ter seu primeiro beijo, assinar o bilhete de amor que deveria ser anônimo, tossir catarro na camisa do cara que estava chamando ela para sair, até o mais recente, suas calças caírem na frente de Luca, aluno novo no colégio que Desi sente uma atração instantânea.

Desi fica arrasada porque dessa vez ela até estava conseguindo pelo menos conversar sem parecer uma idiota e se enfia no sofá com seu pai assistindo os programas favoritos dele, os K-Dramas. Desi não vê graça naquilo que ela chama de novela coreana, porque já se sabe que os finais são sempre iguais, com pessoas completamente diferentes se apaixonando e ficando juntas no final. E ao começar a criticar o k-drama Desi percebe que existe uma fórmula, um passo a passo para encontrar o amor verdadeiro. Um fim de semana e três k-dramas depois, Desi tem um plano, e a certeza de que dessa vez enfim ela vai conseguir um namorado, afinal planejar e seguir tudo a risca é sua especialidade.

Esse livro foi meu primeiro contato com a autora que já tem o livro Um Lugar Só Nosso publicado pela Seguinte. E assim como no livro citado, temos muito da cultura coreana por aqui. Temos culinária, comportamento, que vamos combinar é muito mais respeitoso do que o ocidental, e bastante k-drama, que confesso não sei nada sobre o assunto. Já até assisti doramas, mas apesar de povo achar que é tudo igual, não é. Eu estava receosa de ler o livro porque até então só tinha lido duas resenhas dele e as duas foram negativas, principalmente pelas atitudes da protagonista, mas ainda bem que minha opinião foi diferente e gostei bastante do livro.

Primeiro que me identifiquei com a Desi nessa questão do controle. Quem sofre de ansiedade como eu sabe como a gente tem que ter isso do planejamento para tudo o que vai fazer e se sair qualquer ponto fora disso já ataca a ansiedade. E é exatamente por isso que ficou um pouco forçado todo o plano dela envolvendo o k-drama. Nunca que uma pessoa tão controladora como ela se jogaria assim em um plano sem pé nem cabeça colocando a vida dela e de outras pessoas em risco. Mas como é uma ficção a gente releva algumas coisas e me diverti bastante vendo os planos mirabolantes dela, sem falar que é cada mico que essa garota paga que quando a gente percebe já está rindo alto.

E fiquei o livro todo dividida entre minha parte romântica e minha parte "racional". Como romântica que sou é claro que torci para dar tudo certo e eles terminarem juntos no final. Mas também não podia deixar de querer que a história chegasse em um ponto onde a Desi levasse um choque de realidade e fosse punida por tudo o que estava fazendo. Porque sim, ela faz muita coisa errada no livro. E o final foi o que me fez decidir não dar nota máxima para o livro. Apesar de ter sido uma leitura adorável e divertida, e claro que já quero ler outros livros da autora, tenho que reconhecer que o publico alvo do livro não está preparado para enxergar tudo o que acontece de errado ali e que vai sim ter consequências na vida real.

E não querendo defender a autora, até porque já reconheci que tem muita coisa errada na história, mas não vi diferença entre esse livro e muitos outros famosos que temos por ai que as mesmas pessoas que criticaram esse, amaram. Tem uma certa LJ, com uma trilogia adaptada para a Netflix que não é muito diferente da Desi não. Isso sem falar de tantos livros NA, Eróticos e até mesmo YA que vemos comportamentos piores que o da Desi e não vejo ninguém criticando eles. Um erro não justifica o outro, mas já que vamos falar de um, vamos falar de todos. Enfim, eu gostei do livro e pode ser que você leia e goste ou não, mas você só vai saber lendo. E para finalizar tenho que falar dessa capa que está muito bonita.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2021/04/resenha-isso-que-gente-chama-de-amor.html

beee 23/07/2021

Ai que ódio desse livro
Fui ler toda animadinha achando que seria basicamente um dorama em formato de livro (se é que isso faz sentido) e me ferrei total.

O livro não passa um um romance clichê (bem ruim) que você provavelmente já viu em mil e um filmes/livros dos eua. A história é 100% previsível, os protagonistas não têm química, nenhum dos personagens é legal, os principais são um saco e mesmo lendo 300 págs que falam só deles não consegui entender nada das personalidades (que para mim não têm nenhuma consistência). Várias coisas estão ali só para preencher linha e a autora iniciou uns tópicos que ela ou não soube ou simplesmente esqueceu de finalizar.

Sem falar que a menina poderia ter feito essa lista com filmes de romance no geral, sabe? Não é como se ela fosse super fã e resolveu recriar as coisas para ver se dava certo, ela assistiu 3 novelas, fez a lista e ficou falando umas referências aleatórias o livro inteiro. E de alguma forma até as referências são meio esquisitas? Talvez forçadas? Para mim fui só um elemento colocado ali na tentativa de atrair mais público.

Juh G 21/07/2021

Não e o tipo que muda sua vida mais faz você finalmente tomar coragem pra escrever uma fanfic
As vezes, em meio a tanta desgraça no mundo, uma pandemia global e esse governo tudo oque precisamos ler é uma boa e velha comedia romântica de colegial e quando você está no fundo do poço tudo oque precisa ver e um drama coreano pre-fabricado com nossas cantoras de kpop favoritas (que nos sabemos que são pessimas na atuação mais ainda amamos ela mesmo assim) e esse livro junta o bom com o melhor ainda, não é algo que vai mudar sua vida, mais aquece o coração.
A personagem principal e cativante, ela age como uma adolescente normal, com planos mirabolantes e totalmente movida pela emoção, mais com o pequeno tempero das nossas personagens favoritas de Doramas, todos os personagens a sua volta são igualmente interessantes e o par romântico é aceitável pra um primeiro amor.
O bom do livro deixar bem claro suas influencias já coloca para os leitores o momento em que aquela trilha sonora cafona passa em uma cena romântica de dorama, no meu caso foi a trilha de K2(que foi o dorama que eu estava assistindo antes de começar a leitura).

Allessandra. 21/07/2021

Aquela comédia romântica que vai te fazer sair da ressaca, porque a escrita de Maurene Goo é maravilhosa e te faz imergir completamente na história.

É como assistir a um k-drama, acho que por isso as atitudes tão drásticas de Desi não me deixaram tão chocada, mas ainda assim são coisas tão absurdas que ela faz até o último segundo para conquistar Luca que por vezes questionei a sanidade dela. De qualquer forma, ainda é super divertido e também bem jovial, acho até que por isso as ideias são tão mirabolantes.

De qualquer maneira, é um livro muito bom para ler bem rapidinho, ter umas risadas arrancadas e também torcer pelo casal, mesmo com as ideias tão doidas que vão surgindo na narrativa. A única coisa que eu queria era que falasse mais sobre os amigos ou até mesmo sobre Violet, achei que o subplot dela ficou super apagado (mas também acho compreensível já que estamos sob o ponto de vista de Desi, que está praticamente obcecada por Luca durante toda a história).

vitoria 20/07/2021

Olha o preconceito literário!
Bom DEMAIS
Engraçado, leve, divertido e super apaixonante. Quero ler tudo da maureen goo!!!!!!!!!!!!

C. Aguiar 19/07/2021

Desde que perdeu a mãe ainda na infância, todos os passos de Desi Lee foram devidamente calculados para nada sair errado. Desi sempre tem um plano, ela é uma atleta excelente, vai bem nos estudos e está a alguns passos de entrar na faculdade de medicina.
Desi tem um ótimo relacionamento com o pai, eles cuidam um do outro e apesar dela ter uma vida praticamente perfeita, quando o assunto é romance a garota é um verdadeiro desastre.

Desi passa um final de semana maratonando k-dramas e acaba descobrindo que existe um padrão, e se ela aplicar esse padrão na vida real? Será possível conquistar alguém seguindo um plano? Depois da vergonha que passou com o jovem Luca Drakos, ela decide que irá colocar seu plano em prática.
Então começamos a ver o drama de Desi tentando colocar seu plano em prática para tentar conquistar Luca, o problema é que isso vai virando uma obsessão, o ponto chega a ser tão critico que Desi se coloca em risco para que o plano dê certo.

Desi mal conhece o garoto e coloca o bom senso de lado para tentar desesperadamente que seu plano dê certo, é realmente preocupante que as pessoas ao lerem esse livro achem que isso é amor.
Apesar de se mostrar uma personagem madura bem no começo da leitura, é possível ver desequilíbrio quando o assunto é o romance, foi muito difícil de terminar a leitura devido o descontrole emocional que a personagem apresenta. A história dá a entender que todas as atitudes dela são justificáveis e normais, sinceramente foi um incomodo ler esse livro.

Luca é um personagem doce, divertido e traumatizado com relacionamentos, todos os personagens são bem construídos na medida do possível, mas faltou um pouco de profundidade em alguns momentos. Se excluíssemos a loucura de Desi em relação a essa doentia fantasia de romance com esse garoto, o livro teria sido muito legal.
Sabe o que é pior? A obsessão dela não leva a personagem a aprender algo no final da leitura, não temos lições que podemos tirar do livro, pois dá tudo certo com um simples "eu te amo" e fica tudo por isso mesmo (como se amar fosse justificativa para tais atos). Fiquei decepcionada, pois o final foi vergonhoso e basicamente todo o romance é problemático. Apesar de tudo, ainda consegui dar algumas risadas e houveram situações legais.

Temos bastante representatividade com a cultura coreana, a relação de pai e filha no livro é muito bonita e isso foi realmente tocante.
É um livro rápido de ler e com uma escrita bem fluída, mas infelizmente por enquanto vou dar uma freada nos livros da autora, pois fiquei levemente traumatizada com essa história.

Li o livro através da plataforma netgalley, por isso nada a declarar sobre a edição física.
Apesar de não ter gostado da leitura, como sempre ressalto: você poderá gostar, conheço pessoas que leram e gostaram, por isso sempre leia e tire suas próprias conclusões.

Gabi | @oceanodepensamentos_ 03/09/2021minha estante
Eu fiquei chocadaa pq tava esperando ela ao menos assumir os erros no fim, e ai ela pega e diz que ?fez tudo pq ama ele? fiquei?

Ana 07/09/2021minha estante
simmm, achei completamente sem noção

Dirlene_Tavares 01/07/2021

Muito chatinho
Não atendeu meu gosto de leitura, muito sem graça, não acontece nada de interessante, talvez atenda mais ao gosto do publico juvenil.

Debyh 26/06/2021

Toda a comparação com os doramas foi ótimo de se ler e mesmo que você não entenda do maravilhoso mundo dos doramas, dá pra entender tudo tranquilo. Apesar dos inúmeros elogios que fiz (e continuarei fazendo) esse livro ainda é um young adult, não espere grande plots (apesar de eu amar a ideia de transformar a vida num dorama) ou muita profundidade. Aliás a história daria um ótimo dorama, fica aí a dica. A leitura fluiu pra mim, gostei da ideia dos títulos dos capítulos, a escrita num todo é bem gostosinha, li o livro em um dia. E com certeza lerei mais livro da autora!

site: https://euinsisto.com.br/isso-que-a-gente-chama-de-amor-maurene-goo/