Tudo que já nadei

Tudo que já nadei Letrux

Resenhas - Tudo que já nadei

Wanessa Braga 25/01/2022

letrux ??
adoro letrux, adoro as músicas e agora posso dizer que também adoro os textos, os poemas, as reflexões, as divagações.
é sobre o mar, amizades, medos, memória, infância, pandemia e tudo isso junto e misturado, como uma conversa na mesa de um bar.
aliás, queria muito um boteco requenguelo, uma cerveja gelada e bater um papo com letrux.
Raíssa_o_Gilbert 25/01/2022minha estante
é uma boa leitura??

Wanessa Braga 25/01/2022minha estante
É boa sim. Suuuper fluida e interessante. ;)

SunnyOyasumi 25/04/2023minha estante
Por que 3 estrelas?

haruurane 25/02/2024

Um livro bem gostoso de ler. gosto de como a poesia nacional é tão nostálgica e cheia de coisas que só quem é brasileiro entende.

m.cIara 22/01/2024

Mar e arte para nos libertar.
No Letrux livro, o corpo que mergulha no mar não é apenas físico e emocional, mas também político, cultural e artístico. Em sua escrita autobiográfica, Letrux escreve em primeira pessoa e traz para seus textos diversos discussões e angústias contemporâneas, feito quem observa tudo ao seu redor e também se coloca nesse cenário. O elemento água é encontrado em vários líquidos para além do mar, inundando os momentos de lágrimas, vazios, alegrias, surpresas e sonhos. Ao situar-se em um período pandêmico e um governo negacionista, Letrux escreve sobre o medo do horror e da morte, mas também nos lembra que há sempre o mar e a arte para nos libertar daquilo que nos priva e, assim, ter a condição de nos aventurar em novos mergulhos na linguagem, nas imagens, memórias, músicas, sensações e tudo o que podemos nadar, ser, registrar e sonhar.

dudinhacostayt 12/08/2023

Nossa n entendi NADA, parece q eu tava lendo um monte de palavras sem conexão nenhuma uma com a outra (e olha q geralmente eu sou bem sensível e tento ver bem afundo no subjetivo das palavras

Fernanda 08/06/2023

Uma poesia corrente
Esse livro se põe corrente e poderoso como a água e, apesar de poesia não ser um gênero que tenho tanta familiaridade, considero que a leitura foi maravilhosa!

MachadiAninha 08/05/2023

Poesias focadas no cotidiado, em uma vida urbana carioca. são simples, e essa simplicidade, apesar de bem construída dentro do que a obra se propõe enquanto contexto (poesias que falem sobre mar num geral), não me impactou muito. uma ou outra frase me marcaram, mas enquanto conjunto da obra, é um bom livro de poesia.

Sabrina758 11/01/2023

Apesar de não ter me identificado tanto, especialmente pela ligação especial e invejável da Letrux com a praia e o mar, diga-se de passagem, eu adorei como a escrita dela se assemelha a uma sessão de análise, e temos em comum nosso gostar da psicanálise.

O texto flui que nem associação livre, tudo meio solto, mas que, de alguma forma, tem uma coerência (nem que seja na cabecinha dela). Foi uma leitura rápida, maluquinha e gostosa de fazer.

Ruinsabs 07/07/2023

Um livro com gosto de mar
Vou ver o mar em dezembro, vou deixar que ele leve todas as minhas tristezas , talvez eu chore no mar, talvez eu dance no mar, talvez escreve o nome de pessoas que eu amo na areia, e deixe a água levar, talvez eu seja o mar

Vinicius 26/05/2022

Mergulho de cabeça
Ao ouvir este livro a sensação é que Letícia nos convida pra entrar em sua casa e durante umas cervejas vamos trocando ideia sobre diversos assuntos. A experiência da narração pela própria autora é fantástica,  assume um tom de conversa e confidência (disponível no Storytel ou Spotify).

O pano de fundo é sempre o mar, mas pode ser a piscina, a banheira, o balde. De preferência com sal.

Mar. Entidade. Identidade.
Mar com M maiúsculo.

Enquanto curtia a narração vinham uns insights sobre como a arte é inútil, não tem (necessariamente) um propósito e ao mesmo tempo é tão necessária. Viva os artistas. Viva Letrux.

Ricardo Tavares 18/01/2023

Tudo que já nadei: ressaca, quebra-mar e marolinhas 143p.
Esse E-BOOK, um livrinho bem gostoso de ler, está disponível no PRIME READING DA AMAZON GRÁTIS PARA LER NO KINDLE!

LEITURA DE VERÃO!

Um livro divertido, fácil de ler e ótimo para curar ressaca literária.
Os primeiros textos têm um jeitão de crônicas e falam de coisas do cotidiano com uma linguagem bem coloquial. Ao longo do livro os textos vão diminuindo na extensão. A parte do meio é composta de textos com o feitio de poesia. E a última parte, a menor, é a mais rápida de se ler, pois os textos são curtos, com concisão e jeito de poeminhas.
Enfim, diversão garantida e uma leitura , no geral, bem leve.
Sem pudores literários, há palavrões e situações de cunho sexual, com teor adolescente e exalando imaturidade e aventura. Ou seja, se o leitor não se incomoda com piadinhas e histórias de teor adolescente, com o non-sense, o absurdo e hipérboles, lerá com satisfação e , repito, a diversão está garantida.
Foi um prazer conhecer a escrita de LETRUX.

Descrição da editora

Textões, poemas e aforismos da maior voz da cena indie brasileira: Letícia Novaes, a Letrux
"Aos goles, salgados, doces, etílicos e brandos, as três seções de Tudo que já nadei nos vão entrando pela cabeça, revirando ou se assentando nos nossos estômagos, mas chegam, certamente, ao coração." ? RITA VON HUNTY
"Letícia flutua e mergulha, superficial e profunda, como pop music
Escrever é uma coisa, fazer querer ler é outra inteiramente diversa
Flutue, mergulhe, os textos são suas boias de braço, e nade. De nada."
? LULU SANTOS
"Este livro contém 855 aparições da vigésima letra do alfabeto romano: "T". Aqui dentro, Letrux diz que [...] De tesão ou de tédio, "T" é uma letra perigosa. [...], talvez porque sua poética seja a da travessia ? cruzar uma porção de água entre superfícies terrestres ?, da voz que, vestida do manto atmosférico, faz vibrar cargueiros e botes (...). Tua, toda, tão. Tá, tanto, tudo que Letrux já nadou tange a palavra canto: sons, ângulos, moradas, poemas."
? BRUNA BEBER
"Já nas primeiras páginas lendo Letícia Letrux, é como tomar um caldo e se divertir com isso. Rir de si mesma. É puro mar, mas ainda assim eu rio. Pororoca. Me fez lembrar de quando aprendi a nadar. Me fez pensar em quanto o mar me atrai e apavora. Ler Tudo que já nadei me deu vontade de boiar e, mais uma vez, me sentir acolhida no mar como no útero. Não que eu me lembre. Do mar sim, do útero nem tanto. Mas sei que tem água também."
? LINN DA QUEBRADA
Nessa coletânea de textões (ressaca), poemas (quebra-mar) e aforismos (marolinhas), mergulhe na voz potente e afetiva de Letrux.

júlia 27/06/2023

Daqueles livros que você dá 5 estrelas com gosto porque é realmente perfeito!!! Rapidinho de ler porque flui super bem e faz você não querer largar, terminei em um dia. Letrux muito obrigada por esse livro. Daqueles que vou querer anotar e reler mil vezes!! Quando cheguei em marolinhas fiquei meio assim assim porque poema é uma coisa meio difícil de eu gostar, a maioria parece que foi tirada do pinterest mas esses são super únicos, autênticos e muito bem escritos. É um livro conforto. Você fica com a sensação de estar nadando no mar ou conversando com uma amiga nas partes que tem interação com o leitor. Um feeling. Nunca escrevo muito nessas resenhas mas me apaixonei por esse livro, com certeza uma das melhores leituras do ano até agora.

sara440 27/02/2022

Navegar é preciso
Escrita leve, com humor e intensidade.
Bom mergulho!

"...é só com medo
Que se perde e se ganha o controle."

(27/02/2022)

com amor, beca 18/06/2022

poético!
as vezes, bastante confuso, mas muito poetico. A escrita da autora é leve, mas complexa. Ela te uma visão de mundo muito bonita e a relação com a natureza, em especial esse lindo mar, é uma coisa linda de se ler

trizbrm 14/01/2024

Tudo que já nadei
Uma leitura bem diferente do estilo que leio geralmente. achei interessante a sensação de que você está em uma conversa com a autora, como se fossem melhores amigas e ela contasse várias histórias da sua vida. histórias de praia, de infância, de família. em algumas partes n entendi nada.

Melissa.Molinos 02/03/2023

Achei ok.
Tenho a impressão de que eu não entendi a metade dos poemas, mas tudo bem valeu a experiência. Achei a escrita meio estranha e às vezes meio enrolada. Mas num geral é um livro ok.
Eu só nao sei se eu recomendo.