Klara e o sol

Klara e o sol Kazuo Ishiguro

Resenhas - Klara e o Sol

Gustavo | @guh_santtoos 14/12/2021

Klara and the Sun ?
??| Klara é um robô da ?linha? AA que são basicamente designados para serem uma espécie de amigo artificial para as crianças. Com uma característica única, Klara tem um enorme foco em aprendizado e em fazer observações de transeuntes através de uma vitrine que a própria, fica em exposição. Por ali ela consegue visualizar a rua e toda a movimentação dos humanos, mas uma das coisas que mais agrada Klara é simplesmente os raios de sol.

??| Acho que se há algo que deve ser muito difícil de trabalhar em uma narrativa são aqueles que usam IA, que são robôs de alta tecnologia. Milhares de livros / filmes já exploraram a linha do imaginário sobre o assunto, apenas para citar alguns exemplos: Eu, robô, Andróides sonham com ovelhas elétricas? (vulgo, Blade Runner) Fundação, entre outros. Então você explorar algo que ao longo das décadas, tem sido transcritos para livros e filmes, torna-se muito complicado.

??| Kazuo (vulgo, meu novo autor queridinho) conseguiu fazer uma estória simples, mas quando o autor faz você pensar sobre nossa humanidade, como a descoberta o torna mais complexo do que é. Como, aos olhos de um Andróide, nós, humanos, estamos tão cientes de nossas ações? O que nos diferencia?

??| O autor também descreve com destreza o cotidiano das pessoas, tomando cuidado para não deixar os pequenos detalhes de lado, e de forma tão poética que logo nas primeiras páginas já estava achando tudo aquilo tão único. Tem um controle da escrita que não sobrecarrega sua narrativa para que o livro flua sem problemas.

??| À medida que a narrativa ocorre a partir da perspectiva de Klara e de suas visões e conclusões limitantes sobre o mundo, tudo fica mais claro sobre como o autor queria deixar subentendido que duas pessoas podem estar vivendo juntas, mas parecem não conviver juntas. Em um mundo onde os sentimentos de tudo e de todos se tornam artificiais, e estão cada vez mais ruindo, desconectado umas das outras.

??| Este não é um livro sobre uma revolução das máquinas e que em breve seremos apenas poeira flutuando nesta terra. Então não temos ação, nem grandes reviravoltas, até porque o autor quer que você (leitor) enxergue como é prazeroso poder redescobrir o mundo com outros olhares, outra perspectiva. É esse sentimento que faz o leitor não só apegar-se à personagem Klara, mas também a todo o contexto do livro.

??
?Aqui devo confessar que, para mim, sempre houve outro motivo para querer ficar na vitrine, que nada tinha a ver com a nutrição do Sol ou com ser escolhida. Ao contrário da maior parte dos AAs, mesmo de Rosa, eu sempre quis ver mais do lado de fora - e com todos os detalhes.? ???

eliabxanca 21/03/2024

Esse livro não funcionou para mim; a história pareceu arrastada tornando a leitura cansativa, e em nenhum momento me senti envolvida pelo enredo. Vou tentar outras obras do autor, espero ter experiências boas.

Alisson 31/05/2023

Li algumas resenhas ao final da leitura e fiquei surpreso ao perceber que o ponto que pode ter agradado ou desagrado os leitores é a relação da Klara com o Sol (Ahá!).

Mas, vejamos. Se trata-se de uma inteligência artificial programada para sentir, é natural que um desses sentimentos seja a crença, não? E considerando que a fonte de nutrição da robô é o Sol, nada mais pertinente considerar a estrela central do Sistema Solar como o próprio Deus (ou qualquer outra divindade, que seja).

Afinal, nós, como seres humanos que sentem, nos permitimos crer em algo. E não há nada de absurdo nisso, por mais sobrenatural que seja. Todas as religiões trazem questões íntimas e carregadas de particulares a cada indivíduo.

Bom, mas sobre a narrativa, achei muito interessante seguir a trajetória da Klara, uma AA (Amiga Artificial) muito observadora que toma decisões a partir da observação. E por mais que ela se pareça inocente em muitas situações, é a sua análise da individualidade de cada personagem que a torna tão inteligente.

É o primeiro livro do Kazuo Ishiguro que leio e gostei. É um livro de ficção científica que nos permite refletir bastante sobre os limites dos avanços tecnológicos e o quanto nós como seres humanos estamos preparados para isso.

Lú Ribeiro 10/09/2021

Delicado e denso, ao mesmo tempo...
O Autor tratou de temas difíceis existentes nas relações humanas, porém de maneira suave e amorosa. Deixando assim, o livre leve e fluído.
Reflexivo e importante para os dias atuais.

Vini Ribeiro 21/01/2023

Um autor tem que ter carinho por seus personagens, mesmo que seja pra jogar eles em um caldeirão de água fervente. Você deve ler o coração do personagem e o Ishiguro consegue fazer isso. É algo muito particular dos autores nipônicos.
Quando a ficção trata de organismos sintéticos é sempre uma oportunidade para se estudar a relação entre as pessoas do ponto de vista do que consideramos correto em relação ao que efetivamente fazemos.
Muito da jornada de Klara é sobre buscar o que agrada a amiga e nisso buscar compreender o que completa um ser humano, mesmo em situações de melancolia.
Um livro que consegue ter o Sol como um dos personagens merece ser lido.

Marcelo 15/01/2024

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
Esse foi meu primeiro contato com a obra do Kazuo Ishiguro (e por coincidência foi o último livro que ele publicou desde que ganhou o premio nobel de literatura em 2017. Resolvi ler depois da fortíssima recomendação do meu amigo Eduardo Basilio, que disse que eu não poderia passar sem ler esse excelente autor.

O livro nos transporta para um futuro distópico e nos apresenta a história envolvente de Klara, uma inteligência artificial singular, dotada de uma perspicácia única.

A trama se desenrola em uma sociedade futurista, onde a tecnologia desempenha um papel central na vida cotidiana das pessoas. Klara, uma IA projetada para atender e satisfazer as necessidades emocionais de seus proprietários, narra a história em primeira pessoa. Começa relatando a vida de Klara na loja em que está exposta, a crença no poder do sol e o encontro com a menina que viria a ser sua dona. Sua visão única do mundo e de suas interações com os seres humanos proporciona uma perspectiva fascinante sobre a natureza da inteligência artificial e sua capacidade de compreender as emoções humanas.

A narrativa se desdobra com elegância, explorando questões éticas e morais relacionadas à criação e convívio com inteligências artificiais. Ishiguro aborda temas profundos, como a busca pela humanização das máquinas e os dilemas éticos envolvidos na criação de seres dotados de inteligência e emoções artificiais.

O autor consegue, através dessa metáfora, abordar tantas camadas de temas sensíveis como a fé, a crença em Deus, a família, a amizade, a esperança, a doação de sí mesmo para a felicidade do outro, a velhice, o abandono.

"Klara e o Sol" é uma obra literária que transcende o gênero ficção científica, oferecendo reflexões profundas sobre a essência da humanidade e os desafios éticos associados ao avanço tecnológico. Tudo isso escrito de forma delicada, sensível e tocante. Super recomendo a leitura.
edu basílio 15/01/2024minha estante
contente que a recomendação tenha te agradado, querido amigo. por mais que eu respeite (e até aprecie!) as piruetas textuais que fizeram a fama de gente como faulkner e saramago, eu tenho grande reverência pela densidade de reflexões que ishiguro consegue trazer com uma prosa límpida e elusiva ao mesmo tempo, pintando cenas em "em tons pastéis", com humildade e elegância ?

edu basílio 15/01/2024minha estante
contente que a recomendação tenha te agradado, querido amigo. por mais que eu respeite (e até aprecie!) as piruetas textuais que fizeram a fama de gente como faulkner e saramago, eu tenho grande reverência pela densidade de reflexões que ishiguro consegue trazer com uma prosa límpida e elusiva ao mesmo tempo, pintando cenas "em tons pastéis", com humildade e elegância ?

Jusrnt 15/11/2021

Lento, porém lindo e reflexivo
Eu terminei o livro em lágrimas, confesso que tive um pouco de dificuldade para engatar a leitura porque, principalmente no início, o livro possui um ritmo um pouco lento, entretanto com o avançar da leitura fui ficando cada vez mais envolvida pelas personagens e ansiando saber mais sobre elas e seus desfechos. Com certeza um livro que me levou a diversas reflexões não só sobre a vida e a humanidade, mas também sobre o futuro que teremos...

Séfora 20/06/2021

Klara e o Sol nos leva em uma viagem futurista, onde a inteligência artificial convive com a humanidade. Klara uma I.A. será a fiel escudeira de uma adolescente com uma doença que ameaça matá-la. Com elas vamos repensar sobre a importância da amizade, da vida e da individualidade. Recomendo!

Evy 19/07/2023

Achei interessante
Gostei bastante dessa leitura, achei envolvente, fiquei intrigada em uma boa parte da leitura. O autor vai explicando o mundo aos poucos e isso foi me deixando envolvida.
É interessante como a gente se apega à Klara e vai tentando entender as emoções junto com ela. Os outros personagens eu não consegui me conectar.
Em certo momento fiquei sem entender o rumo da história e a ligação da Klara com o sentimento da fé, mas aos poucos fui refletindo e pude ver sentido nas ações dela.
Gostei da escrita do Kazuo e pretendo ler outros livros dele.

Bárbara 30/03/2021

Sensível e belo
Primeiro livro do autor depois do recebimento do Nobel, neste enredo, desenvolvido num futuro próximo, conhecemos Klara, um robô humanoide que tem a função de ser um amigo artificial. Não confunda, ela não é uma criada, ou uma babá; sua função é de amiga e companheira de vida dos jovens, cuja missão é ajudar a passar pelos anos até chegar a época da faculdade.

Na história, as crianças são educadas em casa, e há "reuniões de interação", quando se encontram. Klara, assim como muitos outros, fica numa loja, à disposição de compradores, em exibição. Ela não é um dos modelos de última geração de AA, capaz de fazer acrobacias, e precisa de constante absorção da luz solar.

Porém, ela tem um diferencial; perspicaz e curiosa, consegue observar tudo o que diz respeito aos humanos.

Num de seus dias de exibição na vitrine da loja, Klara vê Josie, uma garota de 14 anos. Ambas ficam interessadas uma na outra. Josie tem alguma doença grave, que não é muito explicada no enredo (e é dispensável saber a respeito). Após um tempo de incertezas, Klara é escolhida para ser a AA de Josie, e passa a morar na casa da família.

Toda a obra é contada sob a perspectiva de Klara e, por isso, algumas passagens são descritas por cima, para que tenhamos a mesma sensação de falta de informação e dúvidas que a robô. Ela é uma personagem que observa toda a realidade à sua volta, como a poluição e a forma de construção da sociedade, cada vez mais adepta à inteligência artificial.

A premissa da obra é incrível. Hoje, somos cada vez mais adeptos aos autômatos incorporados à nossa vida: alexa e aplicativos, como waze, são apenas alguns exemplos. Imagine então que, num futuro, esses autômatos possam ser ainda mais humanizados, e passemos a conviver com eles como quase iguais. No mundo de Klara, isso acontece, e os robôs aceitam tudo como dentro dos padrões da realidade. Então, ouvir coisas do tipo: "não sei como me dirigir a você, como uma pessoa ou um aspirador de pó" é algo aceitável para a personagem.

Apesar disso, Klara é apaixonada pelo mundo dos humanos (mesmo não querendo ser uma, pois sabe beMm seu lugar no mundo). Quer aprender mais sobre eles, entender seus sentimentos e estar sempre à disposição para o que for necessário, ainda que isso signifique anular a si mesma.

É um enredo bastante sensível, e somos apresentados a temas como luto, altruísmo, sacrifício, empatia e, acima de tudo, o poder do amor. Uma obra emocionante, que trata da natureza humana e nos deixa estarrecidos com nossas ações enquanto seres humanos.

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara

Minha Velha Estante 17/06/2021

Estamos nos EUA, mas em um futuro onde encontramos Klara, que passa os dias alternando lugares na loja em que mora, observando o comportamento dos humanos que passam diante de sua vitrine e dos seus amigos AA como ela e sonhando em ter uma boa criança a quem fará companhia.

Mas porque a necessidade de Amigos Artificiais? Nesse futuro, crianças e adolescentes vivem quase que em total isolamento (sentiu algo familiar???), assistem aula por videochamada e os encontros entre amigos são feitos em um ambiente controlado, onde os pais estejam separados apenas por um parede. Ah, e todos são manipulados geneticamente, ou não são vistos com bons olhos pela sociedade que não acredita em apostar apenas na natureza. E mesmo entre os adultos você não encontra um nível de interação muito maior.

Klara se torna AA de Josie, uma garota meiga e frágil, com uma doença grave que pode levá-la a morte. E nesse ponto temos uma discussão muito interessante que questiona o quanto do ser humano pode ser modificado, replicado ou substituído pela tecnologia. Um debate ético filosófico que questiona a aceitação da finitude da vida humana e mexe com o leitor.

Apesar de observadora, Klara não é capaz de entender todas as camadas do ser humano e sua capacidade para a maldade. Alimentada por energia solar, Klara vê o Sol como um ser todo poderoso que é capaz de nutrir AAs e humanos, considerando sua existência vital e a falta dela, um dos motivos para Josie não se recuperar. Pegando o gancho, Ishiguro aproveita para falar de meio ambiente, já que Klara acredita que o sol estaria zangado por conta das fábricas que estão poluindo o céu com suas grandes chaminés, empreendendo uma luta pessoal para acabar com a poluição.

Klara e o Sol é uma narrativa lenta, mas no ritmo certo para levar o leitor a caminhar junto com a protagonista, embarcando nessa descoberta de mundo que Klara faz onde a observação é a principal ferramenta para entender o mundo em que se vive e o questionamento de tudo ao seu redor é essencial para fazer escolhas.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2021/05/klara-e-o-sol-kazuo-ishiguro.html

Flavio.Vinicius 19/08/2021

O lirismo da máquina
Livro belíssimo, poético, filosófico, profundo. Uma história de amizade (ou não?) entre uma robô e uma menina com uma doença grave. Um contexto mais amplo e geral que circunda todos os personagens e não é explicado pelo autor. Questões amplas sobre a própria característica da humanidade: afinal, existe algo específico a cada ser humano, que nos individualiza e nos faz únicos? Ou isso é apenas uma ilusão que contamos a nós mesmos?

Kazuo Ishguro é brilhante quando retrata cotidianos, detalhes e pequenezas da vida circundados por um contexto amplo. Em Quando éramos órfãos, o contexto é a guerra entre o Japão e a China; em Vestígios do dia, o nazismo. Klara e o Sol traz o contexto de uma sociedade distópica, destroçada pela desigualdade, em que os seres humanos estão paulatinamente sendo substituídos por máquinas.

Uma obra brilhante, para ser lida ao som da cantora britânica Dido e a canção "See the Sun" (essa música foi uma dica que li num comentário aqui mesmo no Skoob). Amei o livro.

Hudson.Carlos 25/01/2024

Uma leitura maravilhosa. Me lembrou muito a inteligência artificial. É uma leitura triste, em outros momentos da uma paz e o final deixa um ar de esperança, algo que só Ishiguro consegue fazer