A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Adélia 29/05/2023

Essa capa engana viu
Pela capa a gente que pensa que vai ser uma estória sobre uma garota fada com magia, um pouco de romance e mistério, uma coisa meio dark até, mas infelizmente não, não e não.
Começa no aniversário da protagonista, um dia antes na verdade, quando o pai dela morre, aí ela descobre que é fada e fica o questionamento de qual vai ser a missão que ela tem que cumprir na terra pra poder morar na terra das fadas. Então ela vai na floresta fazer um feitiço pra tentar encontrar alguma pista do que ela precisa pra cumprir aquilo, lá ela tem uma visão dos olhos ??lindos?? de um homem misterioso, que apesar do título que ele carrega soar legal, ele é bem sem sal, o coitado, ele aparece na frente dela um tempo depois.
Depois que esse cara aparece de novo e atropela ela numa das saídas dela da floresta a história vira um romance esquisito e chatinho. Então daí pra frente é só eles dois se apaixonando (bem rápido, quando ela acorda na casa dele depois da batida, eles já começam a se olhar e a não sei o que), indo pros lugares favoritos um do outro, descobrindo os traumas e sonhos um do outro, voando, se pegando, alguns casos de família e um baile de dia das bruxas até chegar na reviravolta final e acabar. Mas eu tenho que deixar registrado que gostei do final sim, me deixou sorrindinha e felizinha. Depois do fim ainda tem um conto baseado no outro livro da autora, um conto triste mas, bom.

Atena0 24/06/2023

Acredite em fadas . . .
Essa é a missão de Melanie Aine, fazer com que os humanos acreditem em fadas. Sinceramente, no começo do livro eu senti um certo preconceito com o estilo de escrita da autora e com a velocidade que Melanie se apaixonou por Arthur, pela rapidez de acontecimentos.

O começo estava sem sentido e não dava aquele gostinho de quero mais, os acontecimentos eram sem graça e não mantinham uma ordem. Muitas palavras eram ditas em inglês ou latim, a gramatica também estava, muitas vezes, errada.

Porém, o final da história me tocou, tudo pareceu se encaixar e realmente a escritora evidenciou bem como podemos nos iludir facilmente quando se está apaixonado. O fim me confortou, mostrando que o amor é algo puro, algo simples e confortável. Agradeço por não ter abandonado o livro apenas pelo começo sem sentido, pois o fim fez tudo se encaixar.

leiturasdamai 23/11/2023

Resenha: A fada
Resenha por: Maiara Alves
NOTA: ??????????
? - favoritado
Indicaria: Sim
Saga completa ou livro único: livro único + conto

theanacarolina 05/12/2023

Quando eu li esse livro tinha apenas 12 anos acho, ou 13, foi o primeiro livro de história que eu li na vida e foi a porta para leitura de sagas e trilogias.
É uma leitura curta e com encerramento de história perfeito, sem ficar enrolando tanto e dando um final justo pra todos da história.
Sou imensamente grata a Carol por uma escrita tão boa e que prenda tanto, a experiência que ele me proporcionou me deu sede de querer muitos iguais a esse.

Agata.Stefane 02/01/2024

Tenho um apego emocional muito forte nesse livro apesar de reconhecer que na minha opinião não é uma história tão bem desenvolvida. Foi o primeiro livro que ganhei na vida em 2015 com os meus 10 anos, lembro de ler e chorar muito quando os personagens não puderam ficar juntos kkkkkk amo esse livro e me traz lembranças incríveis e quentinhas

Fôlha MD 27/03/2024

Não quero simplesmente escrever "esse livro é uma merda", mas é o que dá vontade.
Depois de muito insistir, de me obrigar a ler, eu finalmente terminei esse livro e posso sim categoriza-lo como o pior livro que já li na minha vida, não sei o que é pior, uma história xoxa, uma protagonista capenga ou uma escrita manca, faltou tudo nesse livro, coerência, personagens reais e uma trama que tivesse o mínimo de sentido, não dá, tudo que eu consegui foi passar raiva com esse querido, e só posso agradecer por ter chegado ao último ponto final.

Leitora Viciada 16/01/2013

Este livro rendeu à Carolina o Prêmio Jovem Brasileiro de 2011 e depois de ter lido e me apaixonado por O Inverno das Fadas, seu segundo romance (resenha: http://www.leitoraviciada.com/2012/08/o-inverno-das-fadas-de-carolina-munhoz.html), eu não aguentava mais de ansiedade para ler seu romance de estreia A Fada.
A autora, embora jovem, batalhou muito para que o livro A Fada fosse publicado. Ela confiou em seu trabalho e conquistou o sucesso perante a mídia e o público leitor.

Agora o livro ganha uma edição definitiva lindíssima pelo selo Fantasy da Casa da Palavra. Acho que ele não poderia receber um tratamento melhor. A capa está deslumbrante com a fada brilhante de costas iluminando uma trilha em meio a uma floresta. No centro de sua visão uma silhueta masculina encaixa-se exatamente no meio do lampião ao longe.
A imagem simboliza o grande caminho a ser desbravado pela fada Melanie, que possui uma missão na Terra a ser cumprida antes de assumir o trono em Fairyland. A floresta mostra a enorme ligação da magia com a natureza. O esboço do homem seria parte de seu destino? Sim, existe um homem em seu caminho. Estará lá para ser guiado ou guiá-la?
Além da bela imagem, o título parece feito de luz, assim como as borboletas presentes na contracapa: Tão reais que parecem saltar do papel! E o fato do "A" inicial e final estarem "cortados" na verdade é uma jogada de marketing. Ao colocar um livro ao lado do outro nas livraras percebe-se claramente que todos se completam e se ligam. Seria outra interpretação de Melanie se sentir incompleta e buscar por si própria?
O livro é realmente muito bem diagramado e trabalhado. Existem milhares de borboletas enfeitando-o.

A Fada não ganhou apenas um visual à altura do conteúdo nesta edição pela Fantasy - Casa da Palavra; ganhou um conto extra com trinta e seis páginas. O título é Outra Vez na Escuridão - História baseada no romance O Inverno das Fadas e é uma noveleta (acho uma longa história para ser apenas um conto) com a Leanan Sídhe Sophia.
Esta "fada negra" é a protagonista de O Inverno das Fadas e aqui a Carolina nos mostra uma história sombria, melancólica e dramática. A vítima é uma jovem cantora britânica que alcançou o estrelato com sua personalidade e voz fortes e consagrou-se eternamente como a diva do pop jazz. Óbvio que o leitor descobre em quem Carolina se baseou para criar Jade. É uma homenagem bela e ao mesmo tempo um alerta ao perigo de uma vida sem regras e inconsequente.
Uma história tão madura e intensa que já seria o motivo para eu comprar esta edição de A Fada. Adorei ler mais páginas com Sophia, uma personagem que realmente me cativa. Adoraria futuramente ler mais dela.

Mais antes de Outra Vez na Escuridão temos o romance A Fada com sua nova revisão.
A primeira surpresa que tive ao ler A Fada é que Carolina realmente é talentosa, pois não parece ser uma história escrita por uma moça tão jovem. Não que a história seja tão madura quanto O Inverno das Fadas, mas a facilidade que a autora tem em escolher as palavras e trazer magia às páginas é visível logo no começo.
A Fada é um livro juvenil, intenso, cheio de sentimentos exagerados, como todos os adolescentes são. Já O Inverno das Fadas, por ser mais sombrio e explícito, é para o público jovem adulto. Talvez isso tenha sido influenciado pela idade que Carolina tinha ao escrever cada um dos livros.
Notei também que a escritora evoluiu muito na forma de transportar os sentimentos para a história e delinear personalidades.

Melanie é uma fada que sofre e possui dúvidas profundas em relação ao seu futuro. Ela é a Princesa das fadas, mas sabe que tem uma missão a cumprir na Terra. O problema é que sua vida sofreu uma reviravolta chocante e a fada está perdida e ao mesmo tempo com os sentimentos à flor da pele.
Ela não carrega o fardo mortal de Sophia de O Inverno das Fadas, mas ter um aniversário como o último a deixou deprimida e a modificou para sempre.
Seu pai faleceu e sua mãe a abandonou. E ela recebeu uma marca e a descoberta de que é uma fada, precisa encontrar seu rumo, cumprir a sua missão e assumir o trono em Fairyland. Tudo isso de uma só vez.
Melanie não sabe por onde iniciar essa jornada dura e se sente fraca.

A autora utiliza da Fantasia, magia e de uma fada para expor vários sofrimentos adolescentes do mundo real. Através das perdas de Melanie, o leitor percebe que não está sozinho, que infelizmente a vida é difícil e que podemos a qualquer momento perder nosso porto seguro e ter de enfrentar o mundo.
Particularmente me liguei à dor de Melanie, pois perdi minha mãe aos quinze anos de idade e meu pai aos vinte e um. Então ela perder o pai logo no próprio aniversário e ser abandonada pela mãe me emocionou muito. A protagonista pode ser uma fada, porém seus dilemas e sentimentos são reais como os de qualquer outro adolescente que enfrenta traumas. A dor é real.

Outro ponto abordado pela autora é o amor juvenil. Uma paixão arrebatadora, um romance do tipo que parece eterno, forte, inconsequente. Um amor impossível de ser controlado, que chega a ser possessivo e ciumento e em outros momentos carinhoso e aconchegante. Opostos que se atraem e se repelem a todo instante. Uma relação marcante e única como o primeiro amor. Qual adolescente que não sofre um amor intenso?
Melanie se envolve com um rapaz incomum, assim como ela. Ele também possui o psicológico abalado, obrigações a serem seladas e um fator que o diferencia dos humanos comuns. Um rapaz bruxo, de uma família muito poderosa e tradicional no meio mágico.
Um relacionamento fugaz e faminto. Um bruxo e uma fada se apaixonam loucamente e precisam descobrir cada um o seu caminho e seu papel na vida.

E esse é o terceiro ponto crucial nas entrelinhas: A busca pelo "eu", as dúvidas pessoais, traçar o próprio destino. Como todo adolescente, a fada e o bruxo precisam assumir cada um o seu papel e suas respectivas responsabilidades.
Enquanto cada um guarda as suas dores, eles explodem em um romance. Mas eles sabem que precisam ir além e encontrar cada um seu verdadeiro caminho.

Além de ser um livro sobre a adolescência, perdas sofridas nessa fase, o primeiro grande amor e a busca pelo futuro e pela própria essência, existe magia.
Mágica, feitiços, seres e mundos sobrenaturais enfeitam a trama transformando os receios de uma adolescente nos receios de uma adolescente fada, deixando o livro mais interessante e atraente ao jovem leitor.
Atraente também está a narrativa da Carolina. Mesmo com os temas abordados, ela é descontraída, leve e agradável. Não é cansativa e o romance arrebatador é intenso como os amores e dores adolescentes.
A Fada foi dividido em vinte e cinco capítulos e um epílogo. Existe também outra divisão paralela, que é pela data. Independentemente da numeração dos capítulos, estes são acoplados as datas. Tudo começa em 20 de fevereiro e vai até... Não posso contar!

E para quem acha que tudo ocorre rápido e intensamente demais em A Fada, pense em como são os sentimentos, hormônios e impulsos juvenis. Depois acrescente o peso da magia e Fantasia e então sim analise o livro.
Ele cumpre o seu papel, que é entreter o público juvenil com Fantasia e seres sobrenaturais e fazer esse público se identificar com os temas abordados..

Após ler e analisar A Fada e O Inverno das Fadas tenho algumas conclusões: Carolina evoluiu muito como escritora, mas já possui o dom; cada um dos livros foi escrito em uma época diferente, tanto da vida e idade da autora quanto o momento cultural e editorial; cada um possui um público alvo diferente; ambos são ótimos e atingem seus objetivos; Carolina Munhóz ainda será uma escritora melhor e de mais sucesso se continuar seu trabalho nessa linha.
Por ter vinte e oito anos de idade, gostei mais de O Inverno das Fadas, porém A Fada me fez perceber e relembrar de tanta coisa que aconteceu comigo há dez anos atrás, quando eu tinha a idade de Melanie.

+ resenhas em www.leitoraviciada.com