A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Brenda 14/05/2023

Parado
É um livro parado, sem um clímax muito grande. Tem até um plot twist no final que na minha opinião é legal, mas a escritora poderia ter aproveitado mais e falado mais sobre isso. Quase abandonei, demorei muito para voltar a ler e só terminei porque odeio abandonar livros. Não é um livro que eu recomendaria

Atos Guedes 30/05/2023

Estou a fazer essa resenha apenas para atualizar o meu desafio de meta de leitura pois esqueci de fazer isso no momento em que o li. No demais achei esse livro um pouco chato e repetitivo.

/QMD/ 05/03/2013

Sophia não é uma fada.
A Fada é um daqueles livros que te ganham pela beleza. A capa é bonita, tem vários detalhes ao longo do livro e nos inícios de capítulos... É tudo muito belo e foi esse o grande motivo de eu comprá-lo. Outro motivo pode ter sido a sinopse: ela realmente chama a atenção.

O livro conta a história de Mel. Quando ela completa 18 anos, é abandonada pela mãe, o pai morre e uma tatuagem de uma fada aparece misteriosamente, junto com um par de asas. Ela, então, descobre que tem uma missão, mas não faz tanta ideia assim do que ela seja... Além disso, o livro ainda traz um romance: Melanie se apaixona por Arthur, um bruxo, na sua busca pela missão.

Em uma entrevista, Carolina, a autora, disse que escreveu esse livro quando tinha 16 anos. Isso pode realmente ser comprovado, afinal, apesar da história ser diferente e criativa, a escrita chega a ser infantil em algumas passagens. Tudo acontece rápido demais e me senti perdida algumas vezes.

Uma coisa que me incomodou também foi a falta de detalhes em algumas partes importantes e o excesso deles em momentos aleatórios. Ela não conta muita coisa sobre o universo paralelo das fadas, mas descreve milimetricamente quando uma borboleta pousa no seu dedo.

O RESULTADO
Apesar da grande quantidade de "defeitos", acho quem gosta de livros infanto-juvenis pode curtir A Fada, sim, por se tratar de uma leitura bem leve. Eu, particularmente, achei mediano.

RESENHA COMPLETA: http://www.quermedar.com/2013/01/afada.html

ELB 16/05/2014

“Aproveite até o último minuto a sua vida. Ame como nunca amou.”
É um livro apaixonante, poderia dizer até um pouco mágico. Sua narrativa é bem leve e envolvente, esta história consegue ser lida em menos de um dia.

Antes de lê-lo, fiquei um tempinho só olhando. O livro é muito bonitinho, a diagramação e a arte ficaram muito fofas. E me surpreendi logo de início, antes de começar a história, só ao ler a mensagem da autora no final. É uma história de vida, uma mensagem muito emocionante.

E acho que isso foi o que tornou essa leitura mágica. Todos os personagens parecem fazer parte da vida dela, tudo parece ter saído de sua vida, amei esse tom que ela impôs à história, muito legal mesmo.

Mas, é claro que peguei esse livro para ler despida das minhas exigências (que não são poucas) e justamente não esperando grande coisa. Precisava apenas ler algo leve e que me envolvesse. Acertei em cheio.

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Lu, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/04/resenha-fada.html

AmadosLivros 22/11/2014

Resenha no blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais!
Dê uma passadinha lá! ;D
Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/07/a-fada.html
Cledson13 30/05/2018minha estante
Cinco estrelas???? Só pode estar de brincadeira...

Iris 27/02/2017

A Fada - Resenha
Oi Povo, tudo bem?
Hoje vamos falar de um livro que mais uma vez tem haver com o nome do blog! Rsrs
“A Fada” é o livro que fez Carolina Munhóz ser eleita como melhor escritora pelo Prêmio Jovem Brasileiro. Durante o bate papo na bienal do livro desse ano, Carol explicou que estava passando por um momento muito ruim quando teve um sonho com uma fada e depois disso ela começou a escrever o livro. Detalhe o livro foi escrito quando Carol tinha apenas 16 anos.

Melanie Aine é uma menina caseira, que não é muito popular no colégio e vive uma vida solitária. Ela mora com seus pais numa mansão e nunca comemorou um aniversário, mas seus pais resolveram fazer uma festa surpresa para comemorar seus 18 anos. Como ela não tem muitos amigos, na festa só tem de convidados seus amigos Olinda e Vicento.

O pai de Mel lhe dá um livro super grosso e antigo de presente, como ama ler, ela fica super feliz e vai dormir com uma sensação boa.

“Recebi um livro grosso, marrom, muito velho, talvez até mofado. Mas não ligava. Porque ele era meu. Havia sido dado por meu pai. De acordo com ele, o livro possuía palavras de poder...especiais. Eu deveria aprendê-las para quando precisasse pronunciá-las. Aquilo não fazia o menor sentido para mim, mas nem liguei. Depois veria a utilidade do livro. O importante foi o abraço forte que dei no meu pai e o “eu te amo” sussurrado.” Pág: 15

Durante a madrugada ela sente uma queimação nas costa e escuta um grande grito vindo do quarto dos seus pais. Infelizmente, o pai de Mel morre naquele momento, como se não bastasse esse sofrimento ela descobre que é uma fada. Ela é a princesa das fadas e sua mãe precisa abandona-lá para reinar em Fairyland, pois sua avó também havia falecido no mesmo dia que seu pai e alguém precisava reinar.
Como o decorrer do livro descobrimos que os pais de mel não poderiam ter filhos e sua vó a rainha das fadas fez um feitiço para que sua mãe conseguisse engravidar. O preço a ser pago por esse feitiço foi a morte de seu pai e sua avó.
Mel, ainda não pode ir viver em Fairyland com sua mãe porque ainda tem uma missão para cumprir na nossa dimensão. Ela precisa descobrir muito rápido qual é a sua missão, pois nem todas as fadas concordam com a sua mãe sendo rainha.
Outro personagem importante no livro é Arthur, um rapaz mega misterioso que surge na vida de Mel para ajuda-lá a descobrir a sua missão?

“Arthur parecia um homem cuidadoso, engraçado, e sorridente em todos os momentos. Não parecia o rapaz angustiado da praça. A cada palavra ele me seduzia.” Pág: 58

Que missão seria essa? Arthur é um bom homem? Mel conseguirá salvar a sua dimensão?

Confesso que depois de ler “O inverno das Fadas”, esperava mais desse livro, mas depois que fiquei sabendo que esse era o primeiro livro. Sabe, o livro é bom, mas acho que não tenho mais paciência para crises existenciais de adolescentes!! hahahaha

A edição que comprei veio com um conto chamado “Outra vez na escuridão” inspirado nas aventuras da fada Sophia do livro “O inverno das fadas”. Confesso que amei saber mais da vida da fada antes dela conhecer William.

site: http://www.fadasliterarias.com.br/2015/11/a-fada-resenha.html

Gabyh 14/04/2019

"Nesse dia me contaram que ele se apaixonou pela minha mãe, uma mera humana, em uma de suas viagens à dimensão dos mortais."

O primeiro ponto para entender essa história é acreditar em fadas. Melanie é a princesa das fadas, mas viveu a sua vida sem saber que era uma - ao menos até o seu aniversário de 18 anos - quando ganhou de presente o falecimento de seu pai, uma estranha tatuagem e a descoberta de que não era um ser humano.

Por vezes fiquei tentando entender onde a autora queria chegar com o romance, que foi bem difícil de engolir, entre Melanie e Arthur, afinal os dois mal se conheceram e logo pareciam ter encontrado a alma gêmea, mas Arthur nunca demonstrou interesse pela garota, muito pelo contrário, ele parecia só querer saber mais sobre a magia que envolvia fadas e nada mais, e não foi surpresa ver que esse relacionamento, se é que podemos dizer que existiu um, terminou da forma como foi, no fim Melanie quis ser para Arthur o mesmo que a mãe dele foi para seu pai, uma grande amiga que conheceria a filha dele, mesmo sem nunca ter participado da vida dele, mas sugerindo um nome.

O que mais me incomodou foi o final do livro, afinal, Melanie acaba ficando com um garoto com quem conversou somente alguns minutos, o que faz parecer que por mais que a personagem tenha envelhecido e amadurecido em muitos aspectos, ela se sentia carente e se entregaria à primeira pessoa que falasse "eu gosto de você" pra ela.

Contudo o livro é bastante cansativo, a história é sem emoção, o que muitas vezes quase me fez desistir da leitura, o relacionamento entre os personagens principais é forçado, mas ainda sim é perceptível o crescimento da personagem principal no decorrer do livro, como ela encontra o seu lugar no mundo. A Fada conta uma história de amor, descoberta e superações, o que pode levar muita gente a redescobrir a magia em sua vida.

Laurachucarro 05/08/2020

A fada
Eu particularmente achei a história um pouco chata, por isso a classificação ?Razoável?, o conto no final me alegrou e deixou muito mais curiosa do que a história de Melanie aine, a personagem principal.

História extremamente enrolada, muitos detalhes que não precisavam.

Lua 09/01/2021

A fada
Foi uma leitura muito prazerosa.
Fiquei meio confusa no início, mas de acordo com que Melanie ia atrás de descobrir sua missão e começou a entender qual era eu a companhei nessa descoberta e entendimento.

Sofia 02/04/2021

Horrível. Li pela força do ódio e péssimo desenvolvimento na história. Do nada ela se apaixona, aparece umas criaturas do nada, informações inúteis e um final terrível, sem explicação nenhuma.

Laurinha. 03/01/2023

Já havia lindo ha um tempo e havia gostado mais, é um livro bom mas tem melhores sabe?
Tem anotações que fazia enquanto lia KKKKK

Grazielly 13/01/2023

Foi o meu primeiro livro nesse estilo e eu achei incrível, é muito bom , a escrita dele é muito fácil de acompanhar, não é algo chato, ele te prende ao livro, e a história é assim incrível, amo demais