A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 21/04/2019

A Fada - Carolina Munhóz / @wingardiumlivros
O fato de que eu amo livros de fantasia já não é mais segredo, e quando li "Harry Potter" na contracapa de A Fada eu comecei a lê-lo imediatamente. Lembrando que A Fada não tem muita semelhança com a estória de Harry Potter, mas foi mencionado pelo O Globo.

O livro me prendeu desde a primeira palavra, e fiquei muito feliz por isso. Há tempos eu não era surpreendida desde a primeira página, e Carolina conseguiu isso direitinho. Li em apenas 5 dias durante meu trajeto de ida e volta para o trabalho, dentro do ônibus.

Me identifiquei muito com a personagem por vários motivos, primeiro porque ela faz aniversário no mesmo dia que eu (21/02), segundo porque a forma de pensar dela e seus sentimentos eram bastante parecidos com os meus quando eu tinha a idade dela (18 anos), terceiro porque ela é uma fada!

Como eu já disse, desde o começo gostei bastante da personagem principal. Sua mente cheia de dúvidas me fez mergulhar profundamente na estória e me encantei cada vez mais ao decorrer das páginas. A descrição dos lugares e personagens é muito boa, sabendo descrever o necessário, sem exageros.

Além de uma boa escrita e boa edição, o livro também tem um enredo muito bom, gostei bastante da maneira como a estória é desenvolvida, apesar de não ter concordado muito com o desfecho de tudo, e gostei principalmente da maneira como fatos lá do inicinho do livro estão interligados.

Fiquei realmente encantada com o livro, e com certeza esse é um dos nacionais que mostram que livros de autores brasileiros também são incríveis!

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/
Cledson13 02/06/2019minha estante
Parabens. Eu não consegui sair do primeiro capítulo de tão ruim e amador que esse livro é.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 03/06/2019minha estante
Cada um tem um estilo de leitura, né? O que te agrada pode não me agradar e vice-versa.

Cledson13 06/06/2019minha estante
Foi exatamente por isso que te dei parabéns. Abraços e viva a diferença.

Danielle.Fagian 08/05/2020

Razoável
Não possui muitos eventos no livro, achei a história monótona.

jazzsinger 24/06/2020

Quando li - em 2013, se não me engano - lembro que achei um pouco besta. O que gostei do livro foi uma parte em que a personagem descreve um baile onde tocam supostamente "fairy tale" do shaman, que é minha música preferida! Fora isso, continuo não gostando.

Jana Diglio 12/07/2020

A magia está entre nós!
Livro simplesmente mágico... Pra quem já acredita em fadas (como eu) tem certeza que existem... Pra quem não acredita, começa a desconfiar!!!

nana 25/10/2020

Não gostei
Tenho que ser sincera sobre esse livro, li a um tempo e não me lembro de nada da história (o que já mostra um pouco que não foi muito cativante), só sei que achei o final tão ruim que ele acabou me causando uma ressaca literária.

Leitora 23/12/2020

mal aprofundado, mal detalhado.
criou-se um universo feérico que deveria ser muito mais aprofundado.
fora isso, a ideia da história é boa e a leitura é fluida.

Giovanna398 11/09/2023

A Fada de Carolina Munhóz
Um enredo muito que não soube ser desenvolvido, o livro é vendido prometendo ter uma aventura emocionante sobre uma fada tentando descobrir sua missão quando, na real, é um romance fantasioso.
Confuso e parado, é como se a autora tivesse uma ideia no papel e começado pelo final, o começo é bagunçado e sem muitas explicações, deixando os leitores perdidos. O final compensa e deixa a história ainda mais fofa, por mais que eu não concorde muito com o tal.
Uma leitura nacional que não mostra nenhum aspecto da cultura brasileira, a história se passa em Londres com personagens gringos, senti falta da nossa cultura sendo representada.
A Fada não é um livro ruim de fato, mas não pode ser considerado um livro bom. Dei um pouco menos de duas estrelas, porque considero um livro bom aquele que com certeza recomendaria para alguém, e essa história não se encaixa em tal requisito.

Calíope 28/01/2021

O livro é ótimo tratando de temas adolescentes, já que a própria autora era uma ao escrevê-lo, e uma boa obra para quem gosta de água com açúcar.

EM BREVE POST NA @REVISTACALIOPE

Ana Ponce 21/02/2021

Bom, já começo dizendo que esse não foi um livro que funcionou comigo. Não foi um livro que me agradou. A narrativa é em primeira pessoa, pela Melanie Aine das Fadas. O enredo é interessante, mas tive alguns problemas ao longo da narrativa: um deles foi a velocidade dos acontecimentos, achei tudo muito abrupto, tudo muito atropelado. Quando as coisas começam a esquentar, a narrativa muda de rumo, não sendo desenvolvido o que estava sendo trabalhado. Essa falta de desenvolvimento do tema abordados acabou me incomodando. Junte a isso o interesse amoroso da protagonista por Arthur, que além de ter acontecido mais rápido do que um pit stop, considerei bem problemático. Não vou me aprofundar sobre isso para não dar spoiler. Como tudo aconteceu rápido demais, não consegui me conectar com nenhum dos personagens, li mas sem me importar com nenhum deles. Se qualquer um deles morresse eu estava nem ligando. O que me agradou foi a cena do baile, que foi muito linda e poética, assim como o final, que foi legal e até me surpreendente. Em suma: ideia bacana, mas não curti muito a execução, com exceção de algumas cenas.

Camilly 27/02/2021

Palavras que definem bem este livro na minha opinião: Mágico, surpreendente e emocionante!

Brenda 14/05/2023

Parado
É um livro parado, sem um clímax muito grande. Tem até um plot twist no final que na minha opinião é legal, mas a escritora poderia ter aproveitado mais e falado mais sobre isso. Quase abandonei, demorei muito para voltar a ler e só terminei porque odeio abandonar livros. Não é um livro que eu recomendaria

Débrinha 24/06/2021

então
eu realmente amei o enredo, sério o mundo mágico o qual ele apresenta, a história das fadas, e tudo mais é muito interessante porém o que na minha opinião "estraga" o livro é a principal, por exemplo, ela é intensa mas não um intensa bom, ela conhece o cara troca nem meia dúzia de palavras e já o ama e não sei o que? não é assim, não teve desenvolvimento e isso me incomodou muito.

Janina1 14/04/2023

A Fada
Esse livro tinha um potencial muito bom, porque a ideia do livro é muito boa. Mas infelizmente a execução passa bem longe disso.
A história é extremamente confusa, os capítulos são desconexos, as coisas acontecem, mas nós leitores não ficamos sabendo desses acontecimentos. Quanto mais você lê, menos você entende o que está acontecendo.

Martins 08/03/2022

Descubra o verdadeiro amor em A Fada
A Fada é um livro de fantasia, com fortes elementos de romance e misticismo, da autora Carolina Munhóz, uma das mais influentes escritoras do gênero, e fortemente comparada com outras influenciadoras da literatura fantástica, pegando o exemplo de: Cassandre Clare e J.K Rowling. A premissa parte da reviravolta radical na vida de Melanie Aine, uma moça que acaba de entrar na idade adulta, e lida com a recente morte do pai, bem como uma relação complicada com a mãe e seus próprios conflitos interiores, pois ela recentemente descobriu que é uma fada. As minhas espectativas para o título de estreia da escritora e também jornalista, eram de uma história empolgante com pitadas de aventura e é claro histórias de amor encantandoras, ao estilo de Lisa Jane Smith.
Mas o fato é que A Fada foca no psicólogico da protagonista e de seu envolvimento com Arthur Wales, um bruxo que consegue encantar a jovem e ao mesmo tempo despertar seu ódio. Pouco a pouco o laço entre os dois vai se desenvolvendo, e a trama se mostra uma jornada de superação. Carolina Munhóz começou a escrever A Fada ainda na adolescência, numa época onde passava por uma fase complicada, e suas melancolias serviram de inspiração para descrever os sentimentos de Melanie.
Apesar de ser um livro voltado para os traumas e a maneira como superamos estes, Carolina não deixa de se aprofundar no universo de A Fada, cujo também inclui: vampiros, anões, elfos, anjos, magia e muito mais! Embora tenha pouco se aprofundado. A trama não deixa de ser boa, mas não é perfeita, isso porque há muita imaturidade por parte dos personagens, um desfecho questionável (ao meu ver) e alguns erros gramaticais, porém levando em conta que se tratava do primeiro trabalho na carreira da autora, chega a ser perdoável.
Vale lembrar que esta edição contém um conto de O Inverno das Fadas, que é ótimo!

Emilly 30/08/2022

Nada além de uma grande viagem
Foi o primeiro livro que li em toda a minha vida, claro que no começo foi maravilhoso mas eu fiquei um bom tempo sem conseguir chegar no fim do livro, por conta disso ele ficou um bom tempo parado na minha estante, ele não me dava motivos pra chegar até o final. Mas quando eu tomei coragem e decidi seguir, a história se transformou de monótona pra animada e encantadora. Guardo comigo frases muito importantes ditas nesse livro, e ele sempre vai ter um lugar no meu coração.