A Fada

A Fada Carolina Munhóz

Resenhas - A Fada

Amanda 29/12/2016

Decepcionante
Eu bem queria, e queria muito gostar desse livro.
Literatura nacional caminhando pra ficção me agradaria imensamente.
Mas foi completamente impossível passar da página 80.
Dificilmente eu abandono um livro. Dou uma, duas, três chances... Por curiosidade de saber o desfecho e até mesmo pra não me dar por vencida de não ter finalizado uma leitura.
"A fada" tem uma capa linda.. E.... E só.
Sim, e só.
Narrativa péssima, descrição de situações completamente desnecessárias, personagens construídos porcamente, relacionamentos interpessoais não explicados, falta de coerência e pontuação em diversas partes do livro, Não existe absolutamente nenhum acontecimento que me fez ficar ávida para terminar a leitura. Foram 80 páginas de um simples vazio, uma narrativa pobre e pouca originalidade.
Deu pra ver que realmente avaliei bem antes, né? Li o que pude para ter certeza de que avaliaria todos os aspectos antes de abandonar o livro. Não quero ser injusta.

Não faço resenhas negativas. Simplesmente não gosto disso.
Faço aqui agora somente porque gostaria de ter lido algum comentário negativo desse tipo por aqui. Me faria desistir e iniciar um outro livro.
A autora é jovem e iniciante, ok. Mas mesmo levando isso em conta, não tem como dar continuidade à leitura.

Thayna 22/09/2019minha estante
Eu concordo com você, terminei A fada recentemente com muito esforço. A única coisa que me agradou no livro foi a forma como ela escreveu os feitiços, mas de resto...
Parabéns pela atitude de ter feito uma resenha negativa, apesar de ser ruim é bem importante para as outras pessoas que querem ler não se decepcionarem.

Marquinhos 02/01/2017

Mediano.
Não é totalmente ruim, mas o começo é falho e repetitivo.
Vale a pena pelas últimas 30-40 páginas.
Não é o primeiro livro da Carolina que leio, mas entendo que é seu livro de estreia e, por isso, três estrelas.

Mrs Luna 03/06/2017

É né.
Como uma pessoa que ama livros de fantasia, a fada por ser fantasia e ainda por cima de uma escritora brasileira me chamou a atenção, a sinopse me atraiu e a capa mais ainda. O livro é rico em detalhes, lugares e ambientes, mas a escritora pecou fazendo a história corrida, com a paixão entre os personagens rápida demais, não teve aquele toque de realidade, eu sei que é um livro de fantasia, mas mesmo na fantasia o amor é conquistado no dia-a-dia não com um olhar, o que esses personagens tiveram foi uma grade paixão arrebentadora de verão.

site: https://sunofposeidon.wordpress.com/2016/04/03/a-fada-carolina-munhoz/
Yasmin845 27/06/2017minha estante
undefined

Maleno Maia 26/09/2017

FANTASIA - MAS NEM TANTO
Bom, peguei o livro para ler sem expectativa alguma, aliás procuro não criar expectativa para nenhum leitura que me proponho a fazer.
Comprei esse livro sabendo da fama da autora. A leitura não me foi tão agradável assim; temos um tema fantasia, mas que estava pautada apenas numa história de amor um tanto rasa e sem precisão e intensidade entre Mel e Arthur. Aliás, eu achei a história toda rasa, ainda que o livro nem precisava ser de fantasia para tratar tais temas. Ela era fada mesmo? Bom, só havia alguns rituais bobos no meio da história um pouco sem sentido. Foram capitulos e mais capitulos cheios de lenga lenga, do chove e não molha.
Entretanto, creio que para um inicio e por ainda ser jovem, a autora não se deu tão mal. A linguagem é simples, porém é bem escrito. São imensos detalhes de sentimentos que condizem as perturbações e dúvidas de Mel. Nisso vi um ponto positivo, apesar de que em certo momento você fica com estafa com tanta indecisão e imaturidade dos personagens, por acharem que simples olhares já indicavam conhecer um amor supremo. Pra mim era mais que um flerte, sem necessidade de tanto alarde por algo que nem se mostrou ser tão profundo.
Apesar dos pesares, esse livro não fez desistir da autora. Em outra oportunidade pretendo ler outro livro dela, pois ela escreve bem. Aguardo algo mais maduro e menos infantil do que A FADA.

Grasi 21/02/2018

Bem fraquinho - @paginalida
"Naquele momento minha vida mudava, para nunca mais ser a mesma. O surgimento de uma fada pode fazer coisas assim." .

Em A fada conhecemos Melanie Aine. Até então Mel era uma jovem normal, mas em seu aniversário de 18 anos tudo mudou. No lugar de um presente ela ganhou uma estranha tatuagem, descobriu que era uma fada, perdeu o pai e foi abandonada pela mãe. Sua família fazia parte da realeza das fadas e antes de Mel nascer seu destino já estava traçado. Seu pai havia se apaixonado por uma humana estéril e para gerar um herdeiro para o trono ele e a avó de Mel fizeram um poderoso feitiço que deu vida a menina. Em troca, quando ela fizesse 18 anos, perderia não só o pai mas também a avó. Agora sua mãe havia partido para governar Fairyland e Mel estava sozinha na terra com uma missão desconhecida nas mãos. Com a ajuda de um bruxo misterioso ela irá remexer no passado em busca de pistas. E quanto mais ela descobre, mais Mel percebe que talvez seus destinos estejam entrelaçados. .

Infelizmente não gostei da leitura. Achei a história muito confusa e desconexa, com personagens mal construídos e uma trama fraca. Não senti uma fluidez na narrativa e em vários momentos eu fiquei confusa e tive que voltar para entender o que estava acontecendo. Outra coisa que me incomodou foi a velocidade dos acontecimentos. A personagem se apaixonou por um desconhecido num piscar de olhos e já estava sonhando com um futuro. Achei tudo muito precipitado. Apesar disso, achei o fim da história muito interessante. Esse foi o primeiro livro da autora escrito aos 16 anos e acho que a gente tem que levar em consideração o contexto das coisas. Eu acredito que hoje a autora tenha evoluído bastante a sua escrita, pois dá pra perceber que existe um potencial. Apesar de não ter me agradado esse foi o livro responsável por mudar a vida inteira de uma autora. E isso tem o seu mérito. A adulta que eu sou achou a leitura questionável, mas a adolescente que eu fui talvez até gostasse dessa história.

Fiz uma resenha completa falando mais sobre o livro e o que eu achei dele. Para conferir é só acessar o link abaixo.

Me sigam no Instagram: @paginalida

site: https://paginalida.wordpress.com/2018/02/21/resenha-a-fada-carolina-munhoz/
Ananda 25/05/2018minha estante
undefined

Fada Literária 19/01/2019

Opinião Sincera
Olá Fadas e Elfos. Hoje eu vim com mais uma #ResenhaDaFada. Instagram @Fada_Literaria.
A Fada conta a história de Melanie Aine das Fadas, (sim, esse é o nome dela).
A garota é a herdeira do trono de Fairyland. Por motivos misteriosos, quando ela completa dezoito anos seu pai falece de forma precoce e sua mãe foi forçada a se tornar rainha regente até que a garota pudesse assumir o trono.
Porém ninguém sabe qual a missão que Melanie deve enfrentar para assumir seu lugar de direito, sendo sua missão um mistério, a garota deve viver entre os humanos tentando entender seu futuro.
Nossa protagonista é completamente confusa, em um mesmo parágrafo ela diz que tem raiva da mãe, que ama a mãe, que entende a mãe, que não entende a mãe dela.
O grande problema para mim, foi que esses sentimentos confusos são jogados no leitor sem nenhum tipo de ordem que faça um mínimo sentido.
O texto é agradável, a leitura flui bem, embora a construção de frases da autora me deixe um tanto incomodada.
Um romance inesperado começa de forma aleatória, o motivo desse romance se chama Arthur.
E como era de se esperar o relacionamento do casal é bem confuso.
Fiquei um pouco decepcionada pois o momento esperado de desvendar o grande mistério da missão de Melanie ocorre de forma super rápida e fraca, o mistério até que é bom, mas a forma como é entregue a ela me deixou frustrada.
Mas apesar de todos esses poréns que citei acima, o final do livro me deixou contente, e me fez reconsiderar a minha opinião sobre a autora e sobre o livro.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 21/04/2019

A Fada - Carolina Munhóz / @wingardiumlivros
O fato de que eu amo livros de fantasia já não é mais segredo, e quando li "Harry Potter" na contracapa de A Fada eu comecei a lê-lo imediatamente. Lembrando que A Fada não tem muita semelhança com a estória de Harry Potter, mas foi mencionado pelo O Globo.

O livro me prendeu desde a primeira palavra, e fiquei muito feliz por isso. Há tempos eu não era surpreendida desde a primeira página, e Carolina conseguiu isso direitinho. Li em apenas 5 dias durante meu trajeto de ida e volta para o trabalho, dentro do ônibus.

Me identifiquei muito com a personagem por vários motivos, primeiro porque ela faz aniversário no mesmo dia que eu (21/02), segundo porque a forma de pensar dela e seus sentimentos eram bastante parecidos com os meus quando eu tinha a idade dela (18 anos), terceiro porque ela é uma fada!

Como eu já disse, desde o começo gostei bastante da personagem principal. Sua mente cheia de dúvidas me fez mergulhar profundamente na estória e me encantei cada vez mais ao decorrer das páginas. A descrição dos lugares e personagens é muito boa, sabendo descrever o necessário, sem exageros.

Além de uma boa escrita e boa edição, o livro também tem um enredo muito bom, gostei bastante da maneira como a estória é desenvolvida, apesar de não ter concordado muito com o desfecho de tudo, e gostei principalmente da maneira como fatos lá do inicinho do livro estão interligados.

Fiquei realmente encantada com o livro, e com certeza esse é um dos nacionais que mostram que livros de autores brasileiros também são incríveis!

site: https://wingardiumlivros.blogspot.com/
Cledson13 02/06/2019minha estante
Parabens. Eu não consegui sair do primeiro capítulo de tão ruim e amador que esse livro é.

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 03/06/2019minha estante
Cada um tem um estilo de leitura, né? O que te agrada pode não me agradar e vice-versa.

Cledson13 06/06/2019minha estante
Foi exatamente por isso que te dei parabéns. Abraços e viva a diferença.

Danielle.Fagian 08/05/2020

Razoável
Não possui muitos eventos no livro, achei a história monótona.

jazzsinger 24/06/2020

Quando li - em 2013, se não me engano - lembro que achei um pouco besta. O que gostei do livro foi uma parte em que a personagem descreve um baile onde tocam supostamente "fairy tale" do shaman, que é minha música preferida! Fora isso, continuo não gostando.

Jana Diglio 12/07/2020

A magia está entre nós!
Livro simplesmente mágico... Pra quem já acredita em fadas (como eu) tem certeza que existem... Pra quem não acredita, começa a desconfiar!!!

nana 25/10/2020

Não gostei
Tenho que ser sincera sobre esse livro, li a um tempo e não me lembro de nada da história (o que já mostra um pouco que não foi muito cativante), só sei que achei o final tão ruim que ele acabou me causando uma ressaca literária.

Leitora 23/12/2020

mal aprofundado, mal detalhado.
criou-se um universo feérico que deveria ser muito mais aprofundado.
fora isso, a ideia da história é boa e a leitura é fluida.

Calíope 28/01/2021

O livro é ótimo tratando de temas adolescentes, já que a própria autora era uma ao escrevê-lo, e uma boa obra para quem gosta de água com açúcar.

EM BREVE POST NA @REVISTACALIOPE

Ana Ponce 21/02/2021

Bom, já começo dizendo que esse não foi um livro que funcionou comigo. Não foi um livro que me agradou. A narrativa é em primeira pessoa, pela Melanie Aine das Fadas. O enredo é interessante, mas tive alguns problemas ao longo da narrativa: um deles foi a velocidade dos acontecimentos, achei tudo muito abrupto, tudo muito atropelado. Quando as coisas começam a esquentar, a narrativa muda de rumo, não sendo desenvolvido o que estava sendo trabalhado. Essa falta de desenvolvimento do tema abordados acabou me incomodando. Junte a isso o interesse amoroso da protagonista por Arthur, que além de ter acontecido mais rápido do que um pit stop, considerei bem problemático. Não vou me aprofundar sobre isso para não dar spoiler. Como tudo aconteceu rápido demais, não consegui me conectar com nenhum dos personagens, li mas sem me importar com nenhum deles. Se qualquer um deles morresse eu estava nem ligando. O que me agradou foi a cena do baile, que foi muito linda e poética, assim como o final, que foi legal e até me surpreendente. Em suma: ideia bacana, mas não curti muito a execução, com exceção de algumas cenas.

Camilly 27/02/2021

Palavras que definem bem este livro na minha opinião: Mágico, surpreendente e emocionante!